Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 31 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 19:48

teixeira

tiraste-me as palavras da boca e a trabalheira de responder heheh

Cristina

apuraste esses "factos" junto de quem? Com números fornecidos por quem? ;)

Quanto à proposta de me darem números, dispenso, eu sei onde procurar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 20:08

Ficamos então a saber que o nosso Teixeira não se indigna com o facto do Srº Patriarca de Lisboa proibir um Padre Católico da diocese de Lisboa de celebrar Missa no forma extraordinária do rito latino a pedido de uma irmãs e no seu convento.

Eu indignei-me.

É uma forma diferente de estar na vida indigno-me mais com acto do que com palavras.

Mas enfim não somos todos iguais. (Graças a Deus)

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 23:46

Tenho por norma não me indignar com coisas que nem sei se ocorreram ou se

resultam da fantasia perversa de meia dúzia de pessoas.

Repito - se tal incidente ocorreu parece-me plenamente justificado face à

reacção que ocasionou.


Quem assim se exprime não é concerteza católico e duvido que

seja pessoa de bem, que promova a concórdia e o respeito pelos outros.

Os insultos também são actos.

Mas enfim não somos todos iguais. (Graças a Deus)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 03:49

Citação:
cristina dinis saraiva
Ficamos então a saber que o nosso Teixeira não se indigna com o facto do Srº Patriarca de Lisboa proibir um Padre Católico da diocese de Lisboa de celebrar Missa no forma extraordinária do rito latino a pedido de uma irmãs e no seu convento.
Eu indignei-me.

É uma forma diferente de estar na vida indigno-me mais com acto do que com palavras.

Mas enfim não somos todos iguais. (Graças a Deus)

Cristina

Cristina, prefiro não entrar nessa discussão. Não sei se o que disseram aconteceu ou não de fato, e para ser sincero não me interesso muito. Ainda me causa estranheza a insistência de alguns por um forma de rito anacrônica. Talvez pq não me diga algo, mas sentimentos são sentimentos. Creio que tanta discussão não acontece por causa de uma forma de rito só, há uma minoria desgostosa que quer utilizar o rito antigo como baluarte para ataque ao concílio, e só por isso já acho justificada sua completa desaparição. Penso que é o que acontecerá espontaneamente e em breve. Infelizmente para vc, que parece ter um tipo de postura diferente com a qual eu não teria muita dificuldade em solidarizar - algo que a Cassima já expressou bem.

Só queria apresentar agora uma informação adicional: as congregações funcionam nas dioceses sob licença do bispo local. Não sei se vc sabia disso. O bispo poderia, se achasse que as tais irmãs não estavam ajudando no plano pastoral que ele tem em mente, e mesmo sem ter necessidade de se justificar para tal, simplesmente cancelar a autorização para o funcionamento do mosteiro dentro da sua diocese. Ora, quem pode mais pode menos. Ponto.

Um bispo estaria, portanto, no seu direito se não concedesse autorização para ritos diferentes dentro da sua diocese. Sabia tb que existem diversas formas outras de ritos católicos além do rito romano? Como exemplos há o milanês, o bizantino, o africano, só para citar alguns. Para todos esses o bispo da diocese tem que conceder autorização, pois é de praxe que o rito romano (a saber, a dita "missa nova", por coincidência) seja executado nas celebrações. Não entendo a razão da birra dos saudosistas.

Ainda, mesmo no caso de uma recomendação do papa, não existe obrigatoriedade legal para que bispos autorizem todas as formas de celebração nas suas dioceses. Claro que entendeu errado quem imaginou que um papa iria reverter toda a hierarquia católica de pernas para o ar para submeter a autoridade dos bispos locais à vontade de pequenos grupinhos de fiéis.

Paz e Bem.



Editado 2 vezes. Última edição em 20/11/2008 04:08 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 09:58

Citação:
magdalia
tenho autorização de ambos (padre e superiora) para divulgar.

Tenho curiosidade em saber: eles conhecem o teor da mensagem que puseste no teu blog?

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 10:11

O padre Mário e as irmãs? Sim, têm.

Já te disse que até com Dom Jorge Ortiga uso o mesmo estilo. Até agora não me posso queixar dos resultados que obtive...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 10:16

E eles subscrevem a forma como te exprimiste, magdalia?

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 10:34

A isso já não te posso responder. O padre Mário foi sempre muito ostracizado pelo cardeal. Não quero criar-lhe mais problemas, dando-te a resposta que a tua pergunta pede.

Já as irmãs, estão sim muito indignadas, tristes e revoltadas.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 10:42

magdalia, eu compreendo que as irmãs sintam isso tudo e que não concordem com a decisão do Cardeal.

Mas elas não te disseram nada sobre os termos que usaste?

(se achares que estou a entrar numa esfera que viola a privacidade das conversas que elas tiveram contigo, ignora a pergunta).

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 11:24

Vou ignorar a pergunta, então. Não me leves a mal. Posso unicamente dizer-te que nenhuma delas reprovou o que escrevi, até porque antes de o fazer, pedi-lhes autorização para tal e li à madre (por telefone) o post.

De resto, não me façam mais perguntas porque não virei cá responder. Este fórum é abjecto e vai contra os meus princípios vir cá tantas vezes.

Não suporto este celeiro de heresias. Ler o fórum Paróquias e o que a maioria (não todos!) dos seus participantes aqui escreve é ficar deveras esclarecido acerca da mentalidade anticatólica que grassa em Portugal, entre os ditos católicos.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 11:50

Digam o que disserem não acredito numa palavra dos escritos dessa M. "iluminada". Cheia de dejectos está a boca dela. Vai lá chamar abjecta à sua consciência, se é que ela ainda não fugiu horrorizada.

Recordo aqui as pérolas que esta M. escreveu e que agora diz que as irmãs concordam.

Citação:
(...)o cardeal José da Cruz Policarpo, um progressista do mais alto escalão que abomina a missa católica de sempre, não gostou da novidade. E reparem que a santa missa era celebrada por um sacerdote que, segundo os distorcidos critérios dos bispos, está em "plena comunhão".(...)A missa católica que é tão odiada pelos hereges modernistas e progressistas, de quem o nosso cardeal é o maior e mais significativo representante em Portugal. (...)
As irmãs têm o espaço para a celebração, têm o sacerdote disponível e têm a proibição do cardeal herege.

Bem diz muito bom católico que esta escumalha é perigosa.
Geradora de tumultos, pois. E até já ameaçaram o Alef como é do vosso conhecimento.

A credibilidade desta M. é inferior à de um gato morto há 15 dias num clima quente e húmido.
Sois de facto mui piedosos por ainda lhe darem ouvidos.

Vade retro, Satana!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 12:40

É por mensagens como a desta última participante que continuo a pensar que o Fórum Paróquias é dos sites de mais baixo nível que se encontram na net...

Eu tinha vergonha de ter um fórum destes e dizer-me católica.

Há com cada um...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 13:04

Firefox

Vou-te citar:

Um bispo estaria, portanto, no seu direito se não concedesse autorização para ritos diferentes dentro da sua diocese.
" o bispo da diocese tem que conceder autorização, pois é de praxe que o rito romano (a saber, a dita "missa nova", por coincidência) seja executado nas celebrações. Não entendo a razão da birra dos saudosistas.

"Ainda, mesmo no caso de uma recomendação do papa, não existe obrigatoriedade legal para que bispos autorizem todas as formas de celebração nas suas dioceses. Claro que entendeu errado quem imaginou que um papa iria reverter toda a hierarquia católica de pernas para o ar para submeter a autoridade dos bispos locais à vontade de pequenos grupinhos de fiéis."

Fim de citação.


Estás totalmente enganado o Papa pelo Motu Proprio que publicou liberalizou a MIssa no rito latino.

O Papa aliás esclarece que não se tratam de dois ritos mas de duas formas do mesmo rito.

Qualquer Padre tem a liberdade de nas Missas privadas escolher a forma que entender e qualquer fiel tem o direito de solicitar a qualquer pároco a celebração na forma extraordinária.

Naturalmente que tal deve ser feito com cautelas pastorais não vá um fiel chegar a uma missa e sem aviso a mesma ser celebrada numa outra forma.

De qualquer modo se os fieis quiserem e existirem padres disponíveis os padres podem celebrar a Missa na forma extraordinária não precisam de autorização do Bispo.

Aliás é o Bispo que fica com a obrigação de encontrar um padre disponível.

No caso em analise havia um padre disponível e com vontade umas irmãs com vontade e um Bispo que decidiu "cortar as vazas" à iniciativa.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 13:11

Lena

Vou-te citar:


"A credibilidade desta M. é inferior à de um gato morto há 15 dias num clima quente e húmido. "

Achas sinceramente que com declarações destas dás um bom exemplo ?

Será esta a forma correcta de debate ?


A Magdala ofereu-te tudo. O telemóvel do Padre Mário e das irmãs para se quiseres confirmares como eu fiz.

É a pura das verdades o que aconteceu, e há já um jornal que vai fazer uma reportagem sobre o assunto.

É triste, muito triste que estas questões vão parar aos jornais. Um assunto de católicos que deveria ser tratado com descrição e tolerância, corre o risco de cair nas páginas dos jornais manchando a credibilidade.

Entretanto o Padre Mário corre o risco de perder a "encardinação" à diocese de Lisboa e o assunto já é comentado nos seminários.

É pena, mas só há um responsável

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 14:13

Citação:
magdalia
Vou ignorar a pergunta, então. Não me leves a mal. Posso unicamente dizer-te que nenhuma delas reprovou o que escrevi, até porque antes de o fazer, pedi-lhes autorização para tal e li à madre (por telefone) o post.

De resto, não me façam mais perguntas porque não virei cá responder. Este fórum é abjecto e vai contra os meus princípios vir cá tantas vezes.

Não suporto este celeiro de heresias. Ler o fórum Paróquias e o que a maioria (não todos!) dos seus participantes aqui escreve é ficar deveras esclarecido acerca da mentalidade anticatólica que grassa em Portugal, entre os ditos católicos.

Não levo. A resposta que procurava, magdalia, foi dada na última frase do teu primeiro parágrafo.

Despedes-te com os tais excessos de linguagem que apenas aumentam ainda mais o fosso que vos vai separando de nós.

Que encontres o que procuras, de preferência de forma diferente daquela que te trouxe desta vez até aqui.

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 14:16

Agora... Desculpem esta minha ignorância, mas o que significa a "encardinação" de um padre? Fui ver à Priberam e à Infopédia e a palavra não existe...

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 15:29

Da «Enciclopédia Católica Popular»:

Citação:
INCARDINAÇÃO

É a ligação jurídica dum clérigo, conforme os casos, a uma Igreja particular (diocese ou equivalente), pre­latura pessoal, instituto clerical, ou mes­mo instituto secular a isso autorizado (CDC 266).

O CDC (265) não admite clérigos acéfalos ou vagos. A i. adquire-se pela recepção do diaconado ou pela profissão perpétua (em instituto clerical).

A passagem para outra Igreja particular está hoje facilitada pelo CDC (267ss), exigindo-se, porém, o con­sen­timento por escrito dos dois Ordinários. V. título (de ordenação), excardinação.

Alef

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:05

Citação:
cristina dinis saraiva
Lena
Vou-te citar:


"A credibilidade desta M. é inferior à de um gato morto há 15 dias num clima quente e húmido. "

Achas sinceramente que com declarações destas dás um bom exemplo ?

Será esta a forma correcta de debate ?


Olha Cristina, eu fui bruta intencionalmente. Não vejo razões que me obriguem a mostrar consideração por alguém que nos "cospe". Nem me interessa debater com alguém que não está de boa fé.
Já não é o primeiro caso que aparece por aqui a chamar-vos nomes e vcs tratam nas palminhas. Se achas isso normal, natural e desejável, eu não acho.
Eu apenas ofendi uma pessoa, ela, e outros, ofendem comunidades inteiras.

Porque não te insurges declaradamente com quem chama herege, com quem diz que não és uma critã genuina, com quem te chama idolatra, etc.
Enfim...

Citação:
cristina dinis saraiva
A Magdala ofereu-te tudo. O telemóvel do Padre Mário e das irmãs para se quiseres confirmares como eu fiz.

Confias nela? Eu não.
Não vou cometer a loucura de ligar e de alguma maneira revelar os meus dados pessoais a pessoas ligadas a um blog onde já se defendeu a exterminação de colegas daqui.
Nada me garante que os números fornecidos pertençam ao tal padre ou às irmãs.
Se eu ligar será para números oficiais e nunca para supostos telemóveis.

Citação:
cristina dinis saraiva
É a pura das verdades o que aconteceu, e há já um jornal que vai fazer uma reportagem sobre o assunto.

Será mesmo? Quem te disse isso? E se o Cardeal proibiu algum fundamento teria.
Achas mesmo que ele vai ser castigado por ser sensato?
Esse é o sonha da M não o teu, certo?

Citação:
cristina dinis saraiva
É triste, muito triste que estas questões vão parar aos jornais. Um assunto de católicos que deveria ser tratado com descrição e tolerância, corre o risco de cair nas páginas dos jornais manchando a credibilidade.

Entretanto o Padre Mário corre o risco de perder a "encardinação" à diocese de Lisboa e o assunto já é comentado nos seminários.

É pena, mas só há um responsável

Cristina

Sim e esse responsável é a M.

Acho piada que temam pelo padre. A ser verdade que aconteceu e se ele apenas fez algo aprovado pelo papa, como pode ele ser castigado?! Não iam fazer queixa a Roma e mais uma série de coisas para queimar o Cardeal?
Ou será que o padre fez mesmo porcaria e o Dom Policarpo está coberto de razão?

Desculpa Cristina, mas por mais voltas que tentem dar não bate a bota com a perdigota. Se parares um bocadinho e analisares este tema com razão vais ver que a M não é boa conselheira.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:19

Lena

Estás enganada.

Fui a primeira a reprovar o tom e as palavras utilizadas pela Magdala. Fí-lo mesmo sabendo que, como eu, defende a possibilidade de se participar na Missa sob a forma extraordinária.

Critiquei a Magdala mas não faço é parte de uma crucificação publica da Magdala a quem reconheço o direito à indignação.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:22

Magdalia

Tens razao!

Página actual: 31 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.