Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 30 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 12:11

Alef

Ele tem o «da no nome... Foi ele que mo disse.

Lena,
queres ou não o número das irmãs para confirmar?

E já que neste fórum se admite tudo, desequilibrada és tu.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 12:35

Magdalia:

Nesse caso, o erro é do Anuário.

Já agora, uma nota que talvez seja inútil, mas que exprime o que penso disto. No teu lugar, nunca publicaria um libelo pessoal e insultuoso(*) contra o Patriarca sem tentar falar com ele ou, pelo menos, com uma das pessoas do seu «staff», algum vigário.

A forma como apresentas as coisas, com um tom tão exaltado e com aparentes falhas de informação (parece haver mais conjecturas que factos quanto ao que o Patriarca pensa sobre o assunto), facilmente leva o leitor mais «distanciado» a desconfiar de que alguma coisa não bate certo nisto...

Não seria muito mais frutuoso o contacto directo com o Cardeal antes de uma campanha deste tipo? Ora, não dizes que tenhas dado estes passos.

Alef
_____
(*) Cfr. alguns dos epítetos: «cardeal herege» / «herege que afirma ser cardeal»; «cardeal modernoso»; «Esse idiota»; «não é inteligente. É manhoso, perigoso»; «tem de ser desmascarado. Estou-lhe com uma raiva»...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 12:47

Alef:

Estou em Braga e não sou parte interessada, pelo menos directamente. No entanto, respondo-te:

As irmãs falaram com o cardeal;
o padre Mário contactou o cardeal;
o padre Daniel da Fsspx tentou (porque o cardeal não o quis receber) contactar o cardeal;
o cardeal proibiu (interessante como se recorre às proibições quando dá jeito) as irmãs de terem a santa missa de São Pio V;
a Comissão Ecclesia Dei já está, informação de que tive conhecimento há mais ou menos dez minutos, a par do que se passa.

O meu blog é de denúncia. Já te disse outras vezes: quem não gosta não precisa de ler...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 12:54

Lena

Não recuses a oferta.

Fala com as irmãs.

Factos que confirmei.

1- O Padre Mário da Cruz (e é efectivamente o do anuário que se não pôs o da) celebrou algumas vezes Missa na forma extraordinária na Estrela a pedido das irmãs.

2- O padre Mário é pároco em Alfornelos e sabe celebrar a Missa na sua forma extraordinária desde os tempos em que estudou em Siena.

3- O Srº Patriarca visitou as irmás (nunca o tinha feito) antes.

4- No fim da visita e em jeito de conversa tocou no ponto e deu instruções claras para terminarem com as celebrações dando indicações ao Padre Mário para deixar de celebrar a Missa.

5- As irmãs perceberam tudo mas obedeceram.

6- O Padre Mário naturalmente que obedceu.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:02

Só tenho pena, Cristina, que vocês interessados na missa, não façam nada! Talvez eu realmente exagere mas isto revolta... Quem vai parar o cardeal? Quem é que o vai obrigar, e sublinhe-se obrigar, a obedecer ao Papa?

Façam alguma coisa!

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:12

Magdala

Eu acho que aí é que está o ponto.

O Cardeal não deve ser obrigado a obedecer ao Papa. Se for obrigado algo está mal.

O Srº Patriarca deve obedecer mas isso deve ser natural por adesão à autoridade do Papa.

Nós da nossa parte devemos claro que reunir as condições para cada vez mais convencer o Srº Patriarca da bondade do nosso propósito e, claro, rezar.

Cristina


ps - Fico contente que reconheças que exageraste nos termos, compreendo a revolta mas há limites que não podemos ultrapassar

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:18

Cristina:
Ok, tudo bem. Ele tem de obedecer por livre vontade. Muito bem. E se não o fizer como até agora sabes bem não tem feito? Caladitos e de cabecinha baixa à espera da missa cair no esquecimento?

Não tenho essa mentalidade, felizmente!

Nunca vou ser assim, graças a Deus!

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:21

O que eu reparei, da visita que fiz ao blog da magdalia (e limitei-me a essa entrada), dos termos que usou, dos comentários que permitiu e publicou, e de poucas mais notícias de que tive conhecimento aqui no fórum, é que o número de pessoas que quer a missa em latim e tem uma postura moderada, em comunhão, não agressiva, não ofensiva, é nitidamente pequeno.

Das que tive contacto apenas a Cristina teve essa postura. Desta forma, como é querem atrair a simpatia e solidariedade dos restantes católicos?! A minha, não estão a ter muito sucesso a obter...

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 19/11/2008 13:22 por Cassima.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:28

Cassima:

Isto não é uma questão de simpatias. Ter a missa tridentina é um direito que nos assiste. Ponto final.

Eu não ando à procura de simpatias nem de amizades. Quero a missa! Bom, no meu caso, o problema está praticamente resolvido porque, graças ao bom Deus, o cardeal de Lisboa aqui não manda nada...

Mas quanto aos católicos tradicionais da capital, das duas uma: ou fazem alguma coisa para ter a missa e deixam-se de tanta subserviência;
ou podem esperar sentados pela santa missa que ela nunca vai chegar...

Para a ter aqui em Braga, tive e ainda tenho que lutar muito. Sozinha. O que é que vocês querem mais? São 50 ou mais e não conseguem fazer nada?

Alguma coisa está mal aí...

Parece que os meus métodos (nada simpáticos) dão melhores resultados.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:39

Cara Magdalia,

Nao acredito que tenham sido pela via do insulto que vais ter a Eucaristia no rito Tridentino em Braga.

Se fosse por aí já há muito tempo que havia o rito Tridentino em Lisboa. Aliás até há pois a FSSPX está em Lisboa. Se calhar o problema pode estar aí.

Uma outra coisa é que o Senhor Cardeal não é muito dado a inovações e a modas. Não quero com isto desvalorizar o rito Tridentino e chamá-lo de moda mas tu própria admites que não são muitos os que estão ba tua luta. Embora tu lhe chames modernista e outras coisas do estilo, a minha avaliação vai no sentido de ser ele bastante passivo e pouco interventivo. Em muitas coisas até o considero bastante conservador.

O D. Januário, o D. Ortiga esses sim são bispos activos.

Acho que se pode avaliar o desempenho de um Bispo mas acho que não se deve insultar. Sei que o teu estilo de denúncia à tua maneira é honesto e acho que não o fazes por maldade.

Por fim uma chamada de atenção. Acho que devias ter um pouco de cuidado com as referências explícitas a nomes porque podes criar incovenientes aos protagonistas, nomeadamente o padre e a superiora.

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:46

Cassima

Essa postura é reprovável.

De quanto em quanto vêm os participantes com essa lenga lenga da postura.

Não gosto nada de rótulos este é mederado pode ter a Missa este não é não pode ter.

A Missa é para todos, sim para todos os que a quiserem e não vislumbro que agora queiram por policias à porta da Igreja para saber a posição de cada um em relação às posições do Srº Patriarca.

Nota bem. Em Lisboa existe Missas na forma extraordinária todos os dias da semana.

O Problema é que são celebradas por Padres da FSSPX que estão em desobediencia e não estão em plena comunhão.

Há duas hipoteses ou os fieis menosprezam esse facto e participam nessas Missas ou não menostrezam e não as frequentam.

Eu por mim não as quero frequentar e conheço muitas pessoas que não as quer frequentar pelo menos enquanto não estiver definido um entendimento com Roma.

A questão é a Igreja encontrar espaço para essas pessoas.

Quanto ao número qual é o teu universo ?

Os blogs ??? Por amor de Deus mas que universo é esse ? Há muitas pessoas que querem a Missa,

Se há Padres que a querem celebrar e fieis que querem participar não me parece que possa haver um grande argumentário para não se permitir.

Lanço daqui um apelo ao Senhor Patriarca para permitir a celebração semanal ao Domingo de uma Missa na forma extraordinária do rito latino, para que os catolicos em plena comunhão com a Igreja possam viver a sua catolicidade ao ritmo da forma extraordinária em clima de paz e sem qualquer drama ou polémica.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:57

Tilleul,
tenho autorização de ambos (padre e superiora) para divulgar. Não sou desonesta a esse ponto, apesar do que se possa pensar dos tradicionalistas...

Nota: Estou a participar muito no paroquias.org. Isto vai contra os meus princípios lol. Tenho que restringir estas visitas...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:59

Tilleul,
não insultei Dom Jorge Ortiga quando fui falar com ele. Basicamente disse-lhe o que vos tenho dito: que a missa tradicional é um direito que me assiste e que ele, bispo, tinha que obedecer ao Papa... Nem mais nem menos. Exactamente assim.

E agora, os resultados estão à vista...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:03

Cristina

Tu leste bem o que eu escrevi? Quer-me parecer que não...

Primeiro que tudo eu salientei bem que o universo a que me referia era bem pequeno. Queria referir que num universo bem pequeno, uma esmagadora maioria tinha uma postura bem agressiva e ofensiva.

Depois não falei em policiar ninguém para "saber a posição de cada um em relação às posições do Srº Patriarca". Não acho que ninguém tem de concordar com ninguém e não há mal nenhum por isso. Agora a forma como se exprime essa discordância, importa sim.

As pessoas podem frequentar o que quiserem: missas novas, missas velhas, missas o que quer que seja, desde que haja alguém que lhas celebre, sejam ou ou não válidas. É com elas.

O que eu salientei é a questão de atrair católicos não tradicionais para a vossa luta (género abaixo assinado para a celebração de missas em latim). Os interessados nessa missa só teriam a ganhar se captassem a simpatia e solidariedade dos outros (e simpatia não é posta numa postura pessoal, do tipo gostar ou não gostar de uma determinada pessoa, mas empatia com a causa dela). Com uma postura como a tua, eu não terei qualquer problema em assinar qualquer pedido para a celebração da missa velha. Com uma postura como a da magdala e dos restantes que vi no blog dela já não será assim. Como vês, a postura importa.

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:10

Citação:
magdalia
Cassima:
Isto não é uma questão de simpatias. Ter a missa tridentina é um direito que nos assiste. Ponto final.

Eu não ando à procura de simpatias nem de amizades. Quero a missa! Bom, no meu caso, o problema está praticamente resolvido porque, graças ao bom Deus, o cardeal de Lisboa aqui não manda nada...

Mas quanto aos católicos tradicionais da capital, das duas uma: ou fazem alguma coisa para ter a missa e deixam-se de tanta subserviência;
ou podem esperar sentados pela santa missa que ela nunca vai chegar...

Para a ter aqui em Braga, tive e ainda tenho que lutar muito. Sozinha. O que é que vocês querem mais? São 50 ou mais e não conseguem fazer nada?

Alguma coisa está mal aí...

Parece que os meus métodos (nada simpáticos) dão melhores resultados.

magdalia

Como já disse na mensagem à Cristina, eu não referi simpatia numa perspectiva pessoal. Sou capaz de apoiar a luta de uma pessoa com a qual não tenho particular simpatia, desde que concorde com os seus princípios e métodos.

A questão não está no teu (vosso) direito a ter a missa tridentina. De acordo com o Motu Proprio parecem tê-lo.

E também não tem a ver com a subserviência.

A questão está nos métodos, ou melhor, na linguagem utilizada.

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:13

Cassima:

Seja o vosso falar sim sim, não, não. Tudo o que passa disso vem do maligno. Como interpretarias isto?

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:20

Magdalia

Que deves ter mais tento nas palavras que usas. Não estás a sugerir que com essa frase, Jesus incentivou o uso das expressões usadas, pois não?

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:35

Venho manifestar a minha indignação pelo tom "arruaceiro" aqui introduzido por pessoas que se dizem pretensamente católicas.

Não só os insultos dirigidos ao Sr Cardeal Patriarca são inqualificáveis, como o tom geral da "notícia" soa a enredo de velhas comadres coscuvilheiras.

Se este é o "ambiente católico" que grassa nos meios tradicionalistas, fica-se com a sensação de que é legítima muita prudência face aos objectivos destas pequenas seitas de meia dúzia de radicais.



Editado 2 vezes. Última edição em 19/11/2008 14:55 por teixeira.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 18:10

Teixeira

Tens toda a razão pelas criticas que fezes ao tom e às palavras usadas mas a Magdala também já o reconheceu.

Dito isto caro Teixeira acho curioso o contraste entre a indignação em relação ao tom das palavras de uns e silencio insurcecedor em relação aos actos de outro.

Tanta indignação...


E em relação à proibição do Padre Mario rezar a Missa na forma extraordinária a pedido de umas irmãs ?

Já não se indigna com isso ?


Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 19:01

Não tenho conhecimento de nenhuns actos que me mereçam particular indignação.

Em boa verdade não faço ideia se o incidenterelatado em estilo de

comadres coscuvilheiras
corresponde minimamente à verdade.

Parece-me inclusive de mau tom, caso o incidente tenha ocorrido, que uma

conversa íntima, num ambiente privado,salte para comícios online.

A ser verdade a objecção do Senhor Cardeal Patriarca,só pode ser explicada por

uma prudência perfeitamente justificável, face às reacções que suscitou e de que aqui se fizeram eco.

Ele deve conhecer melhor que ninguém o tipo de realidade que se esconde sob a capa

do "tradicionalismo Católico"...



Editado 2 vezes. Última edição em 19/11/2008 19:09 por teixeira.

Página actual: 30 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.