Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 29 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 17 de June de 2008 11:16

Cara Magdala

A solução não é fazer queixinhas.

Como compreenderás se há padres disponíveis para celebrar a Missa na forma extraordinária, numa perspectiva de fazer queixinhas a sua disponibilidade cessaria.

Por outro lado temos de compreender que o Senhor Patriarca viveu muito a reforma liturgica e todas estas novidades lhe fazem alguma confusão.

Temos de dar tempo para perceber que, afinal, existe uma forma de viver a catolicidade em plena comunhão mas ao ritmo da forma extraordinária do rito latino.

Cara Magdala sei que discordamso em muitos aspectos designadamente que é possível aceitar o CV2 numa perspectiva de continuidade e corrigindo por via de verdadeira interpretação algumas conclusões que alguns retiram do concílio.

O concilio pode e deve ser criticado em muitos aspectos desde que se trate de uma critica construtiva.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de June de 2008 18:34

Não resisto a postar esta notícia que encontrei.

Denota bem o clima que se vive por essa Europa fora. E Pensar que à cinco anos atrás isto parecia impossível.

Cristina



On Saturday 14 June 2008, at the invitation of the Latin Mass Society, Cardinal Darío Castrillón Hoyos, President of the Pontifical Commission Ecclesia Dei (charged with oversight of the Vatican’s relations with the religious communities and laity committed to the Extraordinary Form of the Roman Rite) and one of Pope Benedict XVI’s closest collaborators, celebrated a Pontifical High Mass at the Throne in the Extraordinary Form of the Roman Rite (Traditional Latin Rite) in Westminster Cathedral for a congregation of over 1,500 which packed the side aisles and overflowed into the piazza. It was the first time since the liturgical changes of 1969 that a Cardinal had celebrated the Extraordinary Form in Westminster Cathedral. The Mass (of St Basil the Great) was celebrated at the High Altar – the free-standing new rite altar having been removed – and was filmed by the LMS for subsequent transmission on EWTN. It will also be released as a DVD.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2008 08:11

Só más notícias.

católica praticante

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 07 de July de 2008 19:06

Uma data para comemorar.

No dia em que passa um ano sobre a publicação do Motu Proprio é tempo de se fazer um balanço.

Na verdade embora só tenha entrado em vigor em Setembro , o Motu proprio que liberaliza a Missa comemora hoje um ano.

E que frutos.

- Antes discutia-se se a Missa tinha sido revogada e essa discussão acabou definitivamente.

- A Missa na forma extraordinária deixou de ser uma fantasia só permitida com um indulto especial do bispo para estar disponível para todos.

- Um pouco por todos o lado multiplicaram-se os pedidos de Missa na forma extraordinária.

- Cardeais com Medina e Hoyos voltaram a celebrar a Missa na forma extraordinária em altares de Catedrais emblemáticas como Westminster ou Notre - Dame.


- Organizaram-se formações para os Padres que pretedem aprender ou reaprender.

- Movimentos que estavam fora da Igreja voltaram a uma situação de plena regularidade.

- As negociações com a FSSPX são uma realidade actual.


Enfim foi uma fonte de graças.

Claro que tudo não correu bem.

Alguns sectores da Igreja viram nesta decisão uma atitude menos correcta do Papa.

Alguns Bispos (e infelizmente o nosso Cardeal Patriarca) publicamente manifestaram desagrado pela opção do Papa.

Passado um ano há muito a fazer para que instale um clima de Paz liturgica e de unidade na diversidade, sempre com total reseito e consonancia com a Tradição Catolica.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 07 de July de 2008 19:09

Agradecia que um padre me enviasse uma mensagem pessoal pois queria ter um conversa privada.
CUmprimentos
Aguardo resposta

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 22:39

Parece que estará para breve uma instrução do Santo Padre a interpretar o Motu Proprio, designadamente o que os fieis podem/devem fazer quando o Padres e quem recorrem não querem/ou não sabem rezar a forma extraordinária.

Na realidade não é só em Lisboa que tem havido problemas na aplicação do Motu Proprio.

Oxalá o novo documento do Papa abra os olhos de algum Episcopado mais conservador.

Entretanto a comissão Ecclesia Dei já veio esclarecer que a forma extraordinária inclui o acesso ao breviário, ao calendário e aos demais sacramentos.

Afinal parece que os problemas ecleseológicos são simples de resolver.



Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 10:34

Caros Forumnautas do Paroquias.

Deixo-vos o relato de uma situação que aconteceu em Lisboa.

A História é simples e as personagens são simples: Um convento de freiras, um Padre Católico e um Bispo.

O relato que vos conto é retirado de um blog que costumo visitar.

Passou-se em Lisboa em 2008 e espelha bem as resistencias que existem em Lisboa à forma extraordinária do rito Romano, e a dificuldade em viver ao ritmo da forma extraordinário a nossa catolicidade num clima de paz liturgica.

Aqui vai

Num convento de irmãs de clausura, mais precisamente no Mosteiro do Coração Imaculado das irmãs clarissas, na Estrela, um certo cardeal português proibiu a celebração da missa tridentina. O padre Mário da Cruz (que será o sacerdote que semanalmente virá rezar a missa tradicional a Braga) deslocou-se duas vezes ao convento, onde as cinco irmãs desejavam assistir à missa gregoriana.

Ora a notícia da celebração da santa missa no rito extraordinário chegou ao patriarcado de Lisboa. Como devem supor, o cardeal José da Cruz Policarpo, um progressista do mais alto escalão que abomina a missa católica de sempre, não gostou da novidade. E reparem que a santa missa era celebrada por um sacerdote que, segundo os distorcidos critérios dos bispos, está em "plena comunhão". Tendo o cardeal conhecimento da celebração, resolveu, porque é alguém muito atento, visitar as irmãs. Não vá o caríssimo leitor pensar que ele as visitou por causa da missa tridentina. Não, nem pensar! De onde tiraram tal disparate? Não sejamos maldosos. Sua eminência tinha outros assuntos a tratar com a madre superiora já que nunca lá tinha ido antes e, aproveitando a ocasião (até porque ele tem um grande sentido de oportunidade), lembrou-se, depois de um chazinho e uma agradável conversa, de proibir (sublinhe-se proibir) as irmãs de continuarem a ter no seu Mosteiro a missa de São Pio V. Chamou a madre à parte e deu então a ordem de proibição. Justificou-se dizendo que essa missa é geradora de tumultos. Veja bem, caro amigo e leitor, geradora de tumultos! A missa católica que fez milhares de santos; a missa católica que dá a Deus o culto que lhe é devido; a missa católica que o Santo Padre disse que nunca foi ab-rogada; a missa católica que, no Summorum Pontificum, é direito de todo o católico; a missa católica que o Santo Padre quer que seja celebrada no maior número possível de paróquias; a missa católica! A genuinamente católica, a legítima, a autêntica, a verdadeira! A missa católica que é tão odiada pelos hereges modernistas e progressistas, de quem o nosso cardeal é o maior e mais significativo representante em Portugal.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 11:03

Cara Cristina

Ao ler essa mensagem algumas questões me assaltam:

1) Será verdade o que é descrito?

2) Se é verdade, já reagiram pela forma que deve ser, ou seja, expondo o caso a quem de direito?

3) A vontade de regressar à comunhão da pessoa que escreveu essa mensagem e a forma como vê os ritos e as pessoas da Igreja católica é perfeitamente visível pelas expressões "moderadas" e "fraternas" com que se exprime:

- "o cardeal José da Cruz Policarpo, um progressista do mais alto escalão que abomina a missa católica de sempre"

-"A genuinamente católica, a legítima, a autêntica, a verdadeira! A missa católica que é tão odiada pelos hereges modernistas e progressistas, de quem o nosso cardeal é o maior e mais significativo representante em Portugal"

Fico assim convencida da boa vontade...

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 12:28

Contudo, Anuário Católico não consta nenhum Padre Mário da Cruz no Patriarcado de Lisboa...

Alef

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 13:29

A boa vontade do artigo vê-se logo no título:

"O ódio do Cardeal patriarca à missa de sempre não tem limites"

e continua a ver-se no resto do texto que lá está...

Acho "instrutivo" ler o resto...

E os comentários, então...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 13:42

Eu também procurei por um padre Mário Cruz no anuário e há realmente um que é o pároco em Alfornelos e na Brandoa.

No entanto acho estranho que ele esteja encardinado e tenha 2 paroquias para alem de outras actividades e tenho tempo de andar em conspirações lá para os lados de Braga.

Mas enfim. Eu não me admirava que o Senhor Cardeal Patriarca fizesse o que ele fez, no entanto não acho que ele o tenha feito com ódio a nada ou ninguém mas simplesmente por excesso de zelo e quiça medo de mais divisões dentro da diocese.

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 13:43

Cassima:

Que mal há em constatar o óbvio?

Consegues desmentir o que afirmo?

Saudações cordiais.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 14:15

Magdalia

E que óbvio é que se constatou?

A falta de boa vontade para com o Cardeal Patriarca (independentemente do facto de se concordar com a decisão dele ou não), ao:
- classificar a sua acção como ódio
- chamar-lhe "um progressista do mais alto escalão que abomina a missa católica de sempre"
- chamar "distorcidos" aos critérios dos bispos
- chamar-lhe "cardeal herege"

ou a falta de boa vontade para com os católicos em geral, ao dizer:
- "a missa católica que dá a Deus o culto que lhe é devido", como se a missa nova (só para distinguir os ritos) fosse uma espécie de missa imperfeita
- "A genuinamente católica, a legítima, a autêntica, a verdadeira", como se a missa nova fosse falsa, ilegítima, errada
- "A missa católica que é tão odiada pelos hereges modernistas e progressistas, de quem o nosso cardeal é o maior e mais significativo representante em Portugal"


E nos comentários (como exemplos):
- "AUSÊNCIA da inteligência" do Cardeal
- chamar-lhe "É manhoso, perigoso"
- pedir "ANATMA SIT (seja excomungado)."
- "este ódio insano ao santo sacrifício?"
- "participar num rito sacrílego"
- "o herege que afirma ser Cardeal-Patriarca de Lisboa"
- "as suas elucubrações de Anti-Papa e inimigo da Fé"
- "vil decisão"
- "feita por um demente, sim porque uma decisão destas só pode ter tido origem na cabeça de um débil mental"


Queres que desminta o quê, magdalia?

A decisão do Cardeal? Não faço a mínima ideia. Não conheço os pormenores nem a situação.

Os excessos de linguagem usados? Estão aí para se ver...

Saudações cordiais também para ti

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 18/11/2008 14:17 por Cassima.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 09:39

Alef

Procuraste mal.´Trata-se do Padre Mário da Cruz (Mário Cardoso Cruz)

Mário Luís Cardoso Cruz
Diocese Lisboa
Data Nascimento 18-08-1961
Data de Ordenação 08-12-1987
Morada Igreja da Brandoa, R. Luís de Camões,
Código Postal 2650-197
Localidade AMADORA

Cassima

Tens toda a razão quando afirmas que o tom da mensagem não é a corecta para o Srº Patriarca. Não o é de facto e não subscrevo tais afirmações.

Mas também devemos relativizar as coisas. É natural e compreensível a revolta de pessoas que no quadro jurídico do Motu Proprio pretendem ter acesso à forma extraordinária e que vêm o seu Bispo a boicotar os passos que são dados.

O Srº Patriarca deve acolher todos e proporcionar que todos os fieis possam viver a sua fé.

Se um Padre Católico a convite de irmãs rezava a Missa num convento o Srº Patriarca não tem de proibir, não deve proibir.

Claro que se pode reagir e recorrer para Roma. Mas não é uma pena ter de fazer isso ? Ter de se fazer queixa de Bispo? Isso sim é causar divisão.

De qualquer modo a denuncia da situação neste e em outros foruns é també uma forma de reacção.

Estou certo de que o Srº Patriarca encontrará a forma, justa, para proporcionar aos fieis da sua diocese que pretendem viver a sua fé ao ritmo da forma extraordinária di rito latino o possam fazem em paz.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 09:44

É precisamente aí que não concordo contigo, Cristina.

Não somos nós que, ao denunciar a situação lamentável e infame, estamos a causar divisões. É o cardeal que não está a obedecer ao Papa! E está-nos a negar um legítimo direito.

Não vamos fazer nada? Vai continuar tudo na mesma?

Não estou de acordo...

Obrigada pelas referências do padre Mário. Fica assim provado que ele existe mesmo e que trabalhou oito anos no patriarcado, como eu disse no post.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 10:41

Cheira-me que o pobre coitado nem sonha com o que andam a dizer dele.
Tenham mas é juízo. Um processo por difamação até que caia muito bem.
De lamentar e infame são as atitudes arrivistas de meia dúzia de frustrados.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 11:02

Magdala

Eu concordo contigo que o Srº Patriarca não deveria ter feito o que fez.

Compreendo a revolta dos que procuram poder ter a Missa na forma extraordiária.

Concordo também se recorra à Comissão Ecclesia Dei de Roma. Concordo mas tenho pena pois a vida da Igreja deveria ser feita de recursos e queixas.

O que já não posso concordar é com certas palavras que utilizaste. Não quero dar lições a minguém cara amiga. Compreendo aliás a revolta mas devemos respeitar sempre o Cardeal. Trata-se de um Bispo da Igreja e devemos procurar semopre compreender as possíveis razões mesmo que às vezes seja dificil.

Rezemos para que o Patriarca de Lisboa compreenda que a comunhão com Roma passa por proporcionar na diocese de Lisboa a forma extraordinária aos fieis que o procuram em comunhão.

Lena

Não digas disparates. Ninguém está a difamar ninguém. O que se passou é verdade o Padre Mario rezava a Missa na forma extraordinária a convite das irmãs num convento da Estrela e deixou de o fazer por acção do Srº Patriarca de Lisboa.

Os pormenores podem ser contados de várias formas mas estes factos são reais.

A posição do Srº Patriarca é conhecida e está esplanada na carta publica que enviou a todos os Padres da Diocese na ocasião de aprovação do Motu Proprio, onde de forma publica apresentou as suas reservas à decisão do Papa.


Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 11:08

Cristina

tens provas ou leste num blog?
hehehe

Tu própria disseste q foi num blog... e que blog hehehe
Como um linguarejar fantástico, perfeito testemunho cristão.

Isso não é uma notícia, é um relato nada neutro.
Acreditas nele?
Eu não... até porque no referido blog usa-se e abusa-se dos textos planfetários - é um blog, não é uma agência noticiosa.

Acho reprovável que se citem pessoas e exponham dados, inferindo atitudes para as quais não há provas, há apenas um texto de mau gosto escrito por alguém profundamente desequilibrado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 19/11/2008 11:22 por Lena.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 11:22

Lena,
queres o número do telemóvel do padre Mário? Ou preferes o das irmãs?

Aí tens a prova...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 12:04

Cristina:

Uma nótula: quando me dizem «P. Mário da Cruz» tenho que me ater a todas as palavras. O nome que indicas não aparece como «da Cruz», mas apenas «Cruz».

Alef

Página actual: 29 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.