Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 26 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 14:12

Estive a ler a entrevista que o Tilleul nos deu a conhecer.

Que optimas notícias.

É de facto espantoso os esforços que o Papa tem feito para que grupos que estavam à margem regressem à plena comunhão.

Rezo para que tais grupos saibam humildemente atender ao Papa e regressem à plena comunhão.


Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 10 de April de 2008 16:17

Tilleul: O lapso não foi do Cardeal, foi meu ao traduzir a entrevista. D. Castrillón tinha falado previamente num "Rito Gregoriano" e esqueci-me de fazer essa referência. Peço desculpa.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/04/2008 16:18 por Onac.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 15:25

O Motu Proprio continua a dar bons frutos.

A comunidade "Redentorista" que desde sempre esteve ligada a Dom Lefevre e à Fraternidade de S Pio X, anunciou ontem que vai iniciar o processo com Roma para regressar à plena comunhão.

O comunicado da comunidade não revela qualquer desentendimento em relação à FSSPX mas antes acaba por revelar um sentimento de preparação para o fim de uma situação de ilegitimidade que os Padres da Fratenidade ainda estão.

São optimas notícias.

Deixo-vos o comunicado.

The Congregation of Transalpine Redemptorists, a community of Traditional priests historically linked to the Priestly Fraternity of Saint Pius X (FSSPX / SSPX) and whose main house is in the island of Papa Stronsay, Scotland, declares that it is willing to discuss with the Holy See, considering the new situation created with the advent of the Motu Proprio Summorum Pontificum.



"Can we choose to remain where we are under these circumstances? We have argued for years now of our "state of necessity" and of the resulting supplied jurisdiction that the Church supplies to us. But can we continue to argue this when ordinary jurisdiction is offered to us without any compromise in the Faith? Can we choose freely to remain in this irregular canonical situation where we are? In other words, can a state of necessity be the object of a choice without moral fault? Clearly not And on the other hand: are the authorities ready to accord us regular faculties? If the answer to this second question is affirmative, then we are no longer in the same case of necessity!

All these serious considerations, dear friends, move us to go and see what Rome has to say. Let not our contacts with Rome be understood as meaning that we will break off our friendship with the Society of Saint Pius X and the other traditionalist organisations around the world. On the contrary, we positively want with all our hearts to remain in contact, sharing all that we may learn with Bishop Fellay and the other heads of traditional orders for the good of tradition as a whole.

Only time will tell if the moment has come for an agreement with Rome. Prudence requires of us to proceed slowly and cautiously, reflecting well at each step of the discussions. In this, we will rely on the continued support and advice of our traditionalist friends. Our agreement must be founded upon the fundamental principles of the Church and the safeguarding of the Faith.

While asking for your prayers for this matter, we place ourselves under the patronage and protection of our Mother of Perpetual Succour, She ‘who by Herself has crushed all the heresies in the whole world’ qui cunctas haereses interemit. May She, whom St Alphonsus ever invoked as the Mother of Good Counsel, teach us to be "wise as serpents and simple as doves", while showing us how to "generously open our hearts to make room for everything that the Faith itself allows."

In the octave of Our Lady of Good Counsel
28 April, 2008

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 16:34

Olá, Cristina:

Oxalá saiam daí bons frutos, que, para já, são apenas «promessas». A sua «literatura» tem sido muito hostil a Roma, muito ao modo da FSSPX, de quem não manifestaram ainda um demarcação clara e em cujos seminários se formam. Não se podem manter por muito tempo em «dois campos», até porque Msr Fellay declarou recentemente que não se vislumbra qualquer acordo com o Papa. Para a FSSPX o «Motu proprio» é muito pouco; querem a anulação do Concílio Vaticano II.

Uma pequena nota: falaste em «A comunidade 'Redentorista'» e convém dizer que se trata dos «Redentoristas Transalpinos», fundados com a bênção de Msr Lefevbre, para não se confundir com os Missionários Redentoristas, que sempre se mantiveram fiéis ao Papa e aceitaram o Concílio Vaticano II.

Alef

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 23:59

Ainda sobre esta notícia que indicava a Cristina, parece-me interessante o debate que se tem desenvolvido entre várias sensibilidades do leque tradicionalista no «Rorate Caeli».

A notícia tem tido enorme repercussão noutros lugares.

Alef

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 11:34

Esses anjolas que brandem constantemente a sua cartilha de heresias "cheiram a enxofre", até porque se esquecem de que a uniformidade é marca da Besta (cf. Apocalipse 13). O Senhor do Universo ama a diversidade e de uniforme apenas lhe interessa o do amor criativo presente em cada pessoa e potenciado na partilha e na comunhão.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 30/04/2008 11:59 por Albino O M Soares.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 14:24

Alef

Quem estiver atento "blogosfera da tradição" nota que cada vez é mais evidente que existe uma tensão interna na FSSPX entre os que querem voltar à plena comunhão, e os querem contonuar na linha até agora prosseguida.

Muitos dos colaboradores mais próximos de Mons Lefevre não têm duvidas em afirmar que Roma está a dar agora mais do que o Levefre exigiu em 1988 (Missa Livre, Prelaturas pessoas para os sacerdotes ligados à forma extraordinária, levantamento da excomunhão).

Alguns (poucos) Padres da Fraternidade criaram o IBP (Instituto do Bom Pastor) que se encontra em plane comunhão com Roma e que conta entre outro com o Padre Aulagnier que foi Assistente de M Lefevre.

Mas há mais sinais.

Com o Motu Proprio já há mais locais de culto em que se reza a Missa na forma extraordinária em plena comunhão do que os da FSSPX.

Todos os anos são organizadas em Franças duas Peregrinações entre Chartes e Paris. Uma é organizada pela FSSPX e outra pelas comunicadades Tradiocinalista em plena Comunhão (Fraternidade de S Pedro e outras).

São duas peregrinações de pessoa ligadas à tradição em mas com registos diferentes. Este ano a organizada pelos Movimentos Eclesia Dei será pela primeira vez previsivelmente maior que a da Fraternidade. (12.000 contra 8.000).

Faça-se que os Bispos da FSSPX não se encontram e que D Fellay anda a fazer um grande esforço para assegurar a união da FSSPX o Bispo mais relutante a um acordo com Roma será Willianson.

Na Fraternidade existem pessoas muito diferentes e os proprios seminários são diferentes.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 05 de May de 2008 21:23

Optimas notícias

A Fraternidade de S Pedro está a ultimar um DVD que será um importante instrumento de formação para Padres e Leigos que têm interesse em aprender a rezar a Missa na forma expreordinária.

O DVD já está a ser promovido no site na Fraternidade de Sao Pedro. www.fsspdvd.org

Chamo a vossa atenção para a apresentação do DVD que é feita pelo Cardeal Castryon Hoyos onde o mesmo afirma a importancia do mesmo e reafirma que o Motu Proprio que liberaliza a Missa é uma oferta para todos devendo os Bispos pugnar pela sua aplicação, proporcionado as condições para a sua aplicação.

Talvez agora o Senhor Patriarca dê seguimento ao pedido que tem pendente no Patriarcado desde 2007.

Ou será que temos de esperar mais uns anos até que Roma e a FSSPX avancem para um entendimento e os actuais "priorados" se convertam em "paroquias pessoais"?



Cristina Dinis Saraiva

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de May de 2008 22:49

heheh

cristina não leves a mal mas...

aprender a fazer uma missa por DVD?!?!
Fez-me lembrar aquelas aulas de ginástica de manutenção pela TV.
Será que os acessórios tb vão ser vendidos na tvshop?

Não é suposto a Santa Missa ser algo mais que gestos que se imitam?
Se há falta de elementos que a saibam fazer com dignidade não deveria haver formação primeiro? Isso leva tempo, sei, mas é melhor esperar que ter uma espécie de missa que n é mais que um rito atamancado, certo?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 08 de May de 2008 16:17

Lena

Claro que não se aprende a Missa por DVD.

Mas é um instrumento importante e util para a explicação de algumas realidades.

Um instrumento auxiliar de formação novo e dr grande utilidade.

A Igreja tem de se virar para o futuro e aproveitar o que a tecnologia lhe oferece.

Se é possível produzir DVDs que ajudem como meio auxiliar a formação em alguns aspectos acho muito bem que se aproveite.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 12:15

" Igreja tem de se virar para o futuro e aproveitar o que a tecnologia lhe oferece."

Nao eh um pouco de contradicao virar para o futuro e aproveitar a tecnologia querendo recuperar algo que esta embrenhado num passado obscuro e anti modernista?

Em comunhao

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 14:27

Tilleul

Que ideia essa de quem gosta e aprecia a Missa Tradicional tem de ser uma pessoa virada para o passado.

Será que por preferir a Missa Tradiconal tenh de ouvir rádio em Onda média?
Posso ter DVD em casa ? Ou só cassetes betamax?

Não posso defender o aproveitamento das novas tecnologias na Igreija ?

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 13:34

Citação:
cristina dinis saraiva
Talvez agora o Senhor Patriarca dê seguimento ao pedido que tem pendente no Patriarcado desde 2007.
Ou será que temos de esperar mais uns anos até que Roma e a FSSPX avancem para um entendimento e os actuais "priorados" se convertam em "paroquias pessoais"?

Cristina

Já foi celebrada alguma missa pelo rito velho em Portugal?

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 08:35

Caro Lopes sérgio:

Penso que nas tridentinas há obrigatoriamente legendas. Como no Karaoke.

Como o latim é uma língua morta, sem legendas, nem eles se entendem.

Mas nas missas tridentinas não é precisos os fieis entenderem nada do que se pasaa. Os fiéis não "respondem", não participam. Ficam, caladinhos o tempo todo, porque a Missa é de quem celebra - o padre. Eles podem fazer váriass coisas- rezar o terço, pensar no saldo da conta bancária, ler livros, olhar para a roupa do vizinho, you name it.
Eles ficam só a assistir, como num espectáculo. Por isso é que dizem que vão assitir á missa - são uma plateia de espectadores.

POr isso que que gostam da nissa por razões estéticas - a missa é uma performance teatral, com mais ou manos efeitos especiais e sonoros e eles curtem.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2008 08:42 por catolicapraticante.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 00:13

Cara catolicapraticante,

Em quase todos os casamentos (e restantes ocasiões "sociais" da Igreja) são comuns os "fiéis" que não respondem. Não são fiéis, limitam-se a fazer número (o que é como quem diz...). Mas os verdadeiros praticantes sabem perfeitamente o que - e quando - responder. Foi um comentário infeliz, esse do karaoke.
Até porque...

Os fiéis na missa latino-gregoriana participam muito mais do que se julga, tanto ou mais do que na missa paulina. Está certo que não há oração dos fiéis, nem leituras (há uma + evangelho - como aos dias de semana). Mas há bastante participação (mal estariamos nós se a participação se limitasse à oração dos fiéis e às leituras/aleluia/salmo cantado).
E se o afirmo é por já ter tido oportunidade de ir a [pelo menos] uma missa "tridentina". Não me limitei a alguns vídeos net by Youtube (o que, admitasse, são bastante interessantes).

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 00:29

[
Citação:
Dumdum
b]não há oração dos fiéis, nem leituras[/b] nem resposta dos fieis..

Tirando o pormenor do karaoke com tradução simultãnea, pode o DUmDum explicar com mais detalhe COMO é que participam?

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2008 00:30 por catolicapraticante.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 11:16

Posso, posso claramente.

(em primeiro lugar retire lá aí da citação que me atribui o "nem resposta dos fieis..". Em segundo lugar o meu nick é IAmDudum, não DumDum - digo isto, obviamente, porque me recuso a ser confundido com um insecticida...)

Como é que nas missas paulinas há participação? O padre fala, nós respondemos; acompanhamos a missa com cânticos; sentamo-nos, levantamo-nos, ajoelhamo-nos; damos o nosso contributo no peditório (alguns o fazem); lemos; comungamos. Evidentemente que só uma minoria lê ou vai ao peditório, mas ao menos (pensará certamente) vai. Estou certo ou estou errado?

Nas missas latino-gregorianas, o padre fala, nós respondemos (mais do que nas missas paulinas); acompanhamos a missa com cânticos; sentamo-nos, levantamo-nos, ajoelhamo-nos (mais vezes); damos o nosso contributo no peditório (alguns o fazem); comungamos. (até nos sobra tempo para meditar no mistério que ali se desenrola). O que é muito mais do que nada.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 11:27

Okey - Como o teu Nick é "I am Dudum", achei mais adequado acreditar em ti e chamar-te Dudum.

Citação:
"nós respondemos (mais do que nas missas paulinas); "

Respondem Como? Em que parte da cdelebração Em que circunstãncias? Quantas vezes?
E respondem em latim?
Percebem o que estão a dizer? Ou usam tradução simultânea?

Citação:
Dudum
acompanhamos a missa com cânticos; sentamo-nos, levantamo-nos, ajoelhamo-nos

Isso é a coreografia folclórica. Qualquer criança ou débil mental pode fazer gestos por imitação. Isso não significa que esteja acompreender ou a participar na essência da celebração.

Citação:
Dudum
"lemos; "
Em latim?
SE for em latim, a tradução simultãne aé obrigatória ( pode ser Karaoke).
Se for em português parece-me uma inovação demasiado modernista - lá se vai a sacralidade e o mistério da Palavra de Deus...

católica praticante

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 11:53

Mas que raio... E anda aqui uma pessoa a tentar dialogar.

Olha lá, o "lemos" da citação que me atribuis não é por acaso relativo ao que se passa nas missas paulinas? Cá para mim nem sequer sabes, porque de praticante esta católica não tem é nada!
É lógico que as respostas são em latim, com frases que são compreendidas pelas pessoas (vê lá tu que gente mais culta, até sabe meia-dúzia de frases latinas...). Respondemos ao longo de toda a celebração e várias vezes (só para veres a dificuldade de ser mais específico experimenta a indicar as partes em que há participação nas missas paulinas - mas claro que se me arranjares online um missal te indico com todo o gosto.)
Perguntaste-me como é que se participa, resolvi fazer uma pequena comparação dos "dois ritos". Daí ter utilizado o plural ('nós', os fiéis, não 'nós', eu e outros palermas). É evidente que se o nick "praticante" é para a fotografia, para poder participar num fórum católico e por aí semear a confusão, então o 'nós' não faz sentido, como não faz sentido fazer comparações que se julgavam úteis para a compreensão do perguntado, uma vez que a pessoa em causa não sabe do que se trata.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:08

Dudum:

Peço desculpa.Pensva que na Missa tridentina havia Leituras.Afinal nem isso.
Só se ajoelham e levantam muitas vezes e dizem meia dúzia de frases latim.
Como "participação", parece-me muito confrangedora.

Ah, e sou praticante, sim. Não há outra forma de se ser Católica.

católica praticante

Página actual: 26 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.