Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 13:57

VMTH

Achei curioso que o Motu Proprio, entre as várias reacções, te tenha feito levitar.

Mas atenção: o "Terramoto" não foi mais do que uma brisa. O Papa Bento XVI não aboliu a Missa Nova, permitiu que a Missa Velha fosse celebrada como forma extraordinária.

As mulheres vão continuar a ir à missa sem véu, vão continuar a estar todos misturados (homens, mulheres e crianças) na igreja e até há homens (não padres) e mulheres a dar a comunhão! Imagina!

É bonito de ver a tua preocupação pela saúde dos outros. É verdadeiramente de cristão!

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 16:31

Caríssimos irmãos e irmãs,


Acedendo a dois ou três pedidos em mensagem privada para "re-publicar" o fantástico texto sobre o Motu Proprio, do blog "A Casa de Sarto" numa tradução em PORTUGUÊS, aqui a deixo, numa tradução da minha autoria.



Algumas reflexões sobre o Motu Proprio

A publicação do Motu Proprio não passou despercebida. Motu Proprio que se terá de ler em conjunto com a sua carta adjunta dirigida aos bispos. Não sou teólogo, mas vou atrever-me a fazer umas reflexões baseadas no seu sentido comum. O primeiro é que é inegável, é que o Motu Proprio é um grande passo. De facto o Motu Proprio elimina o obstáculo da falsa proibição da Liturgia de sempre. Em si mesmo isto não é nada desdenhavel.
Ao ler o Motu Proprio dei-me conta de un facto assinalado pelo Papa:

“As for the use of the 1962 Missal [of Pope John XXIII] as a Forma extraordinaria of the liturgy of the Mass, I would like to draw attention to the fact that this Missal was never juridically abrogated and, consequently, in principle, was always permitted.”

Assim a consequência é óbvia: o indulto foi um abuso de poder e uma fraude. E um abuso e uma fraude desde o principio. Assim de caras. Insisto no que se tenho sempre dito: indulta-se um criminoso, não uma Missa declarada Santa, Dogma e de que tantos benefícios espirituais e temporais se receberam.
O Santo Padre está claramente a favor da liberdade da Missa Tridentina. Isto é inegável.
Para calar todas essas hienas que desejaram pretender proibir e prescrever o culto devido a Nosso Senhor (ou seja, a Missa Tridentina), o Papa indica:

“The last version of the Missale Romanum prior to the Council, which was published with the authority of Pope John XXIII in 1962 and used during the Council.”

E sublinho isso mesmo que escreve o Santo Padre: “used during the Council”. Acaso tudo o que se fez antes do Concílio – e ter-se-ia de acrescentar-se “durante o Concilio”- é nefasto?
Em conversa com um Sacerdote amigo, ele me chamava a atenção para a extrema ironia que o Santo Padre utiliza.
Em primeiro lugar, o Motu Proprio declara que é permitido celebrar sempre a Missa sem o povo. Dois artigos depois, refere que se existem pessoas que queiram assistir à Missa sem povo, pois que assista. Ou seja, aqui acabamos por ter a “Missa sine populo sed cum populo”. Maravilhoso, Santo Padre! Eu imagino-me a ver Sua Santidade escrevendo o documento com esse sorriso de uma refinadíssima ironia que às vezes demonstra e enchendo-se de riso por dentro. Uma patada forte nos progressistas, e demais bando de bispos modernistas e anti-Tradição, é mais que óbvia.
Outra do Papa que não passa despercebida: o Motu Proprio afirma que não se pode dizer a Missa privada durante o tríduo da Semana Santa. Mas isso é que a lei geral da Igreja sempre proibiu: a celebração privada durante o tríduo! É como proibir que o céu seja verde fluorescente ou dizer que se proíbe que a chuva - que caí sempre de cima para abaixo - caía de baixo para cima. Maravilhoso, Santo Padre! Genial! É mais outra forte patada (e com muito bom humor!) nas hostes dos modernistas!
Em terceiro lugar, o Papa atira uma verdadeira bofetada papal aos bispos, sobre a falta de uma mínima formação litúrgica e de Latim – que continua a ser a língua da Roma Eterna, por mais que alguns se empenhem em destitui-la:

“The use of the old Missal presupposes a certain degree of liturgical formation and some knowledge of the Latin language; neither of these is found very often. Already from these concrete presuppositions, it is clearly seen that the new Missal will certainly remain the ordinary Form of the Roman Rite, not only on account of the juridical norms, but also because of the actual situation of the communities of the faithful.”

Ou seja, para muitos, bastará que aprendam o que tem que aprender de Liturgia e pouco de Latim, esses que fiquem com o Novus Ordo porque não dão para muito mais. Pois o uso “of the old Missal presupposes a certain degree of liturgical formation and some knowledge of the Latin language”. Mas o requinte sarcástico da expressão “neither of these is found very often” é uma subtileza que o Santo Padre utiliza para demonstrar aos senhores bispos que aqueles que estão com a Missa Tridentina são afinal a elite.
O quarto ponto é este:

“Nothing is taken away, then, from the authority of the Bishop, whose role remains that of being watchful that all is done in peace and serenity. Should some problem arise which the parish priest cannot resolve, the local Ordinary will always be able to intervene, in full harmony, however, with all that has been laid down by the new norms of the Motu Proprio.”

Que traduzido a linguagem corrente o Papa quererá dizer: ‘se houver problemas, os resolvereis em favor do que eu - o Papa, que sou o que mando - ordeno’.
O quinto aspecto complementa o anterior:

“It is true that there have been exaggerations and at times social aspects unduly linked to the attitude of the faithful attached to the ancient Latin liturgical tradition. Your charity and pastoral prudence will be an incentive and guide for improving these.”
Como os eclesiásticos quando dizem “caramba” querem dizer “shit”, volto a traduzir isto para a linguagem mais comum para nós que vivemos no mundo. Vem dizer o Santo Padre: ‘Vós, Senhores bispos, que sois tão correctos e tão bons, agora aplicai a vossa bondade!’.

Todavía há ainda mais! O documento sobre o “subsistit” da Gaudium et Spes deve estar prestes de sair:

“Si informano i signori giornalisti che domani, martedì 10 luglio 2007 sarà reso pubblico il documento della Congregazione per la Dottrina della Fede ‘Risposte a quesiti riguardanti alcuni aspetti circa la dottrina sulla Chiesa’.”

A verdade é que este Papa está-nos a alegrar a vida mais que qualquer outro. Tenho para mim a ideia que o Santo Padre irá deixar bem claro que a Igreja fundada por Jesus Cristo é a Igreja Católica e não outra. Deste modo dará um murro no estômago a toda essa eclesiologia espúria que tanto mal provocou à Igreja Católica e que deriva dos maus princípios modernistas saídos do Vaticano II.
Enfim. Em primeiro lugar queria é dar graças, e umas graças enormes, ao Santo Padre. É óbvio que o Motu Proprio saiu com a oposição activa de não poucos bispos e a oposição passiva de outros tantos ou mais. Sua Santidade fez isto fazendo valer a autoridade pontifícia, sabendo que iria a desagradar a mais do que um.
A outra conclusão que se retira da leitura do Motu Proprio é que a carta adjunta revela que se nomeia a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, mas surpreendentemente, não os outros Institutos religiosos também defensores da Missa de São Pío V, como a Fraternidade de São Pedro o Instituto de Cristo Rei. Este detalhe é importante e interessante porque se demonstra, uma vez mais, que a luta da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X não caiu em saco roto. Que os enormes sacrifícios e lágrimas de centenas de Sacerdotes e de dezenas e dezenas de milhares de fiéis não foi em vão. Que foi, em grande parte graças até a esta resistência que hoje dia qualquer Sacerdote têm a liberdade de poder dizer a Missa tridentina.
No entanto, isto coloca a Fraternidade de São Pio X na encruzilhada. É agora chegada a hora da Fraternidade Sacerdotal fundada por esse santo sacerdote, Monsenhor Lefèbvre (Que não tenho dúvidas, que ao seu tempo, um dia será beatificado!) jogar a sua cartada. Em princípio seria desejável que houvesse por parte de dos Sacerdotes da Fraternidade e seus Superiores, assim como por parte de dos milhares de fieis que assistem às suas Missas todos os Domingos, um gesto alto e claro de agradecimento junto do Santo Padre. Monsenhor Lefèbvre, em nenhum momento, pediu menos de o que o Motu Proprio concede.
Monsenhor Fellay têm agora uma oportunidade muito boa para negociar com Roma um status canónico que proteja e blinde a Tradição de forma que permita que a Tradição não continue neste “no man’s land” canónico em que actualmente se encontra (graças, na sua maior parte a ás péssimas decisões tomadas durante o Pontificado de João Paulo II pelo anterior Papa e alguns seus colaboradores mais próximos).
Nos círculos da Cúria Romana sabe-se perfeitamente que a excomunhão aos seis bispos em 1988 (Marcel Lefèbvre, António Castro Mayer, Richard Williamson, Alfonso de Galarreta, Bernard Fellay e Bernard Tissier de Mallerais) é completamente inválida. Existem modos de se poder negociar isto de uma maneira airosa para todos. Pois o mais importante é que a Tradição esteja - protegida e blindada - dentro de Roma. Monsenhor Bernard Fellay enfrentará algum eclesiástico que, sem dúvida, quererá colocar algemas à Tradição, mas é óbvio que irá contar com o apoio decidido do Santo Padre, que, porventura saberá que o trato dispensado a Monsenhor Lefèbvre foi erróneo, como aliás o reconheceu, e não quererá levar essa espinha cravada na sua consciência.
O Santo Padre poderia terminar a contenda celebrando ele próprio e publicamente a Missa Tridentina nalguma data especial.
Queira o Espírito Santo dar força ao Santo Padre para consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria para breve, de igual forma que lhe deu para publicar o Motu Proprio. Porque os problemas do nosso tempo não são problemas económicos ou políticos, mas de natureza essencialmente espiritual. E apenas com armas espirituais se poderão combater. A Consagração que a Virgem pediu em Fátima não se pode retardar mais.
Entretanto, Sua Santidade, um milhão de Obrigados pelo Motu Proprio!

Rafael Castela Santos

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 16:43

Bocejo.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 16:45

Caríssimos,


Eis que já existem reacções da Conferência Episcopal Portuguesa, através da sua Comissão Permanente, ontem reunida em Fátima.
Desvalorizar é agora a palavra de ordem.
E até já ensaiam uma tentativa de justificação para não seguirem os preceitos do Santo Padre, ao referirem não "haver padres preparados"!
Enfim, nada que não se esperasse dos nossos modernistas! Eles andam apenas é nervosos!

Deixo-vos com a notícia integral da Agência Ecclesia.pt:



«Missa em Latim» sem impacto em Portugal

A publicação do Motu Proprio de Bento XVI que liberaliza a celebração no antigo Rito não deverá ter um grande impacto no nosso país.
Segundo o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Carlos Azevedo, apenas "grupos minoritários" deverão celebrar segundo o Missal de 1962, com o Rito de São Pio V, anterior ao Concílio Vaticano II.
Este responsável lamentou que se tenha feito passar a ideia de que "agora a Missa ia voltar a ser em Latim, ia passar a ser de costas para o povo", pedindo que os meios de comunicação social não deturpem a situação e transmitam "o teor do Motu Proprio".
"Penso que em Portugal serão pouquíssimas as pessoas, com saudades ou nostalgia dos tempos anteriores, a querer usar o ritual de 1962, aprovado pelo Papa João XXIII", indicou o Bispo Auxiliar de Lisboa.
A variedade de ritos, assinalou, "não quebra a unidade da Igreja, antes pelo contrário, é para que essa quebra não exista que o Papa faz esta concessão".
A celebração dos Sacramentos segundo o antigo Rito exige pessoas "preparadas", mas D. Carlos Azevedo indica que "a maioria dos padres" não conhece o ritual nem nunca celebrou no mesmo.
Comentando este "desejo do antigo", o secretário da CEP pede mais qualidade nas celebrações, segundo o novo ritual, desde a música às homilias, respondendo às "verdadeiras aspirações" dos fiéis.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 17:13

Bocejo x 2. Parabéns ao teu lobby, VMTH.

Confesso que se não te visse aqui a espumar de alegria e a tentar tirar daqui grandes vitórias, até teria muito interesse em experimentar a "missa velha". Deve ser esteticamente interessante.

Mas se esta vem conotada com um espírito anti-concílio, não, obrigado.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 17:48

VMTH,

depois de mais de 40 anos de desconstrução, é claro que não teríamos sacerdotes preparados para este rito, infelizmente, e pior muitos padres totalmente contrários a esta missa. É até engraçado, pois o CVII ensina até a ser tolerante com hereges então por que essa intolerância de uma parte do clero com este rito?? Contradições pós conciliares.
Quem não entende a grandiosidade e a sacralidade deste rito, onde tudo é voltado para Deus e não somente para o povo, acha que a diferença é só estética, de gosto.

VMTH realmente é uma alegria este motu próprio, o motu+a carta do papa, não deixa margem para missas shows, missas palhaços, missas em barzinhos, missas onde vemos mais um showzinho dos músicos do que verdadeira adoração. Claro que haverá os desobedientes que preferem continuar consultando o umbigo a escutar o que a Igreja diz.

Vamos agradecer a Deus por esta vitória. Sim, pois haviam pessoas militando contra este motu próprio. É como o Papa Bento XVI disse ao padre da paróquia que frequento: Cristo proverá!

Simone

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 17:56

Citação:
Simone
acha que a diferença é só estética, de gosto.

A diferença é exactamente de quê, então, Simone?

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 18:02

Zé,

tens "abertura de espírito" para entender a explicação? Se tens então posso ir mostrando as diferenças que são muito mais que meramente estético.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 18:17

Se explicares as diferenças por tuas palavras e sem defender nenhuma agenda, tenho. Até estou interessado em saber! Agora se falares de clivagens tipo modernistas/tradicionalistas ou se vieres com uma lógica de isto ser uma vitória numa guerra, não tenho abertura de espírito nenhuma.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 18:52

Mas afinal que é esse Monsenhor Brandolini???

É um Bispo Católico?


JMA

O Lefevre tentou destruir a Igreja ????

Por amor de Deus quando o Papa escreve a carta que escreve onde o cita e abre o coração, penso que não é exagerado vir com esses termos.

Aliás em tempo de reconciliação e reunião não é recomendável viar com tais afirmações.

Quam são os Bispos Cismáticos ? Ao que sei não houve nenhum cisma. Os ordinários são reconhecidos como tal e o Papa igualmente. Só há cisma quando há intençã de criar uma Igreja paralela com jurisdição o que não é o caso.

O que houve foi um acto de desobediencia grave o acto poderia ser um prenuncio de um cisma mas de facto não acontenceu porque Mons Lefevre nunca pretendeu criar uma Igreja à parte. Manteve-se em desobediencia.

È verdade que estão excomungados mas posso adiantar que o Papa já anunciou que está disposta a emitir um decreto de levantamento de excomunhão do Bispo Lefevre e dos 4 bispos sagrados.

Será o passo final para a reconciliação.

Vai demorar tempo mas havemos de lá chegar.

Entretanto no nosso Portugal vão surgir grupos a rezar a Missa Tridentina.

Este Domingo será em Vila Vicosa.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 20:26

Citação:
E s7v7n se achas que exagero quando falo em "quem não é como nós, é contra nós", devias ler bem o que escreves. Estás sempre a "mandar embora" quem não concorda com a hierarquia.
Errado. Eu apenas constato inúmeras opiniões de certas pessoas que não são apenas criticas construtivas. É dizer mal da Igreja constantemente, porque a mesma não está à sua maneira. Tipo abortos e o resto da lista que geralmente anda na cabeça das pessoas. E agora a maneira como tratam este assunto do rito Tridentino é deveras impressionante.
Ficam tão aborrecidos porque são confrontados, mas esquecem-se que geralmente para se pertencer a algo, convém aceitar o que a mesma diz. Geralmente.E ninguém falou de palas nos olhos e robôs.

Cassima
Citação:
Tu conheces o Monsenhor Brandolini, escritos dele ou as razões que o levaram a dizer o que disse?
As razões? Não sabes quais foram as razões? Então não sabes que foi por o Papa ter aprovado a liberalização do rito Tridentino. E o que ele disse não calha nada bem para uma pessoa com a sua posição.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 20:37

Cara Cristina,

A minha intervenção é em resposta à posição do VMTH de que os lefebvrianos é que estão certos e todos os outros estão errados.

A minha posição já a exprimi. E sim, os bispos excomungados provocaram uma divisão na Igreja e eu considero essa divisão inaceitável.

Como qualquer outra divisão, como já muitas vezes referi.

Como dizia esse grande teólogo que é De Lubac podemos não concordar com a Igreja mas ela é a nossa Mãe.

E aqueles que provocam divisões na Igreja não poderão contar com a minha simpatia.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de July de 2007 22:29

Não é propriamente o texto que estão a debater mas acho que está relacionado.

Considero importante que se saiba, para o debate prosseguir


Na agência Ecclesia 11/7/07

Aqui vai:

«Vaticano aprova celebrações em línguas indígenas do México

O bispo mexicano de San Cristóbal de las Casas, D. Felipe Arizmendi Esquivel, anunciou a aprovação vaticana que permitirá celebrar a Santa Missa nas línguas tzeltal e tzotizil.

Situada numa das áreas indígenas de maior densidade no continente americano, a diocese mexicana de San Cristóbal de las Casas, no estado de Chiapas, foi uma das grandes impulsoras do trabalho necessário à adaptação litúrgica das línguas indígenas.

O Vaticano declarou válidas as traduções dos textos litúrgicos em tzeltal e tzotzil, duas das 50 línguas indígenas que ainda são usadas pelos habitantes do México. Antes disso, tinham sido declaradas válidas algumas traduções de textos litúrgicos em rarámuri, falado pelos tarahumaras - do norte do estado de Chihuahua - e maia, que os indígenas da península de Yucatán falam.

"Os colaboradores do Papa Bento XVI valorizam o que fizemos para que nossos povos indígenas celebrem os sagrados mistérios no seu próprio idioma", indicou D. Arizmendi Esquivel.»

Que acham? É uma achega?

(Se os moderadores considerarem que não tem lugar neste tópico agradeço que o retirem. Colocá-lo-ei num novo tópico. Acho que tem todo o interesse e que cabe dentro dos objectivos do fórum.)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 01:27

Citação:
Maria José Ribeiro
«Vaticano aprova celebrações em línguas indígenas do México

O bispo mexicano de San Cristóbal de las Casas, D. Felipe Arizmendi Esquivel, anunciou a aprovação vaticana que permitirá celebrar a Santa Missa nas línguas tzeltal e tzotizil.

Situada numa das áreas indígenas de maior densidade no continente americano, a diocese mexicana de San Cristóbal de las Casas, no estado de Chiapas, foi uma das grandes impulsoras do trabalho necessário à adaptação litúrgica das línguas indígenas.

O Vaticano declarou válidas as traduções dos textos litúrgicos em tzeltal e tzotzil, duas das 50 línguas indígenas que ainda são usadas pelos habitantes do México. Antes disso, tinham sido declaradas válidas algumas traduções de textos litúrgicos em rarámuri, falado pelos tarahumaras - do norte do estado de Chihuahua - e maia, que os indígenas da península de Yucatán falam.

"Os colaboradores do Papa Bento XVI valorizam o que fizemos para que nossos povos indígenas celebrem os sagrados mistérios no seu próprio idioma", indicou D. Arizmendi Esquivel.»

Que acham? É uma achega?

Isso faz mais sentido, celebrar os sagrados mistérios no próprio idioma. Pelo menos os índios vão entender o que se passa, já que em alguns lugares o mesmo não se pode dizer de quem não fala latim.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/07/2007 01:29 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 09:01

O Motu Proprio já está a dar frutos.

O Bispo da FSSPX Mons Galaretta em declarações à Cadena CER admite que a FSSPX pode voltar à plena comunhão com Roma.

O Papa deu já mandato ao Cardeal Castriyon Hoyos para propor os termos do entendimento com os descipulos de Lefevre.

Da parte de Roma havérá um levantamento da excomunhão e reabilitação de Mons Lefevre.

A FSSPX tornarse-se -á uma Congregação de Direito Pontifical e estatutátiamente os seus membros apenas celebrarão a Missa de Pio V e poderá ter casas e capelas em todo o mundo, bem como seminários proprios.

Roma iniciará debates teológicos com Padres da FSSPX sobre a compatibilidade do Concilio com a Tradição (Lex Orandi / Lex Credendi).

Dentro de dois anos a reunião deverá ser um facto.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 09:49

Citação:
Cristina
A FSSPX tornarse-se -á uma Congregação de Direito Pontifical e estatutátiamente os seus membros apenas celebrarão a Missa de Pio V e poderá ter casas e capelas em todo o mundo, bem como seminários proprios.


Citação:
Carta do Santo Padre Bento XVI aos Bispos do todo o mundo
Obviamente, para viver a plena comunhão, também os sacerdotes das Comunidades aderentes ao uso antigo não podem, em linha de princípio, excluir a celebração segundo os novos livros. De facto, não seria coerente com o reconhecimento do valor e da santidade do novo rito a exclusão total do mesmo.


Como é que a tua afirmação, se adequa à frase do Papa Bento XVI na carta que escreveu? Não há aqui uma contradição?!

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 09:56

Citação:
João (JMA)
Cara Cristina,
A minha intervenção é em resposta à posição do VMTH de que os lefebvrianos é que estão certos e todos os outros estão errados.

A minha posição já a exprimi. E sim, os bispos excomungados provocaram uma divisão na Igreja e eu considero essa divisão inaceitável.

Como qualquer outra divisão, como já muitas vezes referi.

Como dizia esse grande teólogo que é De Lubac podemos não concordar com a Igreja mas ela é a nossa Mãe.

E aqueles que provocam divisões na Igreja não poderão contar com a minha simpatia.


Nem mais!


Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 09:58

Cara Cristina,


Deus queira que assim seja!

Roma volta a acolher a Tradição católica, tão mal-tratada, humilhada, ostracizada, perseguida, excomungada...

Desde 1988, SEMPRE acreditei que a excomunhão eclesial desse grande vulto da Santa Igreja Católica, o Arcebispo Mons. Marcel Lefèbvre timha sido um erro crasso do Papa João Paulo II. Bem, talvez até não dele (não quero "perturbar" o seu processo de beatificação, Deus me livre!!!) mas pressionado pela influente Conferência Episcopal Francesa o tenha levado a esse acto tão infame.

Para quem acompanhou, relativamente de perto esse mediático processo na altura, sabe bem o que digo. Aliás, o actual Papa, na altura o Sr. Cardeal Joseph Ratzinger, teve a oportunidade de acompanhar por dentro tudo aquilo, e ele, melhor que ninguém, sabe perfeitamente que a "excomunhão" e subsequente ostarcismo da sacrificada Fraternidade Sacerdotal S. Pio X (FSSPX) tinha sido uma injustiça que iria ter consequências nefastas.

Fuicarei feliz com Roma a acolher, de novo, no seio da Igreja - onde aliás de onde nunca saíu - os heroícos bispos, padres, seminaristas e fiéis da FSSPX.

A hora é de Oração e de Louvor.
Convido-os a todos a terem presentes nas vossas orações esta intenção, tão pertinente para a "saúde" da nossa Santa Igreja.
(Nunca compreendi bem, como a Igreja pós-Conciliar, tão ecuménica e próxima com os não-católicos e mesmo com os não-cristãos, "EXCOMUNGAVA" aqueles que são baptizados em Cristo e católicos a 100%!!!).

Lembro também a todos, que temos aqui na cidade de Lisboa, uma capelania activa da FSSPX desde os anos 80, dirigida por um santo sacerdote, onde diáriamente às 19H00 se celebra a Missa de Sempre da Igreja, a Missa Tridentina (aos Domingos às 11H00).
Caso a Igreja diocesana de Lisboa decidir enraivecida e teimosamente "ABORTAR" o Motu Proprio de Sua Santidade, (como consideram possivelmente fazer!) sempre temos o que sempre tivemos, a Capelania da FSSPX!


Um abraço a todos, em Cristo, do

VMTH

STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 10:28

VMTH

O Motu Propio não dá o direitos aos Bispos para proibirem a Missa Tridentina.

Se um Padre quiser rezar a Missa, pode determinar um horário e anunciar tal facto aos fieis que se quiram juntar.

É como que um "direito de cidadania dos padres" a celebração da Missa na forma tridentina do rito latino não está sujeita a qualquer autorização.

Devemos rezar pela reunião dos catolicos mas claro também pelo fim dos actos de desobediancia da FSSPX.

Só assim será possíve a reunião

Cristina

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 10:57

Cassima, continuo a achar que seria bom que esclarecesses porque achas que a
"missa tradicional" é melhor.

Página actual: 11 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.