Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 22:38

Caro Diogo,

Uma das diferenças com os ortodoxos é precisamente no credo.

Mas concordo que nao estamos muito longe deles.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 22:43

Citação:
Tilleul
Cristina,
Não estou a contar tropas, mas simplesmente a mostrar-te a insignificância que tem no universo católico a questão do rito. Tal como dizes, é acessório por isso não deveria ser uma prioridade do Papa.


Não me parece que seja uma prioridade do Papa. Concordo que a questão tem pouca importancia. A maior importancia advem da possibilidade de diminuir as divisões da Igreja, o que me parece bem... a não ser que consideremos que estas coisas do ecumenismo estão bem com todos menos com os diabolicos adeptos do rito tridentino.

Mas se a questão não tem assim tanta importancia, e não tem, porque a reacção agressiva e hiperbolica que tiveram tu e o firefox?
Não acham que fizeram um tempestade num copo de água?
Francamente acho as vossa reacções quixotescas, vêm gigantes aonde estão moinhos de vento.

Quanto à associação entre conservadorismo religioso e conservadorismo liturgico lembro que os movimentos carismaticos são muito conservadores e no entanto liturgicamente não o são.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/07/2007 22:53 por camilo.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 22:53

Em relação a Dogmas a minha opinião é de que a Bíblia os tem suficientemente e não são precisos mais.
Mais importante que os dogmas é o programa que esta encerra, a aplicar a todos e cada um e que está por cumprir. É preciso, por exemplo, reunir a humanidade num só Povo, mas respeitando a individualidade de cada pessoa.
Para haver unidade temos de ir à raiz da diversidade e isso supõe reunião, oração e boa-vontade.
É natural que a igreja seja diversa, pois que Jesus Cristo enviou pelo menos doze discípulos pelo mundo inteiro. Haver um Bispo que sozinho quer dar ordens a todos os outros não faz de facto sentido. Aliás cada vez mais, sem prejuizo das competências individuaais, é dada importância ao trabalho de equipe. Até Deus trabalha em equipe. E a visão que o Apocalipse dos dá da Igreja é de uma reunião à volta de quatro viventes e vinte e quatro anciãos. Também a Ciência funciona de forma maiêutica, pois que os postulados e inovações são abordados e discutidos de forma aberta. Mas às vezes dou comigo a pensar que continua a haver quem queira impingir Jesus Cristo ou companhia como os chefões fascistas de serviço.

*=?.0

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 00:53

JMA, pois eu acho que o credo é completamente igual, incluindo a parte "católica e apostólica". Só a interpretação dessa parte é que difere. Para eles, a igreja ortodoxa é a verdadeira católica, e a nossa é católica por ser universal. Dizem que nós nos separámos da "árvore da vida" e que somos nós os cismáticos. Mas isso é corrigível...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 08:44

Camilo,

Dizes tu:
a não ser que consideremos que estas coisas do ecumenismo estão bem com todos menos com os diabolicos adeptos do rito tridentino.

O personagem do PNR queixa-se de falta de sentido democrático com o seu partido. Achas que esse senhor tem intenções de ser democrático? Achas que se esse senhor estivesse no governo iria ser democrático? O mesmo aplicamos ao ecumenismo, achas que as associações tradicionalistas têm vontatde de ser ecuménicas? Achas que se a sua visão fosse levada a sério, haveria ecumenismo?

Citação:
Camilo
Francamente acho as vossa reacções quixotescas, vêm gigantes aonde estão moinhos de vento.

Pode até ser que seja, mas por favor comenta:
Citação:
Orlando Fidelli
Sem pretender-se tal, o Motu Proprio de Bento XVI, como dizem os italianos, "è proprio um terremoto". É mesmo um terremoto.
Ó Terremoto imensamente desejado que causará a ruína, o desmoronamento e o sepultamento da Nova Igreja Modernista nascida do Concílio Vaticano II!

Citação:
JSarto
Agora, só resta esperar com tranquilidade a dita publicação, a fim de aquilatar o seu efectivo conteúdo, e continuar a rezar para que o Santo Padre Bento XVI, no ano em que se comemora o centenário da "Pascendi", de São Pio X, possa prosseguir firmemente a sua intenção de restaurar a Igreja Católica.

Isto são exemplos que eu conheço...

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:00

Concordo com o Camilo

Não podemos ser muito Ecumenicos para fora e depois cá dentro procurar ostrasizar e guetizar.

A união dos Cristãos deve começar dentro da Igreja Católica e esta passo do Papa é essencial para curar uma ferida que estava aberta.

Só na Fraternidade de São Pio X existem mais de 500 Padres e 250 seminaristas. É essencial que se dêem passos para que voltem à plena comunhão como já fizeram os Padres de Campos.

A liberalização da Missa, o Acordo com Campos (que aceita o Concílio) são passos importantes.

Claro que haverá com certeza uma franja radical que ficará de fora. Pois que fique de fora e deixem os moderados voltar à plena comunhão.

Sempre que há Padres e fieis que voltam à plena comunhão é um dia de festa para a Igreja.

Por isso confesso que me desagrada bastante o tom desconfiado de alguns posts.

Confiem no Papa, na sua autoriade.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:09

Sancta Maria, Mater Domini, ora pro nobis pecatoribus, pecatoribus.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:44

Concordo que a integração dos que se afastaram é uma coisa boa. Mas não deve ser feita de qualquer maneira. Porque se o que interessa é reunir os que se afastaram condescendendo com eles, então porque não voltar mais atrás, a todos os que se afastaram (que serão bem mais de 500 + 250)?

Resumindo: não acho mal que seja autorizado o rito tridentino para as pessoas que estão em comunhão. Acho mal que tenha sido feita para trazer pessoas que não querem estar em comunhão.

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:47

Citação:
Tilleul
"Ainda hoje penso porque haveria de ser se tivesse passado 2 anos como voluntário em Fátima."

Não percebi... Desvalorizas o voluntariado feito em Fátima? Achas que serias pior pessoa ou pior cristão se lá tivesses estado em vez de Taizé?

Abraço

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:53

Cristina,

Mas qual é a vontade reconciliação da FSPX?

Não continuam eles a dizerem que o Concílio é errado?

Serei que estarei a falar para o boneco? Qual é a parte que não percebes que os passos para uma aproximação terão que ser mútuos?

Esta é a posição da SSPX:
Citação:
SSPX - Question 6
...we refuse ...to follow the Rome of neo-Modernist and neo-Protestant tendencies which became clearly manifest during the Second Vatican Council and, after the Council, in all the reforms which issued from it. (Declaration of Archbishop Lefebvre

Esta é a posição da FSPX
Thus, seminaries, for example, are told they must no longer proselytize, evangelize or convert non-Christians. They must, rather, engage in dialogue in order to direct their flocks toward self-discovery and the realization that their faith is, after all, as valid as our own. This, of course, is heresy, pure and simple, and has had the predictable effect of numbing in a very short time the Church's entire missionary spirit. It goes without saying that, having killed the missionary spirit, the priestly spirit itself will cease to exist.

Isto também é a posição da FSPXThe Mass has become a meal. Relics signify that the martyrs had offered themselves as a sacrifice in union with Our Lord. You can understand just how grave it is to abolish these magnificent symbolisms, and to what extent all that is most sacred in the holy Catholic religion, is being tampered with. And all of this tampering penetrated the Church at the Second Vatican Council.

E qual é a posição dos Padres de Campos?
No seu sitio, nem uma palavra. Nada.

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 09:54

Cassima,

Não desvalorizo nada. Só que tenho a certeza que seria uma pessoa diferente.

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 10:25

---Chave---

Os Livros estão abertos.
Das fontes de luz
brotam rios de vida.
Bem-vindos
à festa da comunicação
na raiz da diversidade.
Unir é reunir.
---
Até a FSPX necessita de falar Inglês. O latim tem história, mas tem manifestas deficiências de estrutura para ser uma língua viva de comunicação. Everybody speaks English.

*=?.0

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 10:55

Tilleul

Os Padres de Campos continuam a combater algumas interpretações do concilio. Tal como a FSSPX. A solução está interpretar o Concilio de acordo com a tradião e à luz da tradição. É impossível para um católico tomar posição a favor do Vaticano II contra Trento ou o Vaticano I. Quem aceita o Vaticano II, afirma ao mesmo tempo a ininterrupta tradição da Igreja, em particular os dois concílios precedentes. É impossível ser a a favor de Trento e do Vaticano I contra o Vaticano II. Quem nega o Vaticano II, nega a autoridade que sustenta os outros dois Concílios e, dessa forma, os separa de seu fundamento. Do mesmo modo´não é possível ser a favor do Concilio Vaticano II contra o Concilio Vaticano I e Tranto.

Vejo perfeitamente possível que a FSSPX volte à plena comunhão e seria um dia de festa. Não tenho ilusões e haverá com toda a probabilidade um grupo de radicais que negerá um ententimento e ficará de fora. Paciencia.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 11:01

Acaba de ser publicado na agencia Eclesia a noticia de que amanhã será publicado o Motu Proprio.

O documento terá o nome de "Summorum Pontificum" (Dos Maiores Pontifices) e aprova a utilização universal do Missal promulgado pelo Beato João XXIII em 1962, com o Rito de São Pio V, utilizado na Igreja durante séculos.

O Papa estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio.

A publicação do documento de Bento XVI será acompanhado por uma "longa carta pessoal do Santo Padre a cada Bispo".

Esta aprovação universal significa que a Missa do antigo Rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica (licença ou indulto) de um Bispo.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 11:33

Deixem-me insistir na minha mensagem de 03 de Julho de 2007 13:13.

Citação:
Cassima
"Como é que se vão realizar, na prática, essas missas? Já há alguma ideia?

Sabe-se que tem de haver 30 ou mais pessoas a pedi-la e haver um padre que se disponibilize. Mas serão missas fora dos horários normais das paróquias? Ou um dia alguém pode chegar à igreja para ir à missa de domingo, por exemplo, e encontrar uma missa em latim porque 30 paroquianos pediram e o padre aceitou?

Como é que as coisas estão a ser pensadas?"

Ou ainda ninguém pensou em nada?!...

Abraço

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 12:27

Cassima

O que está pensado é que se criem horários para as Missas Tridentinas.

Desde que haja um grupo de 30 paroquianos a solicitar o Pároco deverá determinar um novo horário para a Missa Tridentina.

Assim por exemplo se uma Paroquias tem Missas às 8 às 12 e às 19 e existe um grupo de Paroquianos que quer celebrar a Missa Tridentina então o Paroco deve criar uma nova celebração por exemplo às 18 ou 11.

Os Padres não precisam de autorização do Bispo e não são obrigados a celebrar a Missa Tridentina (podem não saber ou não querer), nesse situação os paroquianos podem recorrer ao Bispo que deverá indicar um Padre disponíve.

Podem ainda ser celebrados casamentos, batizados no rito antigo sem qualquer necessidade de autorização do Bispo em todo o mundo . Basta que o Padre esteja disponível.

Nenhum Padre deve ser obrigado a celebrar a Missa Tridentina e está previsto que existam congregações em que os Padres apenas celebram a Missa Tridentina. Mas os Padres diocesanos deverão também sempre celebrar a Missa Nova e em todas as Paroquias a Missa Nova haverá sempre.

Parece-me equilibrado

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 12:56

Basta UM "grupo de 30 paroquianos "???? "O Paroco deve criar uma nova celebração"???

EStamos a brincar?

Com tanta falta de Padres que há por este país fora, com tantas comunidades que estão privadas da Missa dominical por insUfIciência de padres, com tanta sobrecarga qque têm a maior parte dos padres para responder ás várias solicitações, seria verdadeiramente escandaloso que grupos minoritários de trinta pesssoas se arroguem o direito de ter missas a la carte. Quando outras comunidades bem mais numerosas estão privadas de Missa por escassez de recursos.
Confiemos no bom senso dos Bispos.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 06/07/2007 12:58 por catolicapraticante.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 13:52

acho que aonde se lê "deve" devia antes dizer-se "pode".
Se não se fazem missas para grupos de imigrantes dezenas de vezes mais numerosos.
Acho que deve ser a 1ª vez que estou de acordo com a CP.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 14:05

Talvez num paróquia de uma cidade relativamente grande, isso possa acontecer Cristina. De resto, pela experiência que tenho do interior, e de terras que ficam sem missa no domingo por sobrecarga do pároco (além do facto de que eles não devem ultrapassar um determinado número de missas por dia), parece-me que vai ser bem rara.

Por outro lado, também concordo que, se o número de pessoas para a missa tridentina for pequeno, vai parecer descriminação e descaso pelos outros que não têm nenhuma.

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 15:47

Cassima e Católica

Naturalmente que os Padres terão de ter disponibilidade. Não faz sentido que um Bispo que tem dificuldade em tr Padrs em toras a Paroquias da sua diocese seja obrigado a arranjar Padres para rezar a Missa Tridentina.

Mas desde que haja um Padre disponível e um grupo que solicite não será necessário a autorização de um Bispo.

Claro que na Provincia a questão não se colocará muitas vezes nem há 30 paroquianos quanto mais interessado numa Missa Tridentina.

Mas nas grandes Cidades há muitas Paroquias em que os Padres têm disponibilidade para rezar mais Missas. Há até muitos que estarão interessados.

Na pratica o que vai acontecer naturalmente é que os Padres dos movimentos que rezam a Missa Tridentina vão aproximar-se e integrar-se na plena comunhão e vão ter Igrejas proprias que as dioceses disponibilizem para ser celebrada a Missa Tridentina.

Por exemplo em Lisboa há muitas Igreijas fechadas e o natural que aconteça é que se existir um entendimento entre a FSSPX e Roma, que seja entregue uma Igreija a esses Padres que celebrarão a Missa Tridentina regularmente em plena comunhão.

Esporadicamente existirão comunidades que terão a disponibilidades dos Padres para terem uma Missa dominical num horário a combinar na forma Tridentina.


E assim todos ficam contentes.

Cristina

Página actual: 8 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.