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Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:01

É óbvio que Maria é usada como personificação da grande Deusa-Mãe. Mãe de tudo e de todos. É claro que vivemos em tempo de liberdade religiosa, mas não alinho em fantasias mitológicas.Segundo o que está escrito na Bíblia, Maria é a cheia de graça e a Mãe do Senhor. Nisso alinho e em incocar o seu nome na comunhão dos Santos, também. Mas o endeusamento de Maria às vezes é de tal ordem, que até parece que Jesus cristo era ateu. Aí surge a divisão, porque circunscrever Deus é esmagar a pessoa humana.

*=?.0

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:01

Só referi a idolatria por causa da divinização de Maria.

Divinizar Maria é uma idolatria, que nada tem a ver com toda a postura de Maria em relação a Cristo: é precisamente o oposto das palavras de Maria "Fazei o que ele vos disser".

Em suma: quem idolatrar Maria, ou não é católico, ou é um católico com muitas confusões na cabecinha... Independentemente de ser padre e suar em bica...

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:05

Não Albino,

Maria é a mãe de Deus e a mãe da Igreja.

Ou seja a Mariologia só existe ou em referência à Cristologia, ou em relação à Eclesiologia.

A sua posição na Igreja é fundamental, tendo em vista estas duas realidades.

Mas não é a 4ª pessoa da Santíssima Trindade.

A teoria de Maria como Deusa-Mãe aparece com o Iluminismo para a desqualificar.

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:34

A propósito do uso do latim na missa gostaria de acrescentar umas coisas.

Apesar de um pouco longo, pelo que desde já peço desculpa, solicitava os vossos comentários ao seguinte:

Quod per litteras a me petis, ut de mea peregrinatione ad te scribam,
omnia ex animi voto contigissent, si tuo complexu frui potuissem,
quem si semel nactus ero, nunquam me patiar a te divelli. Nam cum
Adriatici[1] maris littora post difficilem navigationem legissemus,
Venetiam appulimus, omnium fere gentium vel potius[2] orbis universi
portum communem, quia non modo adspectu et hospitio peregrinorum Veneti
delectantur, sed etiam illic summa cum libertate vivi potest; et cum
caeteris civitatibus et regionibus civilia bella aut tyrannorum
metus aut vectigalium acerbae exactiones aut studiorum cujusque[3]
molestissimae inquisitiones impendeant, haec sola propemodum civitas
omnibus his servitutum generibus immunis et libera mihi videtur.
Quo fit, ut illuc[4] undique confluant, qui summa cum libertate ac
tranquillitate[5] vitam agere decreverunt, seu ad mercaturam seu
ad opificia seu ad otia liberis hominibus digna animum adjungant.
Percommode vero accidit, quod cum litteratos homines ac virtutis
studiosos conquirerem, _Paulum Coronaeum_ nactus sum, qui per omnes
urbis angulos litterarum et antiquitatis monumenta omnia studiose
investigabat seque litteratissimis hominibus et illos sibi arctissima
societate sic conjunxerat, ut domus ejus sacrarium Musarum ac virtutum
haberetur. Et quoniam corporis habitu admodum tenui ac viribus
imbecillior erat, quam ut maris jactationes aut longas
peregrinationes[6] ferre posset, at incredibili desiderio teneretur,
diversarum gentium linguas, studia, ingenia, mores, virtutes
percipiendi, ac convictum domesticum adsciverat, homines peregrinos
_Fridericum Podamicum_, _Hieronymum Senamum_, _Diegum Toralbam_,
_Antonium Curtium_, _Salomonem Barcassium_[7], _Octavium Fagnolam_[8],
qui tametsi bonarum artium instructissimi essent disciplinis, singulari
tamen quisque scientia caeteris praestare videbantur. Cura autem in
aedibus Coronaei simul habitarent, ex omnibus fere orbis regionibus si
quid novum aut scitu dignum contigisset, facile ab amicis, quos Romae,
Constantinopoli, Augustae, Hispali, Antwerpiae, Lutetiae conquisierant,
litterarum ope intelligebant. Nec vero solum urbanitate sermonis ac
morum suavitate, verum etiam innocentia atque integritate tanta
vivebant[9], ut nemo tam sui similis quam omnes omnium viderentur;
quippe nulla contentione verborum aut vincendi[10] cupiditate, sed
omnes studio discendi ferebantur, itaque omnes cogitationes ac studia
ad verum decus traducebant. Illud autem optimum, quod Coronaei domus
cum infinita librorum ac veterum monumentorum varietate ac copia, tum
etiam instrumentorum seu ad musicam seu ad omnes artes mathematicas
refertissima esset; nihil tamen rarius mihi visum est, quam pantotheca
quadrata sex pedum. Divisio cujusque pedis in sex apothecas numerum ex
quadrato triginta sex in se ducto conficiebat capsulas 1296. Senarium
autem selegerat, quod is numerus solus inter reliquos[11] perfectus
esset ac latissime in universa natura pateret, non modo ad plurium
animantium aetates, quae in hoc numero terminantur, verum etiam quod
in tota natura sex corpora tantum sint perfecta, sex tantum colores
simplices, sex sapores simplices, sex harmonici concentus, sex tantum
metalla simplicia, sex locorum situs, sex etiam sensus cum sensu
communi.

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:38

Tradução, Please!!

católica praticante

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:43

Deves ter muita razão, com certeza! :))

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:44

Sic transit gloria mundi! :))

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:55

JMA

Não te esqueças de colocar ao lado a tradução em Português. Como nos Missais que os fieis acompanham a Missa Tridentina.

Eu quando vou ao cinema ver filmes prefiro a versão inglesa do que dobrada. Mas com legendas.

Como na Missa e já agora seria bom também nos teus Posts.

Cristina

Tilleul

Não vamos agora entrar num concurso "a minha comunidade é maior que a tua". Não é isso que interessa. O importante é que há lugar para todos na Igreja Catolica Romana, para dos que gostam de Taizé, os Focolares, e também os movimentos "tridentinos".

É esta diversidade que faz a riqueza da nossa Igreja. Todos nos devemos algrar pelo facto de, debaixo da autoridade do sucessor de Pedro, existirem várias formas de viver a Igreja.

Unidade no essencial, liberdade no acessório, caridade em tudo.

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 17:56

Tradução???

Então, é em latim...

Não me digam que não percebem...

Aguardemos os entendidos na matéria...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 18:01

Citação:
Tilleul
"Quem não vai a Fátima uma vez por ano, não é bom católico."

Então nunca serei um "bom católico", nem jamais vou quer sê-lo, mas quem sabe um dia visitasse Meca... cada coisa. Esses romanos são uns loucos! O Obelix é que estava certo. Hahaha...

Citação:
Tilleul
Admirado perguntou-me:
"Só tem uma loja???"

Sorri. Disse adeus e fui almoçar...

Ainda bem que não disse que não vendiam um pé de Jesus na loja, nem tb ossos de santos. O homem poderia perder a fé.

Esses meus irmãozinhos católicos me aprontam cada uma. A gente sofre mas se diverte ;)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 18:20

Interessante essa idéia de uma missa para cada gosto, e no lugar do ecumenismo propor o egomesmismo. É um bom modo de voltar à "tradição" essa coisa, qdo havia a missa para os senhores e a missa para os vassalos e não uma única Assembléia. Isso de se misturar os fiéis dá muita confusão. A igreja não tem que se dar com o mundo, nem um católico com os outros.

Se calhar que se reforcem tb as missas particulares das prelaturas e das ordens religiosas, com sacerdotes "especialistas" para esse ou aquele grupo. Cada católico tb deveria ter seu próprio kit-missa, abastecido regularmente com pedacinhos de Jesus.

Paz e Fogo.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/07/2007 18:21 por firefox.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 18:43

firefox,

Acho incrível que não respondas à minha mensagem de hoje a propósito do uso do latim na missa.

Pacem et Bonum

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 19:00

JMA:

SE a Missa em latim é como o texto que postaste, só me posso render á minha ignorãncia e deixar a santa missa para outros mais sapientes e eruditos..

Nota _ Do longo texto em latim surge repetitivamente vezes a palavra sex:
"quadrata sex pedum. Divisio cujusque pedis in sex apothecas numerum ex quadrato triginta sex in se ducto conficiebat capsulas 1296. Senarium (....) in tota natura sex corpora tantum sint perfecta, sex tantum colores simplices, sex sapores simplices, sex harmonici concentus, sex tantum metalla simplicia, sex locorum situs, sex etiam sensus cum sensu communi.".. etc. etc...

Alguém traduza tanta insistência na palavra...

católica praticante

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 19:22

Aos desavisados, o João postou o primeiro paragráfo do "Liber Primus" do livro "Colloquium Heptaplomeres de abditis rerum sublimium arcanis(Colóquio dos sete a respeito de Segredos sobre o Sublime)" de Jean Bodin, ex-carmelita, precursor de idéias como a separação entre igreja e estado e o mercantilismo, que escapou da morte na fogueira em 1547, por alegar que seus escritos não eram seus, mas de um hononimo, sorte que seus 2 companheiros não tiveram.

Nesta obra o 'Heptaplomeres', que ele sequer teve coragem de publicar em vida, ele expões sua posição em favor do que dizia ser um espiritualismo racional, uma busca para os princípios da religião universal, idéias que o levaram a ser acusado de ateísmo.

"Heptaplomeres é uma busca conduzida por um católico, um luterano, um calvinista, um pagão, um judeu, um maometano e um naturalista pela Urreligion, o núcleo arcaico da verdade religiosa, que está incluído em todas as religiões deles, e que, restaurado à sua simplicidade original, reunirá a todas. Este núcleo é finalmente encontrado no decálogo, que é 'ipsissima lex naturae' (1). Os princípios pelos quais esta busca é dirigida, assim como sua conclusão, são judaicos: a verdadeira religião deve ser absolutamente monoteísta e deve fornecer uma Lei, um sistema ético rígido e preciso baseado em recompensas e punições. O cristianismo fracassa nas duas coisas e é rejeitado. (2)" (WALKER, p. 172)

Neste livro, Jean Bodin simplesmente:

- defende a impossibilidade da Encarnação,
- ataca a Santíssima Trindade,
- nega o pecado original,
- nega a Redenção,
- opõe-se à ética dos Evangelhos,
- ataca a autenticidade destes, baseando-se em Marcion, herege do séc. III condenado pelos Santos Padres (S. Irineu, S. Justino, S. Hipólito, S. Jerônimo, etc.), cujo sistema gnóstico, aliás, é descrito por Hans Jonas no capítulo 6 de seu The Gnostic Religion.

Encerremos com a seguinte passagem onde walker discorre sobre esta obra, que fala por si só:

"Os salmos hebreus são os únicos hinos antigos bons; todos os falantes em Heptaplomeres conseguem se unir nestes cantos de louvor ao Deus Único, enquanto todos os outros hinos são endereçados a 'deuses' inferiores, que na verdade são criaturas - e aqui Bodin dá uma lista de deuses pagãos, terminando com Jesus, Maria e os santos." (WALKER, p. 175)

Interessante o João citar este autor, muitos de seus eros são repetidos com razoável frequencia neste fórum, mas deixo aqui um conselho, gastar o seu latim com esse tipo de obra não vale a pena.

Apologeta - Apostolado Defesa Católica



Editado 3 vezes. Última edição em 05/07/2007 19:34 por Alessandro.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 19:25

A propósito, quanto ao latim na missa, quantos aqui podem dizer o que significa esta frase:

Citação:
Gn1,1
No princípio, Deus criou os céus e a terra.

Apologeta - Apostolado Defesa Católica

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 20:58

Cristina,

Não estou a contar tropas, mas simplesmente a mostrar-te a insignificância que tem no universo católico a questão do rito. Tal como dizes, é acessório por isso não deveria ser uma prioridade do Papa.

A não ser que alguém que utilize o acessório para chegar ao essencial... Isso volta a repetir é que me preocupa.

Citação:
Cristina
Unidade no essencial, liberdade no acessório, caridade em tudo.
Engraçado que a grande maioria de apoiantes da missa tridentina é avesso a esta frase.

Em comunhão

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 21:42

Enganas-te Alessandro.

O autor nao é esse, mas sim Joannes Bodinus. Ai esse latim...

E gostava de saber a tua opiniao.

Naturalmente que em latim, que é uma língua mais ... como direi...
adequada.

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 21:44

CP,

O latim é assim mesmo. Estamos a ler muito bem e ... saiem palavras menos próprias.

Parece uma obsessao, realmente...

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 21:57

Tilleul, mais alguém que concorda comigo na questão de Fátima.

Aliás, na Fé católica, existem os Dogmas relativos a Maria, (ou só um, não sei). Mas creio que estes não constituem entraves ao ecumenismo.

Com os Ortodoxos, acho que o facto de já haverem Cardeais do rito oriental reflecte a comunhão em que estamos. Para além disso, temos o Credo, igual.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 de July de 2007 22:34

Qual é agora o problema de Fátima? Onde é que a Igreja erra em Fátima?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

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