Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 14:42

Retirado do Público. Fui ao site do Vaticano mas não consegui encontrar o documento.





Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
20.06.2007 - 10h54 PUBLICO.PT


Se é católico e quer continuar a sê-lo enquanto conduz, mesmo naquelas alturas em que não consegue evitar um ataque de fúria, então o Vaticano tem dez conselhos para si. A Santa Sé divulgou os "dez mandamentos" do bom condutor, num primeiro sinal de preocupação com os acidentes de viação.

O "Guia de conduta pastoral para a estrada" apela aos condutores que respeitem os limites de velocidade, que evitem beber antes de conduzir, que não praguejem ao volante e que façam o sinal da cruz antes se lançarem à estrada.

O documento, de 36 páginas, publicado pelo concelho [sic] pontifício do Vaticano para as pessoas migrantes e itinerantes, determina ainda, em forma de mandamento, que um bom condutor católico não faz gestos obscenos pelo espelho retrovisor e presta auxílio a vítimas de acidentes sempre que possível, admitindo que a prática da condução possa despertar instintos primitivos como "praguejar, blasfemar e a perda de bom senso e do sentido de responsabilidade".

Para o cardeal Renato Martino, responsável pelo documento, esta posição do Vaticano é importante porque o automóvel assumiu um lugar preponderante na vida quotidiana: "Sabemos que, em consequência de transgressões e negligências ao volante morrem 1,2 milhões de pessoas todos os anos nas estradas", disse Martino. "É uma realidade muito triste e ao mesmo tempo um grande desafio para a sociedade e para a Igreja", afirmou.

De acordo com o repórter da BBC em Roma, David Willey, o limite de velocidade no Vaticano é de apenas 30 quilómetros por hora e o último acidente aconteceu há um ano e meio.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:33

ola
ora aqui esta uma optima tomada de posição por parte da Igreja.
Seria optimo que os Catolicos se preocupassem com estas coisas, de uma forma especial os Italianos que conduzem como loucos e para quem as regras não existem.

Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:36

É interessante deveras. Gostava e ver o documento com a publicação.

Lopes, os italianos são o máximo a conduzir. Nem esperam que o sinal abra. Avançam uns segundos antes. Sentidos proibidos, esquece. Passadeiras, muitas vezes é contornar os peões.
Para quem quer atravessar a rua, ou não tem medo e avança, ou então vai lá ficar eternamente.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:38

Era um mundo melhor se todos seguissem regras elementares ao conduzir. E tivessem em mente que mesmo a 30kms hora se pode matar alguém!

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:17

Aqui está a notícia da Agência Ecclesia de 19/6/07

> Vaticano publica «10 Mandamentos» da Estrada
O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI) publicou hoje os «10 Mandamentos» da Estrada, manifestando a sua preocupação pelos milhões de mortes e feridos provocados pelos acidentes rodoviários em todo o mundo.

O primeiro desses "mandamentos", significativamente, é "não matarás". Noutro ponto sugere-se que se convençam "os jovens e os menos jovens a não conduzirem quando não estão em condições de o fazer", numa alusão à condução sob a influência do álcool, entre outras situações incapacitantes.

No novo documento deste organismo vaticano, que apresenta "Orientações para a Pastoral da Estrada", são recordados os 50 milhões de feridos e os 1,2 milhões de mortos que, em todos os anos, são vítimas dos acidentes nas estradas de todo o mundo "na sequência de transgressões e da negligência" no cumprimento das regras de trânsito.

O Vaticano considera que esta "é uma triste realidade e, ao mesmo tempo, um grade desafio para a sociedade e para a Igreja".

Para fazer face a este drama, como referiu o Cardeal Renato Martino, presidente do CPPMI, aos condutores pede-se "controlo sobre si próprios, cortesia, prudência, espírito de serviço e conhecimento das normas do Código de Estrada".

Em conferência de imprensa, este responsável lembrou que, ao longo do século XX, estima-se que tenham morrido 35 milhões de pessoas nas estradas de todo o mundo, a que se somariam mais de mil milhões de feridos.

Comentando o 5.º ponto do "decálogo do condutor" - O automóvel não seja para ti expressão de poder, de domínio e ocasião de pecado - o Cardeal Martino pediu que sejam evitadas atitudes como "ultrapassagens perigosas", às quais o documento acrescenta "a falta de cortesia, gestos indelicados, insultos e blasfémias".

A utilização da estrada, indica o CPPMI, pode ajudar a exercer "virtudes cristãs", como "a prudência, a paciência e a caridade". O documento recomenda ainda que cada viagem seja iniciada com o sinal da cruz, colocando os passageiros sob "a protecção da Santíssima Trindade".

"Cada um, no âmbito das suas competências próprias, deve agir para criar uma consciência geral e pública no que diz respeito à segurança rodoviária e promover, com todos os meios, uma educação adequada dos condutores, dos passageiros e dos peões", concluiu o Cardeal Martino.

Decálogo dos condutores

I.Não matarás

II. A estrada seja para ti um instrumento de comunhão, não de danos mortais

III. Cortesia, correcção e prudência ajudar-te-ão

IV. Sê caridoso e ajuda o próximo em necessidade, especialmente se for vítima de um acidente

V. O automóvel não seja para ti expressão de poder, de domínio e ocasião de pecado

VI. Convence os jovens e os menos jovens a não conduzirem quando não estão em condições de o fazer

VII. Apoia as famílias das vítimas dos acidentes


VIII. Procura conciliar a vítima e o automobilista agressor, para que possam viver a experiência libertadora do perdão

IX. Na estrada, tutela a parte mais fraca

X. Sente-te responsável pelos outros


E então,o que acham?



Editado 1 vezes. Última edição em 20/06/2007 18:20 por Maria José Ribeiro.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:32

Isto pode aumentar a sinistralidade nas estradas... Já viram que os anti-católicos agora têm mais uma razão para «desobedecer»? Ir contra os «mandamentos do Vaticano»... Daqui a algum tempo as autoridades terão que iniciar uma campanha: «Se for anti-católico, não conduza!».

Alef

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:50

IV. Sê caridoso e ajuda o próximo em necessidade, especialmente se for vítima de um acidente

Eu diria também para ser caridoso para com os mais nabos a conduzir. Salvo seja.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 21:45

ISto é sério ? Pensei que fosse brincadeira ...

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 02:09

Ola a todos
Claro que é a sério, Chris nunca estiveste em Italia, pois não???
Nas Jornadas mundiais em Roma estivemos por diversas vezes a mm de sermos atropelados nas passadeiras e ainda por cima fomos insultados de cima abaixo por estarmos ali a atrapalhar o transito. Sinais vermelhos so servem para acelarar mais, sentidos proibidos esquece...

Assim com esta medida o vaticano zela principalmente pela saude e pela vida dos peregrinos...e pode ser que daqui a 30 anos chegue ca a Portugal.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 09:55

XI. Não conduza com a mão na buzina.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 10:42

Mais sugestões:

E não apite logo que o sinal fique verde!
Não conduza logo atrás do carro da frente.
Se vir que alguém está indeciso ou atrapalhado, dê-lhe espaço para poder manobrar com calma. A pessoa pode não conhecer a cidade/a estrada ou ter outras quaisquer razões. Certamente que não é por esperar cinco segundos que o mundo acaba.
Use os piscas para sinalizar mudanças de direcção! Os outros não adivinham.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 11:28

Houve um acidente? Na faixa de sentido oposto? Há rails pelo meio? Já lá estão bombeiros, GNR e tudo? Então não se faça de parvo, continue a viagem e não complique o trânsito.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 11:46

Excelente ideia!
Sobretudo quando tantos "bons católicos" são afectados pela Road Rage

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 21/06/2007 11:55 por catolicapraticante.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 11:55

Tinha-me esquecido dessa, Lena. Bem importante!

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 03:41

Mas já deram conta que é preciso alertar a sociedade ?...

O rumo que isto tomou no fórum é, na minha opinião, de mau gosto. Não percebo como se pode brincar... só se fôr para descontrair. Brinquem com outras coisas...

Temos de estar cada vez mais conscientes que somos responsáveis por todos.

Acho muito bem que esta iniciativa tenha sido tomada.

Isto é uma questão de cidadania e , que eu saiba, os cristãos são alguns dos cidadãos.

Que eu saiba a Igreja, não é para seres extra-terrestres... é para cidadãos , tem obrigação de zelar pelos valores, pela moral.

E tu e eu, se somos Igreja, temos esse direito que é, simultaneamente, um dever...

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 10:28

Qual brincar, Maria José? Nós estamos a acrescentar coisas, não estamos a brincar.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 11:15

Lembrei-me de mais!

Evite ter objectos que reduzam o seu campo de visão, ou que constituam motivo de distracção.

Durante a condução não beba, não coma, não fume, não mude de roupa, não coloque cremes ou maquilhagem, nem fale ao telemóvel sem um kit mãos-livres.

Por muito agradável que seja a companhia, nunca retire os olhos da estrada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 11:24

Ah. Acho que também se aconselha cuidado com a música que se ouve. Música agressiva com volume alto costuma induzir comportamentos também mais agressivos, na estrada. Pelo menos a mim. Sinto que ouvindo música com batida acelerada também carrego no acelerador. :p
Por sorte, gosto mais de música calminha. :)

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 12:13

Xiii nem fales...

há 5 visões aterradoras, pelo menos para mim:

1 - a de um carro todo artilhado cheios de jovens com boné, vidros baixados, música aos berros, que ficam ao nosso lado numa fila de transito num dia de muito calor;

2 - a de um carro com mais de 30 anos,em perigo eminente de perder peças, em marcha bem lenta, conduzido por um velhinho de boné, numa estrada em que não dá para ultrapassar;

(tenho uma teoria... quem conduz de boné só faz porcaria, devido a sobreaquecimento da massa encefálica)

3 - condutores de domingo nas estradas de Sintra (pior é apanhar uma charrete);

4 - uma lambreta no meio da estrada conduzida por um velhote visivelmente alcoolizado, com o capacete desapertado;

5 - senhoras a atravessar fora da passadeira com um carrinho de bébé, ou com crianças pela mão!

Aqui prós meus lados é frequente apanhar com uma quantidade enorme de ciclistas em amena cavaqueira a ocupar a estrada toda. Nem os rebanho, que também existem por aqui, chateiam tanto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Vaticano publica os "dez mandamentos" do bom condutor
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2007 13:56

Considero que o comportamento que se tem ao volante diz muito sobre a pessoa...

Acho que aí cai o verniz.

E acrescento: dizer a outros condutores: Deram-te a carta na farinha amparo... agora já há quem diga: Deram-te a carta na UNi...

Portanto acho que deveríamos abrir outro tópico sobre o bom condutor, ou algo parecido. Poderia ser no Adro.




Não achas que seria boa ideia? Há tanta coisa a conversar, sobre este assunto...

Aqui está , em minha opinião, uma baralhada...não achas?

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.