Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 04:52

Caros cibernautas,

Encontra-se um rapaz canadiano com meningite no Hospital de Egas Moniz em Lisboa e nesse hospital ninguém fala inglês e precisa de um intérprete. Esse rapaz tem 22 anos, estudante universitário foi de férias para Lagos onde se encontrou doente e enviaram-no para Lisboa.
Os familiares daqui já comunicaram com o hospital e com a Embaixada Canadiana e não há ninguém que fale inglês? Se alguém deste fórum quiser comunicar e ajudar esse rapaz, é favor. Deus agradece!

Doutor Carlos Araújo 21 3650479

Rita.........Edmonton, Canada

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 06:36

Caros cibernautas,

Encontra-se um rapaz canadiano com meningite no Hospital de Egas Moniz em Lisboa e nesse hospital ninguém fala inglês e precisa de um intérprete. Esse rapaz tem 22 anos, é estudante universitário e encontrava-se em férias em Lagos onde se encontrou doente e enviaram-no para Lisboa.
Os familiares daqui do Canada já contactaram o hospital e a Embaixada Canadiana e não há ninguém que fale inglês? Se alguém tiver conhecimento de alguém que fale inglês e queria ajudar este rapaz, é favor. "Deus agradece!"

Doutor Carlos Araújo 21 3650479 no Hospital Egas Moniz, Lisboa, Portugal.



Rita.........Edmonton, Canada

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 07:33

Ó Rita

tudo bem que o rapaz necessite de apoio, de companhia. Mas daí a dizer que ninguém fala inglês?!?!
Somos bimbos, mas não tanto!
Ponho a minhas mãos no fogo como essa acusação é falsa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:00

Lena

A mãe do rapaz telefonou para a minha casa a pedir ajuda. Não fui eu que atendi o telefone, eu não estava em casa. A Mãe telefonou e ninguém fala inglês no hospital e na Embaixada Canadiana, tambem achei estranho, mas foi o que ela disse para um familiar meu...
De qualquer maneira já contactei a Rádio Renacença e a RTPI.

E para já, fica a saber, que a mãe do rapaz não é nenhuma parola!

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:25

Rita

eu não disse que a mãe do rapaz era parola, nem nada de semelhante.

O que eu sei é que há a mania que aqui em Portugal é tudo uma cambada de ignorantes e isso eu não aceito de modo nenhum.

Que as auxiliares de limpeza n falem, aceito. Que aquelas senhoras que fazem voluntariado na sua maioria não falem inglês também aceito.
Agora que não haja um enfermeiro ou um médico que não fale inglês isso é mentira. E vou repeti-lo as vezes que forem necessárias.

A senhora só pode estar equivocada.

E na embaixada canadiana também não falam?!?! Desculpa mas não achas que é ridículo demais para ser verdade? Era agora tudo do Quebec, querem ver...

Já agora toma lá um link em inglês do site da embaixada canadiana em Lisboa!
[geo.international.gc.ca]

Lá pode ler-se:

Want to speak to someone in person?

The Consular Section provides assistance to Canadians travelling, studying or residing in Portugal and Luxembourg. If further assistance is required, please do not hesitate to contact us.

The Emergency Services Centre in Ottawa may be contacted 24-hours a day by collect call: 1-613-996-8885.


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:28

Lena


Uma vez viajava de Portugal para o Canada e encontrei no avião um inglês da Inglaterra com uma perna partida. Partiu-a no Algarve, foi transferido para Lisboa e disse o mesmo, que no hospital muito pouco falavam inglês.

Agora pergunto: mas só em Lisboa tem hospitais? O Algarve com tanto turista e para que serve o hospital de faro? Só cura constipações???

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:29

Ola a todos

O Rita reitero o que a Lena disse, custa muito a crer que nem no Hospital ou na Embaixada não ha ninguem que fale Ingles.
Aqui em Portugal, ha regiões onde se fala mais em Ingles do que em Portugues, por exemplo ja me aconteceu varias vezes estar de ferias no Algarve e ser atendido em Ingles em restaurantes e em supermercados.
É importante atender bem esse jovem mas dai a dizer que por aqui somos uma cambada de atrasados...
Estava bem arranjado esse jovem se ficasse doente em Espanha ou em França ou Italia, ai sim o Ingles é uma miragem....


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:37

Já há muitos anos que nas escolas portuguesas se ensina o inglês desde muito cedo. Por isso, melhor ou pior, muita gente fala inglês.

E se for o inverso? Se um português ficar doente no Canadá, quantas pessoas no hospital falarão português?


Cassima

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:38

Rita

Há tantas razões possíveis para alguém ser transferido para um hospital em Lisboa...mas tantas.. sabes qual foi? Eu também não me vou por a adivinhar.

E pronto, como um inglês, mais a outra, falaram que aqui ninguém fala inglês está escrito!

Atenção, senhores e senhoras, ninguém em Portugal fala inglês, nem sequer arranhamos. Somos uma cambada de incompetentes que abandonamos os estrangeiros à sua sorte em camas de hospital. E o mais incrível é que até nas embaixadas que temos por cá, ninguém fala a língua do pais que representa... na volta é norma imposta pelo TC.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 16:53

Lena

Por acaso acabei mesmo agora de falar com uma enfermeira do Hospital Egas Moniz e por acaso não fala inglês, ela própria o disse. Ontem o enfermeiro de serviço eram ai 3:00 horas da manha também não falava inglês.

Mas as coisas estão a ser resolvidas...está tudo no bom caminho. O rapaz está estável.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 17:49

Rita

uma andorinha não faz a Primavera.

Não acredito que num Hospital como o Egas Moniz não haja enfermeiras que falem inglês, nem médicos, nem pessoal de qualquer tipo.
É lógico que com isto não estou a dizer que todos falem inglês. Enfermeiros mais velhos nem curso superior têm... outros tempos, outras exigências.

Mas mesmo que não acredites, hoje todos os alunos dos cursos de saúde têm de consultar bibliografia em inglês. É uma consequência óbvia de cursos que se pretendem actualizados num área em constante mudança.
Podem até não ser fluentes no inglês, mas entendem o essencial e são capazes de um mínimo de comunicação.

Portanto é falsa qualquer insinuação que no Egas Moniz não haja pessoal capaz de comunicar em inglês com um doente.

Espero sinceramente que se ande a confundir aqui, pessoal especializado com quem anda a transportar os carrinhos das sopas (sem menosprezo por qualquer nível laboral).

Repara, que não sou a única com a mesma certeza.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:01

Percebo o pedido da Rita

Também fiquei admirada... achei que ele precisaria de alguém que o fosse visitar e falasse com ele em Inglês.

O que acho estranho é o modo como este pedido está a ser encarado... duvidem dele, da autenticidade... mas chegar a parolos, a ver segundas intenções... nós somos uns ignorantes... parece-me complexo de inferioridade.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:11

Desculpem...não é parolos mas "bimbos"

A propósito, o que têm contra os chamados "bimbos"?

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:13

Ó Lena eu não vou contra isso, sei que muita gente fala inglês. Ate porque neste fórum vejo que o Alef e a Catolicapraticante falam inglês. Eu não preciso ir muito longe para ver isso...só que a senhora na altura que telefonava ninguém falava inglês e possivelmente as enfermeiras de serviço, podiam não conhecer alguém...
Não me digas que as empregadas de limpeza ou a dos carrinhos da comida, tem o direito de atender os telefones? Podiam era ter uma telefonista que soubesse inglês.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 18:28

A enfermeira esta manhã quando ouviu a minha voz, disse; Ah...você fala português? Vi a alegria dela :-)

M.J. O rapaz só quer dormir e fala pouco. Agora está melhor, mas já esteve baralhado.
Mas sabe que está em Portugal...ele visitou Portugal há 2 anos e gostou muito de Portugal. Este ano voltou e aconteceu isso...mas a enfermeira disse-me que isso podia ter acontecido aqui também.

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 22:00

Rita se morasse em Lisboa e com meu ruim ingles ,mesmo sem prática de conversação , tentaria ser solidária com seu apelo.
Entendo a preocupaçlão desta mãe que quando telefonava não havia um funcionário para atendê-la em inglês. E que funcionários do consulado não vão ir ao hospital para pegar informações deste rapaz.
Os médicos certamente falam ingles,mas estão sempre muito ocupados para atenderem telefonemas...
Meningite é uma doença muito contagiosa , pelo ar se pega , se temos contato devemos tomar antibioticos profilaticamente. Acredito que não se pode visitar uma pessoa com meningite, pois fica na área restrita de doenças infecto contagiosas.
Mas no fim tudo se resolve, principalmente com pessoas de boa vontade como você .
Bjs
chris

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 22:09

Rita,

In here, i guess that everybody could speak english without any major problem. I don't know any one under 25 years old that couldn't at least understand.

Maybe his accent was a bit weird and people were simply affraid.

Erro aqui ou ali duvido que se encontre país na Europa do Sul em que se fale melhor inglês e falado por mais gente que em Portugal.

In communion

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 11:54

Sinceramente, tenho de concordar em absoluto com o Tilleul e com a lena _ da minha experiência, acho que é impossível encontrar um serviço ou unidade de saúde em portugal em que não haja técnicos - médicos, enfermeiros, psicólogos clínicos, técnicos de serviço social a falarem fluentemente inglês.Muito menos num Hospital central de Lisboa...

Provavelmente as dificuldades de comunicação teriam mais a ver com o quadro patológico em causa - um doente com meningite tem alterações neurológicas mais ou menos graves, pode ter confusão intensa, agitação psicomotora, etc... O que dificulta a comunicação sobretudo se o doente estiver num contexto em que não domina completamente alinguagem utilizada pelos cuidadores.
Mas esta mensagem de apelo fez-me sorrir - é tão distante da realidade portuguesa e revela uma imagem tão terceiro mundista dos nosso serviços de saúde..
A mim o que me faz impressão é o contrário - é chegar a certos sítios do meu país e falarem-me em ingles e não ter sequer ementas na minha língua materna...

católica praticante

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 12:09

Já agora, tenho a ideia que o serviço nacional de saúde está bem classificado a nível mundial. Não sei quem fez o estudo, mas era o #8, não era?

Re: Hospital Egas Moniz, urgente!!!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 12:47



tens de procurar junto do senhor das estatísticas.

Desculpem, não resisti. :D

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.