Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 07:55

Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?

Por "doação de órgãos" compreendemos também o direito de a pessoa doar seu corpo para estudos, embora sejam coisas distintas. Pio XII chamava à atenção dizendo que os outros não podiam dispor arbitrariamente de nosso cadáver, embora se pudesse levar em conta a vontade e os sentimentos dos familiares quando esses fossem razoáveis.

Hoje já caminhamos mais e parece muito mais transparente o benefício da doação de órgãos, embora já apareça também o problema da comercialização de algo tão sagrado.

Como é permitido sacrificar a vida e a saúde pelo bem do próximo, assim também há uma razão muito maior para destinar o corpo ou parte dele para dar a vida a outro ser humano ou para estudos.

Jesus Cristo disse: "Quem doa a via, a reencontrará". Doar parte de si é o gesto que mais aproxima a pessoa do humano Jesus que veio dar sua vida para que todos tivessem a vida.

Que maravilha alguém receber esse presente e passar então a ver, a respirar, a poder dispensar a incômoda hemodiálise.

Embora o assunto traga preocupações e repugnância para alguns, ao ver as enormes filas na espera de doadores, nós dizemos que é abençoado quem se entrega nessa doação generosa. Se eu não tenho mais chance de viver, que outros possam aproveitar e viver com minha ajuda de uma maneira digna.

Continuam em pé todas as decorrências do "não matar". Não temos o direito de tirar a vida de ninguém, por isso há critérios seguros que devem ser observados pelos médicos e familiares ao permitirem a doação de órgãos de um dos seus.

Para a doação de órgãos vitais, hoje se coloca como critério à morte cerebral: "um indivíduo no qual se produz a cessação irreversível de todas as funções do encéfalo, incluindo o tronco cerebral, está morto". As funções cerebrais e as funções do tronco cerebral estão ausentes, a exclusão da possibilidade de recuperação das funções encefálicas, o reconhecimento da irreversibilidade são indicativos da morte cerebral. Isso averiguado com toda a cautela e segurança e diante do veredicto final, vai ser muito significativo o gesto de passar a vida para o outro entregando parte do seu corpo.

É um ato extremo da caridade que enobrece e dignifica a pessoa humana.

Seria muito digna a posição dos familiares em situações idênticas, que permitissem o transplante de órgãos vitais e outros órgãos a quem precisasse, verificando todos os critérios e condições que defendem o direito à vida.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo irmão.



Texto extraído do Livro: Religião também se aprende - Padre Hélio Libardi (editora Santuário).

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 07:59

Muitas vezes penso, se eu morrer dou ou não dou alguns dos meus órgãos?

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 10:56

Quando morreres já não te fazem falta. ;)
Mas a outras pessoas podem fazer. :)

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 13:09

Rita:

SE morreres em Portugal és automaticamente uma potencial dadora de orgãos.

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 15:13

No Canadá temos de ter algo assinado para poderem tirar os orgãos e acho muito justo, quem manda no que é meu, sou eu...
Até nem me importo de os doar, farei alguma caridade. Ainda vou saber qual o documento que temos de assinar, já um dia li isso em qualquer lado e agora não me lembro!

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 17:53

Em Portugal penso que te podes recusar a doar os órgãos. Mas por regra, se nada for feito, é como diz o Tozé. E acho muito bem. Quando passaram essa lei, pouparam-me o trabalho de assinar a autorização. ;)

Re: Doação de órgãos: um desrespeito ou uma caridade?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 18:23

Acho óptimo que os nossos orgãos, dos quais já não precisamos, possam ser utilizados em benefício de outros.

Mas, como em tudo, há que ter respeito...estar desejoso que o outro morra para ficar com o rim para ser utilizado...

Favorecer a morte do outro para beneficiar dos seus órgãos...cuidado...

Temos que partir do respeito pela dignidade da pessoa humana. Seja ela quem fôr... todos somos iguais...não há vidas mais importantes do que outras...

Corre-se um risco com os órgãos: o de estabelecer comparações... a vida deste vale mais do que a daquele... não! não! não! vamos deixá-lo morrer e assim, temos o que precisamos...

Desde que a dignidade de cada uma das pessoas humanas seja respeitada considero um acto de caridade.

O que é a Caridade? A Caridade é Amor! A doação é uma obra de Amor!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.