Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11
Re: Eutanásia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 17:42

Mas o italiano não se suicidou.

Exigiu a suspensão de um tratamento méico que lhe iria prolongar a vida.

católica praticante

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 18:15

Ola

A mim parece suicidio.

Cumprimentos


Sérgio lopes

Re: Eutanásia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 18:16

Mas não é.

católica praticante

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 18:17

E porque não?

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 20:38

Claro que foi. Podemos dizer que foi um suicídio assistido. Visto que o tal senhor não conseguia efectuar o acto. Privar alguém de oxigénio é um acto desumano e quando é com a autorização do mesmo, é simplesmente um acto suicida. Mais uma vez a famigerada Igreja Católica não sabe do que fala. Mas afinal o que saberão eles? Se calhar nada. :( talvez o melhor a fazer é suprimir o meu oxigénio e morrer "naturalmente".

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 20:41

Desculpem, mas tenho de concordar com a CP se o caso for de supressão do fornecimento artificial de oxigénio, sem capacidade do indivíduo respirar por si só. Nesse caso, e só nesse caso, concordo que não é suicídio e que é lícito a pessoa pedir a supressão dos tratamentos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 20:51

Estás desculpado. É a vossa opinião. Eu acho que desde que existam meios para nos manter vivos, que não sejam apenas para aumentar o sofrimento de um doente terminal, devem ser administrados. E mais uma vez, esse doente não era terminal, não estava para morrer brevemente. Privar-me de oxigénio de uma garrafa ou de comer ou beber, ou de outra coisa que nos permita viver, para mim e para a Igreja é suicídio.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 21:15

O oxigénio de uma garrafa é artificial, por isso, para a Igreja, só existe se for necessário.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de July de 2007 21:29

Uma pergunta para ti e para a Cp então.

Quando é que vocês acham que é considerado eutanásia?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 14:45

Diogo, aplicas o mesmo raciocínio para a insulina para os diabéticos?

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 15:18

s7v7n,

A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia.

Zé,

Aqui falamos de doentes terminais. Uma pessoa que não tenha oxigénio agarrado a ela, ou uma bomba cardiovascular, está notoriamente com tratamentos artificiais desnecessários, e também em extremo sofrimento, mesmo com os tratamentos.

No entanto, um diabético, que use insulina todos os dias, não está em sofrimento se usar a insulina. Senão terias de aplicar isso a tantos e tantos tratamentos, como os transplantes. Tudo o que não seja um prolongamento artificial do sofrimento da pessoa é correcto.





Por exemplo,lembrei-me agora que o secretário de João Paulo II (D. Stanislau) disse que o Papa tinha requerido ao médico, momentos antes da sua morte, quando era preparada uma traqueotumia e a inserção de tubos no sistema respiratório : "Por favor, doutor, deixe-me ir ter com o Pai." E morreu, na paz do Senhor.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 15:54

Eu percebo Diogo, mas será que o Papa JPII estava estável ou em fase terminal? Qual seria o grau de comparação de estabilidade de saúde que poderiamos fazer em relação entre o Papa e o outro senhor italiano?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 16:11

Eu não sei como estava o senhor italiano, mas sei (e todos sabemos) que o Papa, sem uma intervenção médica, morria. E foi o que realmente aconteceu...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 16:18

E quanto tempo duraria o Papa depois dessa intervenção médica? Qual seria o seu grau de estabilidade em comparação ao outro senhor? Se fossem casos iguais, a Igreja não se teria pronunciado contra esta decisão como foi o caso. Ou então pronto, achamos que sim e dizemos que a Igreja é hipócrita.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de July de 2007 16:20

Citação:
Diogo Taveira
s7v7n,
A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia.

Então cada doente pode exigir que lhes desliguem as máquinas para morrer é isso? Podes-me dar um caso concreto de eutanásia?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 00:13

s7v7n,

O Papa provavelmente duraria mais algum tempo: dias ou meses, ou anos até. No entanto, o parkinson criava um precedente de sofrimento que se prolongaria até ao fim, e que já tinha impossibilitado o Papa de falar em público (lembram-se das dolorosas imagens do Papa a babar-se? [img]http://epoca.globo.com/especiais/papa2005/img/papa01.jpg[/img]).

Mais uma vez, insisto: se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, não é lógico prolongar o sofrimento, porque a vida É ARTIFICIAL.

Eutanásia será a aplicação de um método para terminar com a vida, como uma injecção, ou qualquer maneira que dê para matar outra pessoa, em que a morte seja causada ARTIFICIALMENTE.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 10:49

Lá está, ele estaria numa fase terminal. Por isso deixaram-no morrer sem o entubarem.
Não entendo qual é a diferença entre dar uma injecção e cortar o ar a uma pessoa de propósito. As duas acções são feitas para matar.

Outra situação.Uma pessoa que em sua casa precise de receber oxigénio de vez em quando, ou outra que sofra de asma e precise da sua bomba. As 2 fartam-se da vida e decidem não respirar mais aquilo que as faz continuar na vida. Morrem. Isto não foi suicídio?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 15:14

Podes comparar a bomba da asma à insulina, completamente diferente do fornecimento constante de oxigénio.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 22:09

Remédio constante ou por fases é a mesma coisa. Apenas difere da frequência. Se não os tomar morro.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de July de 2007 23:05

Vamos pôr as coisas assim:

Eu, com asma, não tenho dores se tomar a bomba. Eu, com diabetes, não tenho dores, se tomar a bomba. Se eu tiver uma insuficiência respiratória não-infecciosa, não tenho dores, se me administrarem oxigénio.

Mas, se eu tiver uma insuficiência respiratória infecciosa, tenho dores. Logo, a supressão do oxigénio não é propriamente eutanásia.

Ou, noutro caso:

Se eu tiver uma insuficiência cardíaca e precisar de um pace-maker, podem acontecer duas coisas:

OU o pm me ajuda a viver mais uns belos anos, sem dores, sem sofrimento, apenas com alguns cuidados, e desfrutar em pleno da minha vida, óptimo.

OU o pm é-me aplicado depois de uma paragem cardíaca longa, que me pode levar a uma falha neurológica. Neste caso, mesmo que tenha um bom coração, passo a se deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.