Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 5 de 11
Re: Eutanásia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 12:24

Citação:

No sentido de uma "missão cumprida", Lena?

Sim, pode ser.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 12:54

Obrigado, Zé, pelas palavras.

Quando tento apresentar hipóteses e respostas a essas, não é para que tomem posições finais na discussão.

O princípio da discussão é precisamente o irmos caminhando, de boa fé, tentando precisar aquilo que pensamos.

Por isso, Lena, não existindo cristalização de posições, não existe o risco de acusar ninguém de uma posição ou outra.

A ideia será ir melhorando os exemplos e acrescentando outros, para tentarmos precisar onde se coloca a linha a partir da qual cada um considera não poder ultrapassar.

Por isso entendamos todas as posições como "posições para já" no sentido de nos ajudarem na discussão.

João (JMA)

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 12:56

JMA, era exactamente por logo de início ter havido algumas posições cristalizadas, como dizes, que me irritei. Uma discussão assim, construída passo a passo, é muito mais positiva. :)

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 13:08

Citação:
Lena
Citação:

No sentido de uma "missão cumprida", Lena?

Sim, pode ser.

Uma pessoa que acha que já fez na terra tudo o que tinha para fazer e que por isso pense que não vale a pena continuar a viver, não vos parece que perdeu o sentido da vida?

Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 13:45

Cassima

será que podemos avaliar o sentir dos outros com base no nosso sentir?

Imagina alguém que sabe sofrer de Alzheimer. Ela sabe que mais tarde ou mais cedo vai viver num mundo alienigena, em que até as faces dos mais amados serão consideradas estranhas, em que toda a demonstração de carinho não vai ser correspondida por si, em que a sua agressividade vai magoar aqueles que agora ama. Sabe que vai ser um fardo, que quando constituir uma ameaça será internada.
Sabe que se vai transformar em alguém que não é ele - um estranho vai ocupar aquele corpo, vai interagir no seu espaço; um estranho oportunista e violador.

Haverá algo pior que esquecermos o que fomos, as nossas pequenas conquistas, as nossas alegrias?
Será que esse futuro faz sentido para a pessoa que ainda é hoje?
Não é compreensível que alguém neste quadro opte por morrer enquanto a vida ainda tem o sentido que sempre conheceu?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 14:13

Lena:

Mas uma pessoa nessas condições perdeu mesmo o sentido da vida, pois é essa doença oportunista que lhe está a roubar tudo: as forças para realizar o que eventualmente ainda não fez, o conhecimento da família e amigos e, inclusive, a personalidade.

Confesso que não me tinha lembrado dessa doença. Enquanto as pessoas estão conscientes deve ser do mais horrível que há, saber que se caminha para um vazio total.

Não conheço bem as consequências. Mas compreendo a aflição de quem a sofre e que possa querer acabar com a vida.

Num caso destes, não é provável que a pessoa decida por desespero?!...

E não poderá haver progressos médicos que ajudem a minorar os efeitos desta doença?


Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 14:42

Cassima

Haverá sempre quem opte por esperar os avanços da medicina e corra atrás de cada novo tratamento. Outros, pelo contrário, aceitam a situação e poderão ou não desejar a morte.

Quem afinal age por desespero? Não será essa luta, perdida à partida, pela vida um acto desesperado? Sei... para muitos não é sinal de desespero, chamam-lhe esperança e até fé.

Talvez eu seja fria e demasiado racional, mas não vejo na morte um bicho papão, muitas vezes penso nela como o descanso mais que merecido. Não vos vou explicar porquê pois seria entrar na esfera privada das minhas experiências. Talvez noutra hora, noutro momento...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:20

Lena, acredito que muito está na forma como encaramos a morte.

Já pensei em abrir um tópico que a discuta: a forma como foi vista ao longo dos tempos, os rituais com que a celebramos, as formas diferentes de o fazer, ...

Mas isso será para outra hora, outro tópico.


A reacção à doença: uns são conformistas, outros batalhadores.
A mim custa-me falar sobre estas questões em geral, porque o sofrimento é pessoal e, nos casos extremos, não se pode medi-lo. Depende da pessoa, das suas forças, dos seus objectivos, das suas perspectivas...


Cassima

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:21

Ola a todos
Creio que devemos trazer para o debate, os outros, aqueles que gravitam na esfera intima daquele que pede a eutanasia, ou então aqueles que não sendo intimos tem uma qualquer relação com essa pessoa.
A pessoa doente e creio ser consensual, que a existir, a eutanasia viria dar resposta aos doentes doentes terminais, coloca a decisão no individuo (dirão alguns claro só a ele importa) ora esta situação não me parece justa, a partir do momento do nosso nascimento, sabemos que a morte é a unica certeza para onde caminhamos, mas nesse caminho vamos encontrar pessoas para as quais seremos importantes de alguma forma, ora esta decisão esquece essas pessoas, afasta-as da decisão de por fim á vida. Não que as pessoas tenham um qualquer prazer sado-masoquista de ver alguém sofrer, mas ao ver alguém que desiste da vida implicitamnete esta a dizer temos um prazo que nos proprios podemos defenir, perdem-se assim testemunhos e exemlos.
Existem variados casos medicos de pacientes que estiveram varios anos em coma e que depois recuperaram e voltaram a ter uma vida. Imaginem se se tinha apostado na eutanasia ou na morte clinicamente assistida por ausencia de cuidados médicos.


Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:33

Concordo plenamente com o que a Cássima diz nesta frase:
Citação:
Recusar um tratamento com consequências que possam conduzir à morte é algo com que me é mais "fácil" concordar. Se não há cura, se a qualidade de vida não existe, porque a doença não dá tréguas, aceito que uma pessoa não pretenda insistir no tratamento que não condizirá a lado nenhum.
E penso que é que a Igreja fala. Sobre continuar tratamentos que só prolongam o sofrimento. Um coisa é cortar o oxigénio a uma pessoa. Outra é sei lá, insistir em quimioterapias e provocar mais sofrimento na pessoa quando se sabe que não existe possibilidade. Não devemos ser masoquistas a esse ponto. Devemos ajudar e não ajudar para que o sofrimento aumente.
Não estou com grande tempo por isso desculpem se só venho dizer umas frases pequenas. Mas há outros valores que falam mais alto e por isso a minha dedicação aqui é reduzida a mínimo.

Lena,

não estou enervado. Mas confesso que me canso de ver frases por muitos sítios que apelam à consciência da pessoas quando nós não somos pessoas de nos fiarmos quando se trata de julgarmos se o outro vive ou morre.
Claro que uma pessoa tem o direito de se matar. Ela é que sabe da sua vida. Mas nós não temos o direito de lhe dar a possibilidade de se matar. Dando-lhe facas, pistolas ou qualquer acesso directo à morte. Tanto que até na nossa lei as tentativas de suicídio são crime não é? Pois só mesmo as tentativas porque não dá para julgar um morto.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:40

Ó s7v7n: Cassima e não Cássima.

:-P

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:42

As tentativas de suicídio são crime???!!!!

A sério? Custa-me a crer...

Re: Eutanásia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:46

Não são crime não. Ninguém é condenado a pena por se ter tentado matar.
Algo bem diferente acontece. A situação é averiguada pelas autoridades pois pode ter havido pressão psicológica nesse sentido, coacção, chantagem... e isso sim, são acções que violam a lei.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:49

Bem me parecia.

Tenho ideia de que já foi crime antes. Mas parecia-me muito estranho que o fosse ainda hoje.

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:50

Sérgio, em casos de coma sou contra a eutanásia. Só a posso equacionar a pedido do próprio.

Quando dizes que "ao ver alguém que desiste da vida implicitamnete esta a dizer temos um prazo que nos proprios podemos definir, perdem-se assim testemunhos e exemlos", isto parece-me um argumento egocêntrico e egoísta perante quem está a sofrer muito.

Este assunto confunde-me; entra em conflito com a minha noção de Estado. Eu acredito que as liberdades individuais devem ser respeitadas e que o bem da sociedade deve ser assegurado. Não acredito que a minha liberdade termina onde começa a dos outros (ou seria a favor da eutanásia a pedido do paciente), mas que a minha liberdade começa onde e quando começa a dos outros.

Sinceramente, não consigo encontrar grandes razões não do foro religioso para impedir a eutanásia a pedido do paciente. Na questão do aborto conseguia encontrar (havia uma outra vida envolvida), mas nesta não.

Acredito por princípio - e algo utopicamente, mas as utopias são precisas - que a sociedade deve providenciar para que todos tenham condições de ser felizes. E perante alguém que sofre, deve tentar contrariar esse sofrimento. Mas sendo impossível fazê-lo (alguma vez o é?), qual a resposta? Qual a justificação para não aceitar a vontade de quem quer morrer?

As perguntas não são retóricas.

Re: Eutanásia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 15:51

Sorry Cassima. Não foi por mal. Sei que andas sempre a batalhar com o teu nome. Vou estar mais atento :P
Pois eu pensava que era crime. Se bem que prender uma pessoa que está deprimida e desesperada não é assim muito inteligente. Se era e já não é, ainda bem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 16:03

Tudo bem! :)

Significa é que pouca gente conhece a lenda da moura Cassima, o que é uma pena! E eu nem sou de Loulé.

Re: Eutanásia
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 02:18

Ola a todos
Zé qual é o grau de dor? Qual o nivel de sofrimento?
Sofre-se por não ter expectativas de vida ou por não suportar a dor?Egocentrico?? Então a decisão é do proprio, e a culpa do egocentrismo é dos que estão ao lado???

Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: Eutanásia
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de June de 2007 11:58

Sérgio, egocêntrico não era a palavra certa. Apenas centrado nas pessoas erradas. Digamos egoísta. Parece-me egoísta se alguém está a sofrer muito estarmos nós a pensar no que é imporante para as outras pessoas (nas quais nos incluimos). Estou a pensar em níveis de sofrimento muito grandes.

Com isto não pretendo argumentar, apenas manifestar posição contrária à forma como exprimiste a tua opinião. :)

Re: Eutanásia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de June de 2007 13:29

João (JMA)

Não queres continuar a orientar isto?

Senão, parece que falta uma conclusão...

Abraço

Cassima

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 5 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.