Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
«« O nome de Deus »»
Escrito por: suzy31 (IP registado)
Data: 30 de May de 2007 12:03

"Que quer dizer esta expressão: nome de Deus? No livro do Apocalipse, o adversário de Deus, a Besta, não tem um nome mas um número: 666 (Ap 13,18).


A Besta é número e transforma os seres em números. O que isso significa sabemo-lo bem, nós que fizemos a experiência dos campos de concentração; o seu horror vem justamente do facto de apagarem os rostos...


Quanto a Deus, Ele tem nomes e chama por um nome. É pessoa e procura a pessoa. Tem um rosto e procura o nosso rosto. Tem um coração e procura o nosso coração. Para Ele, nós não somos funções na grande máquina do mundo, mas são precisamente aqueles que não têm nenhuma função que são os seus.


O nome é a possibilidade de ser chamado, é a comunhão.


É por isso que Jesus é o verdadeiro Moisés, o cumprimento da revelação do nome. Não vem trazer-nos, como nome, uma nova palavra; faz mais: é Ele mesmo a face de Deus. É Ele mesmo o nome de Deus; é a própria possibilidade que Deus tem de ser chamado “tu”, de ser chamado como pessoa, como coração.


O seu nome próprio “Jesus” leva à plenitude o nome misterioso da sarça ardente (Ex 3,14); agora percebe-se claramente que Deus não tinha acabado de falar, que apenas tinha interrompido provisoriamente o seu discurso. Porque o nome de Jesus contém a palavra “Yahvé” na sua forma hebraica e acrescenta-lhe outra coisa: “Deus salva”. Yahvé, isto é, “Eu sou aquele que sou” quer agora dizer, compreendido a partir do nome de Jesus: “Eu sou aquele que vos salva”."


"O seu ser é salvação."

Card. Joseph Ratzinger (Papa Bento xvI )

Re: «« O nome de Deus »»
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 31 de May de 2007 23:29

Ola
Quem sou eu para contrariar "esse tal de Ratzinger", mas é interessante ver na pedagogia de Deus, a aproximação que Ele vai fazendo com o ser criado pelas suas maõs, nunca se impondo, mas aproximando-se, dando-se a conhecer, mais que numeros somos pessoas com nome e identidade propria, capazes de caminhar para a Felicidade ou para a perdição, por nossa opção. Assim Deus salva e nós nesta esperança somos abençoados com o Seu Amor.

Cumprimentos

Sérgio lopes

Re: «« O nome de Deus »»
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 09:56

Há um "Homo Sapiens" que se espalhou sobre a Terra.
Dei comigo a pensar que talvez um dia se fale do "HOMO CHRISTUS", o novo habitante do planeta Terra, dotado de uma consciência expandida a um nível inimaginável durante muitos milénios. Nesse "HOMO CHRISTUS" habitará o nome de DEus, como cântico sublime.

*=?.0



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.