Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de May de 2007 17:30

Intenções de missas pelos defuntos

O que pensam; devemos ou não mandar dizer missas pelos defuntos?

Sabem que ontem na missa solene da Festa de Nossa Senhora de Fátima aqui no Canadá houve 50 intenções de missas?

Concordam com isso?

Eu acho um exagero...nessa missa solene nem devia haver essas intenções.


Gostava de ouvir os vossos comentários.


Rita*

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 05:11

A gente que anda por aqui, parece que não mandam dizer missas, ai, ai...não devemos chorar pelas pessoas, mas devemos recorda-las.

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 19:10

Alguém sabe qual e a norma do pedido ou de intenções em cada missa em Portugal? Alguém pode perguntar???

Estou curiosa com isto!!!

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 20:50

Cara Rita,

Não sei se entendi bem a sua questão, mas em Portugal as missas pelos defuntos varia de paróquia para paróquia.

Por exemplo, nas eucaristias dominicais as intenções não são anunciadas, isto é, na secretaria da igreja diz-se que tal dia se quer rezar missa por esta ou aquela intenção, por alma deste ou daquele ente querido, mas durante a celebração, por ser dominical, não são referidas.

Nas missas diárias já são anunciadas. O sacerdote diz que se celebra tendo em conta determinada intenção, por alma de... e ... e... e... tantos quantos forem pedidos!

Geralmente estas missas são pagas. Há paróquias que estabelecem um valor e outras onde cada um dá o que entende ser certo!

Espero ter ajudado.

Com humildade

Gustavo

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 21:31

Gustavo

Obrigada, foi essa informação que eu mesma pedi!

No Domingo de Páscoa na minha igreja houve 40 intenções de missas tudo pago na missa do meio-dia. Domingo passado foi festa de Nossa Senhora de Fátima houve 50 intenções de missas. O povo abanava a cabeça e resmungava...o que diziam não sei!
Agora vou fazer a mesma pergunta a nossa diocese.

Temos que educar os padres! :-)

Thanks :-)

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de June de 2007 09:00

Talvez alguns padres tivessem mesmo que "ser educados", mas a necessidade é ainda maior com a maior parte dos leigos. A catequese da maioria dos católicos é tão fraquinha que chega a dar pena.

Sobre isso das "intenções de missa":

1) Rezar pelas "almas" dos falecidos me parece algo quase pagão. Qdo morre alguém, não fica a alminha dele vagando pelo limbo... um católico não crê mais na ressurreição da carne? Se a alma está no céu, precisamos mais da oração do que ela; se está no inferno, as orações não vão tirá-la de lá; se está no purgatório... bem, o purgatório não é um cabide de alminhas. Em todos os casos, considerar algum tipo de "contabilidade do além" me parece mau.

2) Fariam melhor se rezassem pela PESSOA, a pessoa inteira. Parece a mim que isso seria mais próximo da doutrina católica. Ainda, não imaginando algum tipo de contabilidade, mas como meio de expressar o relacionamento de amor entre irmãos que se lembram e se encontram no Cristo.

3) Não deviam cobrar por "intenções". É meio patético isso, aliás, mais estranho alguém querer pagar. Que mentalidade esse tipo de coisa revela? A igreja devia ter péssima lembrança dessas coisas, mas parece que não aprendem. "A moeda tintila na caixinha... e alguém se revira no túmulo... e a alminha... vai lá saber!" Que alminha que nada.

4) Se vão pagar, façam isso em silêncio ou então paguem a todos na Assembléia, que ninguém devia ser obrigado a ouvir aquela lista enorme da funerária e mais todo tipo de avisos e intenções que não tem nenhuma razão de ser naquele momento. Ninguém devia ser obrigado a ouvir aquilo, isso não ajuda ninguém a orar!! É um tiro no próprio pé, coisa super massante. A missa é uma oração (ou pelo menos devia ser), mas transformam tudo num rito funerário, e depois reclamam que o povo some da missa. Levam as ovelhas para pastar no cemitério. Estão celebrando alguma coisa errada. Eu sou católico, mas não sou católico cemiteriano!

Os católicos são tão esquisitos... E que saudade do Vaticano II. Vem Senhor Jesus!!



Editado 1 vezes. Última edição em 25/06/2007 09:01 por firefox.

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de June de 2007 13:23

A minha terra tem, como a maioria das aldeias, tradições próprias no que respeita à morte. Essas tradições existem, julgo eu, porque o morto faz parte da comunidade. Foi-no enquanto vivo e não deixa de o ser depois de morto. A pessoa morreu e há formas de logo avisar toda a gente do facto (toque de sinos). Depois o velório, que acompanha o morto até à hora do funeral. Depois o cortejo quando o vêm buscar para a igreja. Depois a missa. E finalmente o enterro. No meio da dor que acompanha tudo isto, os rituais e as formas de fazer, são também conforto para os que ficam e uma forma de manter a ligação ao que parte.

A seguir, esta ligação à pessoa que morreu perdura nas memórias. E também, na oração que se faz por ele e com ele. E nos pequenos gestos como o de enfeitar a campa no Dia de Finados. Este dia nunca foi um dia triste para mim. Desde pequena que sempre achei que o cemitério ficava um jardim nesta altura e nunca o achei assustador.

Rezar pela alma ou pela pessoa, firefox, para mim parece-me o mesmo, porque é a alma que nos faz nós mesmos, sem ela o que somos? Não é ela que nos dá o sopro da vida, e nos faz ser mais do que um conjunto de órgãos inanimados?

As missas por alma de alguém, além do propósito de valer por ela, tem também o mérito de manter a ligação afectiva pela pessoa, que era pai, mãe, filho, filha, avó, avô, irmão, irmã, um membro de uma família, de uma comunidade.

Relativamente ao pagamento, isso depende. A minha terra é uma paróquia pequena e pobre. Não acho mal que sejam pagas, porque ajuda a manter a igreja e o pároco.

Os números que a Rita indicou são realmente um exagero. Mas aí, são os padres (ou Conselhos) que têm de ter o discernimento de definir um limite. Por exemplo, na minha aldeia, desde que deixámos de ter pároco residente e missa diária, as missas começaram a ter mais intenções do que era habitual, sem contudo chegar a esses valores.

Um abraço

Cassima

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de June de 2007 17:18

Citação:
Cassima
A minha terra tem, como a maioria das aldeias, tradições próprias no que respeita à morte. Essas tradições existem, julgo eu, porque o morto faz parte da comunidade. Foi-no enquanto vivo e não deixa de o ser depois de morto. A pessoa morreu e há formas de logo avisar toda a gente do facto (toque de sinos). Depois o velório, que acompanha o morto até à hora do funeral. Depois o cortejo quando o vêm buscar para a igreja. Depois a missa. E finalmente o enterro. No meio da dor que acompanha tudo isto, os rituais e as formas de fazer, são também conforto para os que ficam e uma forma de manter a ligação ao que parte.

Cassima, colocadas as coisas do modo como descreveu, como eu poderia não concordar contigo? Essas tradições que lembrou, associadas com o momento da morte, merecem sempre nosso respeito. Os cuidados na eminência da partida, auxiliando o viajante com a unção e o viático, e depois da mesma, consolando a família e os amigos daquele que partiu. A igreja faz-se presente na comunidade que partilha da tristeza de quem perdeu um ente querido, e da alegria da esperança de ter ganho mais um irmão no céu. Numa missa de sétimo dia, tudo isso faz sentido.

Talvez eu tenha passado uma imagem diferente daquela que eu queria. De qualquer forma, agradeço pelas suas palavras que fizeram bem em corrigir alguns excessos nas minhas.

Citação:
Cassima
Rezar pela alma ou pela pessoa, firefox, para mim parece-me o mesmo, porque é a alma que nos faz nós mesmos, sem ela o que somos? Não é ela que nos dá o sopro da vida, e nos faz ser mais do que um conjunto de órgãos inanimados?

Fosse somente trocar uma palavra por outra, até concordaria contigo. A questão, entretanto, vai além disso. Pelas bandas de cá, o sincretismo religioso é muito grande, a catequese dos católicos é muito ruim, e essa preocupação com a "alma" dos parentes até convive com outras pouco cristãs do tipo: quando e onde ela vai reencarnar, se é ou não possível falar com ela, e se ela vai aparecer de noite para puxar o pé de algum vivo. Seria algo para morrer de rir, se não fosse uma confusão real na mente de muito católico pouco instruído na fé transmitida pelos apóstolos.

Sem corpo nem sequer somos humanos, não existe uma alma separada do corpo, não existe homem sem corpo. O mundo como é para nós está diretamente relacionado com nosso corpo, e o mundo de um homem é diferente do mundo de uma mulher pelo simples fato de termos uma anatomia diferente. Parece-me uma falha de catequese ensinar a rezar pela alma e não pela pessoa toda; nossa fé proclama a ressurreição da carne, o que é dado importante ao ponto de figurar no Credo, e marca específica da fé cristã: inclusive rendeu ao apóstolo Paulo muitas críticas e ironias no encontro com os gregos. Os gregos conheciam bem sobre "almas" e "reencarnações", mas recusaram prontamente a idéia de uma ressurreição da carne, pq carne era vista como alguma coisa de menor valia. A doutrina cristã, ao contrário, crê que a própria carne foi dignificada com a encarnação do Verbo. Por isso, acho mais catequético ensinar a rezar pela pessoa toda. Reconhecer a dignidade do corpo humano ainda resultaria num maior respeito ao próximo, tb ele dono de um corpo, de carne.

Citação:
Cassima
As missas por alma de alguém, além do propósito de valer por ela, tem também o mérito de manter a ligação afectiva pela pessoa, que era pai, mãe, filho, filha, avó, avô, irmão, irmã, um membro de uma família, de uma comunidade.

Concordo contigo que não se deve escandalizar os pequeninos, nem mesmo com teologia. Para isso existe a teologia pastoral. Se o que vigora em uma comunidade é isso que me descreveu, então ótimo. Não acho que se deva desnecessariamente semear confusão, e um bom catequista poderia ensinar uma nova linguagem sem entrar em choque. Se, é claro, vc achar que existe algum ganho com a nova linguagem.

Outra coisa: nós estamos considerando agora uma pequena comunidade em que todos conhecem todos? O outro caso, uma lista de obtuário com 50 finados desconhecidos lida na missa... para que isso?

Citação:
Cassima
Relativamente ao pagamento, isso depende. A minha terra é uma paróquia pequena e pobre. Não acho mal que sejam pagas, porque ajuda a manter a igreja e o pároco.

Eu entendo a necessidade, mas acho que existem meios melhores de ajudar a igreja e o pároco.

Citação:
Cassima
Os números que a Rita indicou são realmente um exagero. Mas aí, são os padres (ou Conselhos) que têm de ter o discernimento de definir um limite. Por exemplo, na minha aldeia, desde que deixámos de ter pároco residente e missa diária, as missas começaram a ter mais intenções do que era habitual, sem contudo chegar a esses valores.

Minha amiga, parece que vc fez um bom contraponto para o quadro triste que pintei antes, mas proponho pensarmos que imagem do religioso, em particular sobre a eucaristia, essas coisas revelam, especialmente qdo dizem respeito a católicos sem muita catequese.

Obrigado por me ajudar na reflexão :) Um abraço



Editado 2 vezes. Última edição em 25/06/2007 17:31 por firefox.

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de July de 2007 14:00

Olá firefox

Aqui as pessoas podem não ter tanto essa ideia da reencarnação, mas o medo das almas penadas, bruxas e outros quejandos também por cá existiu e existe (basta ler as notícias de pessoas enganadas por fulanos que lhes mandam benzer dinheiro, ouros, ...)

A questão de se dar o ênfase às almas, suponho que seja porque o corpo, até à ressurreição da carne, está morto. O que continua vivo, até lá, é a alma (sem desvalorizar o corpo).

No fundo, a minha opinião sobre o assunto é a seguinte: Se eu rezo pelas pessoas quando estão vivas, então porque não hei-de rezar por elas depois de mortas?
Entretanto, se a pessoa por quem rezo até nem precisa das orações porque até já está com Jesus, eu acho que ambos vão sorrir e dar-lhes melhor uso. :)

Eu é que agradeço, porque, pelas questões que vão surgindo, vou reflectindo sobre as razões das coisas que antes aceitava de um modo intuitivo [sem achar que nisso haja algum mal :)]

Um abraço

Cassima

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de July de 2007 14:10

O Deus de Abraão, Isaac e Jacó não é um Deus de mortos mas sim de vivos.

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de July de 2007 14:43

Desculpa lá camilo, não percebi. Eu nunca afirmei nada que vá contra isso...

Cassima

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de July de 2007 16:33

Cassima, nunca se sabe quando é que as pessoas estão no paraíso. E tal como a Igreja ensina, é preciso rezar pelas almas que estão no Purgatório para que encontrem a paz definitiva com Deus no Paraíso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Intenções de missas pelos defuntos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 16:55

Citação:
Cassima
No fundo, a minha opinião sobre o assunto é a seguinte: Se eu rezo pelas pessoas quando estão vivas, então porque não hei-de rezar por elas depois de mortas?
Entretanto, se a pessoa por quem rezo até nem precisa das orações porque até já está com Jesus, eu acho que ambos vão sorrir e dar-lhes melhor uso. :)

Podes rezar e fazes bem :)

Até mesmo pq é questão menor isso de a sua oração ajudar mais ou menos as outras pessoas, elas com certeza ajudam a pessoa que reza. Um bom exemplo que costumo lembrar é o de Abraão orando por Sodoma:

Gen 18:20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
Gen 18:21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.
Gen 18:22 Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.
Gen 18:23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?
Gen 18:24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?
Gen 18:25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?
Gen 18:26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.
Gen 18:27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
Gen 18:28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
Gen 18:29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.
Gen 18:30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.
Gen 18:31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.
Gen 18:32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.
Gen 18:33 E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.


Depois Sodoma foi afinal destruída. Quer dizer que a oração de Abraão não mudou nada? Mudou sim. Mudou Abraão. Conheceu melhor o Senhor, cresceu na Sabedoria.

Além do que orar pelas pessoas é sinal de se importar por elas, é tb um exercício de compaixão. Eu só achava melhor rezar pela pessoa toda e não apenas pela alminha ;)

Um abraço carinhoso.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/07/2007 16:57 por firefox.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.