Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 18:47

Caro Sérgio:

Bem-vindo ao fórum.

Embora eu considere que pode ser «um pau de dois bicos» a revelação da «cor política», acho relevante que o tenhas feito e penso que é um dado que merece ser visto positivamente.

Na verdade, não há nenhum partido político que tenha o direito de arvorar-se como representante da Igreja Católica, nem a Igreja reconhece em qualquer partido o cumprimento pleno de todos os seus «preceitos». O caso do aborto é significativo. Nem sequer o CDS leva à letra a «lei» da Igreja, já que a Igreja não considera a licitude do aborto nos três casos que o CDS aceitava.

Por outro lado, a política faz-se também de «concessões» e «hierarquia» de valores. Se é verdade que a esquerda é normalmente mais hostil a certas «instituições» eclesiais, também está mais aberta aos temas da justiça social. Com paradoxos, como é o caso do aborto, mas não façamos do aborto um tema neste tópico.

Creio ser importante reflectir sobre o significado e contributo dos cristãos-católicos de esquerda, mesmo num tempo em que as diferenças esquerda-direita podem ser discutidas e dinheiro passa a ser o principal critério. Será a tensão esquerda-direita necessária dentro da própria Igreja? É argumentável que sim. Salvos os anacronismos, são os posicionamentos de Jesus de direita? De esquerda?

De qualquer forma, cuidado com os comodismos: a esquerda tem sempre a tentação de amordaçar a Igreja ou de a relegar para a Sacristia ou para o âmbito do privado; a direita tem a tentação de usar a Igreja em proveito próprio... Penso eu de que...

E pegando num tema que também mencionaste, possivelmente o mais importante é mesmo o tentar sair do aspecto partidário e colocar a questão em termos de «pólis»: qual a nossa responsabilidade pela «pólis»? E a «pólis» são as pessoas.

Alef

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 18:55

ola
Sei das implicações de me revelar politicamente, mas isso faz parte das convicções, tal como somos atacados por ser Cristãos também o somos se afirma-mos as nossas convicções politicas. O que me levou a fazer foi simplesmente a ideia dos Cristãos instalados nos adros da Igreja a reclamar de tudo e que não fazem nada a não ser pedir subsidio ao poder local ou regional para o passeio da terceira idade ou outros. Esta actitude acho-a deploravel o pai ensinou-me que nos cafés não se faz politica discute-se sem resultados, para o bem ou para o mal são os partidos que fazem a gestão politica logo nós devemos estar inseridos para participarmos, infelizmente os movimentos civicos ainda não são alternativa pois não passam de "partidinhos disfarçados", por isso seja extremo lateral ou extremo centro a politica é uma realidade e devemos estar inseridos e participativos, sabendo sempre separar as aguas, "a Deus o que é de Deus a César o que é de César"...

Cumprimnetos

Sérgio Lopes

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de June de 2007 16:29

Possivelmente interessa-te o seguinte tópico, lançado pelo camilo: «política - os valores da esquerda e da direita».

Alef

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 04 de June de 2007 00:14

Ola
Obrigado Alef pela lembrança, acho muito positivo podermos ver a politica de um ponto de vista cristão.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 14 de June de 2007 16:16

Citação:
camilo
Segundo Fernado Dacosta, autor do livro "Mascaras de Salazar", Salazar abandonou a fé católica aos 25 anos, nunca mais se confessou nem comungou. Era pouco religioso e dado a esoterismos e à astrologia.
Claro, tentava instrumentalizar a igreja e era amigo pessoal da cardeal cerejeira mas isso não faz dele muito cristão, devoto e pio.
O senhor Professor Doutor António de Oliveira Salazar é um grande cristao. Deu a paz depois da anarquia da primeira republica, correndo com essa escumalha corrupta, livrou-nos da guerra dos vermelhos nazis contra os vermelhos sovieticos, construiu escolas, igrejas, deu emprego aos portugueses.
Esse dacosta nao sabe nada é um palerma.
já percebi que para uns aqui do forum ser amigo desse grande homem que e o Senhor Cardeal Patriarca Manuel Goncalves Cerejeira, tambem é crime...Devem preferir o alvaro punhal...e o asassino do estaline...

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 14 de June de 2007 16:56

Ola a todos
Ha pouco tempo atras fizemos uma formação em Viseu de Animadores de PJ, num dado momento fizemos uma visita ao Seminario de Viseu, uma das salas tem por nome Oliveira salazar, visto ter ele sido aluno do Seminario, fizeram na altura um comentario que acho particularmente engraçado, era o seguinte: "Agora sei porque fugiste do Seminario, achavas isto uma ditadura..."


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 16:57

Animadores da PJ?
Não sabia que existiam...

;))

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:01

O Sérgio escreveu «de», não «da».

Alef

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:04

E...????

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:06

E... não é a mesma coisa.

Alef

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:06

Então PJ é o que?

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:10

Pastoral Juvenil, suponho.

Alef

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:16

AH!!!!
Sorry, estava a pensar que falavam da PJ...e parecia-me um discurso um bocadinho estrombólico.

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 17:51

Ola a todos
Peço desculpa por não ter utilizado o termo apropriado, referia-me à Pastoral Juvenil, no circuito interno damos o nome de PJ, peço desculpa a todos os que sentiram de alguma forma melindrados.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 16 de June de 2007 22:57

*risos* :D

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de June de 2007 23:46

Ai, o que dão as siglas :)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 19:01

Indo directo à pergunta: a minha resposta é não.

Seria exactamente a mesma se em vez de extrema-direita fosse extrema esquerda...

Os extremismos são anti-humanos. é assim que penso.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de June de 2007 19:35

Concordo contigo, Maria José. Os extremos primam por não olhar a meios...

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de June de 2007 22:46

Zé,

Se os "extremos" olharem para os "meios" ficam com os olhos em bico...

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de June de 2007 09:33

Lol. :D

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.