Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de May de 2007 18:21

Espero que esta notícia, que saiu aqui no Fátima Missionária, seja mentira:

Arcebispo de Pamplona diz que partidos como a fascista Falange são "dignos de consideração"
O arcebispo de Pamplona entende que os pequenos partidos da extrema-direita, "fiéis à doutrinal social da Igreja", podem ser "dignos de consideração e apoiados". Como exemplo referiu a Falange, o partido fascista de Primo de Rivera, o mentor do ditador Francisco Franco.

Num texto, colocado no site da arquidiocese, já datado de Março, mas só agora divulgado pela AFP, sobre "A situação actual da Igreja Espanhola, algumas orientações práticas Fernando Sebastian Aguilar instiga mesmo ao voto nesses partidos: "Hoje em Espanha há alguns partidos políticos que querem ser fiéis à doutrina social da Igreja na sua totalidade, como por exemplo Comunión Tradicionalista Católica, Alternativa Española, Tercio Católico de Acción Política, Falange Española de las JONS".

Para Sebastian Aguilar, "todos eles são partidos pouco tidos em consideração", quando afinal "têm um valor testemunhal que pode justificar um voto". E acrescenta: "Não têm muitas possibilidades de influenciar de maneira efectiva a vida política, ainda que pudessem chegar a entrar em alianças importantes se conseguissem o apoio suficiente dos cidadãos católicos".

Num documento mais recente, de 27 de Abril, o arcebispo volta à carga, agora sem nomear partidos. Numa carta pastoral dirigida aos fiéis de Navarra, que se preparam para votar para as autárquicas e em eleições autonómicas, Aguilar retoma o alerta de um documento da Conferência Episcopal Espanhola, de Novembro passado, muito crítico nas questões da moral sexual e familiar, no que foi tido como uma reacção a leis que o Governo de Zapatero tem aprovado, como a dos casamentos homossexuais. O arcebispo de diz que "o resultado destas eleições vai influenciar em muitas coisas que têm implicações morais muito importantes, como são por exemplo a segurança e a defesa da vida, o tratamento do matrimónio e da família, a educação moral da juventude, a tranquilidade e estabilidade da convivência".

Agora, para estas eleições municipais e autonómicas, não há referências aos falangistas ou a outros partidos, mas o aviso já estava dado no documento de 17 de Março no qual, apesar de nomear aquelas forças partidárias, Aguilar afirmava que a Igreja "não pode dizer para votar neste ou naquele", mas pode dizer que "não se vota nos que defendem directamente acções claramente imorais, como o aborto, a eutanásia e as leis antifamiliares.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de May de 2007 19:06

Olá Zé:

vindo de certos sectores da igreja católica espanhola mais tradicionalista - conotados com a extrema direita, e o saudosismo franquista , já nada me admira. São os mesmos radicais ligados a grupos ditos pró vida.
Espero que a moda não chegue a portugal.

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de May de 2007 19:24

Caro Zé,

se há católicos que votam em partidos comunistas - ideologia radicalmente contra o Cristianismo - não vejo problema que haja católicos que votem em partidos franquistas - "ideologia" que não persegue o Cristianismo.

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de May de 2007 20:11

JMA, eu vejo problema nas duas coisas, sinceramente. Cada um saberá as razões por que vota em quem vota. Pode-se votar na extrema para reprovar o comportamento do centro, por exemplo. Mas um bispo fazer a apologia de uma qualquer ideologia extremista, parece-me mal. Ainda por cima quando fala em nome da Igreja...



Editado 2 vezes. Última edição em 08/05/2007 20:19 por Zé.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de May de 2007 22:31

Caro JMA:

O que dizes tem uma certa lógica interna ao discurso, mas há que colocar vários matizes... Por exemplo, não me parece totalmente claro que a ideologia fascista do tipo franquista não persiga o Cristianismo. O que acontece é que os partidos de extrema-direita são mais habilidosos em usar as religiões a seu favor, colocando-as ao seu serviço. Quando isso não acontecer, não prevalece a religião, mas a ideologia do Estado, eliminando os «obstáculos».

Assim se passou em Espanha com Franco; assim se passou em Portugal com Salazar.

Salazar era muito cristão, pio, devoto e amigo da Igreja na medida em que a Igreja lhe servia os seus objectivos. Por isso não hesitou em calar a (parte da) Igreja que não lhe dizia «Amén». Veja-se o caso de D. António Ferreira Gomes e Missionários Combonianos(*).

No caso de Franco ainda foi pior. Pelo menos 16 padres foram fuzilados pelo regime franquista, com a desculpa de que eram «vermelhos». O próprio Papa queixou-se ao «generalísimo» Franco.

Alef
_____
(*) A revista «Além-Mar» noticiou a visita de Paulo VI à Índia numa altura em que Portugal cortara relações com aquele país, pela tomada de Goa, Damão e Diu. Pois bem, a revista pagou cara a «ousadia» e foi suspensa.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/05/2007 22:33 por Alef.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 09:21

Zé e Alef:

Há dois prismas de análise na presente questão:
referi a questão do ponto de vista da ideologia em si. Ou seja de um ponto de vista formal, se quiserem.

E, quanto a este, direi que enquanto as ideologias de índole marxista são na sua própria fundamentação anti-clericais e anti-cristãs a "ideologia" franquista não o é.

Se quiserem ver as coisas de um prisma baseado na "razão prática" (o que devo fazer sendo um Cristão à luz da Igreja do meu tempo) a resposta será diferente.
Neste caso não vejo como um cristão possa apoiar quaisquer partidos que:
- não coloquem em primeiro lugar a pessoa humana;
- não defendam a separação Igreja / Estado;
- não respeitem os direitos humanos;
- não assumam a Doutrina Social da Igreja;
- não tenham uma prática de justiça.

A lista obviamente não é exaustiva.

Por outro lado, a actual Igreja espanhola é resultante da sua própria história: e não vale a pena fazer de conta que a Guerra Civil não existiu, que religiosas, religiosos, sacerdotes e leigos não foram perseguidos só por o serem.
E que nesses anos o "franquismo" era o salvador perante alguma passividade da comunidade internacional.
Isso deixou marcas e reflecte-se ainda hoje na Igreja espanhola, Igreja que sem a colocar com as suas marcas históricas eu consideraria absurda e delirante.

O que nos leva à questão da posição do Bispo: será que a história não o marcou também?

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 09:52

A biografia do Bispo em causa.

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 10:04

O texto que deu origem à polémica ( donde não consta a frase "Hoje em Espanha há alguns partidos políticos que querem ser fiéis à doutrina social da Igreja na sua totalidade, como por exemplo Comunión Tradicionalista Católica, Alternativa Española, Tercio Católico de Acción Política, Falange Española de las JONS")

A resposta do Bispo à polémica.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 15:09

Concordo com o Alef

Aliás a extrema-direita é incompatível com a doutrina social da Igreja.

A extema direita procura para ganhar adeptos colocar-se ao lado de certas causas de homens da Igreja mas nada mais.


Cristina

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 17:21

Estava errado quanto às minhas afirmações. Mas quem tem amigos, é logo esclarecido...

Afinal o texto da polémica é outro e contém efectivamente a afirmação: Hoy en España hay algunos partidos políticos que quieren ser fieles a la doctrina social de la Iglesia en su totalidad, como p.e. Comunión Tradicionalista Católica, Alternativa Española, Tercio Católico de Acción Política, Falange Española de las JONS.

A resposta é a mesma.

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 19:32

JMA, podes dizer que na fundamentação a ideologia franquista não é anti-cristã. O comunismo como muitos advogam também não é. Na prática é que têm sido as duas ideologias o que se vê...

Quanto à biografia do Bispo, a Igreja não costuma ser muito complacente com as ideias dos que andam mais à frente. Os que ficam atados ao passado já podem falar com mais liberdade?

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 20:11

Zé,

mesmo no aspecto prático não há comparação. O comunismo fez directamente 100 milhões de mortos, e atacou e ataca violentamente a Igreja Católica e qualquer Igreja Cristã, as quais considera "o" inimigo a abater.

Os crimes do franquismo não são propriamente semelhantes. O que de modo algum os desculpa.

O que critiquei, e critico, é colocar no mesmo embrulho realidades diferentes.

Quanto à posição do Bispo chamei a atenção para, na análise que fazemos da sua atitude, não deixemos de levar em atenção os condicionamentos da sua própria história, nem a história própria da Igreja espanhola.

Mais uma vez, nem uma história nem outra, justificam tomadas de posição absurdas. Mas explicam-nas e enquadram-nas.

Por último, a Igreja deve aceitar todos, desde aqueles que andam mais atrás como aqueles que vão mais à frente.

Assim com uma espécie de procissão... :o))

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 20:21

JMA, houve comunismos e comunismos. Nem todos causaram 100 milhões de mortes. Tal como houve ditaduras de direita e ditaduras de direita. Se calhar o franquismo na Rússia levaria ao mesmo número de mortes. Quanto às ideologias serem a favor (de usar a) ou contra a Igreja, não sei o que é pior. Mas quando não defendem os direitos humanos, são automaticamente contra a Igreja. Sejam de direita ou de esquerda.

De resto, estou de acordo contigo.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de May de 2007 18:45

Zé,

história são factos, não opiniões. E o franquismo foi em espanha não na russia. Os números que vêm no Livro Negro do Comunismo são apresentados por historiadores, não por políticos ou jornalistas.

E os números aí apresentados são os seguintes:
URSS - 20 milhões de mortos;
China - 65 milhões de mortos;
Coreia do Norte - 2 milhões de mortos;
Cambodja - 2 milhões de mortos;
Vietnam - 1 milhão de mortos;
Europa de Leste - 1 milhão de mortos;
África, 1,7 milhões;
Afeganistão - 1,5 milhões;
Etc.

De notar que os números acima apontados são os que não sequer contestados pelos historiadores defensores do regime comunista - estamos no limiar mínimo...

Isto para dizer que, para qualquer regime político matar uma pessoa é sempre crime: mas a dimensão do crime não é indiferente para a qualificação do mesmo regime político.

Nenhum número de mortos de um regime sanciona outro regime, mas convém colocar tudo no seu devido plano.

Não discuto o franquismo porque para além do mais é um regime com teorias um pouco absurdas e desinteressantes, e pelo qual não me interesso grandemente.

Mas volto à minha afirmação inicial: se há pessoas que são católicas e votam comunista ( e há, conheço bastantes casos), não vejo maior absurdo em outras pessoas católicas votarem em partidos de extrema-direita (também há, e também conheço bastantes casos).

E depois no que se refere à chamada "extrema-direita" na linguagem actual da Europa, não existe apenas uma mas muitas. Só neste tópico temos referências directas ou indirectas a pelo menos quatro delas.

O que torna ainda mais complicado para mim perceber ao que se refere o Bispo, pois desconheço exactamente onde se situam aqueles movimentos.

João (JMA)

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de May de 2007 20:27

A tua afirmação agora tem algo diferente da tua anterior. A anterior não me parecia (da interpretação que lhe dava) condenar que alguém vote na extrema direita. Agora já me parece que condenas esse acto, apesar de estares mais interessado em estabelecer que a extrema esquerda era pior. Aí não sei se concordo contigo. Também se pode dar o nazismo como exemplo de extrema direita, e contabilizar as vítimas da segunda guerra mundial. Mas não era o que estava em causa, acho eu. Para mim, os extremos são ambos horríveis.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de May de 2007 21:53

[www.rtp.pt]

católica praticante

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de May de 2007 19:51

Caro Zé,

1 - a minha afirmação inicial se há católicos que votam em partidos comunistas - ideologia radicalmente contra o Cristianismo - não vejo problema que haja católicos que votem em partidos franquistas - "ideologia" que não persegue o Cristianismo mantenho-a inalterada.

Tu terás visto nessa afirmação que eu aceitava ser lógico que um cristão votasse na extrema-direita. Mas essa foi a tua interpretação, não o que eu escrevi. O que escrevi é que a "ideologia" franquista não persegue o Cristianismo - e mantenho.

Uma outra questão, mas bem diferente, é se face à minha ideia de cristianismo eu o acho compaginável com o franquismo. Mas eu já referi elementos fundamentais da minha visão de cristianismo que me parecem conflituantes com tal "ideologia".

Mas, como sabes, a minha visão de cristianismo não é partilhada por muitos cristãos.

E tenho de admitir que existam alguns, de boa-fé, que não vejam contradição entre serem cristãos e votarem no franquismo.

2 - Depois, no que se refere à contabilização extrema-direita vs extrema-esquerda, não a fiz.

Estávamos a discutir comunismo vs franquismo. Apresentei os números que tinha de um livro escrito há meia dúzia de anos sobre o comunismo. Não tenho números sobre o franquismo, ou tê-los-ia colocado.

3 - Quanto a condenar o acto de alguém votar na extrema-direita, não o faço. Como igualmente não condeno quem vota comunista. Acho idiota, absurdo e outros adjectivos pouco adequados para escrever aqui, mas quanto a condenar não o faço.

4 – Para além disso, não existe “uma” extrema-direita. E é preciso definirmos o que queremos incluir nela: recordo que há 30 anos o CDS era apelidado de fascista e de extrema-direita…

E salazarismo não é franquismo, que por sua vez não é fascismo, e nenhum destes três tem a ver com o nazismo. Não é tudo igual.

João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 14/05/2007 19:52 por JMA.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 19:35

So disparates. Os vermelhos sao NAO SAO cristaos! nacionais socialistas ou internacionais socialistas são todos vermelhos e anticristãos.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 10:14

Citação:
Alef
Caro JMA:
Salazar era muito cristão, pio, devoto e amigo da Igreja na medida em que a Igreja lhe servia os seus objectivos. Por isso não hesitou em calar a (parte da) Igreja que não lhe dizia «Amén». Veja-se o caso de D. António Ferreira Gomes e Missionários Combonianos(*).

Alef
_____
(*) A revista «Além-Mar» noticiou a visita de Paulo VI à Índia numa altura em que Portugal cortara relações com aquele país, pela tomada de Goa, Damão e Diu. Pois bem, a revista pagou cara a «ousadia» e foi suspensa.


Segundo Fernado Dacosta, autor do livro "Mascaras de Salazar", Salazar abandonou a fé católica aos 25 anos, nunca mais se confessou nem comungou. Era pouco religioso e dado a esoterismos e à astrologia.
Claro, tentava instrumentalizar a igreja e era amigo pessoal da cardeal cerejeira mas isso não faz dele muito cristão, devoto e pio.

Re: Extrema-direita pode ser "apoiada" por "cidadãos católicos"
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 16:10

Ola a todos

Esta discussão é muito interessante, por colocar um assunto que diz respeito a todos na agenda das comunidades cristãs.
Creio ser absolutamente indispensavel fazermos uma analise crista da politica, para isso temos varios exemplos, mas creio ser mais favoravel a discussão o nosso caso.
1º A igreja é lugar de liberdade por excelência (entenda-se de consciência) não somos amordaçados.
2ºÉ Missão da Igreja actuar na sociedade, propondo valores e agindo caritativamente apoiando os mais fracos.
Ora neste ponto a Igreja actua politicamente, não falo na partidocracia, mas sim na acção de organização da polis. Relembro que as escolas catolicas, os hospitais, os centros de acolhimento, casa de repouso, são uma resposta politica da Igreja ao mundo.
A Igreja rever-se num Partido politico, creio ser dificil, não temos no nosso espaço politico um Partido claramente democrata-cristão, ou socialista-cristão, apesar de alguns bem invocarem o Nome de Nossa Senhora para tudo e mais alguma coisa....
A igreja nunca se posicionou nem à direita nem á esquerda e no centro em Portugal não há nenhuma virtude.
Agora em todos os partidos há concerteza militantes cristãos empenhados, quer no cds, no psd, ps, ou mesmo na cdu, no bloco tenho algumas duvidas mas enfim o Espirito sopra onde quer...
Eu sou catolico, com algumas responsabilidades na minha paroquia e sou Socialista, não tenho vergonha de o dizer, apesar do partido em que estou filiado ter apoiado a IVG eu lutei pela vida e pelo não no referendo. Fiquei muito triste quando algumas vozes mais acicatadas disseram que quem apoia-se esses partidos, devia ser excumungado...enfim...
Actuo na politica para não fazer como muitos, assobiar para o lado e so quando me toca é ha chatice. Acredito que todos devemos actuar e uma forma a fazer uma gestão justa dos recursos existentes e que os direitos deveriam ser iguais para todos, não faço paralelismos entre o Evangelho e os manifestos politicos, parece-me completamente errado, mas creio ser posivel colocar em quem governa sementes do Evangelho, porque a casa é de todos.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.