Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: ana pereira (IP registado)
Data: 03 de May de 2007 12:14

Serve o presente para solicitar a V/ ajuda, no seguinte aspecto, a
paróquia onde estou integrada como Catequista, está a sofrer uma grande
alteração com a formação de Conselho Pastoral e Conselho Económico, eu
gostaria de entender e saber qual o "papel" (exemplo: obrigações e
direitos) da catequese entre estes dois Conselhos.
Sei que esta questão possa ser complicada a responder, mas talvez poderá
indicar qual a entidade ou responsável que me poderá ilucidar nestas
questões.
Agradeço a atenção dispensada e a V/ ajuda, ficando a aguardar V/ prezadas
notícias, apresento os meus melhores cumprimentos.


Ana Pereira

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 06 de May de 2007 08:24

Ana

Parece que as pessoas em Portugal não estão bem informadas do que 'e um Conselho Pastoral. Um Conselho Pastoral 'e escolhido pelo pároco para o ajudar. A pessoa escolhida para ficar no Conselho Pastoral fica responsável pela catequese, as catequistas tem de obedecer. O Conselho Financeiro não tem nada com a catequese, nem com as catequistas, nem com os ministros eucarísticos. Todos esses membros escolhidos, são fortes dentro da igreja, mas cada qual com o seu trabalho!

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: ana pereira (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 09:09

pois o problema é que eles os Conselhos querem "mandar" na organização da catequese. E sempre que a catequese quer fazer alguma iniciativa de oração ou actividades é sempre criticada e por vezes arranjam maneira de a mesma não ser realizada.
É muito complicado. Pois querem usar a catequese ao seu bom agrado. E isso dá comigo em doida

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 09:30

Ana,

Tu como catequista tens uma liberdade de fazeres as actividades que bem quiseres e bem entenderes. A unica pessoa com quem tem tens de estar de acordo é com o prior da tua paróquia.

Se for uma pessoa razoável e tu apresentares propostas razoáveis (poucos custos, que visem essencialmente a comunidade e o anúncio da palavra) acredito que os ditos conselhos tem que baixar a bolinha.

Faz por não entrar em guerrilhas que dividem a comunidade paroquial mas como cristã podes e deves confrontar as pessoas que se opoem as actividades propostas para entenderes os comos e os porques.

Até pode ser que eles tenham razão.

Em comunhão

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: ana pereira (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 10:27

Nós Catequistas até temos o aval do Sr. Padre nas activides propostas, mas acontece que ele já tem 84 anos de idade, e por vezes as pessoas aproveitam-se disso mesmo. Nós queremos darmos todos bem uns com os outros, mas por vezes até nós entendemos o porquê de não conseguir isso.
Vamos tentando limar as arestas para darmos todos bem, pouco a pouco.

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 11:45

Dá-me a ideia que os membros do conselho da tua paroquia não compreendem bem qual é o seu papel.
Já vivi uma situação parecida, paroco doente, conselho pastoral formado por membros com pouca sensibilidade pastoral e catequetica, alguns querendo aproveitar-se das actividades da igreja para conseguirem projecção politica, querendo mandar nos movimentos da paroquia e na catequese, conflitualidade elevada decorrente da fraca autoridade do paroco, criticas descabidas dos membros do conselho pastoral sem sensibilidade para a catequese (aliás com escassa formação religiosa).

Foi um periodo bastante dificil.

O que sei é que o conselho é consultivo, quem tem autoridade e pode decidir é o paroco. Muitas vezes falta formação aos membros do conselho pastoral, até formação catequetica. Tenta evitar as guerrilhas paroquias e fazer-lhe compreender a bondade das propostas dos catequistas.

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de May de 2007 14:57

Ana

A pessoa do Conselho Pastoral que fique com a responsabilidade da catequese deve ser algum/a catequista. Assim como aquele que ficar entregue `a liturgia deve ser leitor...

Camilo
Se o padre escolhe o Conselho Pastoral, não e necessário as catequistas receberem as ordens só do padre...para isso não precisa haver conselho Pastoral.
Assim como a maioria das igrejas em Portugal, não sabem o que e um conselho Pastoral.

Ana...digo-te que esse padre esta a trabalhar como pertencem trabalhar todas as igrejas! Era assim que todas as igrejas deviam trabalhar. Só deves receber ordens do membro do conselho pastoral que ficou entregue `a catequese. Os membros do conselho pastoral podem ser escolhidos pelo padre ou pelo povo.
Só que alguns padres dizem que os preferem escolher, porque não são capazes de trabalhar com todos. Alguns membros por vezes atacam os padres!!!
O padre António Tapparello, quem escolhia era o povo; ele trabalhava com todos..." Bom sinal"

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Manuel2510 (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 15:10

Caros Amigos,

fui durante cinco anos membro do conselho pastoral (aqui conselho paroquial) da talvez mais numerosa comunidade praticante na emigração portuguesa e fico espantado ao ler que a função do CP é ajudar o pároco e ponto final.
Acho que em primeiro lugar a função do CP deveria ser servir o Senhor no coração da comunidade ajudando o Pároco na sua tarefa de pastor.
Infelizmente (e vivo neste momente a tristeza de essa realidade) nem todos os padres guiam as suas ovelhas como bons pastores. Sacrificam umas e coroam outras sem aplicação de critério algum. No entanto quando se trata de discutir algum problema invocam que se devem criar critérios segundo os quais a situaçãó deve ser gerida, mas isto só para tapar os olhos e esperar pela próxima oportunidade para sem explicação nem critério fazer a sua vencer.
Pois o nosso padre é mestre em dividir e cada vez mostra mais perfeição nisso.

Outra coisa que não me parece bem é o CP ser nomeado pelo Pároco.
O Pároco deve dar valor á sua comunidade e como tal deixar os paroquianos elegerem o CP tendo ele o direito de escolher, se assim achar, membros de direito que por exemplo podem ser aqueles que com ele organizam a catequese.
Nunca de maneira alguma o CP pode ser travão de actividades que valorizem a comunidade, deve pelo contrário ser promotor delas.
Também os membros do CP nunca podem ver a sua posição como alguma coisa de represente força ou poder mas devem sim ser aqueles que procuram servir sem aspirações "políticas" de ser ou parecer importantes.

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 16:42

Vaidade ... sempre a vaidade ...
Ore Ana e lute por suas convicções, mas lembre-se da obediência .
A verdade e a justiça sempre vencem.
chris

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 18:07

Manuel

Alguns padres não querem que vão contra a palavra deles:) e além disso, todos os membros podem dar opiniões, mas a ultima palavra é sempre a do padre, por lei, se o padre estiver certo, se estiver errado recorremos ao bispo!!!

Eu por mim não me importa que seja o padre que escolha os membros do Conselho Paroquial. Até gosto que seja o padre que me convide.

Manuel... há sempre coisas; alguns acham que os padres dão mais valor a uns do que a outros! E o ciúme, a inveja que existe até mesmo dentro das próprias igrejas.
Eu hoje não estou envolvida na igreja como estava antes, alguns membros vem-me dar queixa de uns e de outros! Só quem anda numa igreja sabe o que por lá se passa...Mas é bom estar envolvida, aprendemos muito.

Concordo com a Chris: Obediência! E as vezes há tão pouca.

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 18:32

Manuel


Os padres portugueses são muito diferentes dos padres brasileiros, nós aqui falamos por experiência própria.
O padre brasileiro é humilde, tem outra formação; eu diria mais bem formados para trabalharem com o povo de Deus.

Estudam mais, preparam-se para uma homilia, para uma catequese. Têm vindo aqui padres bem formados do Brasil, aprendemos muito com eles.


Rita.....Canadá

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 16:32

Ola a todos

Meus amigos, estamos a confundir a "obra do mestre Picasso com as picassadas do mestre de obras", uma coisa é conselho pastoral, outra é conselho economico, creio que não são a mesma coisa.
Um conselho Pastoral visa dentro da Paroquia, no Serviço a Deus nos Irmãos, compreender as reais necessidades da Paroquia e dar-lhe resposta. Neste conselho devem estar presentes por nomeação do Paroco um responsavel de cada sector Pastoral: Catequese, acção social, acção educativa, Liturgia, Oração e Movimentos. No conselho economico devem estar as pessoas nomeadas pelos Parocos para o auxiliarem na organização economica da Paroquia: Obras de restauro, conservação do patrimonio, manutenção e funcionamento das obras assistenciais, apresentação do relatorio e contas.
O conselho pastoral trabalha para o crescimento espiritual da Paroquia. O conselho economico trabalha para liquidez financeira da Paroquia.
São campos completamente diferentes e podem agrupar sensibilidades diferentes, não pode haver supremacia de um grupo em relação ao outro, aqui não se deve falar de um jogo de poder (embora muitas vezes parece ser uma guerra entre galos), mas sim de um conjunto de pessoas que pela sua formação, carisma, sensibilidade põem os seus dons a render para um bem maior que é a comunidade.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 17:53

Lopes

Ainda ninguém disse que, conselho paroquial e económico seja o mesmo. Já estive nos dois conselhos e sei o que faz cada um deles, mas gostei da tua intervenção;-) Vem sempre...


Rita*

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 18:47

Ola
Sim Rita, ninguém disse mas parece que ficou essa ideia, assim separam-se as águas fica mais claro.
É claro que muitas paroquias ainda não teem estes conselhos, a minha é disso exemplo, no entanto os tiques de poder e abuso dele ja estão presentes, enfim as vezes não entendem que estamos para servir e não para sermos servidos, enfim corações ao alto e pra frente que é caminho.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 21:02

Lopes

A razão de ainda não haver esses conselhos nas igrejas em Portugal, é porque a igreja em Portugal não sabe ser igreja. Compete e creio ser ao Patriarcado de Lisboa implantar em todas as dioceses para haver esses conselhos nas igrejas. O Canadá tem, o Brasil tem...
Mas tu estás dentro do assunto, como sabes disso? :-)


Rita*

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2007 21:11

Calma, calma, Rita!

- Existem Conselhos desses (Paroquial e Económico) em Portugal, e há muitos anos; infelizmente não em todas as paróquias, nem coisa que pareça. Eu já fiz parte de um Conselho Paroquial, há já quase duas décadas!

- O Patriarcado de Lisboa não tem qualquer interferência nas outras dioceses.

Alef

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 02 de June de 2007 01:43

Ola

Rita, não podemos ver as coisas dessa forma, lá pelo Brasil ter e o Canada, não quer dizer que também temos de ter, não se devem fazer as coisas por imitação, mas por convicção. Por cá ja existe há muito tempo uma coisa que se chama comissão fabriqueira, hoje quer-se chamar conselho economico, muda-se o nome mas a essência é a mesma, um conjunto de leigos, convocados pelo Paroco para organizar a vida economica Paroquial, o problema é que maior parte das vezes estes conselhos perpetuam-se no tempo não existe renovação dos seus membros e aparecem os tais tiques de ditador, ou então transformam-se num grupo de "tias" que se reunem para o chá e pouco mais...
Sei porque sou catequista e preocupo-me em saber como organizar a vida paroquial.
Quanto à questão do Patriarcado, nada tenho contra o patriarcado de Lisboa organizar bem a vida interna, mas isso só implica as PAroquias do Patriarcado, não existe hierarquia entre as Dioceses, pode-se copiar os bons modelos, porque funcionam, mas cada Diocese deve-se organizar da forma que mais lhe convém, ate porque esses modelo na Diocese de Lamego ou Bragança não deve resultar.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de June de 2007 05:28

Alef

Quem dá ordens as dioceses, não é o patriarcado de Lisboa? Algo mais para se aprender:-)

Alef, já tens quase 40 ? ;-)

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 03 de June de 2007 00:51

Ola
Rita pensavas que o Patriarcado de Lisboa é que mandava na Igreja em Portugal?

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Organização da Catequese no meio dos Conselhos Pastorais e Econónicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 03 de June de 2007 01:49

De quem as dioceses ou bispos recebem as ordens? Quem sabe responder?

Eu pensava que as ordens vinham do Patriarcado para as dioceses...
Os padres sei que não mandam neles próprios, são os bispos que mandam neles!

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.