Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 15:44

Caros colegas foristas, gostaria de saber quais as opiniões que têm sobre este movimento: RCC - Renovação Carismática Católica?

Tenho lido alguns artigos sobre a RCC e alguns dizem bem, outros dizem mal, sei que é um facto que no Brasil é um movimento muito grande e poderoso, que engloba secalhar já grande parte dos fieis cristãos, no entanto os Bispos Católicos num documento oficial da igreja "condenam" uma das suas práticas, que dizem não dever ser praticada e têm algumas coisas em que parece mais uma Igreja Evangélica...

Serão os seus membros verdadeiros Cristãos Católicos, ou será que já estão a confundir conceitos evangélicos e católicos e que se está a desvirtuar um pouco a igreja católica, os seus cantos, orações e celebrações, ao tolerar estas comunidades como Cristãs Católicas ?

Este fim de semana que passou, assisti a um espectaculo e missa animados por uma destas comunidades a pedido de uma irmã católica e sinceramente algumas das coisas que eles nos pediam para fazer, cantar e mesmo algumas das coisas que diziam, faziam-me pensar se não estaria numa Igreja Evangélica em vez de Católica ? Também o uso repetido da oração Avé Maria, até ao ponto em que já mais parecia que estavamos a recitar apenas um texto, em vez de uma verdadeira oração, me pareceu que estava a desvirtuar um pouco o seu significado...

Por tudo isto, gostaria de saber as vossas opiniões ?

Em especial dos membros portugueses do forum.

Saudações

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 15:53

è sastifazer o gosto do cliente...lamentável em minha pequenez de compreensão.
Mas são as crianças de Deus, e pedimos que Ele atenda aos seus pedidos.

a quem interessa a ignorancia do povo?

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 17:05

Deve haver um amadurecimento na fé para o silêncio e a escuta?

Ora as crianças não gostam de silêncio, mas de agitação , bater palmas, cantar alto e animadamente , sacudir braços... e falar linguas estranhas , um balbucear incompreencível...um dialeto só delas.

Uma fé simples e pura que incomoda a mente que precisa da compreensão , do conhecimento, do silêncio para saborear Deus... essa é minha pequenez de compreensão da RCC, meu olhar talvez reducionista para a espontaniedade de um povo.

Não compreendo missa de cura e libertação ? O que é isso ???

Apenas compreendo o valor de atualização da Graça Pascoal e o valor salvífico de cada gesto de serviço ao menor feito por causa da comunhão.

MAs que direito eu tenho de criticar os que creem que seus males e sofrimentos serão atenuados ou findados num "culto" de imposição de mãos?
Assim como criticar os pagadores de promessa ...e toda religiosidade popular.

Como catequisar uma população que não tem o hábito da leitura, e com carência catequistas com uma mínima formação teológica pós- conciliar ?

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 17:21

Ok, obrigado Chris, penso que já compreendi o teu ponto, as necessidades específicas do povo Brasileiro que devido às carências socio-económico-culturais que referes levam ou levaram à aceitação em tão grande escala do RCC...


Então e o resto dos colegas do forum ? Ninguem se atreve a participar e dar a sua opinião ? (boa, má ou indiferente)

Gostaria de mais opiniões, em especial de utilizadores Portugueses, para saber o que pensam destes movimentos RCC no geral e em particular de algum que conheçam...

Sei que em PT temos um em Fátima : Comunidade Canção Nova

Fico à espera de mais respostas e participações !

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 19:58

Canção nova RCC no Brasil fundada pelo padre Jonas Abib-

Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

[www.cancaonova.com]

Realmente para mim não faz sentido .Mas conheço muito pouco sobre a RCC ,apenas os vi falando em linguas???algo que me pareceu muito estranho , aquilo de por a mão na testa e ficar balbuciando coisas sem sentido ...e a forma como invocam o Espírito Santo ...não me identifiquei com nada, não reconheci a assembléia de fé.


pelo visto a origem da RCC é americana .... TODETO TIO SAM ... olha eles aí ...

A Origem da RCC

Em 1967, um grupo de jovens estudantes da Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, aplicaram-se a reler e a meditar os Atos dos Apóstolos, e a rezar, pedindo a Efusão do Espírito Santo, e lá tiveram uma experiência tão forte da Graça divina, que tal acontecimento tornou-se conhecido como o marco inicial da renovação Carismática na Igreja Católica. Desde então, estamos vivendo um dos grandes momentos da história da Igreja contemporânea. Cada um de nós, que hoje vive esta experiência tão forte com o Batismo no Espírito Santo, deve conhecer esta história para melhor compreender a grande Graça que lhe atingiu. A história que hoje vamos conhecer está baseada no Livro "Como um Novo pentecostes", cuja autora, Patty Mansfield, foi uma das pessoas que vivenciaram o retiro de fim de semana que acabou se tornando um acontecimento histórico para a Renovação Carismática católica.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/04/2007 20:04 por Chris Luz BR.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 21:47

Não conheço ninguém que pertença a esse movimento
Acho que se não foi proibido pela Igreja quem sou eu para me pôr a debitar sobre ele?
É demasiado sério para ser feito. Não é o mesmo que ser da equipa A ou B ou C de futebol...

Dentro da Igreja Católica há muitoscaminhos. O importante é que cada um siga aquele ao qual o Senhor o chamou.

Opiniões sobre um movimento aceite pela Igreja?
Pode-se gostar mais ou menos (ou nada) mas para os que a ele pertencem são um caminho bom, que leva ao Céu.

Não podemos julgar pelo que nos parece....

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 10:27

Amigos foristas,

O RCC está envolto em algum cepticismo! Mas conheço um pouco da sua realidade por ter uma pessoa de família muito ligada ao movimento!

Acredito que possa fazer confusão o facto de baterem palmas, cantarem, dançarem... Mas não temos nós um Pe Borga, ou o Pe Daniel, ou o Brasil um Pe. Rossi? Não gostam as comunidades cristãs de uma missa alegre? Creio que sim! A mim também me fazia confusão! Um dia perguntei a esse familiar se não seria um pouco abusivo; disse-me assim: "sabes Gustavo, eles ensinam-nos a amar Deus, a senti-l'O verdadeiramente ali! Se cantamos, dançamos ou batemos palmas é para o louvar, agradecer, bendizer! Não batemos palmas aos artistas, aos que nos fazem coisas boas, a tanta coisa? Por que não bater palmas também a Deus, que nos ama tanto?!"

E eu pensei: será que nós (não pertencentes ao RCC) vemos mesmo Deus como Pai? Será que nós quando participamos nas Eucaristías sentimos Deus com a intensidade com que eles sentem? (Respondam-me, amigos, porque por vezes eu tenho duvidas!)

Disse-me esse familiar que das mais bonitas experiências que teve foi uma adoração ao Santíssimo, com um recolhimento extraordinário!

Quanto à Canção Nova, da qual sou sócio, rermeto para o portal já indicado!

Relativamente à condenação da Igreja, particularmente em Portugal, não tenho conhecimento de nada! De facto na revista de cada mês da Comunidade Canção Nova, sai um artigo escrito por um Bispo!

O RCC muitas vezes só é compreendido por quem o vive! Pauta-se também muito pela acção do Espírito Santo (tantas vezes esqueciso)!

Se alguma coisa estiver errada peço que me desculpem e que mo apontem para que o possa corrigir! Vou tentar aprofundar o tema falando com esse familiar!

Abraços em Cristo

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 13:18


Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 13:37

Citação:
Gustavo Pinto
Acredito que possa fazer confusão o facto de baterem palmas, cantarem, dançarem...

...

E eu pensei: será que nós (não pertencentes ao RCC)

...

Quanto à Canção Nova, da qual sou sócio

...

Pauta-se também muito pela acção do Espírito Santo (tantas vezes esqueciso)!

Caro Gustavo, obrigado pela tua participação, acredita que é importante, para todos compreender-mos este fenómeno.

Quanto ao bater palmas e cantar, não tenho nada contra isso, nem tão pouco me faz confusão alguma ! Dançar, se for fora de uma celebração da Eucarístia, ou depois desta já ter acabado, não me faz confusão nenhuma também...

No entanto ficaram-me umas dúvidas na tua participação:

1ª - Dizes não pertencer ao RCC, mas és sócio da Comunidade Canção Nova ? Isso significa que fazes parte da comunidade ou outra coisa ? Se sim qual ?

Eles referiram que viviam apenas de doações e da venda de cd's/livros...

2ª - O que significa para ti pautarem-se pela actuação do Espírito Santo ?

Gostaria que me exclarecesses estes pontos se puderes, para ter uma compreensão melhor do que se trata.

Obrigado.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 14:31

Tecno,

realmente parece confuso!

De facto sou sócio da Canção Nova. Ainda que ela esteja animada pelo RCC, tem um importante papel na Evangelização através dos meios de comunicação social e eu identifico mais a minha participação com esta parte, e não tanto nos encontros levados a cabo pela comunidade, onde sobressaem as suas manifestações mais voltadas para a actividade do RCC! Não devia estar a decompor a CN, porque de facto se trata da mesma coisa! É só para que se entenda que não tenho uma participação activa no RCC!

Vivem da venda de material para evangelização e das doações que os sócios fazem! Têm um canal de TV 24h só com programas católicos e também Rádio (PT 103.7 FM)!

Quando digo que se pautam pela actuação do Espírito Santo, quero dizer que mais do que qualquer outro grupo, vivem muito a experiência de um Espírito Santo actuante nas nossas vidas: "Por exemplo, ao contrário de outros movimentos não tem um fundador: foi suscitado pelo Espírito Santo como caminho de renovação da Igreja. O Renovamento Carismático Católico é, de facto, melhor descrito como uma graça, uma onda de renovação que percorre a Igreja impelida pelo Espírito Santo." (página oficial do RCC). Remeto para as origens do RCC, já aqui apontadas!

Espero ter ajudado qualquer coisa!

Logo que tenha novidades...

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 14:55

Eu percebo que a beleza da liturgia pode ficvar comprometida sem os cânticos liturgicos e com muito barulho,muita agitação, muito ruido ...será que não se perde o mergulho no mistério do Cristo ?
A missa não é um show , um espetáculo, para batermos palmas e dançarmos...
Como a assembléia vai se constituir em Trindade e mergulhar no mistério....com tanta agitação ?



Editado 1 vezes. Última edição em 25/04/2007 14:56 por Chris Luz BR.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 15:09

Gustavo o Rito Romano foi inspirado por quem???



Kyrie eleison - Senhor vós sois piedade,vós sois bondade , vós sois misericórdia.
e
Glória -

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

E paz na terra aos homens de boa vontade.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente.

Nós vos louvamos.

Nós vos bendizemos.

Nós vos adoramos.

Nós vos glorificamos.

Nós vos damos graças, por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.

Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.

Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

Só vós sois Santo.

Só vós sois o Senhor.

Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo.

Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

Amém.

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 15:49

Caro Gustavo,

Não pareço confuso, estou mesmo, pode dize-lo abertamente, sem problemas, que eu próprio o admito...

Não entendo a RCC, porque apareceu concretamente ? Nem qual a necessidade de uma "renovação" ?

Também não compreendo certos ritos das comunidades à RCC afiliadas, como:
- "Repouso no Espírito" (condenado pelos Bispos Brasileiros num documento oficial da Igreja Católica no Brasil)
- "Falar em Línguas"

Isso não significa que esteja contra ou a atacar a RCC e comunidades afiliadas, nem que estou a favor...

Gostava que alguem me explicasse estas coisas, entre outras que achei
estranhas, quando assisti a um encontro animado pela Comunidade Canção Nova:

- Repetição da oração Avé Maria até à exaustão e por tudo e por nada (ao ponto de parecer a quem vê e participa que se está a recitar um texto apenas, sem nenhum significado e valor, desvirtuando com essa prática uma das orações fundamentais da Igreja Católica) e utilizando-a muitas vezes fora de contexto, como meio para silenciar a assembleia...

- Um leigo, dizer a outros leigos para abençoarem os acompanhantes sentados ao lado, fazendo o sinal da cruz na testa deles e vice-versa (pensava que apenas um Padre ordenado pudesse dar esse tipo de benção, ainda pra mais com esse gesto...)

- Dar a entender à assembleia que é viável e possível viver apenas de "esmola", caridade e ao "Deus dará", apenas da providência divina, sem trabalhar, abandonando o trabalho e as famílias (assembleia essa constituida maioritáriamente por jovens, que exemplo é que se está a dar à juventude?)

- Invocação do Espirito Santo por um leigo ou vários leigos em frente à assembleia, com gestos/ritos e finalmente cantos, dizendo que conseguem invoca-lo e fazer com que ele desça sobre a assembleia e sobre eles próprios e no final dizem: "Pronto, agora que o Espírito Santo já xegou..." (pessoalmente não compreendo isto, na minha opinião, é Deus quem decide sobre quem e quando vai enviar o seu Divino Espirito Santo e não o Homem que verga Deus à sua vontade, segundo as suas necessidades...)

Sinceramente, pareceu-me a mim e a outras pessoas, que parecia que estavamos a assistir a uma celebração de uma Igreja Evangélica para ser sinceros...

Quem me puder explicar estas coisas agradecia ! Obrigado.

Saudações


Citação:
Gustavo Pinto
Tecno,
realmente parece confuso!

De facto sou sócio da Canção Nova. Ainda que ela esteja animada pelo RCC, tem um importante papel na Evangelização através dos meios de comunicação social e eu identifico mais a minha participação com esta parte, e não tanto nos encontros levados a cabo pela comunidade, onde sobressaem as suas manifestações mais voltadas para a actividade do RCC! Não devia estar a decompor a CN, porque de facto se trata da mesma coisa! É só para que se entenda que não tenho uma participação activa no RCC!

Vivem da venda de material para evangelização e das doações que os sócios fazem! Têm um canal de TV 24h só com programas católicos e também Rádio (PT 103.7 FM)!

Quando digo que se pautam pela actuação do Espírito Santo, quero dizer que mais do que qualquer outro grupo, vivem muito a experiência de um Espírito Santo actuante nas nossas vidas: "Por exemplo, ao contrário de outros movimentos não tem um fundador: foi suscitado pelo Espírito Santo como caminho de renovação da Igreja. O Renovamento Carismático Católico é, de facto, melhor descrito como uma graça, uma onda de renovação que percorre a Igreja impelida pelo Espírito Santo." (página oficial do RCC). Remeto para as origens do RCC, já aqui apontadas!

Espero ter ajudado qualquer coisa!

Logo que tenha novidades...

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:03

eu estou contra ... sou Católica Apostólica Romana , Romana , Romana...

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:08

Caro Tecno,

Quando disse que "realmente parece confuso", referia-me ao facto de eu ter dito que era sócio da CN mas que não pertencia ao RCC! Mas é sempre bom falar com quem está aberto ao diálogo!

Eu próprio não posso dar respostas claras, pois como disse nunca participei numa celebração de nenhum movimento do RCC!

Estou a estudar fora do país e só volto a Portugal no inicio de Maio por isso posso tardar a obter respostas! Acredite que eu mesmo quero aprofundar este tema e com as suas questões torna-se mais fácil abordar o assunto!

Chris, não entendo o seu tópico?!

Abraço em Cristo

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:11

Citação:
Gustavo Pinto
Caro Tecno,
Quando disse que "realmente parece confuso", referia-me ao facto de eu ter dito que era sócio da CN mas que não pertencia ao RCC! Mas é sempre bom falar com quem está aberto ao diálogo!

Eu próprio não posso dar respostas claras, pois como disse nunca participei numa celebração de nenhum movimento do RCC!

Estou a estudar fora do país e só volto a Portugal no inicio de Maio por isso posso tardar a obter respostas! Acredite que eu mesmo quero aprofundar este tema e com as suas questões torna-se mais fácil abordar o assunto!

Chris, não entendo o seu tópico?!

Abraço em Cristo

Obrigado pela honestidade e exclarecimentos Gustavo, realmente tinha entendido mal isso do confuso, mas até é verdade que estou.

Ainda bem que queres aprofundar o teu conhecimento e que estas questões possam ajudar a faze-lo, eu também quero compreender melhor este fenómeno e fico à espera então que consigas através dos teus contactos, saber respostas, ficaria muito grato !

Abraço

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:22

Dizem a lingua dos anjos é latim ...eu gostaria de aprender .


Agnus Dei

Qui tollis peccata mundi
miserere nobis
Agnus Dei
Qui tollis peccata mundi
Dona nobis pacem

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:24

Chris,

É errado dizer que a língua dos anjos é o latim.

O Arcanjo S. Gabriel ditou o corão a Maomé em árabe. :o))

João (JMA)

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:33

mas .... qual a força dos cânticos em latim?

Salve São Marcos, evangelista 1Ts 2,2b-4

Re: RCC - Renovação Carismática Católica
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:37

Chris e JMA, agradecia que se mantivessem "on-topic", ou seja, a discutir o tema do tópico, não o desviando para outros, porque este tema da RCC ainda têm muito para ser debatido e exclarecido, gosto da vossa participação, mas por favor mantenham-se no tópico. Obrigado.

P.S: JMA: já que participas-te no tópico, que pensas do que foi dito em cima pelas várias partes ? Tens alguma opinião pessoal sobre a RCC ?

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.