Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Santos
Escrito por: frisone (IP registado)
Data: 11 de April de 2007 16:59

Gostaria de saber a origem do Santos, como surgiu, quem foi o primeiro santo. Consegui algumas fontes mas ainda está muito superficial. Caso alguém possa me ajudar eu agradeço.

Graça e Paz,

Re: Santos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de April de 2007 17:19

de que paróquia és Frisone?

Re: Santos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de April de 2007 17:32

Santo apenas um ... mas dando opinião pessoal , primeiro Maria cheia de Graça, concebida sem o pecado original depois
São João o Batista , pois dentro os nacidos de mulher ninguém é maior que ele.
Estevão mártir e João Apóstolo , o filho de Zebedeu , martirizado por volta de 43, juntamente com Tiago Maior.
Porém uma pesquisa hagiografica ajuda:
O termo hagiografia possui raízes gregas (hagios = santo; grafia= escrita) e é utilizado, desde o século XVII, momento em que se iniciou o estudo sitemático e crítico sobre os santos, sua história e culto, para designar tanto este novo ramo do conhecimento como o conjunto de textos que tratam de santos com objetivos religiosos (Delehaye, 1973, p.24).

São considerados textos de natureza hagiográfica os martirológios, necrológios, legendários, revelações (visões, sonhos, aparições, escritos inspirados, etc.); paixões, vidas, calendários, tratados de milagres, processos de canonização, relatos de trasladação e elevações (Linage Conde, 1997, p. 283-4), já que possuem como temática central a biografia, os feitos ou qualquer elemento relacionado ao culto de um indivíduo considerado santo, seja um mártir, uma virgem, um abade, um monge, um pregador, um rei, um bispo ou até um pecador arrependido.

A literatura hagiográfica cristã iniciou-se ainda na Igreja Primitiva quando, a partir de documentos oficiais romanos ou do relato de testemunhas oculares, eram registrados os suplícios dos mártires. Porém, a hagiografia desenvolveu-se e consolidou-se na Idade Média, com a expansão do cristianismo e a difusão do culto aos santos. Ainda hoje este gênero continua profícuo, tal como é possível verificar pelos diversos títulos que continuam a ser publicados, principalmente pelas editoras religiosas.

[www.ifcs.ufrj.br]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.