Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678910Próximo
Página actual: 1 de 10
Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de March de 2003 19:29

Há algum tempo atrás, o Alef iniciou uma partilha de links de páginas muito úteis na internet. Hoje, gostaria de convidar-vos a partilhar algo semelhante mas para Livros. As sugestões que partilharem connosco poderão também servir para dinamizar a secção de livros aqui no Paroquias.org.

O livro é talvez o meio mais utilizado para divulgação do conhecimento. Se um católico tivesse que escolher apenas cinco livros para ter em casa, que livros deveria ele escolher? E se fossem dez?

Começo por dar uma sugestão.

1. Bíblia Sagrada, da Difusora Bíblica. Já na sua terceira edição, é a mais recente tradução da Bíblia para português a partir dos textos na língua original. É considerada a tradução de referência da Bíblia em português.

2. Catecismo da Igreja Católica, da Gráfica de Coimbra.

3. Concílio Ecuménico Vaticano II, Documentos Conciliares e Pontifícios, publicado pelo Editorial Apostolado da Oração, Braga.

4. O Grande Atlas da Bíblia, Gráfica de Coimbra e Difusora Bíblica. Ou em alternativa, mas mais modesto,
Atlas Bíblico, Geográfico-Histórico, de J. Machado Lopes, Difusora Bíblica

5. Os Leigos, Condição, Compromisso e Espiritualidade, de António dos Reis Rodrigues, Bispo titulor de Madarsuma, publicado por Grifo.

Luis



Editado 3 vezes. Última edição em 25/10/2008 19:48 por Luis Gonzaga.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de April de 2003 21:43

Aqui fica uma sugestão de um bom livro para quem quiser uma visão do todo da fé cristã, numa liguagem rigorosa... Apesar de ser um tijolo (quase 700 páginas)...

Bernard Sesboüé, Pensar e viver a Fé no Terceiro Milénio, Gráfica de Coimbra, 2001. O original francês, Croire foi um grande sucesso. Ver capa em [www.jesuites.com]. Comprei o exemplar português por 15.75 euros. O livro está organizado segundo os artigos do Credo e lê-se bem. Acho-o muito recomendável, sobretudo para quem tiver algum interesse em fundamentar a fé de uma outra forma e/ou para quem começa a estudar Teologia.

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de April de 2003 23:00

Olá Alef,

Vejo que estás de regresso, espero que tenhas tido uma Santa Páscoa. Obrigado pela tua sugestão, vou tentar arranjar um exemplar. Aproveito para partilhar um livro que de momento estou a ler e tenho gostado muito, não só pelo conteúdo, mas pela forma como o autor o transmite: Christian Theology: An Introduction, de Alister E. McGrath, Blackwell Publishers. O autor é professor de Teologia em Oxford.
Este livro prendeu-me desde o prefácio quando o autor afirma que "This book is written in the conviction that theology is one of the most fascinating subjects anyone can hope to study".

Concordo inteiramente com ele.

Luis


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: inacia (IP registado)
Data: 23 de April de 2003 00:39

Olá
Alguém tem para partilhar, livros com actividades, para animação de grupos juvenis. tenho Alguns, posso partilhar.

Inácia

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de April de 2003 20:47

Força Inácia, ficamos à espera :)

Luis

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 24 de April de 2003 19:37

Força estou ansioso e espectante, pois dá sempre jeito para quem trabalha com a malta jovem !

Fernando

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 14:44

Olá a todos

Queria colocar a seguinte questão:
Quero adquirir o "Novo cateceismo da igreja católica" (completo) mas não sei onde. Se alguem me puder informar agradeço, seja livraria ou compra on line.
Vivo em Odivelas, Região da grande Lisboa.

Fico à espera.

Paz para todos.

Carlos

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 14:49

Repito referido livro sobre o qual peço informação sobre onde o adquirir e desculpem pelo erro ortografico da mensagem anterior.

"Novo Catecismo da Igreja Católica"

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 19:10

Olá Carlos.

Penso que as Paulinas têm para venda. És de Lisboa? Existe uma loja na Baixa e outra na Rua Morais Soares...


Um abraço,
Susete

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 20:16

Pois, este pedido do Carlos fez-me pensar como seria útil uma espécie de directório das li-vrarias católicas em Portugal. Creio que não está feito... Hmmm... Uma boa sugestão para o paro-quias.org... Talvez bastasse pedir a cada diocese...

Aqui ficam alguns possíveis locais ou contactos onde comprar o Catecismo da Igreja Católica, em Lisboa:

- No Patriarcado dee Lisboa: Livraria, Paramentaria e Artigos Religiosos – Mosteiro de S. Vicente de Fora, Campo de Sta. Clara, 1149-085 LISBOA. Tel. 218810524/68; Fax 218810570; e-mail: livraria.nt@patriarcado-lisboa.pt

- Livraria dos Salesianos: – Livraria Salesiana – R. Saraiva de Carvalho, 275, 1399-020 LISBOA. Tel. 213909065; Fax 213966472; e-mail: livraria.salesiana@salesianos.pt

- Difusora Bíblica (não tenho a certeza sei se têm livraria): Av. Cons. Barjona de Freitas, 12 – 1500-204 Lisboa – Tel 217 742 445 – Fax 217 782 371 – e-mail: difusora@difusorabiblica.com

- Na Faculdade de Teologia da UCP: Faculdade de Teologia – Universidade Católica Portuguesa – Palma de Cima – 1649-023 LISBOA

- Nas Paulinas. Tenho um contacto que é o seguinte: CENTRO MULTIMEDIA (Paulinas) – Rua Morais Soares, 56-A – Tel.:218 139 038 – Fax: 218 474 151. E-mail: paulinas@mail.telepac.pt .

- Possivelmente na Rei dos Livros (editora/livraria ligada ao Opus Dei): Rua de São Nicolau, n.º 22; Rua dos Fanqueiros, n.º 79; Rua dos Douradores, n.º 13; Rua dos Douradores, n.º 16; Rua dos Douradores, n.º 24. Não tenho a indicação dos Códigos postais...

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 22:58

Quero desde já deixar os meus agradecimentos à vossa pronta resposta.

A ideia do Alef sobre um diretorio de livrarias católicas parece-me excelente...Força com isso, seria de grande utilidade para todos nós.

Estou certo de que entre tantas hipoteses irei adequirir um exemplar do referido livro, pois cada vez mais sinto necessidade de ler a biblia com uma luz de interpretação.

Um abraço a todos

Carlos

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2003 23:26

Carlos,

Acrescentaria a Livraria Paulistas (acho que é este o nome) que fica na Baixa Lisboeta na Rua S. Nicolau. É uma das transversais da Rua Augusta, muito próxima do Terreiro do Paço (quem vai do Rossio para o Terreiro do Paço é do lado direito). Lá encontrarás de certeza o Catecismo da Igreja Católica.

Todavia, se pretendes encontrar algo sobre a Bíblia à luz da Igreja Católica, talvez não seja o mais indicado. No catecismo encontrarás a doutrina da Igreja - a explicação detalhada do Credo, dos Mandamentos, dos Sacramentos e do Pai Nosso. Aqui no Paroquias.org encontrarás um resumo do Catecismo.

Quanto ao estudo Bíblico, encontrarás decerto muitos outros livros mais indicados para o efeito. A Difusora Bíblica tem inúmeros livros sobre o assunto. Sugiro-te o Curso de Iniciação à Leitura Bíblica, para uma primeira leitura da Bíblia. Tens ainda os cadernos bíblicos ou as publicações das semanas bíblicas anuais.

Boa leitura e bom estudo,
Luis


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 20:27

Para uma iniciação ao estudo bíblico sugiro:
"A Bíblia hoje" (com o subtítulo curso de actualização bíblica) de Guilherme G. Dorado, da Editorial Perpétuo Socorro.

Para uma interpretação da Bíblia sugiro a "TEB (ou TOB) - Tradução Ecuménica da Bíblia" pois para além das notas referentes aos versículos tem excelentes introduções a cada livro da Bíblia, à própria Bíblia, ao Antigo e Novo Testamentos e aos conjuntos de livros.
Edições Loyola

João (JMA)


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 19:48

Mary Daly
Quintessence: Realizing the Outrageous Contagious Courage of Women. A Radical Elemental Feminist Manifesto. Boston: [www.beacon.org] , 1998.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: inacia (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 18:59

Aqui vão alguns livros de jogos e dinâmicas para animação de grupos.
Desculpa o atraso Cassola.
- “ Jogos e Dinâmicas “ – Pedrosa Ferreira , Edições salesianas
-“ 83 jogos Psicológicos para a dinâmica de Grupos “ –Sabina Manes – Paulus Editora
- “ Jogos de cooperação “ – Woodcraft Folk - Associação para a Promoção Cultural da criança.
- “ Aprender animando “ - Edições Salesianas
- “ Interagir “ técnicas de animação – Avelino Pinto , Catarina Soares … - Edições Salesianas
- “ Grandes Jogos “ - Rui Alberto – Edições salesianas
- “ Jogos e dinâmicas “ – Educar para os valores - Alfonso Francia, Óscar Martínez – Paulus Editora.
- “ manual de Jogos educativos “ – psicologia e pedagogia - Dona Brandes, Howard Phillips – Morais editores
- “ 100 Jogos Musicais “ – Colecção Práticas pedagógicas - Ger Storms – Edições Asa
- “ 100 jogos de Movimento “ – Colecção de Movimento- Humberta Wiertsema – Edições Asa
- “ 1001 ideias para entreter as crianças “ – Catherine Gourlat – Publicações Europa –América
-“ Bazar de Jogos 2 – a aventura continua “ - Rui Alberto – Edições Salesianas

Espero que gostes
Inácia

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de May de 2003 21:50

É bom "ver" Inácia por cá... não desapareças!!!!!!

Bjs,
Susete

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de June de 2003 23:20

Um livro interessante para o posicionamento dos cristãos no seguimento do Concílio Vaticano II:
Ser Cristão à luz do Vaticano II - Manuel Morujão, S J
Editorial A O
da contracapa:
"Ser cristão, no mundo de hoje, na fidelidade à Igreja, é possível?
E valerá a pena? Este livro diz-lhe que sim, partindo das respostas que encontramos no Concílio Vaticano II.
[...] Este livro apresenta todos os 16 documentos do Concílio Vaticano II, de um modo bem fundamentado mas com uma linguagem acessível e directa."

João (JMA)


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de June de 2003 18:07

gosto muito do "caminho sem fronteiras" do tiago alberione, agora quase santo.

um abraço,

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de June de 2003 23:01

Jesus de Nazaré - quem és tu? , de Joaquim Carreira das Neves, OFM

Começa por falar da formação dos evangelhos, nascimento e infância de Jesus, e as semelhanças e diferenças com qumran, zelotas, gnósticos, esotéricos, o que dizem os escritores daquele tempo sobre Jesus, Jesus e os judeus, Jesus e os muçulmanos.

Esclarece muito bem as zonas cinzentas de alguns movimentos com as do cristianismo primitivo.

Histórico qb. Acaba com bastantes dúvidas sobre estas matérias.

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 22:59

Ainda sobre Jesus, uma revista da Difusora Bíblica:

Actualidade Bíblica, nº 4 - O Jesus Histórico

Trata-se de um conjunto de 6 artigos sobre o Jesus histórico. ao que acrescem "fichas" sobre os filmes sobre Jesus.
Cerca de 70 páginas.

João (JMA)

Ir para a página: 12345678910Próximo
Página actual: 1 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.