Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10
Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de June de 2005 23:37

As Feiras do Livro já terminaram. Gostaria de partilhar convosco dois livros que encontrei na Feira do Livros de Lisboa. Vale a pena ler, para dismitificar algumas passagens da Bíblia.

Enigmas da Bíblia (Antigo Testamento), Ariel Alvarez Valdés
Difusora Bíblica, ISBN: 972-652-223-4, 156 páginas.

Enigmas da Bíblia (Novo Testamento), Ariel Alvarez Valdés
Difusora Bíblica, ISBN: 972-652-223-4, 254 páginas.

Por estranho que possa parecer, o Novo Testamento tem mais enigmas que o Antigo.

Luis

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de June de 2005 01:45

Poucos livros de teologia li e os que li eram livros de nivel medio ou elementar (creio eu).

Mas aproveitando o topico deixo alguns livros que li e que gostei bastante:

Algumas biografias de Santos:

Santo António
S. João Bosco
S. Francisco de Assis
S. Inicio de Loyola
S. Francisco Xavier
Santo Cura de Ars
Santa Teresa de Avila
S. Domingos Sávio
S. Daniel Comboni
S. Vicente de Paulo

A biografia de João Paulo II
e a de Madre Teresa de Calcutá

Alguns livros de espiritualidade:

Imitação de Cristo

Introdução à vida devota, de S. Francisco de Sales
na altura achei um pouco datado... hoje creio que está mas menos do que eu julgava na altura.

Tratado do amor de Deus, ainda não o acabei mas gostei muito do que li.

Confissões, de Santo Agostinho

História de uma alma, autobiografia de Santa Teresinha do Menino Jesus

Quando os homens viverem de amor, de André Sève

Estou a ler, aos bocadinhos, as obras completas de Santo António.

E li a Biblia de uma ponta a outra, estou a relê-la lentamente (demasiado lentamente).

Ouso incluir alguns dos sermões do excelente Padre António Vieira. Só pela qualidade da escrita valem a pena.

Depois acrescento mais 1 ou 2. De teologia não porque há certamente aqui quem sabe muito melhor que eu quem são os livros mais actuais e completos.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 00:24

Gostaria de pedir ajuda num livro que ando à procura, mas que ainda não consegui encontrar, dado que sei a temática mas desconheço se existe algo do género.

Pretendia saber se existe algum livro / publicação que explique históricamente o decorrer do Concílio Vaticano II, ou seja, as "histórias" que por vezes ouvimos falar acerca da criação dos documentos conciliares (decretos e constituições), do Vat. II.

Agradecia que se alguém souber da existência de tal livro me indicasse pois precisava dele para um trabalho que irei realizar.

obrigado

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2005 00:26 por trento.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 02:45

Caro trento:

Há bons materiais, mas neste momento só me lembro de um livro, editado nos E.U.A.:

Xavier Rynne, Vatican Council II, Maryknoll, Orbis Books, NY: 1999.

A primeira nota é que é um livro bastante divertido! Trata-se de um conjunto de relatos escritos por um dos periti durante o Concílio e enviados secretamente para a New Yorker Magazine. Só muitos anos depois se revelou o verdadeiro autor. O livro dá conta de muitos dos debates (há até referências ao Cardeal Cerejeira), «histórias de corredores», pequenas «anedotas» (lembro-me, por exemplo, dos dois bares mais concorridos, o «Bar-Jonas» e o «Bar-Rabás»)... Não é propriamente um «manual académico», mas é um instrumento bastante útil.

Alef

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 10:50

Parece interessante! Vou pôr as leituras em dia. Ó Alef, e quanto à história da Igreja, do ponto de vista histórico, tens sugestões?

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 12:05

Caro Trento,

Tens um livro bom para isso, mas é um bocado grande...

Yves Congar, Mon journal du Concile

É um verdadeiro diário do Concílio. Agora, são 1227 páginas em francês. Boas férias... :o))

Mais resumido este aqui.

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 12:54

Pois caro Zé,

esse texto do Yves Congar é muito interesante e um dos meus textos de cabeceira durante alguns meses há uns anos. Muito muito interessante. Para a história da Igreja, em Português:

Mayeur, J.-M., Ch. Et Luce Petri, A. Vauchez, M. Venard (dir.), Histoire du Christianisme des origines à nos jours, P., Desclée, 1993-2001, 14 vols. 1. Le Nouveau Peuple (des origines à 250), dir. J.-M. Mayeur et al., 2000
2. Naissance d’une chrétienté (250 – 430), dir. Ch. et Luce Petri, Paris, 1995
3. Les Deux Églises (431–610) : l’Occident latin et l’Orient bizantin, Paris, 1998

Rogier, L.-J., R. Aubert, M.-D. Knowles, Nouvelle Histoire de l’Église, Paris, Seuil, 1963, 5 vols.; I. Des Origines à Grégoire le Grand, dir. de J. Daniélou, H.-I. Marrou (introd. de Roger Aubert).´

Piñero, A. (ed.), Los origines del Cristianismo, Madrid.

São sínteses e a ultima um pouco provocadora mas muito interessante.

Nem sempre de acordo em algumas coisas, mas muito interessante de ler e um pouco provocador também:

Ehrman, Bart, Lost Christianities: The Battles for Scripture and the Faiths We Never Knew. New York: Oxford University Press, 2003.

Ehrman, Bart, The New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings. Oxford University Press, 3rd Ed., 2004

Em português sei pouco, devo confessar... sobretudo nas traduções.

Abraço fraterno,

Miguel



Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 13:51

Caro rmcf,

umas palavrinhas sobre o diário do Congar, s'il vous plaît...

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 14:42

Antes de mais quero agradecer as vossas sugestões e ajudas, mas o meu francês é péssimo. Domino com relativa facilidade o Inglês, o Espanhol e o Português :).

Portanto se alguém conhecer literatura do género em Port. ou Espanhol agradecia.

obrigado

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 01:15

na biblioteca municipal vi em tempos um livro volumoso e que me pareceu interessante do falecido cardeal antonio ribeiro em que este analisava o decorrer do concilio vaticano II.


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 18:47

Talvez te interesse, mas não li o livro:

"Diário conciliar de D. António Ferreira Gomes

Chama-se "Pareceu ao Espírito Santo... E a nós?!"
Foi publicado há meses atrás, no Porto, pela Fundação Spes.
Trata-se de um inédito deixado pelo saudoso "Bispo do Porto", com impressões sobre o Concílio Vaticano II.
Andei a estudá-lo. Fruto desse trabalho já entreguei na Faculdade de Letras de Coimbra (na Secção de História) um escrito sobre as "Relações da Igreja e do Estado" nesse período.
Nem lhes conto...

Lisboa, 12 de Janeiro de 2001

D. Januário Torgal Mendes Ferreira
Vigário Geral Castrense"

Este texto é de uma crónica da Ecclesia, se não me engano.


João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 18:45

Estou a ler o livro do Alister E. McGrath (Theology: The basics) que me recomendaram e estou a gostar muito. Felizmente não me está a dar grandes novidades (seria mau sinal), mas gosto da forma sistematizada do livro. Obrigado pela recomendação!

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 00:12

Espero não vir desvirtuar este tema, mas vou-vos falar de alguns dos livros que li ou que ainda estou a ler. Claro que não vou falar de todos, mas espero contribuir mais vezes neste tópico.

Devo dizer que gosto de ler tudo! Não acho que existam livros maus, mas má prosa... Gosto de diversificar as minhas leituras. Acho que os livros que lemos reflectem a nossa maneira de pensar... E eu não sou excepção. Por isso é com muito orgulho que partilho aqui convosco alguns dos meus livros...

- Nova Biblia dos Capuchinhos, Difusora Bíblica (DB)

- Tora, Sporpress

- Alcorão, Publicações Europa América (PEA)

- Catecismo da Igreja Catolica, Gráfica de Coimbra

- Ser Padre, Carlos M. Azevedo

- Religião Popular Portuguesa, Moisés E. Santo

- Traités théologiques, Boèce

- Novas fronteiras da Igreja. O futuro de um povo a caminho, Leonardo Boff

- A luz da fé. Um catecismo de São Tomás de Aquino, Verbo

- Deus. Um itinerário, Régis Debray

- Nem Adão e Eva nem pecado original, Pe. Mário de Oliveira.

Para não vos massar mais, hoje fico por aqui, mas hei-de continuar a escrever, até porque gostei imenso da ideia que motivou este tópico.

UM abraço

Miguel Dias

(ps - Ze se ainda não encontraste nenhuma obra sobre a História da Igreja terei imenso prazer em te dar algumas dicas. Contudo, por aqui já foram avançadas boas sugestões.)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 01:24

Miguel,

Encontrei uma sobre o tema mais específico da homosexualidade: Christianity, Social Tolerance and Homosexuality, de John Boswell. Estou a gostar de ler mas faço-o um bocado a medo porque não sei até que ponto acreditar no autor. Parece-me muito sério e interessante, mas não tenho quem contraponha, logo apenas posso aceitar com reservas... Também gostava de saber se há reacções oficiais do Vaticano relativamente a este livro.

Com tantos livros que tu e outros sugerem, tão cedo não vou ter tempo de ler mais do que o que está na "shortlist", hehe. O teu conselho será muito bem vindo e a seu tempo to pedirei, se entretanto as leituras que for fazendo a isso conduzirem! Obrigado pela tua simpatia!



PS: Dá vontade de tirar um mês de férias para ler esses livros todos. Devíamos começar a partilhar os acessos às nossas bibliotecas, hehe.


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 20:44

Alef,

Estou a ler o livro que me indicaste:

Xavier Rynne, Vatican Council II, Maryknoll, Orbis Books, NY: 1999.

Cheguei agora ao fim da 1ª parte do Concílio. É de facto um livro muito engraçado. Lê-lo de seguida às vezes parece como ler uma lista telefónica (hehe), mas vale bem a pena. Aprende-se muito sobre a Igreja. Obrigado pela sugestão!


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 17:44

Literatura: "Introdução ao Cristianismo" apresentado hoje



A apresentação do livro será às 18h, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa
É lançado logo à tarde o livro "Introdução ao Cristianismo" de Joseph Ratzinger, agora Papa Bento XVI.

17/11/2005




Noronha Galvão




(10:57) A obra do Santo Padre foi escrita em 1967, mas continua a ser das mais usadas nas faculdades de teologia.

O teólogo português, Noronha Galvão, que fez o seu doutoramento sob a orientação de Ratzinger, explica que o livro é dirigido a todos e não apenas a teólogos.

"Este livro está aberto a todos aqueles que não têm uma formação especifica teológica", afirmou o teólogo.

A apresentação do livro de Joseph Ratzinger será mais logo às 18h, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.




















Os nossos livros favoritos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 15:42

Estou a ler "Introdução ao Cristianismo"... muito bom para não crentes de forma a compreenderem um pouco do Cristianismo e para os Católicos praticantes que assim relembram ensinamentos esquecidos.

Em comunhão

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:49

Quero partilhar com vocês dois livros que para mim são riquissímos!.-p

Ambos escritos por Henri Newman
O regresso do Filho pródigo e o conhecer Adams

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de January de 2006 22:07

Caros amigos,

Hoje quero partilhar convosco três livros que embora não tenham directamente a ver com religião, têm-me ajudado muito a ser mais organizado, ver situações complicadas com mais clareza, diminuindo o stress e simultaneamente aumentando a produtividade (o que indirectamente tem ajudado o Paroquias.org).

The 7 Habits of Highly Effective People, Stephen R. Covey

Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity, David Allen

Ready for Anything : 52 Productivity Principles for Work and Life, David Allen

O primeiro livro é muito bom sobretudo para fazermos um ponto de situação da nossa vida. Convida-nos a pensar na nossa missão e a defini-la com base nos nossos valores e princípios. Pouco ou nada do que encontram neste livro será novo para nós, mas está organizado de tal forma que nos ajuda a compreender e a pô-lo em prática.

O segundo livro é (muito) mais prático: não pretende ensinar nenhuma teoria de gestão de tempo ou de productividade. Pretende sobretudo ajudar a diminuir o stress e aumentando simultaneamente a produtividade. Ainda estou a dar os primeiros passos na utilização das cinco etapas (coligir, processar, organizar, rever e fazer) mas nas semanas em que as consigo por em prática, a minha produtividade é muito maior (e ando muito mais descansado e bem disposto).

O último é uma continuação do anterior e deve ser lido por quem já leu segundo e utiliza o método Getting Things Done.

O primeiro livro tem também uma "sequência" (e também alguns livros antecedentes do mesmo autor) e já existe em português editado pela Dinalivro.

Sobre estes livros existem inúmeros recursos na web. Existem sumários, comentários de utilizadores e inúmera informação. Recomendo vivamente a sua leitura sobretudo para quem, como eu, pensa que não tem tempo para fazer tudo o que gostaria.

Luís Gonzaga

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 18:22

Li, há 2 ou 3 anos, um livro que achei de enorme interesse e utilidade para quem quer estar a par das profundas mudanças que estão a acontecer na sociedade contemporânea, a todos os níveis, e que estão a transformar não só a economia, os comportamentos, a cultura e as relações humanas, mas também a própria identidade do ser humano, tal como o conhecíamos até agora.

Trata-se do livro A Era do Acesso - a revolução da nova economia de Jeremy Rifkin (.

A linguagem é muito acessível e cativante. O livro lê-se com grande entusiasmo e de um fôlego! Contém dados informativos abundantes e surpreendentes sobre os diversos aspectos que aborda (o livro vai muito para além daquelas análises chatas, típicas dos economistas de vistas curtas...)

O seu autor revela uma lucidez, uma argúcia e uma capacidade de análise invulgares, que nos interpelam e nos geram até alguma perplexidade sobre o mundo em que estamos a viver e a sua evolução próxima.

Deixo aqui só duas pequenas passagens, a propósito daquilo que ele refere como sendo "a emergência de um novo tipo de seres humanos", caracterizados pela ,“desagregação crescente da consciência individual”,, pela ,“uma atrofia da sensibilidade humana”, e pela incapacidade de ,"experimentarem uma verdadeira empatia perante os seus semelhantes” :

,"Sherry Turkle, professora no Massachusets Institute of Technology, que levou a cabo uma investigação aprofundada sobre os jovens dos dois sexos que passam boa parte do seu tempo nos mundos virtuais do ciberespaço, observa que alguns dos membros da nova geração começam a ser afectados por aquilo a que os psicólogos chamam a "síndrome das personalidades múltiplas". No ciberespaço, faz notar a autora, "há centenas de milhares ou até milhões de utilizadores, que forjam para si próprios personalidades on line, cada uma das quais evolui no interior de uma comunidade virtual diferente, e esta habituação à criação de personalidades múltiplas leva-os a perderem por completo a percepção da existência de um eu real e unitário"

“ Que se passa então com os sentimentos de empatia, a partir do momento em que uma parte cada vez maior da experiência vivida – sobretudo no caso dos jovens – se refugia nos universos simulados do ciberespaço?(...)
Os membros de uma geração que cresceu diante dos ecrãs e passou a maior parte do seu tempo desperto a navegar na realidade virtual – em universos que só comunicam entre si através de uma densa camada de interfaces tecnológicos e simbólicos – serão ainda capazes de experimentar um grau de empatia suficiente diante dos seus semelhantes? Como poderá exprimir-se a empatia num mundo se simulacros?”



Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.