Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de November de 2008 23:03

A Wikipédia não presta. Porquê? Simples, não gosto do nome. Também não gosto de Fernandos e recentemente passei a ter asco ao Sócrates... n sei bem porquê...

Criticar algo que não se lê apenas pelo título é um direito que te assiste, mas não significa que essa seja uma atitude razoável.

Considerar que os amigos da febra e companhia, são esses os alvos do blog, são como os cristãos do passado é andar mesmo muito confundido. Mas claro quem não lê não pode adivinhar. Pois.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/11/2008 23:04 por Lena.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de November de 2008 23:47

Tenho muita dificuldade em compreender como alguém que se diz católico, e reza o terço todos os dias, por dezenas de intenções, consiga numa só mensagem mostrar tanto ódio por alguém que, não só nunca lhe fez mal, como nada tem contra ela. Mais, como é possível que alguém que se diz católico, declare guerra a outros católicos.

Talvez eu consiga compreender, porque na prática, embora ambos nos consideremos católicos, a nossa fé é diferente. Considero-me cristão, católico, cujo centro da minha fé é Jesus Cristo e a Santíssima Trindade. A ver pelo número de imagens do blog da Magdalia (4 de Maria, 1 de Lefebvre, 1 Sta Teresa de Ávila, nenhuma de Jesus Cristo) comprova-se que a nossa fé é diferente.

Aceito todos os Concílios da Igreja Católica desde Niceia ao Vaticano II. Desejo a paz a todos os homens e mulheres, sejam eles cristão, muçulmanos, judeus, budistas, ateus ou agnósticos.

Por limitação minha, ou pela fé que tenho, não consigo escrever mensagens com tanto ódio como a Magdalia. Tento escrever com o maior amor possível, porque só esse vem de Deus.

Um site que pretende esclarecer que o movimento Tradicionalista insiste em não aceitar o Concílio Vatico II, condenando-o até, e que este movimento pouco ou nada tem de católico, merece ser divulgado. É importante que as pessoas menos informadas não se deixem confundir com termos como a "Missa de sempre", como se a Igreja Católica só tivesse missa desde o século XVI.

A Magdalia sabe onde se encontram as pessoas que a podem ajudar quando ela precisa. Ainda há dias, quando precisou, foi ao Paroquias.org que ela se dirigiu. Agora, pede para cancelar a inscrição no fórum. Mas não tivesse sido este Fórum, e hoje o blog já não seria dela... e o Alef já não podia lá escrever.

Cara Magdalia, quando conseguires eliminar o ódio que invade o teu coração e deixares o Amor de Deus habitar nele, voltaremos a falar. Até lá, continua no teu blog a declarar guerra e a injuriar quem bem entenderes. Nós continuaremos por aqui.

Um abraço em Cristo,
Luís Gonzaga

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de November de 2008 23:56

Luis

e se alguém te oferecer flores sou eu que me deu um vipe agora mesmo.
Disseste tudo e com muita elegância. Obrigada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 30 de November de 2008 16:37

Também gostei de ler o post do Luis. Disse poucas palavras mas falou o necessário. Antes eu já tinha dado uma corrida de olhos no blog da Magdalia... no início ri um pouco, mas depois fiquei com pena. Quanto ódio cultivado, e ela nem se dá conta.

Deve ser difícil entender a importância do diálogo quem acha que para se dirigir a Deus é preciso dar a costa para os outros e recitar frases em uma língua morta que os outros não entendem. Estranho, não consegui ficar com raiva lendo aquilo, só senti pena. Deve ser pq sou um "modernista" e não acho lindo o tempo em que tocavam fogo em quem pensava diferente.

Que Deus tenha misericórdia.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 18:43

Eu entendo que existem tradicionalistas que conseguem ser radicais ao ponto de querer a simples eliminação do Vaticano II , mas entendo também que existem outros os mais moderados que pretendem tão só, poder celebrar dentro das sua paróquias missas segundo o rito tridentino. Não me parece por isso bom meter tudo no mesmo saco, ser anti-tridentino é também meter todas estas pessoas no mesmo saco. Sou pelo Vaticano II e por todos os concílios mas não embarco em antis. Tive oportunidade de ler o blog e por mais boa vontade que possa ter, parece-me que escolhe mal o nome, porque poderia ser só um blog de esclarecimento, como é de facto, sem ser anti seja o que for. Agora declaro-me anti-franciscano, enfim não tem lógica: é uma forma de estar na igreja que desde que seja respeitante para com os outros carismas, pode viver em comunhão. Não vejo necessidade de ser anti, nem de tomar partido.
Não conheço essa tal Magdalia, mas cada pessoa é uma pessoa e ela não representa todo o tradicionalismo católico, tal como nenhum de nós representa os católicos pós CV II.

No bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/12/2008 18:56 por vitor*.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 20:28

Caro Vitor

100% de acordo

Cristina

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 20:50

Apesar de concordar em muitos coisas com o Luis, estou em desacordo com o agregar do site Anti-Tridentino aos sites católicos.

Por 3 razões muito simples:
- Quem se diz anti qualquer coisa, tem muito dificuldade em ser universal, logo não acho que seja católico. Apesar do que Joao diz que o que conta é o conteúdo e não a forma, penso que a forma como nos identificamos também diz alguma coisa de nós. Se eu digo que sou o Anti-Lampiões quer dizer que eu não sou de certez benfiquista e que não gosto de benfiquistas.

- A bem da reconciliação e da abertura ao diálogo mesmo com as franjas mais afastadas da Igreja acho que não se devia listar nos sites recomendados qualquer site, blog ou lá o que seja em que tem como objectivo máximo "Saiba tudo sobre o tradicionalismo católico e como o combater." Peço desculpa mas se o Papa está em diálogo com os tradicionalistas é por alguma coisa. Se a postura perante o tradicionalismo é de luta então também deveríamos ter essa postura perante os outros adversários da Igreja.

- Último argumento, o site é muito fraquinho em termos de conteúdo. Apresenta meia dúzia de exemplos e há uma série de meses que náo é actualizado. Não vejo que tenha categoria suficiente para ser um site recomendado. Assim de cabeça lembro-me de 2 sites muito mais esclarecedores que este que sendo assim deveriam estar nos sites recomendados:

[www.veritatis.com.br] e os textos do Alef sobre o Tradicionalismo aqui no Paróquias. Se estamos numa de propor sites este [www.presbiteros.com.br] também gosto muito,

Em comunhão

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 02 de December de 2008 20:09

Sinceramente acho que neste Forum se tem perdido muito tempo com discussões sobre temas completamente marginais que nada dizem aos Católicos de hoje.

A série de sucessivos tópicos sobre a questão tridentina, os insultos pessoais , os episódios completamente caricatos (como acena da sondagem sobre o alef) e os ataques sistemáticos ao Forum Paróquias que essa falsa questão tem proporcionado, em nada tem contribuído para a qualidade a que nos fomos habituando neste Forum.

Mas isto é uma opinião pessoal.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 de December de 2008 22:34

Não concordo. O amigo Tilleul falou bem. Se o Bispo de Roma está em diálogo com os tradicionalistas, que são tradicionalistas de hoje, católicos de hoje, pessoas de hoje, igreja que se quer igreja de hoje, então faz todo o sentido.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 09 de December de 2008 11:43

O Bispo de Roma não está em diálogo com sedevacantistas enm com cismáticos renitentes.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: João N. A. de Pinho (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 21:25

Boa noites caros cibernautas deste fórum!

O meu nome é João Pinho, tenho 21 anos, sou estudante e sou natural da paróquia de Carreço, diocese de Viana do Castelo, arquidiocese de Braga.
Há algum tempo tenho pesquisado na Internet algumas informações acerca da Missa Tridentina. Felizmente descobri muita coisa incluindo este fórum que me despertou muito interesse.
Na verdade, sinto-me cada vez mais maravilhado com a Santa Missa celebrada segundo o missal de São Pio V, apesar de nunca ter participado em nenhuma. Um sacerdote meu amigo indicou-me o vídeo de 1941 da cidade de Chicago - uma maravilha! Mas fiquei deveras entusiasmado com o vídeo d Igreja de São Nicolau, em Paris.
Assim, a minha opinião sobre este tema, que já criou empolgantes discussões, resume-se através dos seguintes tópicos:

1 - Gosto bastante do actual Papa Bento XVI e acho que foi uma "jogada" muito inteligente a promulgação do Motu Próprio que reconsiderou a Missa Tridentina permitindo a abertura de tréguas com a porção de cristãos que a defendiam.

2 - Acho que no contexto actual da humanidade não deve ser imposta a missa celebrada num rito que caíu em desuso há vários anos. Defendo que os padres que souberem celebrar segundo o Rito Tridentino a devam celebrar não habitualmente, mas apenas algumas vezes durante o ano. Deste modo agradar-se-ía a gregos e a troianos.

3 - Acerca dos ritos convém esclarecer que o Rito Tridentino, em vigor até ao Concílio Vaticano II, era universalmente aceite. No entanto nas igrejas paroquiais da arquidiocese de Braga celebrava-se segundo o Rito Bracarense, anterior ao Concílio de Trento, definido pelos arcebispos de Braga. Esta informação é verdadeira até porque na minha paróquia existem 4 ou 5 missais antigos, todos eles segundo o Rito Bracarense. Na verdade não sei bem o que aconteceu a este rito depois do Concílio Vaticano II (porventura terá sido traduzido para português? não sei ao certo...). Ainda assim, as comunidades religiosas internacionais celebravam segundo o Rito Tridentino.

4 - Outras das situações que me faz defender a Missa Tridentina é o facto de não haver muito espaço para modernices. Não é que seja contra as modernices, mas estas por vezes tornam-se verdadeiras aberrações que deixam muita gente em dúvida acerca da presença de Deus nas referidas celebrações, ditas aberrantes.

Conclusão: sou um apaixonado pela Missa Tridentina, ainda que não seja fanático. No entanto não me importaria de participar em missas celebradas tanto pelo Rito Tridentino como pelo Missal de Paulo VI.
Neste contexto, toda a discussão que se produziu e produz neste tópico merece uma e uma só solução plausível: pedir o auxílio do Espírito Santo, orando continuamente pedindo Espírito de Sabedoria, um dos Seus dons, de modo a ultrapassar este problema com sensatez.

A todos vós, um abraço em Deus!

João N. A. de Pinho.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 21:56

"
Citação:
Um sacerdote meu amigo indicou-me o vídeo de 1941 da cidade de Chicago "

Pois, pois, em Chicago, nessa altura aconteciam coisas bem estranhas.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/01/2009 21:58 por teixeira.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: João N. A. de Pinho (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 22:05

Boa noite Sr Teixeira:

De certo que sabe qual é o vídeo a que me estou a referir. Não creio que ele seja uma farsa. Acontecem coisas estranhas e indecentes por tudo o mundo inclusivé bem perto das igrejas onde se louva a Deus.
Mas diga-me lá o que acontecia nesse tempo em Chicago?

Um abraço,
João N. A. de Pinho

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 22:19

Bem, você é que andou a ver filmes esquisitos...

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: João N. A. de Pinho (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 22:28

Eu!!!!!!!!!

Não está a querer dizer que um filme de uma Missa segundo o Rito Tridentino, celebrada em 1941 na Igreja da Senhora das Dores em Chicago é um filme esquisito??

João N. A. de Pinho.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 17 de January de 2009 00:10

Não faço ideia, não gosto de velharias tontas.
Filmes sobre chicago, prefiro este.

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.