Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de April de 2007 19:16

Bem se as gerações "novas "não vão á "missa nova", dificilmente iriam a uma "missa velha" recheada de latim... Só se fosse latim em versão rap...

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 20/04/2007 19:38 por catolicapraticante.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 11:11

Gustavo,

A Declaração sobre a Maçonaria da Congregação para a Doutrina da Fé, de 1983

João (JMA)

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 02:35

Caro Gustavo

Se és catequista deverias informar-te da posição da Igreja sobre a maçonaria.

As tuas declarações reflectem uma má informação sobre a maçonaria o que, para um catequista é grave.



Cristina

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 10:43

Reconheço, com humildade, a minha ignorancia sobre o documento da Congregação. Contudo pelo que li e estudei sobre a Maçonaria não deixo de pensar que talvez haja algum exagero. De todas as formas só tentei moderar um pouco a forma violenta com que escrevia Todeto (se calhar erradamente...); não ando, como deve estar claro, a pregar os valores da Maçonaria, mas sim os de Cristo!

De todas as formas deixo aqui o portal maçónico para que explorem e entendam (talvez) melhor o que eu escrevi e me mostrem que estou de todo errado (aceito-o de coração aberto):

Grande Loja Legal de Portugal

Abraços sempre em Cristo

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 13:11

Cristina,

Não vejo o que tenha a ver com o assunto o Gustavo ser catequista.

A maçonaria apresenta-se hoje em dia mais como uma associação de interesses e de influências do que como aquilo que a originou.

Na essência é incompatível com o Cristianismo, tal como o era na sua génese histórica.

Muito gente vê a maçonaria como mais uma associação onde pode fazer contactos úteis para os negócios, e nada mais.

Claro que não é apenas isso. E a sua filosofia é, em meu entender, incompatível com o Cristianismo.

Louvo a tua atitude, Gustavo, de abertura às opiniões dos outros.

João (JMA)

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 10:57

Olá amigos!

João agradeço as tuas palavras! Não me vou alongar mais neste tema, pois pelo que escrevi atrás espero ter aclarado a minha posição!

O que eu gostaria mesmo é que se comentasse partindo do ponto que referi antes: como conciliar a Missa Tridentina e catequese de infância?

Não verão os "católicos não-praticantes" (e por que não a maioria dos católicos?) como um aspecto retrógado? Veja-se que o Concilio Vaticano II, ainda que concordasse com o que ficara dito no Concilio de Trento, considerou que "o uso da língua vernácula na Liturgia é um instrumento de grande importância para exprimir mais claramente a catequese do mistério contida na celebração" (IGMR- Proémio, nº13; remeto para CV II - SC 36)!

Aguardo as vossas opiniões, pois parece-me este assunto de maior interesse que a Maçonaria ou Lefevre! Sejamos práticos...

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 12:11

Então sejamos práticos e deixemos o Latim de lado, pois ele não é o obstáculo. Se algum padre quiser celebrar em Latim, em Inglês, Francês, Português etc, basta usar o Missal Romano de Paulo VI na língua em que deseje. Porque de facto isso está autorizado.
O problema prende-se, a meu ver, com a utilização de diferentes fórmulas espirituais. Porque há diferenças substanciais entre os dois missais, e porque o missal que nós usamos agora tornou as orações mais simples.
Só o facto de que, antes do Concílio, havia um calendário de santos muito grande, e que agora ele foi reduzido, é uma diferença. E, para mim, marca claramente o que aconteceu: o Vaticano II rompeu não só com a tradição, mas sim com os quase 2000 anos de ensinamentos da Igreja e do Povo de Deus.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 13:05

Diogo,

Desculpa lá mas acho que andas muito longe da verdade. Sabes quantos ritos existem na Igreja Romana? Sabes quantos foram abandonados na altura da uniformização do Rito Tridentino?

Sabes que por exemplo a missa nova recuperou coisas de antes da missa Tridentina?

Que diferenças podes encontrar na formulação das orações? Que calendário de Santos estás a falar exactamente?

Diz-me exactamente onde é que o Vaticano II rompeu com 2000 anos de história? E com que tradição rompeu?

Sei que gostas dos Jesuitas, tenta ler a vida do Padre Arrupe...

Em comunhão

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 14:36

O Rito Tridentino uniformizou os ritos que o antecediam. O Rito Romano actual pode ter ido buscar algumas coisas de ritos antigos, mas de certo não usou todos os ritos antigos como o Tridentino fez. Não estou a defender nenhum, note-se, mas causa-me espécie haver tanta aversão ao Rito Tridentino.

O calendário dos Santos, que continha festividades para todos os dias, foi abandonado. Talvez hoje se celebre um Santo. Mas faz-se apenas a memória dele, e não toda uma festa em volta dele. Aliás, nas missas tridentinas existe uma oração própria por cada santo.

O Pe. Arrupe foi um homem santo. Mas sei ainda pouco da sua vida. Vou ver se descubro mais.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 14:44

Amigos,

O Concílio Vaticano II, na sua Constituição Sacrosantum Concilium (Constituição sobre a Sagrada Liturgia), no seu número 36, parágrafo 1 diz claramente: " Deve conservar-se o uso do Latim nos Ritos Latinos, salvo o direito particular". O que faz, logo no seu parágrafo 2, é dar "à língua vernácula um lugar mais amplo"! Assim não rompe com nada quanto ao uso do latim!

A meu ver as pessoas hoje não estão familiarizadas com o latim; pelo que pude perceber ao falar com sacerdotes, estes estudam tanto latim como eu no secundário (3 anos); aos católicos já lhes falta catequese para compreenderem a Eucarístia hoje, quanto mais entende-la em Latim: será que vale mesmo a pena liberalizar a Missa Tridentina, como é vontade de SS Bento XVI?

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 15:04

Acho que estás muito mal informado e está visto que não vais à missa todos os dias nem tão pouco rezas a liturgia das horas. Se rezares a liturgia das horas podes ver que existe liturgia especial pelo dia do santo. O mesmo se passa na missa diária.

Na missa de domingo não se celebra o Santo do dia mas a Ressurreição do Senhor. Ainda assim existe em muitas paróquias que se faz a referência.

Enganaste ao pensar que o Rito Tridentino utilizou tudo o que os Ritos antigos utilizavam. Esteartigo da wikipedia, pode ajudar-te a perceber as mudanças.

Aliás, a missa hoje está mais próxima da missa original do que com o Rito Tridentino.

Deixa-me explicar-te também que o calendário de santos continua e nunca foi abolido, simplesmente se dá importância a outras coisas mais importantes.

O calendário de santos foi inicialmente mudado já em 1955, por isso muito antes do concílio e para além disso sempre houve dias sem santo atribuido. Podes ver aqui o que digo.

Se queres ser correcto, faz por ouvir as diversas partes e não só uma. A piece of advice, não leias demasiado o Professor Pireli ou o Sarto. Tenta falar com algum dos Jesuítas que te acompanha sobre estes 2 sites a ver o que eles te dizem.

Em comunhão

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:06

Eu não gosto nem um bocadinho da Montfort, e fique esclarecido não estou ligado a ela.
Depois, fazeres juízos sobre a minha ida ou não à missa todos os dias!! Francamente. Não vou, claro, todos, mas por vezes vou à semana, e nem uma menção a santos. De resto, sobre a Liturgia das Horas, sei que se faz referência. Mas pouquíssimos católicos a rezam todos os dias e afincadamente.
Falava nos santos como exemplo da pobreza em que caiu a missa nova, por excluir muito rito.
É escusado entrar por estes campos, porque depende muito da opinião pessoal e do conhecimento que a pessoa tem do antes e do depois. Eu antes via uma Igreja como farol no mundo. Hoje, vejo o mundo como farol da Igreja. E isso entristece-me.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:22

Citação:
Diogo Taveira
De resto, sobre a Liturgia das Horas, sei que se faz referência. Mas pouquíssimos católicos a rezam todos os dias e afincadamente.
Pois, é bem mais útil e interessante qu haja mais católicos a aderir à Liturgia das Horas que à Missa Tridentina.

Citação:
Diogo Taveira
Eu antes via uma Igreja como farol no mundo. Hoje, vejo o mundo como farol da Igreja.
Quando era o antes?
Em que é que vês o mundo como o farol da Igreja?

João (JMA)

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:33

Isso do farol... Não é melhor que exista alguma reciprocidade?

A Igreja já não pode almejar o Teocentrismo de outrora! A Igreja será o farol do mundo porquanto o ajuda e orienta! Mas o mundo não pode deixar de ser um pouco farol da Igreja, porque Esta quer-se no hoje, se o mundo não fosse um farol da Igreja, haveria dificuldade em coloca-la no presente!

Não sei se me expliquei, se entendem a minha ideia?

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 16:55

Caro Gustavo,

Quando se fala na Igreja ser farol do mundo, não significa nem Teocentrismo, nem uma Igreja fora da realidade do mundo dos seus dias.

Significa que a Igreja está na vanguarda do mundo.
Sucede hoje com a Doutrina Social da Igreja; com o esforço Ecuménico; com o diálogo Inter-religioso; com a defesa da Vida Humana; com os Direitos Humanos; com a Ecologia; com a repartição da riqueza; etc.

Por vanguarda do mundo não se entenda que é a única que defende tais princípios, mas sim que está na frente junto com outras pessoas ou instituições.

Não existe, nem pode existir, uma Igreja fora do mundo. Senão também não seria farol de coisa nenhuma.

João (JMA)

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 17:04

Amigo João,

Foi isso que tentei dizer! Não podemos querer uma Igreja deslocada, tem que haver reciprocidade. A Igreja tem muito para dar ao mundo, claro! Mas para isso é preciso que conheça as suas necessidades e que evolua com ele, não será assim?

Abraço em Cristo

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 18:58


Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 18:58

Desculpem! Esta ligação não era para este tópico!

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de April de 2007 23:13

Claro que rezar a Liturgia das Horas é de extrema utilidade, e também rezar as Avé-Marias do Angelus e do Regina Caeli.

De resto, nunca pensei que não entendessem a minha metáfora do farol, embora o JMA tenha andado perto.
De facto, a Igreja era o farol do mundo no tempo em que se dava valor à Igreja, no tempo em que Esta não tinha a necessidade extrema de moldar os seus comportamentos aos valores actuais. E vejo na mudança da missa, em muitas actitudes, a ideia de que a Igreja quer agradar ao mundo. Pois enganem-se: A Igreja não é do mundo, mas vive no mundo. Assim como o cristão é de Deus, mas vive no mundo, e por isso não vive como as pessoas do mundo. [Epístola a Diogneto]

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de May de 2007 22:44

Citação:
Pois enganem-se: A Igreja não é do mundo, mas vive no mundo.

Prefiro não me enganar. A Igreja é do mundo pois que vive no mundo.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 01/05/2007 22:44 por catolicapraticante.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.