Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 03:05

Ia deixar para depois, falta de tempo, mas consegui algum e por fim resolvi escrever agora mesmo. Só queria fazer umas poucas ressalvas:

Que em todas as inovações esteja sempre presente o respeito pela preservação do mistério e o cuidado com a formação da assembléia no espaço e tempo diferenciados e dignificados. Inovações que prejudiquem a criação do espaço e tempo diferenciados que marcam a mudança de ritmo na passagem do "comum" para o "sagrado" são a médio ou longo prazo prejudiciais.

Embora seja parte da doutrina cristã uma certa aproximação do sagrado e do profano, no sentido de dignificar tudo revelando toda a criação como lugar da epifania divina e o cotidiano como oportunidade permanente de encontro com Deus, o espaço litúrgico cristão deve ser preservado como especial e mostrar uma certa "quebra" que é tb educativa na vida espiritual. A afirmação de que "tudo é sagrado" convive paradoxalmente com a de que "nada é sagrado" e assim nenhuma das duas é absolutamente correta.

Toda a linguagem litúrgica habita esse discurso do mistério, o que faz com que não seja nunca bem entendida fora do "jogo" amoroso entre Deus e o fiel que o procura e foi encontrado. A linguagem da fé é a linguagem do amor. O rito litúrgico é bastante importante na "côrte" do amante com o amado, eu diria mesmo que quase essencial, já que a missa é antes de tudo uma oração da assembléia e não tanto uma oração individual. Embora façamos nossas próprias preces, elas são recolhidas em forma de coleta para serem enviadas ao Pai pelo único Espírito que habita o único corpo que se alimenta do único pão. É a assembléia eucarística que se dirige a Deus como um único corpo: o corpo de Cristo.

A doxologia final do rito eucarístico sempre me chama a atenção: "Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para frente."

Se o rito eucarístico é transformado num esquema legal e encarado como um tipo de fórmula para garantir a que as coisas aconteçam, então ocorreu uma tragédia e o rito sagrado acabou pervertido num rito de magia. Houve um tempo na igreja, infelizmente, em que isso ocorreu, e oxalá esse nunca retorne! Não vejo nenhum problema em se participar de um rito litúrgico com cantos gregorianos ou mesmo orações em grego ou latim, já participei de alguns, mas não é nada disso que garante o mais importante. Tb já participei de uma missa em que o padre nem sequer estava paramentado, foram consagrados um copo de vinho e uma pequena bisnaguinha de pão comuns, que era tudo o que tinhamos no momento, mas o respeito e a dignidade foram tão grandes que o momento tornou-se especial, Cristo estava sem dúvida nenhuma presente, e me recordo daquela missa até hoje passados já mais de 7 anos.

Torna-se um problema, e sério, qdo alguém imagina que a sua experiência pessoal é sempre a melhor, e mais sério se devaneia que aquela tenha que ser obrigatória para todos. Em assuntos de liturgia prefiro falar daquilo que é comum, alguma coisa como um tipo de "fenomenologia" das experiências de encontro com Deus na ceia pascal, se é que se pode falar assim, e ainda procuro ter o cuidado de limitar-me dentro da tradição católica, para tentar não cometer injustiças. É dentro dessa tradição católica que considero algo elogiável, estranho, ou reprovável, teolologicamente falando, sendo mesmo assim conveniente não emitir sempre esses "julgamentos" para não transformar a celebração da unidade num campo de batalha. Cristo não aprovaria!

Paz e Bem.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 08:28

Muito bem...

Diversidade na unidade! E viva aos dons do Espirito Santo!

Em comunhao

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 15:19

O clone conformado, etc, pelo menos nao defende a missa dos escomungados. se calhar é mentira que o bispo lefevre foi escomungado???
e que foi contra o Papa e contra o concilio vaticano 2º???
a missa tridentina e missa dos escomungados!!!!

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 18:03

Correção. Acabei de perceber que, talvez pelo sono antes, escrevi a doxologia de um modo que agora me soou estranho. Favor ler então:

"Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém."


E aproveitando: Todeto, por que tanto rancor e desejo de dividir a Igreja?

Não poupo elogios ao Vaticano II, já falei sobre ele aqui diversas vezes e sempre como sinal de esperança e alegria para a igreja. Talvez te fizesse bem conhecê-lo mais. Ocorre que vc está indo contra um princípio defendido pelo mesmo, ou acha que ecumenismo é uma roupa que se veste qdo te é conveniente e se despe qdo não te apetece? Se não é capaz de exercitar o espírito ecumênico nem entre os católicos, como espera algum dia praticá-lo com os cristãos de outra denominação? No meu entender pouco interessa a língua se existe a assembléia cristã, e essa é formada na fé, caridade e esperança. Uma missa falada em tupi, latim, chinês, zulu ou mesmo na linguagem dos sinais dos surdos-mudos louvará mais a Deus, tenho certeza, se for feita com amor. O desejo de excluir é mal sinal.

O cuidado com a ortodoxia e a ortopraxia têm seu lugar, mas devem sempre ser governados pela caridade que é o dom maior. O modo de ser do outro, se não fere o que é essencial, não devia gerar exclusão. Se cada um fica pensando somente no seu gosto pessoal então existe a triste possibilidade de que nunca tenham participado plenamente de uma missa. Relembro o que disse antes: a missa é uma oração da assembléia e não uma simples forma de oração pessoal, é diferente, é educativa espiritualmente, forma igreja, exercita a caridade, é sacramento da unidade. Pode ser um ótimo lugar para abrir mão dos meus gostos pessoais para tentar conhecer melhor os meus irmãos.

Olho com certa tristeza a necessidade que alguns tem de muita pompa assim como olho com tristeza a necessidade que alguns tem de novidades constantes. Não me sinto bem com teatros, jograis, musiquinhas novidosas "animadas", discursos, avisos ou comentários que fazem no meio da missa. Para mim a missa toda é uma única oração e essas coisas quebram e interrompem o momento. Entre católicos imagino que avisos deviam ser desnecessários, acho estranho avisos do tipo: "agora vamos cantar a aclamação com muita alegria". É preciso avisar alguém que chegou a hora de ter alegria??? Ou qdo alguém diz, cheio de boa intenção, reconheço: "está entrando em procissão o .... que simboliza o ......". Se é preciso avisar o que aquilo simboliza então talvez seja sinal que aquilo que está entrando em procissão não simboliza nada para aquelas pessoas . Não acho esse modo de catequese bom. Qdo inventam "dinâmicas" para animar a missa me dá vontade de chorar, abaixo a cabeça e começo a rezar, tentando não pecar, algumas vezes me levanto, sem fazer alarde, e vou embora. Não culpo ninguém, mas fico triste. Talvez seja uma falha minha que não consegui me "distanciar" para acolher o modo de ser dos meus irmãos. Por isso tem algumas igrejas que frequento mais que outras, mas de vez em qdo gosto de visitar umas diferentes.

A missa é por princípio uma celebração de iniciados, mas isso não devia ser confundido com elitismo ou exclusão. Se alguém não entende a "linguagem" da missa, e se se interessa, aprenderia, e já seria bom sinal o reconhecimento de que precisa aprender. Isso é sinal de conversão e educa mais do que se enchem a missa com avisos vazios e coisas divertidas ou exóticas para atrair público.

Paz e Bem.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 18:18

e o chamar clone conformista, etc, e cristao?
responde la:
se calhar é mentira que o bispo lefevre foi escomungado???
e que foi contra o Papa e contra o concilio vaticano 2???
a missa tridentina nao e diferente da missa em latim aprovada no concilio vaticano 2?

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 18:51

Caro Todeto:

Será melhor cuidar um pouco o modo de escrever. As frases iniciam-se com maiúscula. E atenção: escreve-se «excomungado», não «escomungado». Chamo a atenção para isto, porque já escreveste esta palavra muitas vezes...

Já hoje tive que retirar várias mensagens tuas em que insultavas outros participantes no fórum. Isso não está permitido, como podes ver nas Regras de Funcionamento». Se as leres com atenção e as cumprires poderás contribuir para manter este fórum um espaço respirável, onde todos podemos dar do melhor que temos e receber muito mais. Faço votos de que te anime esse propósito e não outro.

No caso concreto deste tópico, não importa tanto a discussão da excomunhão do Msr. Lefebvre, mas que aspectos litúrgicos são mais ou menos desejáveis na celebração da Eucaristia e de que maneira um rito ou outro corresponde a isso.

Shalom!

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 05/04/2007 18:53 por Alef.

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 11 de April de 2007 10:49

Todeto

É verdade quo o Aecebispo Lefevre foi excomungado. Foi não por a Missa que defendia ser invalida (que não é) mas porque sagrou Bispos sem mandato do Papa.

Mas a Missa Tridentina não é excomungada ou inválida isso penso aliás que já ninguém sequer defende.

Trata-se de uma situação jurídica interessante e impar. Roma declara que os Bispos sagrados pelo Arcebispo Lefevre são excomungados e os mesmos tal como os Padres que os seguem reconhecem a hierarquia de Roma, o Papa e os Bispos e defendem que integram a Igreja Catolica.

Mas a Missa Tridentina é hoje cada vez mais difundica por vários movimentos que nasceram à sombra de uma Comissão de Roma "Ecclesia Dei" que coordena todos os movimentos que, dentro e em plena counhão com Roma" celebram e divulggam a Missa Tridentina.

É sobretudo por aí que devemos ir, se bem que seria bom que os seguidores do movimento de lefevre voltem à comunhão, pedindo perdão pelo grave acto de desobediencia.

Cristina

Cristina

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de April de 2007 15:40

Missa Tridentina no Brasil


[adsum.zip.net]

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 13 de April de 2007 15:22

falta responder a estas:
lefevre foi contra o Papa e contra o concilio vaticano 2???
a missa tridentina nao e diferente da missa em latim aprovada no concilio vaticano 2?

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 16 de April de 2007 10:12

Todeto

1- Lefevre foi contra a reforma liturgica e muitos dos documentos do concilio vaticano II, na medida em que os considerava contrários à tradição catolica.

Uma coisaé ser contra outra é declarar que os referidos são nulos inválido ou heréticos.

O Arcebispo Lefevre nunca defendeu a invalidade da Missa "nova" ou dos documentos que discordou.

Que fique no entanto claro que não sou um defensor do Bispo lefevre. Considero que foi um homem da Igreja mas que cometeu um acto de desobediencia de extrema gravidade ao ter sagrado Bispos sem mandato do Papa. Daí a sua excomunhão.

Posso compreender a sua angustia (estava convencido de que sem Bispos não heveria forma de continuar a formar Padres segundo a tradição) mas o acto não tem jusatificação.

Outra coisa é defender a Missa Tridentina. Defendo a sua liberalização e não imposição. Liberalização para os que, como eu, a preferem, sem beliscar minimamente a Missa "Nova".


Cristina

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 16:02

O Lefevre era um macon, um anti-Cristo.Dividiu a Santa Igreja, excomungado, satanas...

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 16:06

Todeto:

Este forum não é um depósito de lixo nem de disparates gratuitos. Ou justificas o que dizes ou terei que passar a despoluir este espaço...

Alef

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 16:10

O Lefevre dividiu a a Santa Igreja? sim
Foi excomungado? sim
Quem divide a Santa Igreja é contra a Igreja de Cristo? sim
Quem conspira contra a Igreja de Cristo? a maconaria
Quem faz tudo isto é um anti-Cristo!!!!!!!!!

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 16:14

Belo raciocínio... Já pensaste na quantidade de anti-Cristos que implica o teu raciocínio?

Alef

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 16:21

Mas este era Bispo!!!!
Nao uma pessoa qualquer!
Recebeu um sacramento especial para servir a Santa Igreja!E depois atraiÇoou os juramentos k fez!

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 18:05

Todeto

Que palavras tão amarguradas. Que ódio nas tuas afirmações.


Uma coisa é ter errado ao desobedecer mas sinceramente não posso concordar com ataques destes.



Cristina

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 18:12

Pelo menos já aprendeu a escrever eXcomungado...

;))

Quem sabe se....

católica praticante

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 20 de April de 2007 14:01

Este tópico está mesmo bom!
Todeto, a minha ideia vem atrasada mas sugiro-lhe que se informe melhor sobre a Maçonaria! Ao contrário do que se pensa, a Maçonaria rege-se por principios que em nada chocam com a Igreja; são exemplo o amor fraterno, a verdade, a ajuda! Claro que a Maçonaria esteve ligada a fases de perseguição à Igreja, mas daí a dizer que os "maçons" são anti-cristos... Escrevo só esta mensagem para bem da verdade!

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de April de 2007 14:39

Eu continuo a achar que o Todeto está a gozar com as pessoas pela maneira que escreve. Ou é um clone, ou então alguém que gosta de ser engraçado. Alguém veja se ele anda com proxy´s às costas.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa Tridentina aqui
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 20 de April de 2007 14:42

Sinceramente não sei se não é melhor a Missa Nova... penso mais como catequista! Não afastará ainda mais as gerações novas? O que pensam?

Quanto á Liturgia propriamente, e contra mim falando, há de facto uma falta de catequese... como suprir esta lacuna?

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.