Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 20:21

Terminado o concurso da RTP «Os Grandes Portugueses», com um resultado algo surpreendente e polémico, lembrei-me de, apesar do «plágio», lançar um tópico com uma ideia parecida, relativamente aos católicos/cristãos portugueses ou de língua portuguesa que exerceram ou têm exercido mais influência do ponto de vista religioso.

Não se tratará exactamente de «emular» o referido programa, porque talvez o mais importante não seja exactamente saber quem é «o» vencedor (talvez fosse demasiado fácil e nem contaremos votos), mas sim trocar ideias, impressões, dados, etc., sobre este tema. Talvez a pergunta a que possamos responder seja esta: «Que vejo de realmente relevante e inspirador nesta ou naquela pessoa, a nível pessoal e colectivo, em termos religiosos?»

Pode ser um modo de tomarmos mais consciência desta «nuvem de testemunhas» às quais muito devemos ao nível da fé e também da cultura. Pode ser também uma boa oportunidade para enriquecermos a nossa consciência histórica…

Lanço, para já, ao correr das teclas alguns primeiros «candidatos», que ofereço à apreciação dos foristas. Evidentemente, estão convidados a acrescentar outros, justificando de alguma forma as suas «simpatias», indicando dados que considerem relevantes… Neles incluo alguns que se distinguiram pela sua actividade no que actualmente é o território nacional e outros que se distinguiram noutros países ou em territórios que estavam sob a influência portuguesa. Incluo também a Rainha Santa Isabel («Santa Isabel de Portugal»), apesar de ser aragonesa. Também proponho que se tratem simplesmente de «candidatos» de «influência positiva», pelo que ficam excluídos, por exemplo, Joaquim António de Aguiar (o «mata-frades») ou várias personalidades da I República. Por motivos óbvios, proponho que nos refiramos apenas a pessoas já falecidas.

Dado que há já um bom número de brasileiros que frequentam este fórum, em vez de «Grandes cristãos portugueses», pus por título «Grandes cristãos de língua portuguesa», pelo que também podem contribuir com as suas «listas» e todos sairemos enriquecidos. Evidentemente, a lista também está aberta aos restantes países de língua portuguesa...

Como «link», deixo apenas o «verbete» da «Wikipedia» (quando o encontrei), apesar da incipiente informação em alguns casos.

Cá vão os (primeiros) candidatos:

- S. Teotónio (1082-1162), fundador do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, primeiro santo português.

- Santo António de Lisboa (1195-1231), Doutor da Igreja, grande pregador e importante teólogo; o santo português mais conhecido no mundo inteiro, mesmo trocando-lhe o «nome».

- João XXI (Pedro Hispano) (1215-1277), único papa português, muito culto e elogiado na Divina Comédia de Dante.

- Santa Isabel de Portugal (1271-1336), esposa de D. Dinis, muito trabalhou pela paz e no cuidado dos mais pobres.

- S. João de Deus (1495-1550), Fundador da Ordem Hospitaleira dos Irmãos de S. João de Deus, uma vida ao serviço dos pobres e doentes.

- Beato Bartolomeu Fernandes dos Mártires (1514-1590), importante Arcebispo de Braga, muito activo no Concílio de Trento.

- S. João de Brito (1647-1693), o «Francisco Xavier português», mártir na Índia.

- P. António Vieira (1608-1697), grande pregador e defensor dos índios brasileiros, contrário à Inquisição e visionário.

- «Santo» Padre Cruz (P. Padre Francisco Rodrigues da Cruz) (1858-1948), para muitos uma espécie de «cura d’Ars português».

- Beata Alexandrina Maria da Costa («Alexandrina de Balazar») (1904-1955), «mística» da Paixão de Cristo.

- Padre Américo (1887-1956), uma vida dedicada à causa dos mais carenciadas, começando pelas crianças (Casa do Gaiato e outras obras).

- D. António Ferreira Gomes (1906-1989), bispo do Porto.

- Lúcia de Jesus dos Santos (Irmã Lúcia) (1907-2005) e Beatos Francisco Marto (1908-1920) e Jacinta Marto (1910-1920), videntes das «Aparições» de Fátima.


- Alguns santos/beatos portugueses, na Wikipedia.

Esta lista está muito longe de ser completa! Fica assim aberto um espaço para conhecer e dar a conhecer os nossos irmãos mais velhos.

Para terminar, vale ainda a pena fazer uma referência fora do âmbito católico: João Ferreira de Almeida (1628–1691), pastor protestante que traduziu a Bíblia para português, dando origem a uma tradução que ainda hoje tem o seu nome.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 20:26 por Alef.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 21:12

Vê lá se ainda ganha o salazar, esse "grande cristão."...
:p

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 21:13 por catolicapraticante.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 01:57

Boa ideia, Alef !

Onde se vota?

Eu vou pelo padre Cruz, já o meu avô falava nele...é bom manter-se a ideia os valores dos que nos são queridos!:) Tive um avozinho muito bom para mim! Eu era a bonequinha dele:) Depois como ia crescendo usava as palavras dele, riam-se comigo! Ainda hoje opto pelas ideias dele:) (Joaquim Rita)

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 16:09

Gostei de ler.
Há uma tranquilidade que se ganha em relembrar pessoas que marcaram positivamente a História.

*=?.0

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 17:30

Eu aqui tambem voto no Senhor Professor Antonio de Oliveira Salazar. Nesse tempo Portugal era uma maravilha, com as Igrejas cheias de gente. Que saudades.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 19:02

Todeto

O Professor Salazar era um pecador público: mandava torturar e assassinar pessoas porque não estavam de acordo com ele. Deus tudo pode perdoar mas dificilmente pode o Prof. Salazar ser considerado um exemplo de cristão.

pontosvista

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 19:11

O Senhor Professor Antonio de Oliveira Salazar foi um santo que deu de comer a um povo a morrer de fome depois dos governos macons que roubaram tudo!
Os santos nao sao so aqueles que rezam ou vao a missa mas sao os que fazem o bem.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 20:21

Passando adiante e falando de coisas sérias. Eu por mim penso que S. António ou o P. António Vieira, tiveram projecção quer mundial quer como exemplo para serem considerados cristãos mais influentes.

Embora muitos deles, em determinadas épocas deixaram a sua marcam como S. Teotónio ou o Papa João XXI, não vejo de que forma deixaram uma marca insubstituível no panorama luso falante.

Em comunhão

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 02:03

O Arcebispo D. Hélder Câmara é lembrado na história da Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil e no mundo, como um Apóstolo, que soube honrar o Brasil e usar o carisma de defensor da paz e da justiça para os filhos de Deus.

No dia 27 de agosto de 1999, a figura do grande peregrino do povo, com sua aparência frágil e a palavra forte, vitimada por uma parada cárdio-respiratória, calou a voz.


"...quando dou pão aos pobres,

chamam-me de santo, quando

pergunto pelas causas da pobreza,

me chamam de comunista."...

Dom Hélder Câmara

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 02:12

Isto é uma maravilha...

Ainda lembram o Salazar. Talvez fosse o bom, talvez! O meu avô nesse tempo tinha criados. Até tinha uma casa ao lado da dele mais pequena, para os criados viverem. Hoje alguém dá casa aos empregados?

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 10:55

E eu conheço histórias de caseiros que exigiam aos rendeiros todos os foros devidos, mesmo que isso implicasse deixá-los para passar o Inverno sem um grão de milho! Por isso...

Relativamente ao tópico, há gestos de pessoas que marcam momentos ou que tocam de uma maneira pessoal. Como exemplo:
- Aristides de Sousa Mendes, com a sua acção em 3 dias em Bordéus, agiu de uma forma humana e cristã e sofreu por isso. Não seria uma pessoa perfeita, mas para mim teve um dos gestos maiores que se podem realizar.
- D. Nuno Álvares Pereira: era o homem mais poderoso do reino, no seu tempo. No entanto, largou tudo, ingressou numa ordem monástica como um dos mais humildes e aí ficou. Acho este desprendimento difícil de imitar...
- Rainha Santa Isabel: A paciência que demonstrava para apaziguar marido e filho, tendo inclusive de intervir no campo de batalha.
- Um pároco de uma terra, já longe no tempo, que caminhava de noite e de dia, com chuva, neve ou calor, por montes e vales, em jejum desde a meia-noite, muitas vezes até ao meio-dia, para ir dizer missa. Não é santo de altar, mas parece-me que mereceu mais a santidade que muitos.

Às vezes, a mim grandes obras vejo-as e admiro-as, mas pequenos gestos como estes é que me tocam.

Um abraço

Cassima

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 11:33

A haver votação, o meu voto iria para P. António Vieira.

Foi um Humanista, um activista, diria mesmo um rebelde que nunca se vergou.

[www.vidaslusofonas.pt]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 16:12

Todeto


Os padres no tempo do Salazar tinham poder, faziam quase de pai para nós.

"Um rapaz gostava de mim. O padre da minha terra chamou-me à atenção e disse-me; esse rapaz, essas familias não são para ti:) 'nunca mais ninguém me viu com essa gente, no entanto a minha mãe já me tinha avisado:-)

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 16:15

Nos 100 mais votados do concurso da RTP as pessoas mais ligadas à religião ou cuja acção foi mais motivada pela sua fé religiosa temos:

3 Aristides de Sousa Mendes
13 Santo António
18 Nuno Alvares Pereira
33 Padre António Vieira
40 Padre Américo
45 Rainha Santa Isabel
59 Padre António Andrade
89 Irmã Lucia

Talvez se pudessem ainda considerar ainda outras personalidade:

1 António de Oliveira Salazar
4 D. Afonso Henriques
43 D. Manuel I

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 17:20

Santo António, o mais popular dos santos.

(O que já está santificado, entenda-se, não o António que querem santificar...)

É curioso como um doutor da Igreja é o Santo mais popular do mundo. E que desperta mais afectividade.

E o único Santo verdadeiramente Católico, no sentido de Universal.

Só podia ser de Lisboa... :o))

João (JMA)

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 17:45

Pois, mas este, como quase todos os santos portugueses, também emigrou. Desde S. Teotónio todos saíram do rectângulo:

- S. António de Lisboa: Itália
- S. João de Deus: Espanha
- S. João de Brito: Índia
- S. Beatriz da Silva: Espanha

Há quem tenha conseguido a honra da canonização no rectângulo, mas tendo vindo de fora: a Rainha Santa Isabel.

[ O que antes acontecia com os santos parece acontecer agora com os treinadores de futebol... :-p ]

Alef

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 18:07

Pois é Alef:)

O dia que Portugal ganhou à Belgica, recebi um e-mail do Brasil assim :

Parabéns Rita, Portugal ganhou...

Um abraço à Felipão:-)

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 18:13

Não emigrou: dada a sua dimensão não pode ser comportado pelo diminuto espaço do rectângulo nacional. :o))

João (JMA)

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 18:17

"Aquele que diz que ama a Deus e não ama a seu irmão é mentiroso." - S. João
Grande Cristão será, por isso, aquele que se deixou envolver pelo amor de Deus e o vivencia com e nos irmãos.
Nesta linha, D. Leonor e Pai Américo foram uns "gigantes da caridade". Aprecio muito Souza Mendes pelo seu humanismo, bondade, altruísmo, amor pelo semelhante.
Agora não consigo ver entre "Os grandes cristãos de Língua Portuguesa" António de Oliveira Salazar. Só se for pelo imenso sofrimento que impôs a um povo faminto de pão, cultiura e liberdade...Ou por ter desterrado, entre outros, D. António Ferreira Gomes. Este sim, profeta da liberdade e da dignidade da pessoa humana.

Re: Os grandes cristãos de língua portuguesa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de March de 2007 18:35

No tempo do Salazar passou fome, quem passou, eu não passei fome!

É como agora, nem todos passam fome, alguns sim, outros não. É preciso trabalhar e fazer pela vida. É preciso por a nossa mente a trabalhar.

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.