Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: O Bispo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 00:14

Por falar na discussão entre S. Paulo e S. Pedro, lembro a notícia hoje do Diário de Notícias.

Citação:
Bispo culpa restantes bispos pelo atraso da Igreja
2008-11-11 00:05:56

Polémica. A Igreja está "pejada de pagãos ou cristãos incoerentes" e a culpa é dos bispos que continuam clericalistas e individualistas, sem levar a sério a formação dos fiéis. A crítica é de D. António Marcelino, bispo resignatário de Aveiro. Os bispos reúnem-se hoje em Fátima, com a polémica no ar.

Os bispos portugueses reúnem-se a partir de hoje, em Fátima, até dia 13, na habitual Assembleia-Plenário do Outono, sendo que desta vez a "apimentar" o encontro está um artigo do bispo resignatário de Aveiro, publicado recentemente na agência Ecclesia, em que culpa os seus colegas prelados pelo atraso da Igreja em Portugal, considerando-a longe dos desafios lançados pelo Concílio Vaticano II.

D. António Marcelino ataca os seus colegas bispos, acusando-os de permanecerem clericalistas e individualistas. "Enquanto houver algum predomínio do clericalismo, aos diversos níveis, e do individualismo pastoral, que parece satisfazer cada um na autonomia do seu território, não será possível abrir caminhos novos", defende. Em seu entender, "a autonomia das dioceses, com as suas tradições, caminhada própria e perfil humano e social diferentes, tem dificultado sempre iniciativas comuns necessárias em ordem a uma desejada e urgente renovação".

Neste sentido, o ex-vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no mandato de D. José Policarpo, numa crítica acutilante e sem precedentes, culpa os seus colegas diocesanos pela ignorância catequética em que são mantidos os católicos, frisando que nem a CEP tem levado o assunto a sério. "Os bons propósitos de uma iniciação cristã programada de que se foi falando em diversas instâncias não foram longe e não se viu reflexão nesse sentido, nem a nível de CEP e seus serviços nem a nível da quase maioria das dioceses", escreveu.

Em consequência, o panorama, na perspectiva de D. António Marcelino, é o seguinte: "Uma Igreja, com grupos maioritários válidos e apostólicos, mas pejada de pagãos ou de cristãos incoerentes. Que vão perdurando, e não diminuindo, por uma sacramentalização sem evangelização ou catequese."

O prelado resignatário de Aveiro acusa os demais bispos de olharem só para os seus próprios umbigos, sem se centrarem no essencial. "Muitos planos pastorais aparecem mais voltados para os problemas internos da Igreja, por importantes que estes sejam, que para o seu dever como servidora do mundo que tem e ouvir para melhor dialogar." Acusando os colegas de clericalistas, sublinha: "A muitos leigos bem preparados pede--se-lhes o que muitos outros podem fazer e não um contributo de reflexão e planificação para que têm saber e competência."

Para D. António Marcelino, a Igreja precisa da renovação pedida por Bento VI quando da visita ad limina dos bispos a Roma, dando razão às críticas do Papa. "A Igreja do Vaticano II não pode ser mais uma Igreja de cristandade, na qual a tradicional vertente clerical substitua ou impeça a integração dos leigos na vida e na missão concreta da Igreja."

Por LICÍNIO LIMA, MANUEL CORREIA-JORNAL DE NOTICIAS

Será que só agora quando se encontra reformado, D. Marcelino sentiu vontade (ou coragem) de ser tão contudente?

Luís Gonzaga

Re: O Bispo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 10:37

E será que enquanto bispo no activo implementou as medidas que critica os outros bispos de não fazer?

Devemos assim acreditar que a Igreja de Aveiro não está "pejada de pagãos ou de cristãos incoerentes", apenas a Igreja do resto do país?

Cassima

Re: O Bispo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 11:54

É importante não confundir formação com condicionamento burocrático/administrativo. Não será que, às vezes, longas preparações para os sacramentos traduzem a falta de confiança na força intrínseca do mesmo sacramento e levam a situações como negar o baptismo ao filho da prostituta ?.
Jesus teve o cuidado de condensar toda a Lei e os profetas em 2 mandamentos, além de que teve o cuidado de nada escrever, possivelmente para que não se confunda conversão com eloquência.

*=?.0

Re: O Bispo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 10:00

É o bispo tinha medo de ser mandado para a sibéria.

Estão a analisar mal a raiz da questão e a serem injustos para com o bispo. O problema é que quando o agora bispo resignatario estava no activo podia dizer directamente aos outros bispos e padres, principais destinatarios da sua mensagem as suas ideias. Agora o bispo resignatario encontra-se muito mais isolado, sente mais dificil comunicar com os outros bispos. Dantes não sentia necessidade de mandar recados pela comunicação social, agora sente necessidade de pressionar publicamente o clero porque se lhe torna cada vez mais dificil faze-lo presencialmente.

É um dos problemas dos bispos resignatarios. São normalmente pessoas de grande qualidade intelectual, humana e cristã mas muitas vezes estão subaproveitados, meios colocados na prateleira.

Quanto aos cristãos incoerentes (quem for 100% coerente atire a 1ª pedra) e pagãos diz o Evangelho que Jesus "não apagará a mecha que ainda fumega".
São coisas que demoram gerações a mudar, é precisa muita sabedoria e prudencia, para alem da determinação e ousadia para conseguir mudanças culturais profundas.

Re: O Bispo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 10:27

A questão é que o bispo, para mandar o recado aos outros bispos, ofendeu o resto dos cristãos.

Há muitas formas de exprimir as coisas, mas dizer que a Igreja está pejada (impliquei com a palavra) não é certeza a melhor.

Somos muitos, a formação podia ser melhor, a prática também. Mas chamar-nos pagãos e incoerentes...

Cassima

Re: O Bispo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 14:07

quem for 100% coerente que atire a 1ª pedra.
O bispo nõ disse que todos os cristãos eram pagãos mas vejamos as estatisticas:

só 20% participa na missa dominical
destes poucos mais de metade comunga
destes quantos se confessam?
e dos que se confessam quantos se confessam correctamente?
quantos participam nas actividades da igreja?
O principal objectivo de vida da quase totalidade da população não é enriquecer?
nas paroquias quantas brigas por vaidades e futilidades?
quantos se dizem cristãos mas não conhecem a doutrina cristã, nem querem conhecer?
quantas vezes a fé não é apenas um "faz bem acreditar em algo superior a nós"? E isto mesmo em cristão praticantes!
quantos têm crenças e praticas divergentes da fé cristã e não têm sequer intenção de mudar?
a pratica da caridade não é apenas uma pálida imagem do que devia ser à luz do Evangelho?

Eu atrevia-me a dizer que mesmo entre os cristãos praticantes talvez apenas uma minoria (e se calhar até uma minoria não muito expressiva) tente realmente seguir a Jesus Cristo. E isto significa nem mais nem menos que a Igreja está pejada de pagãos. Dos 90% de portugueses que se dizem cristãos talvez uns 10 ou 20% o sejam realmente.

Re: O Bispo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 14:53

Citação:
camilo
quem for 100% coerente que atire a 1ª pedra.

Camilo

Então foi o bispo... A não ser que ele seja 100% coerente.

Quanto às situações que descreves, não reflectem obrigatoriamente nem paganismo nem incoerência.

Muitas das situações revelam, inclusive, bastante coerência entre elas e as opiniões que as pessoas possuem.

Há desleixo, desmazelo, alguma incoerência, pecado, muita coisa junta... Há de tudo.

Agora que a Igreja esteja a deitar por fora, a rebentar pelas costuras (que é o que significa a palavra pejada, numa definição mais terra-à-terra) não acredito...

Cassima

Re: O Bispo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de November de 2008 19:09

O Bispo D. António Marcelino, fundou o ISCRA em AVeiro, que forma actualmente imensos leigos, inclusivamente eu próprio. O Iscra criou escolas arciprestais, nas paróquias, para a formação de leigos.
Por isso ele tem alguma autoridade para falar.
D. António Marcelino é uma pessoa atenta.
Não podemos fechar os olhos. A igreja tem que se abrir ao Concílio Vaticano II e formar cada vez mais leigos, que se multipliquem na formação de outros leigos.
Leigos desinformados, sobre a religião que professam, serão muito provavelmente trucidados pelo mundo da informação.
Temos que ver que hoje cada vez mais pessoas chegam ao ensino universitário e já não se contentam com o vamos acreditar, sem ter argumentos para fundamentar a sua fé. A fé pode até permanecer, porque é um dom de Deus, mas permanece envergonhada, perante a falta de argumentos minimamente lógicos, para defender a sua igreja. Se um ateu pergunta:
"olha lá e porque é que a igreja diz que é contra o preservativo?"
respostas como: "Olha porque a igreja diz", não fazem sentido no meio universitário. Repito : cada vez mais pessoas têm acesso ao ensino universitário, têm computadores, têm internet, lêem jornais(isto a generalidade das pessoas faz, por isso mesmo essas, não se satisfazem com este tipo de respostas), há a liberdade de pensamento. O Mundo mudou.
Respostas como: "eu cá tenho a minha fé" além de ser mentira, porque a fé não é propriedade dessa pessoa, mas é vivida em igreja, tem o contra, de não satisfazer o intelecto. E nós precisamos de ser cristãos do topo dos cabelos até à unha dos pés.
Talvez ninguém veja isto como eu, porque ninguém trabalha num laboratório de investigação,com 12 pessoas, em que só duas pessoas se declaram abertamente cristãos, os outros ou são ateus , ou deístas, ou cristãos não assumidos.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/11/2008 19:13 por vitor*.

Re: O Bispo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 12:03

D. António Marcelino tem toda a razão.
É um grande homem e um Bispo que desempenha plenamente as funções em que foi investido.
Quando discutimos a alegada "crise da Igreja" somos confrontados afinal com argumentos que nos demonstarm a crise do clericalismo.
Clericalismo que se tem oposto à completa aplicação do Concílio II do Vaticano.
É bom saber que existem bispos que percebem isso. E que lutam contra este estado de coisas.

João (JMA)

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 15 de January de 2009 19:08

As afirmações proferidas por D. José Policarpo, na Figueira da Foz, geraram alguma polémica, sobretudo nos meios de comunicação social. Qual a posição do leitor deste fórum sobre as afirmações deste prelado?

Re: O Bispo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de January de 2009 19:12

Ana:

Já houve muitas respostas no tópico «Casar com muçulmanos pode ser um "monte de sarilhos"».

Alef

Re: O Bispo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 21:00

Alguém me sabe dizer o que de bom tem a nomeação de Gerhard Wagner como bispo auxiliar de Linz, à revelia dos sentimentos e da sensibilidade das pessoas e do clero locais? Onde quer que tenha procurado vejo-o ser classificado como ultra-conservador, com umas opiniões peculiares (para as quais evito aplicar outro adjectivo!) sobre os livros do Harry Potter e do furacão Catrina... Como poderá ele ser um «pai» da comunidade, como deseja o Papa?

Cassima

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.