Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 30 de March de 2007 20:25

pontosvista,

antes de condenares uma pessoa como o Papa João Paulo II, deverias por os comunicados do Vaticano, relativamente aos motivos pelos quais foi afastado. É porque confiar no que dizem essas notícias por aí, é a mesma coisa do que dizer que tenho asas e consigo voar.
Então eu se tiver um amigo que é homossexual,corro o risco de ser repreendido pela Igreja? Que giruh!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 30 de March de 2007 23:02

Citação:
Seven
deverias por os comunicados do Vaticano, relativamente aos motivos pelos quais foi afastado

E onde estão os comunicados?

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 01:24

Isso pergunto-te eu. já que estás a julgar o homem apenas pelo que ouves pelas notícias. Pelo menos apenas disseste que o tal senhor era muito ou demasiado amigo dos homossexuais e dos emigrantes. Esse tipo de discurso cheira-me sempre a esturro. Por isso é que te disse que deverias fundamentar melhor esse tipo de acusações. Mas tu é que sabes.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 03:49

Ana Ivens


Telefonas ao bispo da tua diocese e perguntas o que costuma fazer:-) que estás curiosa em saber...que o gostavas de ver mais vezes na tua igreja, etc, etc. Se ajudares muito na tua igreja até te recebem "muito bem" se estiveres no conselho paroquial e no conselho financeiro, garanto-te que és bem recebida. A diocese o que quer é saber de notícias!

Pode aparecer uma secretária, pode aparecer o sr. Vigário. O que me surpreende é os telefonemas ainda serem recebidos em portugal pelos vigários e por padres e não têm ainda uma secretária.

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 07:48

Rita

O site do Patriarcado de Lisboa tem uma secção que se chama "Agenda" e lá estão inscritas as actividades que o Patriarca e os seus Bispos-Auxiliares desenvolvem ao longo de cada mês. Por isso julgo que é fácil de constatar que a par do trabalho de gabinete, eles visitam semanalmente as várias paróquias da diocese. Não param!

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 10:44

Eram bom que dessem uma vista de olhos neste link BISPOS antes de dizerem que os mesmos não fazem nada. Pois criticar sem saber é muito fácil. Fácil de mais até.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 11:19

Jacques Gaillot continua a ser um Bispo.
E se calhar influencia mais pessoas que qualquer bispo obscuro de um pequeno país periférico.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 31/03/2007 11:20 por catolicapraticante.

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 11:39

Seven

O Vaticano nada diz sobre Jacques Gaillot. Mas é o próprio Gaillot que esclarece na sua biografia:

Citação:
Site de Partenia
Escreveu uma dúzia de livros, um dos quais, «Coup de gueule contre l'exclusion» não passou despercebido. O autor critica severamente as leis sobre imigração do ministro do Interior da época. Esse livro servirá de «pretexto» a Roma para a sua destituição.

Como podes ver, um bispo que defende os imigrantes arrisca muito mais do que um que discrimina pessoas apenas por serem estrangeiras.

Quanto ao que fazem os bispos portugueses, pela página que indicas ficamos na mesma. Vemos que escrevem umas coisas mas não constam visitas regulares às paróquias nem o contacto com os fiéis da sua diocese.

pontosvista



Editado 1 vezes. Última edição em 31/03/2007 11:39 por pontosvista.

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 12:39

Independentemente das agendas, "a oração é, em si mesma, uma particular obrigação para um Bispo (...). O Bispo só conseguirá ser um mestre de oração para os seus fiéis, se puder contar com a própria experiência pessoal de diálogo com Deus.(...) A oração pessoal do Bispo há-de ser de um modo muito especial uma oração tipicamente "apostólica", isto é, apresentada ao Pai como intercessão pelas necessidades do povo que lhe está confiado." (Pastores Gregis, nº 17)
Penso que quando se fala do Bispo, quase ninguém se lembra desta dimensão do múnus episcopal: rezar em favor do "Povo santo" que lhe está confiado.

Re: O Bispo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 12:49

Parece-me pouco.

católica praticante

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 13:48

Pontosvista,

então por criticar as leis da imigração, isso serve de pretexto para se destituir um bispo?? Desculpa lá, posso estar completamente errado, mas isso é das coisas mais falsas que já li por esta internet fora. E não acredito que o Papa JPII o tenha feito. Agora tu acreditas no que quiseres.

Quanto aos bispos, eles não andam às tuas ordens, nem a Igreja funciona como queres. É certo que eles têm muitas actividades e não andam de "papo" para o ar sem fazer nada.

Citação:
D. Tomaz Silva Nunes:
Associação de Formação de Pais (AFEP), Associação de Fraternidade Cristã “O Companheiro”, Casais de Santa Maria, Centro de Preparação para o Matrimónio, Comunidade Vida e Paz, Encontro Matrimonial, Equipas de Nossa Senhora, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Grupo da Sagrada Família, Leigos para o Desenvolvimento, Movimento de Defesa da Vida, Movimento Emaús, Movimento Esperança e Vida, Movimento Famílias de Nazaré, Movimento Nacional Católico ao Serviço do Doente, Movimento por um Lar Cristão, Movimento Vida Ascendente, Obra de Santa Zita, Ponto de Apoio à Vida, Serviço Entreajuda e Documentação Conjugal, Sociedade de S. Vicente de Paulo

D. Carlos Azevedo:
Associação dos Cooperadores Salesianos, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, JOC – Juventude Operária Católica, Movimento Católico de Estudantes (MCE), Movimento Encontros Jovens Shalon.

D. Anacleto Oliveira:
Acção Católica dos Meios Sociais Independentes (ACI), Acção Católica Rural (A.C.R. adultos), Convívios Fraternos, Cursilhos de Cristandade, Juventude Agrária e Rural Católica (JARC) e A.C. dos mais novos (ACN), Liga Intensificadora Missionária (LIAM), Liga Operária Católica (LOC-MTC), Movimento de Educadores Católicos (MEC)


Patriarcado de Lisboa

Mas sinceramente, estes últimos tempos vejo mais protestantes que católicos por aqui. Moralizem como quiserem. Mas até nos bispos querem cascar. É impressionante! Qual será a próxima investida? Talvez o cardeal...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 15:05

Citação:
Seven
então por criticar as leis da imigração, isso serve de pretexto para se destituir um bispo?? Desculpa lá, posso estar completamente errado, mas isso é das coisas mais falsas que já li por esta internet fora. E não acredito que o Papa JPII o tenha feito. Agora tu acreditas no que quiseres.

Quem o afirma é um Bispo da Igreja Católica, a quem acabas de chamar mentiroso: D. Jacques Gaillot, Bispo de Parténia.

Citação:
Seven
Quanto aos bispos, eles não andam às tuas ordens, nem a Igreja funciona como queres. É certo que eles têm muitas actividades e não andam de "papo" para o ar sem fazer nada.

Que eles tenham muitas actividades, não duvido. Que eles apareçam nas paróquias com a frequência que me parece desejável para um pastor é que duvido.
Quanto às listas de movimentos que citas, trata-se das responsabilidades pastorais, que não significa que eles tenham sequer uma ideia do que se passa nesses movimentos. Tal como nas paróquias que têm sob a sua responsabilidade.

Citação:
Seven
Mas sinceramente, estes últimos tempos vejo mais protestantes que católicos por aqui. Moralizem como quiserem. Mas até nos bispos querem cascar. É impressionante! Qual será a próxima investida? Talvez o cardeal...

Qual é a tua ideia de católico? Aquele que desliga o pensamento e o espírito crítico quando fala de um bispo?

Quanto aos bispos e ao cardeal, têm feito tanta coisa criticável nos últimos tempos que destaco apenas dois aspectos: a TVI, projecto liderado por D. José Policarpo, que pegou em milhões de contos da Igreja portuguesa e os enterrou num canal que acabou falido e a posição sobre a abertura da lei do aborto no tempo da maioria PSD/PP: tanto quiseram impedir qualquer abertura que acabou tudo na liberalização total a que assistimos.

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 16:57

Esta dimensão do múnus episcopal de rezar pelo Povo de Deus que está confiado ao Bispo parece-me ser de uma importância vital em termos espirituais, já que desta forma Bispo e Povo estão em profunda comunhão. Também pela recepção do sacramento da ordem o Bispo "recebe no seu coração a caridade pastoral de Cristo. Esta caridade pastoral tem como finalidade criar comunhão"(Pastores Gregis, nº 44).

É importante que a comunhão não se perca, mesmo quando se procura, com pensamento e espírito crítico, analisar os acontecimentos ou as relações da Igreja e o Mundo...

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 18:38

Pontosvista,

não me convences assim. O que esse bispo possa ter dito não vai adiantar nada. Eu quero saber as reais razões da Igreja Católica para o seu afastamento, que não sejam umas criticas imigração. É completamente descabido. Mas és livre de acreditar numa coisa dessas.

Citação:
Que eles tenham muitas actividades, não duvido. Que eles apareçam nas paróquias com a frequência que me parece desejável para um pastor é que duvido.
Quanto às listas de movimentos que citas, trata-se das responsabilidades pastorais, que não significa que eles tenham sequer uma ideia do que se passa nesses movimentos. Tal como nas paróquias que têm sob a sua responsabilidade.

Então se têm muitas actividades, não estão sem fazer nada. Na minha paróquia também nunca cá vi o bispo. Mas não é por isso que vou dizer que não faz nada ou muito pouco. Para isso é que servem os padres das paróquias. Não consegues entender o que são cargos e tarefas diferentes? Nem todos podem fazer a mesma coisa.
Então eles têm responsabilidades sobre movimentos e não fazem a menor ideia do que lá se passa. Ou seja, nada fazem, apesar das responsabilidades. OK!!

Citação:
Qual é a tua ideia de católico? Aquele que desliga o pensamento e o espírito crítico quando fala de um bispo?
Já esperava uma resposta assim. Mas o que se vê geralmente são pessoas ditas católicas a "combater" a Igreja Católica, nos mais variados assuntos e temas. E depois querem dar a entender que apenas fazem uma criticazinha sem importância. Por isso é que eu perguntei. Qual será a próxima investida? Talvez ao cardeal. A minha ideia de católico são pessoas que estão com a Igreja e trabalham com ela. E que não passam a vida a dizer mal e a criticar tudo e todos para ter uma igreja à sua maneira. Já sei, são só umas criticas inocentes. E agora cada um que enfie a carapuça se quiser.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 23:13

Tenho evitado esse assunto que acho chato mas depois de ler aqui resolvi acrescentar uma ou outra coisa:

1) Não vejo problema nenhum nisso da dimensão do múnus episcopal incluir rezar pelo Povo de Deus, é sim algo importante, afinal um bispo não deixa de ser cristão por assumir esse papel dentro da igreja. Seria muito estranho um cristão que não rezasse! Rezar pelo povo de Deus é papel de qualquer cristão e o fazem monges enclausurados, religiosos, padres, leigos, enfim, todos que fazem parte da igreja. Estranho seria que um pastor dissesse que não pode ter com as ovelhas ao seu cuidado por ter outros afazeres.

2) Não creio que alguém tenha dito que um bispo não faz nada! Que eu saiba, os religiosos, os padres, e os bispos, incluindo cardeais e até o papa, tem agendas e coisas para fazer, e não costumam ser poucas. Há, entretanto, bispos e bispos. Alguns têm contato com o povo, outros têm pouco ou não têm nenhum! Alguns vivem como servidores, outros preferem ser servidos. Não foi só no passado que gente do clero pecava, qdo havia bispos que gostavam de ser tratados como príncipes, carregados em liteiras, ter as mãos beijadas, e para o povo a lei. Existe boa parte de verdade na máxima "o poder corrompe" e o próprio Jesus alertou sobre isso, mas...

3) Não se trata de criticar todos os bispos, não poucos trabalham bastante, são de fatos pastores, dedicam sua vida para servir e procuram ser companheiros dos fiéis. Não vejo que estes estejam sendo criticados aqui, quem não deve não teme, mas soa realmente estranho que um bispo precise arrumar desculpas para não visitar os fiéis. Que tipo de pastor não tem tempo para as ovelhas? Talvez seja disso que se trata: alguns padres e bispos se tornam administradores de paróquias ou de dioceses, delegam o ofício do pastoreio a outros e vão cuidar do caixa. Realmente não é fácil a tarefa de um bispo, ou padre, contas têm que ser pagas ao fim do mês, e não são só padres e bispos que sofrem tentações - não acontece tb de leigos "ajudando" a igreja acabarem "se emprestando" alguns trocados ou se sentindo no direito de ter certas vantagens? Por isso é perigoso apontar o dedo, há joio mas tb há trigo, há ótimos cristãos bispos, padres e leigos, verdadeiros cristãos. Daí, repito o que disse antes noutro post: nenhum cargo na igreja é garantia de ser bom cristão. Entenda quem puder.

4) Parece que ainda existe quem pense que ser católico é dizer amém para tudo. Papas, bispos e padres que nunca erram, nem pecam. Sobre isso prefiro não comentar, se não dizer amém para tudo é ser protestante, seria bom que não fossemos tão católicos.

Paz e Bem.

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 23:27

firefox,

uma pequena correção ao que disseste, e pelos vistos não estiveste atento a tudo. A pessoa que tem "malhado" nos bispos tem sido o pontosvista. Deverias reler o tópico todo novamente.

Deixo aqui uma das suas frases mais interessantes neste tópico.

Citação:
Considerar que os bispos não passam por cá de vez em quando é mesmo admitir que eles andam noutro mundo que não o das suas ovelhas.

Pois é!! Em que mundo andarão os bispos? Marte?
Citação:
Parece que ainda existe quem pense que ser católico é dizer amém para tudo. Papas, bispos e padres que nunca erram, nem pecam. Sobre isso prefiro não comentar, se não dizer amém para tudo é ser protestante, seria bom que não fossemos tão católicos.
Como eu sei que isto foi para mim, vou responder.

Ser católico não é combater a Igreja com as ideias pessoais para fazer para si a sua igreja moderna. É trabalhar com a Igreja e ser verdadeiramente Igreja. E não andar a ensinar heresias e a tentar minar o pensamento cristão com pensamentos da modernidade. Mais uma vez, se a alguém lhe serviu a carapuça, paciência.

Querem um exemplo mais forte que a Madre Teresa de Calcutá? Há muitos exemplos de dedicação e amor à igreja que não sejam de combate e insulto à mesma.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 31/03/2007 23:28 por s7v7n.

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de March de 2007 23:51

Citação:
Seven
tentar minar o pensamento cristão com pensamentos da modernidade

E o que são estes "pensamentos da modernidade"? que podem minar o "pensamento cristão"?

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de April de 2007 00:07

Citação:
pontosvista
E o que são estes "pensamentos da modernidade"? que podem minar o "pensamento cristão"?
Lá estás tu com essas perguntas. Lê o que eu escrevi que não é difícil perceber. Agora não vás perguntar o que é que não é difícil perceber.

E com isto afastamo-nos dos bispos.

Afinal, eles fazem alguma coisa que se veja ou não fazem nada ou muito pouco? E porquê? Será que os seus cargos são algo sem importância que poderiam ser deixados de lado?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de April de 2007 00:10

Citação:
s7v7n
A pessoa que tem "malhado" nos bispos tem sido o pontosvista. Deverias reler o tópico todo novamente.

Seven, é curioso que entenda assim. Não vi o pontosvista "malhando" os bispos. A pergunta dele tem boa parte de razão, sobre que razão válida existe para manter um bispo longe do povo, e vale para os bispos que não visitam seus paroquianos. Acho que não só o pontosvista, outros gostariam de saber.

Citação:
s7v7n
Ser católico não é combater a Igreja com as ideias pessoais para fazer para si a sua igreja moderna. É trabalhar com a Igreja e ser verdadeiramente Igreja. E não andar a ensinar heresias e a tentar minar o pensamento cristão com pensamentos da modernidade. Mais uma vez, se a alguém lhe serviu a carapuça, paciência.

Isso de considerar que a modernidade seja algum tipo de ataque contra o "pensamento cristão" me parece um sério problema. No mais, "trabalhar com a Igreja e ser verdadeiramente Igreja" não é sinônimo de dizer amém para tudo que vem da hierarquia - disso a história mostrou vários exemplos! Acho que vc está sendo muito reducionista qdo interpreta que todo tipo de crítica seja sempre um combate contra a Igreja, em alguns casos eu até poderia dizer que combateu contra o evangelho quem concordou com a hierarquia!

Citação:
s7v7n
Querem um exemplo mais forte que a Madre Teresa de Calcutá? Há muitos exemplos de dedicação e amor à igreja que não sejam de combate e insulto à mesma.

Por razão sempre vem com esse exemplo da Madre Teresa de Calcutá? Nem todo cristão tem que ser clone da Madre Teresa de Calcutá. Há espaço na Igreja para diversos tipos de vocação e de diferentes modos de viver o evangelho, há espaço para comportamentos diferentes. A Madre Teresa de Calcutá é um modelo para vc? Tudo bem, foi uma mulher cristã e acho que pode aprender com ela, mas cuidado para não absolutizar esse exemplo, haveria o risco da idolatria.

Lendo as cartas de Paulo, muito tempo atrás, dei com um caso em que o apóstolo dos gentios criticou o apóstolo Pedro. Será que Paulo era, por isso, um apóstolo protestante?

Paz e Bem.

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de April de 2007 00:17

Citação:
Firefox
Lendo as cartas de Paulo, muito tempo atrás, dei com um caso em que o apóstolo dos gentios criticou o apóstolo Pedro. Será que Paulo era, por isso, um apóstolo protestante?

Firefox

Lê o que o Seven escreveu e verás que não é difícil de perceber: Paulo tinha ideias protestantes e de modernidade, claro. E por isso minou o pensamento cristão.

pontosvista

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.