Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 05:36

Esta é a primeira vez que participo no fórum, mas já sou leitora há algum tempo. Gostaria de lançar um novo tema de reflexão, a propósito da entrada na diocese do Porto de D. Manuel Clemente, no passado fim-de-semana.
Qual a importância do Bispo na vida das dioceses? E qual a importância do(s) Bispo(s) na nossa vida de crentes?

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 09:44

Em Lisboa o Patriarca vê-se na televisão e vê-se um bispo auxiliar na missa de crismas uma vez por ano. De resto parecem ser generais que nunca chegam perto do seu exército, pastores que mandam recados ao rebanho mas nunca aparecem. Para quando bispos que apareçam regularmente nas paróquias, que participem nos grupos e actividades, que falem normalmente com as pessoas, que sintam a vida cristã para além de um qualquer dia de festa em que se limitam a ser actores de uma cerimónia montada?

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 10:08

talvez quando tiverem o dom da ubiquidade.
Pontovista, tu nunca colaboraste de perto com um conselho paroquial, pois não?
Já experimentaste fazer o simples calculo de dividir o numero de paroquias pelo numero de bispos e ver de quantas em quantas semanas um bispo consegue visitar uma paroquia?
Sabes que todas os meses os padres têm um encontro de arciprestado ou de vigararia com o seu bispo?
Não sabes, mas lá estás tu a critica-los sem eles te lerem nem se poderem defender.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 10:28 por camilo.

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 10:21

Isto de se falar a correr sem saber, só para criticar depois da barraca.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 10:25

Camilo

Podes ter muita razão. Mas no caso da minha diocese, acho que em dois bispos diferentes (como se chama o governo de um bispo?) que se prolongam temporalmente por muito tempo, nao achas que deviam ter achado um buraquinho na agenda para nos ir visitar?

Eu nunca vi o bispo que está actualmente na minha diocese nem o anterior, apenas o substituto que foi por duas vezes fazer os crismas.

As pessoas gostam de ver o seu bispo, nem que seja uma vez na vida. Hoje em que tudo no interior desaparece, daria às pessoas a ideia de que o seu pastor está com elas.

Um abraço

Cassima

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 11:22

Citação:
Camilo
Pontovista, tu nunca colaboraste de perto com um conselho paroquial, pois não?

Estás sempre, sempre a escorregar para os argumentos de autoridade. Mas a minha experiência eclesial é muito mais mais vasta do que imaginas.

Citação:
Camilo
Já experimentaste fazer o simples calculo de dividir o numero de paroquias pelo numero de bispos e ver de quantas em quantas semanas um bispo consegue visitar uma paroquia?

Diocese de Lisboa: 5 bispos, 287 paróquias. Média: menos de 58 paróquias por bispo. Cada ano tem 365 dias. Se cada bispo gastar um dia inteiro em cada paróquia ainda lhe sobram 307 dias no ano. É claro que os bispos andam ocupados com outras coisas.

Citação:
Camilo
Sabes que todas os meses os padres têm um encontro de arciprestado ou de vigararia com o seu bispo?

Há 20 arciprestados em Lisboa. Com 5 bispos só têm uma reunião por mês?

Citação:
Camilo
Não sabes, mas lá estás tu a critica-los sem eles te lerem nem se poderem defender.

Este é um fórum público e bastante importante. Considerar que os bispos não passam por cá de vez em quando é mesmo admitir que eles andam noutro mundo que não o das suas ovelhas.

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 12:21

No tempo de Paulo, havia vários homens que presidiam às congregações. Cada congregação tinha vários superintendentes. Era isto o que significava a palavra que deu em português bispo. Também eram chamados de presbíteros, que quer dizer anciãos. Não havia bispos diocesanos.

No entanto «Paulo» preocupava-se com várias congregações: as que ele próprio tinha fundado.
No número, parecia-se com os bispos de agora, mas ele ia visitar, apesar das dificuldades de transporte, e ao mesmo tempo continuava e expandir a mensagem a outras gentes que ainda a não conheciam e fundava novas congregações.
Agora os que se chamam de «bispos» têm uma espécie de trabalho de gabinete, limitando-se a gerir o que herdaram do passado histórico. Umas congregações da actualidade tiveram que ter alguém que trouxesse a palavra, mas com o tempo e o apoio imperial romano, as conversões passaram a ser apenas formais (como que decretadas pelo imperador). Tudo modificou e a inércia geral (no ponto de vista espiritual) tomou conta das igrejas; os assuntos temporais passaram a tomar o topo das preocupações tanto dos dirigentes como dos chamados «fiéis».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 12:27

Então porque os bispos não vêm ao fórum não andam a fazer nada. Ora que bem! Não conhecia este tipo de ataque. As bispos. É só mais um.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 12:32

Seven

Os bispos não aparecem nem no fórum nem nas paróquias. Por onde andam? Em reuniões de gabinetes, de vez em quando? Parece-me pouco.

pontosvista

Re: O Bispo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 12:37

Eu pessoalmente, não sei o que andam a fazer.
Nunca tive contacto com nenhum, até ao dia de hoje !
Mas quem sou eu ?! para que eles possam prestar uma atençãozinha?!

Eu estava a escrever isto e lembrei-me de uma peripécia que se passou com minha mãe.
Era costume que as pessoas beijassem o anel do bispo quando ele passava.
Na catedral da Guarda, minha mãe ajoelhou-se para beijar o anel do bispo que ia passar.
Contudo o «bispo» tinha vestido algo com muitas rendas e essas rendas prenderam-se à malinha de mão que minha mãe trazia. Quando o «bispo» se afastou as rendas rasgaram-se. Foi uma trapalhada, mas o «bispo» fez de contas que nada tinha acontecido.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 12:38 por Manuel Pires.

Re: O Bispo
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 15:12

O bispo é um ser humano com o seu temperamento, a sua maneira de estar, a sua personalidade.
Há bispos que tudo fazem por ser próximos. Veja-se o Bispo Marcelino que passava o Verão em contacto com as pessoas nas praias.Há outros que, ficando mais por casa, se revelam de uma atenção e uma disponibilidade enorme para quem os procura. Há alguns que são mais intelectuais, precisam de tempo para estudar, reflectir e apontar luz no caminho da comunidade. Há-os mais místicos, mais dados à oração.
E depois o bispo é solicitado para uma enormidade de tarefas a que tem de dar resposta, às vezes vivendo momentos de solidão e sofrimento.
E depois não se esqueçam que isto de "aturar" padres não é fácil. Exige muito do bispo.
Contudo, penso que o grande ministério do bispo é o da presença, feita serviço, atenção, acolhimento, orientação.
Por exemplo, na minha comunidade, a visita pastoral demorou 8 dias. O bispo contactou com todas as povoações da paróquia, todos os doentes (mais de 50), todos os organismos civis e cristãos. E isto numa simplicidade e naturalidade cativantes. Durante esse tempo, em cada dia ele jantava e almoçava em casa de uma família, sem distinção de classe social.

Re: O Bispo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 16:16

Cada um dá a sua ideia dos bispos.


Os bispos estão lá para todos vocês se os procurarem!

Eles estão nas dioceses para resolverem os problemas com as igrejas e com os padres. Eles atendem, todos, vocês é que não os procuram.

Já falei com o bispo da Guarda pelo telefone. Já falei com o D. Januário Torgal pelo telefone também e falei com o D.Thomas Collins pessoalmente.

Nós aqui se convidarmos o bispo para vir dizer missa à nossa igreja, ele vem. E quem quer ver o bispo ele diz missa todos os domingos na Catedral.

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 17:26

A vossa participação no fórum está a ser muito interessante, pela pluralidade de opiniões emitidas.
Parece-me que na maior parte das vezes as pessoas estão à espera que os Pastores vão ao seu encontro, nas suas paróquias. Mas acho que é importante tomar-se a consciência de que a Sé em cada diocese é, por excelência, a paróquia do Bispo. Por exemplo, na diocese de Lisboa, o Patriarca dirige a sua catequese quaresmal, todos os fins-de-tarde dos Domingos da Quaresma, na Sé de Lisboa, a todos os fiéis que queiram estar presentes...
Por outro lado, a par do "trabalho de gabinete" os Bispos estão bastante presentes nas diversas paróquias das suas dioceses. Mas realmente são tantas as paróquias que se torna materialmente impossível a sua presença com a frequência desejada...

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 17:56

Citação:
pontosvista
Seven
Os bispos não aparecem nem no fórum nem nas paróquias. Por onde andam? Em reuniões de gabinetes, de vez em quando? Parece-me pouco.

Vou-te confessar uma coisa, eu também não sei o que fazem os bispos. Mas também não é por aí que vou afirmar que não fazem nada. Isso é um pouco forçado da tua parte. Se não sabes, não afirmas. É o que eu acho. Porque depois podemos cair no ridículo e ficar envergonhados por termos feito afirmações fortes, sem sentido nenhum. E o fórum não deve ser prioridade para um bispo. A realidade faz-se lá fora e não cá dentro. Se bem que sabe sempre bem ver a opinião de um padre/bispo, etc.

Mas se sabes de bispos que não fazem nenhum, acho que deves denunciar. Mas concretamente, e não atirar coisas para o ar.

Agora se me disseres que existem padres, bispos que possam não fazer nenhum, posso acreditar. Agora generalizar é que não. Esse é sempre um erro crasso!

Eu por exemplo, conheço padres que trabalham com jovens, e acho que dão muito pouco apoio aos jovens. E depois os grupos que se formam, entram em colapso muito pouco tempo depois de se formarem. Porque não têm o apoio dos padres a maior parte das vezes. E acho que é essencial esse apoio/incentivo. São sempre os jovens que têm de ir à busca dos padres e não o contrário. Estou a falar do que sei neste caso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 18:20

A questão não é o que fazem os bispos mas sim o que não fazem. E já se viu que em Lisboa o número de Paróquias não é obstáculo a uma presença maior dos bispos.

A questão central é saber como é que os bispos encaram a sua tarefa. A sugestão da Ana Ivens é reveladora: eu deveria ir à Sé ouvir as catequeses. Ora para isso não preciso muito de ir lá: são publicadas na net. E, francamente, não vejo grande interesse nesta comunicação unidireccional. Mesmo a ideia de ir ter com o bispo mostra que do ponto de vista do bispo eu é que sou interessado, eu é que tenho que me deslocar e, provavelmente, recebe-me com o mesmo tom com que alguns bispos e muitos padres nos recebem: um paternalismo cheio de uma simpatia que não tem qualquer capacidade de se deixar influenciar pelo outro.

A realidade é que na Igreja a informação circula de cima para baixo. O que se passa em baixo não interessa a quem está em cima. Quem está em cima espera apenas a obediência cega e muda. Ora um bispo que se envolvesse com as suas ovelhas poderia acabar por vir a ter a sensibilidade que alguns padres e bispos (como Jacques Gaillot) desenvolveram.

Re: O Bispo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 19:06

As pessoas colocam os padres e os bispos, acima de todos...eu não vejo isso; eles são pessoas iguais a todos nós!Eu vejo que há pessoas que por vezes não se sentem bem até a falar com um padre! Qual o problema de falar com um padre? Ou com um bispo?
Tinha mais coisas a dizer, mas tenho de sair...

Re: O Bispo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 10:35

O «pontosvista» tem razão:

... O que mais interessa não é o que fazemos, nas sim o que o que não fazemos ....

Embora interesse muito o que fazemos, nesta caso concreto é importante em saber o que não fazemos e deveríamos fazer. Isto tanto se aplica aos chamados «bispos» como a todo o «cristão».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Bispo
Escrito por: Ana Ivens (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 12:13

Então, em vossa opinião, o que deveria o Bispo fazer, que não faz?

Re: O Bispo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 12:34

Para já a primeira falha apontada, é que deveria vir ao fórum falar connosco.

Mais ideias...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Bispo
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 13:17

Honestamente não sei o que um bispo devia fazer mas sei exemplos de bispos de que gosto, quer pelo que escrevem quer pelo que fazem.

Geoffrey Daneels
Carlo Maria Martini
Helder da Câmara
Albino Luciani
António Ferreira Gomes
Stefan Wyszynski
Angelo Roncalli
Oscar Romero

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 28/03/2007 13:18 por Tilleul.

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.