Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 25 de March de 2007 09:22

Exortação sobre a Eucaristia


Deixo aqui algumas frases do mais recente documento da Igreja sobre a Eucaristia:

"Sacramento da Caridade, a santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor «maior»: o amor que leva a «dar a vida pelos amigos» (Jo 15, 13). De facto, Jesus «amou-os até ao fim» (Jo 13, 1). Do mesmo modo, no sacramento eucarístico, Jesus continua a amar-nos «até ao fim», até ao dom do seu corpo e do seu sangue. Que enlevo se deve ter apoderado do coração dos discípulos à vista dos gestos e palavras do Senhor durante aquela Ceia! Que maravilha deve suscitar, também no nosso coração, o mistério eucarístico!"


"No sacramento do altar, o Senhor vem ao encontro do homem, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 27), fazendo-Se seu companheiro de viagem. Com efeito, neste sacramento, Jesus torna-Se alimento para o homem, faminto de verdade e de liberdade.

«Mistério da fé!»: com esta exclamação pronunciada logo a seguir às palavras da consagração, o sacerdote proclama o mistério celebrado e manifesta o seu enlevo diante da conversão substancial do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor Jesus, realidade esta que ultrapassa toda a compreensão humana. A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia."

"A missão, que trouxe Jesus até nós, atinge o seu cumprimento no mistério pascal. Do alto da cruz, donde atrai todos a Si (Jo 12, 32), antes de «entregar o Espírito» Jesus diz: «Tudo está consumado» (Jo 19, 30). No mistério da sua obediência até à morte, e morte de cruz (Fil 2, 8), cumpriu-se a nova e eterna aliança."

"No mistério pascal, realizou-se verdadeiramente a nossa libertação do mal e da morte. Na instituição da Eucaristia, o próprio Jesus falara da «nova e eterna aliança», estipulada no seu sangue derramado (Mt 26, 28; Mc 14, 24; Lc 22, 20). Esta finalidade última da sua missão era bem evidente já no início da sua vida pública; de facto, nas margens do Jordão, quando João Baptista vê Jesus vir ter com ele, exclama: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo» (Jo 1, 29). É significativo que a mesma expressão apareça, sempre que celebramos a Santa Missa, no convite do sacerdote para nos abeirarmos do altar: «Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo». Jesus é o verdadeiro cordeiro pascal, que Se ofereceu espontaneamente a Si mesmo em sacrifício por nós, realizando assim a nova e eterna aliança. A Eucaristia contém nela esta novidade radical, que nos é oferecida em cada celebração."

Na comunicação social, em vários blogs, muito se tem falado deste documento papal. Ainda não vi aqui abordagens ao assunto...
Que pensam da "Sacramento da Caridade"?

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de March de 2007 16:49

José qual tua idéia de sacramento ?

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Sebastião (IP registado)
Data: 26 de March de 2007 21:15

Respondendo à pergunta do que penso sobre a Exortação Apostólica "Sacramentum Caritatis".

Pouco importa o que penso, mas o que realmente interessa, é o desejo do Papa nessa mesma exortação:

Enfim, embora tendo em conta as distintas orientações e as diferentes e amplamente louváveis tradições, desejo — como foi pedido pelos padres sinodais — que se valorize adequadamente o canto gregoriano,(130) como canto próprio da liturgia romana.(131) (paragrafo 42, O canto liturgico)

Por enquanto vamos tendo apenas desejos, Deus queira que não tarde para sejam ordens e que essas ordem sejam cumpridas.

É pouco provável ver abordagens ao assunto da Sacramentum Caritatis, pois o Papa pede gentilmente algo que poucos gostam: pede a beleza! Principalmente a da liturgia.
E até a da arte, pois a arte expressa a beleza que há nas coisas e existe uma "profunda ligação entre a beleza e a liturgia" que manifestam a unidade da fé e reforçam a devoção. (paragrafo 41, Arte ao serviço da celebração)

Ora, ultimamente até a arquitectura das igrejas negligencia a beleza, é negligenciado a arte sacra nas igrejas, pois há aquelas que não têm nenhuma se se retirar o crucifixo.

Em suma, uma igreja moderna é muito idêntica ao seu culto protestantisado, sem imagens e mais parecendo uma garagem, tal como as igrejolas ("piedosas") protestantes.

E como aqui, neste forum, os "irmãos" protestantes são exemplo de santidade e virtude, e a exortação pede exatamente o contrário da tendencia geral de seguir o exemplo do culto protestante horroso praticado em locais igualmente horrorosos, a exortação Sacramentum Caritatis foi uma boa chamada de atenção para quem segue o exemplo dos "irmãos" protestantes. Portanto essa exortação não será abordada neste forum e se o for não será com simpatia.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de March de 2007 21:38

Até uma horta deveria servir perfeitamente como o mais belo dos locais para celebrar em comunhão o Amor a Deus e ao próximo...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de March de 2007 22:15

Citação:
Sebastião
E como aqui, neste forum, os "irmãos" protestantes são exemplo de santidade e virtude, e a exortação pede exatamente o contrário da tendencia geral de seguir o exemplo do culto protestante horroso praticado em locais igualmente horrorosos, a exortação Sacramentum Caritatis foi uma boa chamada de atenção para quem segue o exemplo dos "irmãos" protestantes. Portanto essa exortação não será abordada neste forum e se o for não será com simpatia.

Alguns dos "irmãos protestantes", desprezados pelo preconceito proselitista, tem um culto belíssimo que nada fica a dever ao católico, como se pode comprovar nas comunidades de Taizé. Muitas vezes eles mostram mais abertura e não têm vergonha de aprender com os bons católicos, enquanto outros "bons católicos" tem uma soberba que os assemelha aos fariseus, com seus ritos de pureza e seus legalismos e seu fechamento característicos.

Já participei de missas com canto gregoriano e toda pompa, algumas são mesmo lindas na coreografia, mas será que serão "vivas" só por isso? As missas celebradas por São Francisco de Assis com seus irmãozinhos pobres nalguma pocilga seriam menos belas? A beleza maior está na presença, na vida, é interior, o pequeno grande milagre!

Querem cantar gregoriano? Ótimo, muito elogiável o desejo de fazer uma bela missa, mas que seja como oferta de louvor a Deus, para alegar os irmãos e não para afastá-los, não seja a beleza exterior uma pedra de tropeço, nem um objeto de soberba pedante e egoísta. Não creio que seja possível um papa em juízo perfeito obrigar o canto gregoriano nos dias de hoje.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de March de 2007 22:36

" Eucaristia e solidariedade duas realidades inseparáveis"
" A Eucaristia sustenta todos que se fazem pão partido para os outros."
"A fração do pão é sinal de solidariedade, acolhimento,..."

Sabe Sebastião algumas comunidades igrejas no "Terceiro Mundo " ou países subdesenvolvidos , ou como nos quiserem chamar os conquistadores do Norte,
não há recursos nenhum, em algumas o sacerdote aparece 1 vez por ano ....1 vez por ano ...
Canto gregoriano é lindo ... mas quem vai ensinar as pequenas comunidades canto gregoriano, arte sacra é maravilhosa, será que dá para mandar um pouco dela para a comunidade do Bom Pastor na favela em charitas.... aliás eles estão tentando comprar a imagem de seu padroeiro R$ 450,00 e estão com dificuldade de
ajuntar o dinheiro...

Sebastião há muitas realidades ...
A Eucaristia deve ser celebrada numa comunidade viva e solidaria em que todos partem o pão.
Se der para ter arte sacra, canto gregoriano, incenso, pompa , luxo, que lindo !
Viva a beleza comprada!

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 09:55

Gostava de perguntar ao Sebastião,

- Quais são as peças em Gregoriano que recomenda para a missa deste domingo no Bairro 1º de Maio em Lisboa, para missa das crianças no Colégio S. João de Brito, para a missa das 11:30 no lugar da Tabaqueira e para missa das 16:00 em S. Domingos, Santarém?

- Se já alguma vez ouviu falar destas igrejas:
St. Paul Lutheran Church
[url=http://[langabi.name]]A Catedral Luteran de Berlim[/url]
A Catedral Luterana em Helsinquia

E podia continuar... mas se quiser e tiver boa vontade pode encontrar muitas Igrejas anglicanas, calvinistas, luteranas em que a arte está bem patente. Extravagâncias que o tempo fez por corrigir e ainda bem.

A mais bonita Igreja onde entrei e onde realmente me sinto na casa do pai é esta:
A Igreja da Reconciliação em Taizé. Mas como disse é uma questão de gosto pessoal.

O que não consegues compreender é que uma Eucaristia não é um espetáculo mas uma comunidade viva feita de pessoas, que não depende de templos nem de casas, nem tão pouco de um estilo musical pré-determinado.

Em comunhão

P.S.- Mande cumprimentos ao seu chefe, o senhor dos pneus, o senhor Orlando Pirelli.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 10:06

Tilleul,

achas que então que o nosso Papa erra redondamente quando diz que o Canto gregoriano e a missa em Latim, são muito importantes para a Igreja Católica?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 10:17

Eu gosto muito de cantar na missa. Não que tenha boa voz - não é nada de especial :) - mas a cantar sinto que rezo melhor. Sou de uma comunidade pequena do interior. Temos um património musical que vem de longe, dos nossos avós e muito valioso. Nenhuma pessoa da comunidade, pelo menos dos que estão habitualmente, tem formação em música gregoriana (acho que inclusive nem formação musical básica).

Mesmo sendo apegados ao que é nosso, por hábito e por gosto, temos também inovado aos poucos, com cânticos que vão surgindo e que nos fazem sentir em sintonia com Deus. Não me parece que nenhum de nós (eu pelo menos não!) queira abdicar dos nossos cânticos, da forma que, ao longo de gerações, fomos encontrando para rezar.

Há cantos que estão apropriados para certas ocasiões. Por exemplo, e num cântico universal, existirá alguma Missa do Galo em que não é cantado o "Noite Feliz"? Será que ficaria bem em gregoriano??!!!

Porque será que a beleza que o Papa Bento XVI procura (e acho que todos nós também) tem de estar associada ao canto gregoriano?! Como desejo acho que poucos o seguirão (a não ser os coros organizados de sés e grandes igrejas). Como ordem, acho que não será cumprida, e seria um contrasenso e um ignorar da realidade.

E para acabar, deixem-me dizer de que eu gosto muito de ouvir canto gregoriano.

Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 10:18 por Cassima.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 11:09

Acho que o nosso Papa está mal aconcelhado e está aconfundir o gosto pessoal e uma tendência estética com a condução da Igreja Universal que se quer com muitas formas de expressão.

O Canto Gregoriano é bonito mas não é o essencial na Eucaristia. Podes cantar canto coral, música jovem, cantos africanos, cantos eslavos, fado e muitas outras formas de canto e ter celebrações elevadíssimas.

O Latim pode ajudar em celebrações internacionais mas em comunidades paroquiais não fomenta nem espírito de unidade nem de comunidade. Também se o efeito for tornar mais universal, quer o Inglês quer o Espanhol são línguas que podem contribuir para uma maior abrangência.

O nosso Papa deve-se ter esquecido das crianças a correr na missa de domingo a beijar os amigos, os pais, os catequistas no abraço da paz.

O nosso Papa concerteza está mal elucidado quanto ao papel da aculturização no processo de conversão pessoal.

O nosso Papa poderá ter esquecido que os nossos seminários estão vazios, a população europeia cristã envelhecida e que são os movimentos e as comunidades laicas que trazem o reflorescimento do catolicismo europeu.

Não me sinto obrigado a concordar porque o Papa falou. Felizmente sou um cristão "modernista" e um ecuménico em que o meu ideal de Papa é João XXIII.

Não sou Papa, nem tão pouco tenho a capacidade ou descernimento religioso para ocupar um cargo deste amplitude mas o tempo dirá os frutos desta Exortação.

De momento reservo-me o direito de não concordar e na medida das minhas escolha e limitações procurar contribuir para uma reflexão.

Em comunhão

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 11:11

Citação:
Seven
achas que então que o nosso Papa erra redondamente quando diz que o Canto gregoriano e a missa em Latim, são muito importantes para a Igreja Católica?

Depende do significado que se atribui à palavra importante. Mas o latim e o canto gregoriano não têm nada de essencial ao catolicismo. Fazem apenas parte de uma tradição cultural muito rica.

pontosvista

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 12:35

Citação:
Tilleul
mas o tempo dirá os frutos desta Exortação.
Ora bem, aí é que veremos. Agora é estarmos a atirar poeira ao ar a ver onde cai. Resta esperar, e que hajam pessoas de boa fé que não estejam com 2ªs intenções sobre este assunto. Mas acredito que hajam infelizmente.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 12:35 por s7v7n.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 13:10

Tilleul,

Só Jesus, tem a capacidade de ocupar o lugar que o «papa» tenta ocupar.
Esse lugar pertence a Jesus, por direito próprio.
Segundo as profecias Ele será chamado de:

Conselheiro .....................Admirável,
Deus ................Herói ...... FORTE.
PAI...............................Eterno,
Principe ............................da PAZ

Citação:
Is 9, 5 * (tradução dos Capuchinhos)
Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz.

Citação:
Tradução Avé Maria
porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.
(ora ... «papa» ... significa .......................... PAI....)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 13:12 por Manuel Pires.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 13:21

Ahhh, afinal Jesus é mesmo Deus como dizem as profecias. Então porque é que dizes que não é? Ainda não percebi, se não é Deus, afinal é o quê?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 13:42

Acho que estás a confundir conceitos e realidades.

O Papa é um chefe de uma assembleia de todos os crentes. Um lugar por nomeação, que tem uma linha de sucessão desde S.Pedro.

O Papa sendo "apenas" o Bispo de Roma, é primu inter pares, quer dizer, entre todos os crentes e em especial de entre os superinntendentes, é aquele que tem a missão de unificar e reconciliar.

O mistério pretino mais do que governar a Igreja é propor caminhos, abrir portas que conduzam a Cristo, conciliar como Paulo fazia, para que os diversos dons não se atropelem.

Jesus é Deus, Uno com o Pai e com o Espírito Santo. Não podes pedir que a fonte de fé seja crente porque Ele é.

Qual é o papel do Papa? Um papel que tu imaginas, aquele que outros desejam ou aquele entrego a Pedro?

Em comunhão

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 13:51

Então fica a bater palmas de contente, se é APENAS isso que querias.
Estás enganado ! Eu nunca disse que Jesus não era DEUS, mas chamei a atenção para os perigos que o título da "mãe de DEUS" pode causar ! Sabes as pessoas são mutas vezes usadas. É isso o que me parece com a utilização do título «mãe de Deus».
Um aparte, Maria não se metia muito nos negócios dos Apóstolos, podia cooperar complementarmente, mas se agora cá estivesse com o título de «mãe de Deus», não haveria lugar para o «papa». Esse posto seria ocupado pela «mãe de Deus». Mas como ELA não está cá em pessoa, não causa esse perigo, até pode ser favorável. As pessoas são mais admiradas quando estão mortas, e por vezes até desprezadas quando estão vivas e passam por necessidades.
Isto dá que pensar aqui, já que o tema é precisamente de CARIDADE: (amor agápico).
Até lhe chamam de Sacramento. Mas é um «sacramento» ETERNO.
Ao passo que a chamada Eucaristia é um sacramento passageiro, que acaba com a volta de Jesus:

.... até à sua vinda....

Citação:
1ª Corintios 11
6*Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 13:53 por Manuel Pires.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 14:11

Manuel,

não é verdade que as Testemunhas de Jeová não consideram Jesus Cristo como Deus? Então se tu consideras que Jesus Cristo é Deus, podemos finalizar este diálogo. Então a Trindade faz sentido. O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Não dá para fazer muitas comparações sobre Maria se estivesse cá. É só se,se,se...Ela não está cá e pronto. Tal como Cristo. Estão no Paraíso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 17:06

Cassima também acho lindo o canto gregoriano, parece um canto dos anjos:-)

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 17:35

Pois é, Chris! :) Fazendo um pequeno aparte, relativamente ao tópico: há uma igreja que costuma ter Nosso Senhor exposto e onde vou de vez em quando. Lá têm canto gregoriano como música de fundo e fica mesmo bem! Além de transmitir uma sensação de serenidade, não incomoda nada.

Re: O SACRAMENTO DA CARIDADE
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 19:45

Claro apenas eleva o nosso Ser: a música, a arte , o cheiro do incenso ,as flores,a altura do templo ...fica muito lindo e nos encanta !

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.