Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 14
Re: Padres precisam-se
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 13:51

Diogo

Por acaso não conheço jesuítas, mas tenho, duma forma geral, uma boa opinião deles ao longo da História.

Apenas os acho um pouco elitistas. :P

Um abraço

Cassima

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 14:00

Olha s7v7n, eu até te acho um miúdo simpático [perdoa-me esta condescendência de pessoa mais velha. :) ]

Mas a tua mensagem podia dizer o mesmo de outra forma.

Um abraço

Cassima

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 14:41

Seven

Quem se mete a dar ordens em tudo e mais alguma coisa acaba a dar ordens que não consegue justificar. E quem começa a dar ordens sem sentido perde autoridade, o que se reflecte mesmo quando dá ordens sensatas. Assim, é responsável não só por dar ordens sem sentido mas também por se desautorizar, porque a autoridade é um serviço e não uma propriedade de quem a exerce.

Infelizmente tem havido muitos responsáveis na Igreja que se consideram acima dos outros e com direito a dar ordens sobre tudo e mais alguma coisa.

O que é lamentável é andarem a desculpar-se com o suposto relativismo para esconderem os problemas que eles próprios criaram.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 16:55

ola a todos

Ninguém tem uma linha directa com o Espirito Santo é verdade, nem a vida Religiosa é superior à vida Diocesana, no entanto acredito que sabemos intuir da nossa vida o plano de felicidade que Deus nos propõem (escuta da palavra e leitura da nossa vida ao ritmo do Evangelho).
Existem em França algumas comunidades "monasticas de casais", ou seja casais que para uma vida mais fiel ao Evangelho se unem numa grande comunidade onde tudo é posto em comum, a exemplo das primeiras comunidades.
Quanto à liberdade, sim existe liberdade de opção, sabes quando entras num Seminario ou comunidade religiosa as regras de vida e o estilo proposto, alías por isso tens o Noviciado e a vida comunitaria, servem para conhecer e exprimentar a vida de religioso(a) ou a vida de padre diocesano, és livre por querer viver essa vida ou não, aceitas ou não as Regras, onde falta a liberdade???? Ninguém é Ordenado ou Consagrado contra a sua vontade, tal como no casamento se essa liberdade não existisse não seria válido o sacramento (Ordem ou do Matrimonio).
Quanto à Pastoral vocacional dos Jesuitas, sim é verdade que eles actuam no seio das comunidades universitarias, hvendo por isso um maior numero das chamadas vocações adultas, gente que se compromete não por capricho ou moda mas por convicções profundas.
Na vocação Jesuita a Obediência é um ponto de ordem fundamental, ja dizia S. Inacio quem obedece nunca se engana....

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:04

"ja dizia S. Inacio quem obedece nunca se engana.... "

Não é tanto assim. Esse foi o argumento usado pelos nazis: obedeciam apenas a ordens superiores, mesmo nos campos de morte.

Bernard Haring passou pela guerra e repensou a moral católica precisamente por perceber que as coisas não podiam ser bem assim.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:09

Ola
Pontosvista estava a falar na vivência Jesuita da obediência, não estava a generalizar...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:14

Santo do Dia 24 de outubro Santo Antônio Maria Claret

Fundador da Ordem a qual pertence o Pe. José Alem.


Rezamos pelos sacerdotes!!!

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:23

Sérgio

Temos o dever de formar a nossa consciência e segui-la, mesmo quando prometemos obediência religiosa. Tenho visto casos de católicos para quem a máxima evocada serve para enterrarem os talentos da inteligência, do discernimento, da consciência, confiantes em obter a céu apenas por seguirem à risca tudo o que lhes dizem, sem arriscarem nada.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:25

Sérgio

Não conhecia essas comunidades de casais. Têm uma regra? São em grande número?
Como é que fazem a vivência familiar dentro da comunidade? Têm filhos? Se sim, como é que os filhos se integram nesse modo de vida?

Um abraço

Cassima

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 17:59

Ola

Cassima para ser franco pouco conheço dessas comunidades, são ainda embrionarias, do que conheço: fazem vida comunitaria, refeições, oração. Cada casal tem uma especie de apartamento que varia comforme o nº de filhos, a educação deles é feita numa parte comunitaria de escola.
Vou ver se consigo saber o endereço dessas comunidades para poder dar mais respostas.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 18:46

Ola

Cassima não encontrei ainda os sites franceses, mas encontrei varios brasileiros
www.cristobetania.net
www.comshalom.org
www.comunidadeoasis.org.br
comunidadededocemaededeus.org.br
www.arcadaalianca.com.br

São as chamadas novas comunidades, quando encontrar mais informo...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 18:51

Ola

pontosvista a obediência não é nem por sombras o aniquilamento da inteligência ou da vontade propria. Ao seguires as leis do Estado, ou as regras de condução não estas a aniquilar a tua consciência, por exemplo a lei do Aborto, etc...
Querer dizer que a obediência religiosa é um acto de esvaziamento da vontade é no minimo preconceituoso. Alías nos Jesuitas muitos são Médicos, Enfermeiros, doutores em Direito ou outras ciências, achas que são menos inteligentes porque são obedientes?

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 19:46

Citação:
lopessergio
Pontosvista estava a falar na vivência Jesuita da obediência, não estava a generalizar...

Sérgio, por acaso eu conheço um pouquinho dos jesuítas. A tão falada "obediência jesuítica" tem uma série de senões que quem não é da Ordem provavelmente nunca entenderá bem. O próprio Inácio mexeu todos os pauzinhos possíveis contra algumas das vontades do papa, que na época era uma tristeza completa, e isso apesar do voto especial de obediência ao papa determinar que nem é necessário que uma ordem seja explicitada, bastando que esteja clara a vontade do papa num determinado assunto para que seja considerada como ordem.

Inácio inclusive chegou a punir severamente um jesuíta só pq esse foi ao Vaticano, pq temia que o papa firmasse a ordem explicita para que a Companhia assumisse os serviços da inquisição. Ele fez de tudo para manter a Companhia longe, pq era radicalmente contrário à idéia e sabia que o papa estava procurando gente para aquele serviço. O próprio Inácio já havia sido preso antes pela inquisição, nos tempos da sua conversão, 8 vezes, e em cada uma dessas vezes só escapou por muito pouco de acabar na fogueira.

Poderia ainda citar uma série de questões presentes na Constituição da Companhia, mas prefiro ressaltar que os próprios jesuíticas reinterpretam todos os textos e não creio que nenhum proponha um entendimento literal dos escritos inacianos. Um jesuíta que fizesse isso certamente seria muito mal formado, já que em quase todo artigo das Constituições aparece ao final "... que seja interpretado segundo as diferenças de época, lugar e costumes."

Muitas das coisas que Inácio escreveu devem ser contextualizadas para não soarem hoje como verdadeiros disparates. Se Inácio foi considerado santo, certamente não foi por ter uma visão militar da igreja, essa imagem é falsa! Ele era um homem atento para a vida espiritual e ensinou coisas muito melhores que isso, como, por exemplo, os princípios para uma vida de oração e as regras para o discernimento dos espíritos. De certa forma ele foi um dos que mais valorizou a vida espiritual do laicato dentro da igreja, já que a espiritualidade inaciana é primeiramente voltada para os leigos! Assim, quando vc faz menção a obediência a superiores já não está mais tratando da espiritualidade inaciana. Existe uma grande diferença entre espiritualidade inaciana e espiritualidade jesuítica, são duas coisas diferentes.

Paz e Fogo.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/10/2007 19:50 por firefox.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 19:56

Citação:
Sérgio
a obediência não é nem por sombras o aniquilamento da inteligência ou da vontade propria

Exactamente. Por isso quem obedece pode enganar-se.

Citação:
Sérgio
Querer dizer que a obediência religiosa é um acto de esvaziamento da vontade é no minimo preconceituoso.

Eu não disse isso da obediência religiosa. Disse até que temos o dever de formar a nossa consciência e segui-la, mesmo quando prometemos obediência religiosa.

Citação:
Sérgio
Alías nos Jesuitas muitos são Médicos, Enfermeiros, doutores em Direito ou outras ciências, achas que são menos inteligentes porque são obedientes?

Acho que não percebeste o que eu disse. Para começar não me referi aos jesuítas. Em segundo lugar, pode ser-se tremendamente inteligente e, mesmo assim, enterrar essa inteligência.

Sabes que há movimentos religiosos que ainda hoje controlam rigidamente o que os seus membros podem ou não ler? Sabes o que é estares a discutir um assunto com uma pessoa inteligente de formação superior e perceberes que ela se limita a reproduzir chavões, a bloquear a si própria ideias diferentes das que já tem e a gerir com um orientador espiritual tudo o resto, sem se vislumbrar dessa pessoa outra coisa que não seja a certeza de que nunca se engana porque obedece a regras e pessoas humanas? É a isso que me referia.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 20:08

O relativismo moral... então não existe? Quantas pessoa se casam de cabeça leve, porque depois podem divorciar-se? Quantas vezes adaptamos as coisas à nossa maneira, porque nós é que estamos bem? Quantas vezes damos voltas mirabolantes a certos argumentos para que eles apoiem as nossas convicções?

Antes estivéssemos descentralizados de Roma? Então e a coesão da Igreja, como ficava?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 20:10

Citação:
lopessergio
Querer dizer que a obediência religiosa é um acto de esvaziamento da vontade é no minimo preconceituoso.

Estranhei vc escrever isso pq me pareceu que era o pontosvista a dizer o contrário. Vc é que propos o esvaziamento da vontade ao dizer que "quem obedece nunca se engana".

Citação:
lopessergio
Alías nos Jesuitas muitos são Médicos, Enfermeiros, doutores em Direito ou outras ciências, achas que são menos inteligentes porque são obedientes?

Vc anda citando muito os jesuítas mas não me parece que sabe bem do que está falando. Muitas das críticas ao modo como a hierarquia trata certos assuntos vem dos próprios jesuítas, esses mesmos que vc considera espirituais e inteligentes! Alguns dos maiores teólogos comtemporâneos foram ou são jesuítas, e o Ratinzger já se esforçava muito para silenciá-los antes mesmo de se tornar papa. Se quiser podemos tratar desse assunto, posso citar umas dezenas jesuítas silenciados pelo Ratzinger, pq defendiam "idéias relativistas" de acordo com o entendimento da Santidade B16.

Talvez vc defenda a idéia da "graça de estado" (que consta na Constituição da Companhia). Não sei. A mim não convence nada essa idéia de que alguém de repente passe a andar iluminado pelo Espírito Santo apenas pq passou a ocupar um cargo.

Paz e Fogo.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 20:24

Citação:
firefox
não me parece que sabe bem do que está falando.


Acredite que há coisas que não parecem, mas são. Mas esquecia-me, por momentos, que o firefox é um iluminado, e sabe de tudo o que fala.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 20:36

Citação:
Diogo
O relativismo moral... então não existe? Quantas pessoa se casam de cabeça leve, porque depois podem divorciar-se? Quantas vezes adaptamos as coisas à nossa maneira, porque nós é que estamos bem? Quantas vezes damos voltas mirabolantes a certos argumentos para que eles apoiem as nossas convicções?

Nada disto corresponde ao relativismo. Para ver o que é o relativismo sugiro este artigo. E depois, a propósito do relativismo, sugiro que respondam a esta questão.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 20:39

Citação:
Diogo Taveira
Quantas vezes adaptamos as coisas à nossa maneira, porque nós é que estamos bem? Quantas vezes damos voltas mirabolantes a certos argumentos para que eles apoiem as nossas convicções?

São boas perguntas para o papa meditar.

Citação:
Diogo Taveira
Antes estivéssemos descentralizados de Roma? Então e a coesão da Igreja, como ficava?

A "coesão" deve acontecer pelo Espírito e não por Roma. Na igreja primitiva as comunidades eram praticamente independentes, e não me parece que andavam piores do que nós. Depois haviam os patriarcados, e não foram menos católicos por não serem dirigidos de Roma. Depois veio Roma, umas trapalhadas aqui e ali, e a igreja se dividiu.

Mais assustador que o relativismo é o absolutismo proposto por algumas cabeças. Alguns procuram se esconder sob a máscara do serviço enquanto a prática demonstra mesmo é uma certa satisfação no exercício do poder. Quem gosta muito de dar ordens gosta mesmo é de mandar e não de servir. O discurso do serviço já foi utilizado por todo tipo de gente e é ambíguo demais para ser utilizado por quem critica o relativismo. Um pai que proibesse os filhos de pensar e de andar acabaria por criar gente despreparada e imatura, seria um meio muito ruim de educar. Se Deus não age assim deve ter uma boa razão!

Paz e Vento.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de October de 2007 21:04

CA,

Relativismo moral não é o mesmo que relativismo cultural. Aliás, penso que são bastante diferentes. No entanto, obrigado pelas referências.





Firefox,

Não entendo o porquê de ser você a estar certo e o Papa errado.

Respondo ao resto mais tarde.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Página actual: 8 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.