Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 14
Re: Padres precisam-se
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 21:24

Ze

Nem so eu participo dessa opiniao...tanta gente que a tem e e contra os homossexuais.

Se nao te responder mais, vou sair e so volto mais tarde, nao e porque tenha medo de te responder....ou de dizer que sou catolica.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 21:34

O Zé também é católico.
Um excelente católico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 22:03

Indeed.

Acrescentaria: uma excelente pessoa.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/10/2007 22:04 por Diogo Taveira.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 22:35

Subscrevo.

Por isso pergunto... como é possível perante pessoas como o Zé, equilibradas, maduras, de fé forte, com postura exemplar, continuar a considerar a sua sexualidade como algo errado, condenável?

O que é preferível? Um Zé-feliz-realizado-completo ou um Zé-mentira?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:06

Hmmm, desculpem dizer isto, mas fico sempre incomodado quando me elogiam assim, sem me conhecerem mais do que de um fórum. Eu tento de facto ser boa pessoa. Às vezes sou, outras falho... Mas não gosto que validem ou deixem de validar as minhas opiniões pelo que transmito ser como pessoa. Até porque podia ser a melhor pessoa do mundo e estar errado... e vice-versa.

Mas claro que agradeço a boa fé com que lêm o que escrevo, em particular agradeço àqueles que o fazem mesmo discordando de mim. :) Obrigado.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:06

Olha a questão de ser celibatário é um assunto que tem a ver com a disciplina da Igreja.
Considero que tem vantagens: Uma maior disponibilidade para estar ao serviço dos outros.

Para mim o ser padre é ser alguém que serve os outros fiéis. É alguém que abdica de outras coisas para se disponibilizar para o serviço da humanidade.

Há muitos modos de servir a humanidade. Um deles é ser padre.

Esse serviço é muito exigente...se o padre for mesmo padre... pai... que tem uma família bem numerosa: toda a humanidade e de um modo muito especial as pessoas que lhe foram confiadas. Estou a pensar, neste momento, numa paróquia.

O padre é um ser humano mas que tem que ser altruista, que tem que ter muita sensibilidade para detectar os problemas das pessoas...e estou a dar apenas uma pincelada.

Todos têm essas obrigações mas o padre tem essa missão.
Para que a possa exercer, com disponibilidade, é muito conveniente que não tenha outros encargos, por exemplo o de uma família que tem que cuidar.
Se o padre fosse casado a sua primeira obrigação seria,em minha opinião, cuidar da sua família. A família que constituiu seria a 1ª prioridade.

Não sendo casado a 1ª prioridade é o serviço da humanidade.




Olá
Não acredito que tenhas sido tu a escrever o que está escrito. Pelo que conhecia de ti, da tua sensibilidade, do teu modo respeitoso custa-me acreditar que tenhas escrito isto... que passo a citar

Citação:

Culpo-te a ti por teres mentalidade retrógrada e superficial, sim.

Citei esta frase mas tu próprio te darás conta que na discussão há outras afirmações que manifestam intolerância... peço-te que leias as tuas intervenções nestas duas últimas páginas deste tópico. Estou convencida que concordas comigo.
Adeus Zé

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:12


sei que é meio embaraçoso ler elogios, particularmente quando se é verdadeiramente humilde (mais uma qualidade).
Podemos não te conhecer lá fora, mas acho que já te conhecemos bem daqui.
Ao Zé que gosto de ler não retiro um vírgula do que já disse, mesmo que depois refiles comigo.
Nós sabemos que não és perfeito... ninguém é, mas tentar ser justo e recto nas nossas intervenções é já uma boa parte do caminho.
É como uma função em que x tende para infinito. A perfeição nunca é alcançada e o caminho ´longo, mas nem todos metem lá os pés. Tu metes e sem medo e isso só pode ser elogiado.

beijos

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:18

Citação:
Maria José Ribeiro

Não sendo casado a 1ª prioridade é o serviço da humanidade.


Bom... nesse caso... médicos não deviam casar, professores não deviam casar, bombeiros e restante protecção civil não deviam casar, policias, juízes e até mesmo os políticos.

Salazar nunca casou, ne?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/10/2007 23:19 por Lena.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:18

Maria José, uma coisa é defender determinada opinião de forma sustentada. Outra diferente - que é o que a Rita faz nalguns temas - é defender essa mesma opinião de forma superficial. E retrógrada, também, porque ser contra a homossexualidade de forma superficial é algo que já está mesmo ultrapassado. Nesta altura da história, já não basta dizer "não", é preciso justificar.

Não concordo contigo se achas que fui intolerante. Critiquei o que era ensinado e pensado de modo superficial há anos atrás. Quanto à posição actual do Papa, por exemplo, disse que: " a menos que eu muito me engane, o que ele diz neste campo é pura e simplesmente uma patetice". Nota que deixei espaço para o óbvio: que posso enganar-me. Não é algo que o próprio Papa dissesse neste campo, mas aceito que eu estou mais devedor à humildade.

De resto, eu escrevo aquilo em que acredito. E chamei atenção à Rita publicamente porque acho que ela precisa que isto seja discutido publicamente, porque acho que ela precisa de sentir das outras pessoas deste fórum uma maior exigência em termos de raciocínios. Para crescer, enquanto cristã. Nota que ela valoriza muito a opinião dos que a rodeiam... E não poderás dizer que a coloquei mais em causa do que ela me coloca a mim, bem pelo contrário. Mas não o fiz por mal, mas por bem.

Quanto aos teus argumentos sobre as vantagens dos padres serem celibatários... Conheço padres que o são e devem mesmo ser.

Conheço outros que se fossem casados seriam mais felizes e melhores pessoas. Com menos tempo para os outros, talvez. Mas com alegria no seu trabalho sacerdotal e com mais amor para dar.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:25

Citação:
Lena
sei que é meio embaraçoso ler elogios

Há algo mais que me preocupa, que é ficar-se com a ideia (subconsciente) que é preciso frisar que eu sou boa pessoa ou ter cuidado nas críticas às minhas ideias ao trocar argumentos comigo. Que se tolha um bocado o espírito crítico... E se não sou menos do que os outros, também não sou mais. Finalmente, a minha pessoa não está ou não deve estar em discussão. :)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:45

Pois não deve, mas já esteve muitas vezes.
E isso sempre foi algo que muito me irritou.

Ora se podem criticar-te e dar-te como exemplo de algo errado, também é justo dar-te como exemplo de algo valoroso.

É dose ter de ler volta não volta conselhos de como seres um bom-menino sem "vícios".
É dose ver apontarem-te o dedo e se dizerem católicos, como se tu não fosses.
É dose repararem nas tuas críticas e fazer vista grossa à chuva de "conselhos beatos" perfeitamente dispensáveis de que tens sido alvo.

Se tu não te irritas, é lá contigo. Eu sou diferente, e chateia-me profundamente estes paleios "do que ficava bonito, do que seria bom para ti".

Quanto ao que os outros pensam de tudo isto, como bem sabes, é o q menos me incomoda.
Não estou nem aqui nem em lado nenhum da minha vida para agradar a alguém.
Sou o que sou, quem gosta gosta, quem não gosta ponha na borda do prato.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 23:49

Obrigado. :)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 00:12

Só mais uma coisa...

Citação:
Rita*
para andarem por ai contra as ideias do Vaticano e dos padres, que fujam do paroquias, isto e catolico.

Isto não se diz a ninguém!
Não considero uma afirmação inocente, nem um lapsus linguae .
O paróquias não é um gueto.

1. Objectivos dos Fóruns

Consideram-se os seguintes objectivos para a existência dos Fóruns Paroquias.org:

a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; os Fóruns pretendem ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 12:00

O paróquias não é um gueto.

Gracas a Deus!

Em comunhao

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 14:04

Ola a todos

Não existem catolicos de 1ª e catolicos de 2ª, todos o são pelo seu Baptismo e pela sua inserção comunitaria. Também não acredito naquela de ser catolico mas não practicante, ou se é ou não se é, os meios termos não são nestes casos um bom sinal.
Quanto à questão de um Padre ser Homessexual, bem a Congregação para o Clero explicita muito bem a sua opinião e a sua tese, alguém ja falou dos Padres Pedofilos ou Homossexuais, é para evitar que se diga uma coisa e se faça outra, a falta de Sacerdotes não deve ser suprimida por qualquer um que ache que ser Padre é "giro" e que depois se farta de faltar á sua promessa.
Como sempre e ja o disse noutros topicos, não esta em causa a pessoa homessexual mas sim o seu comportamento.
Agora acho graça que quando alguns defendem as suas opiniões elas são validas e progressivas adaptadas as realidades de hoje (normalmente sempre contra as decisões da Igreja), quando alguém defende as suas opiniões (apoiando as decisões da Igtreja) são sempre retrogrados, medievais, intolerantes.
Este tipo de julgamento faz-me sempre lembrar os Tribunais de Guerra onde os acusados são sempre julgados pelas Leis e arbitrariedades de quem ganha, mesmo cometendo o mesmo tipo de crimes, pois numa guerra não há inocentes, todos são culpados.
Trabalhemos a Vocação como Dom, caminho para a Felicidade, projecto de vida.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 15:04

Lopessergio


Gostei do conteudo da tua ultima menagem, principalmente disto:


Agora acho graça que quando alguns defendem as suas opiniões elas são validas e progressivas adaptadas as realidades de hoje (normalmente sempre contra as decisões da Igreja), quando alguém defende as suas opiniões (apoiando as decisões da Igtreja) são sempre retrogrados, medievais, intolerantes.


Obrigada, Thank you, Merci.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 15:10

Eu acho que as pessoas nao se sentem bem com elas proprias, depois vomitam tudo o que querem contra a igreja ou seja vaticano, padres, leigos, etc.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 15:27

Em primeiro lugar penso que deveríamos evitar falar dos intervenientes nos debates e falar apenas das ideias. Quando não respeitamos este princípio de precaução é muito fácil que as coisas descarrilem.

Em segundo lugar eu diria que qualquer opinião deve ser sustentada por razões e argumentos. Classificar a opinião do outro apenas porque não se enquadra na minha, sem apresentar razões válidas, não parece aceitável.

Finalmente, seria bom que fôssemos capazes de pensar por nós próprios. Isto não é fácil e representa uma quebra com uma tradição católica de pedir aos leigos que defendam as posições oficiais, com todos os argumentos que lhes ocorram, mesmo que eles próprios não percebam bem os argumentos ou que esses argumentos sejam vazios.

Neste último aspecto a questão da contracepção é exemplar: a maioria dos católicos inventa argumentos de defesa da posição do Vaticano ou retorce essa posição, sem nunca ter estudado a fundo a questão.

pontosvista

Re: Padres precisam-se
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 18:50

Ola a todos

De acordo pontosvista, mas a Igreja é una Santa e Catolica e todos os Baptizados (que disso tenham consciência e não aqueles que por acidente apanharam banho na Igreja) fazem parte dela assumindo a tradição e a doutrina, que não é inventada pelo Vaticano mas vem dos Evangelhos, da Sagrada Escritura e da Tradição que como sabem vem de séculos de vivência.
O Vaticano com as suas posições afasta-se e contesta o relativismo em que mergulhou a sociedade no geral, ora este relativismo, que afirma que tudo é bom e que eu faço o que me da na real gana, afasta o Homem da missão universal de zelar pelos bens do mundo, a vida, enfim o Homem.
Ora neste tempo de relativismo o corpo aparce como mero usufruto e fonte de prazer, excluindo-se assim de se viver numa construção permanente do bem comum, isto é que custa pois exige de mim uma preocupação pelo outro. Muitas vezes com opções dificeis, por muito que me custe para bem da nossa filha tenho de lhe apresentar as dificuldades e tentar com ela supera-las.
Também sei que hoje colocam-se problemas que que ha 50 anos não existiam, mas ha que ver estas dificuldades com olhos de crescimento e não responder pelo mais fáci, pelo mais comodo.
Não acredito, ao contrario do que por aqui se diz, que o Vaticano, enfim a Igreja, procure a infelicidade dos seus Filhos, todos queremos da "agua Viva" que nos leve "à vida em abundância".

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padres precisam-se
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 19:49

Citação:
Sérgio
De acordo pontosvista, mas a Igreja é una Santa e Catolica e todos os Baptizados (que disso tenham consciência e não aqueles que por acidente apanharam banho na Igreja) fazem parte dela assumindo a tradição e a doutrina, que não é inventada pelo Vaticano mas vem dos Evangelhos, da Sagrada Escritura e da Tradição que como sabem vem de séculos de vivência.

A doutrina essencial é, em volume, muito menos do que tudo o que é inventado no Vaticano. Quanto à contracepção, por exemplo, a posição oficial não tem qualquer fundamento que não seja precisamente a invenção no Vaticano.

Citação:
Sérgio
O Vaticano com as suas posições afasta-se e contesta o relativismo em que mergulhou a sociedade no geral, ora este relativismo, que afirma que tudo é bom e que eu faço o que me da na real gana, afasta o Homem da missão universal de zelar pelos bens do mundo, a vida, enfim o Homem.

O relativismo tem muito menos presença na actualidade do que o Vaticano tem apregoado. Não conheço ninguém que seja verdadeiramente relativista.

Citação:
Sérgio
Ora neste tempo de relativismo o corpo aparce como mero usufruto e fonte de prazer, excluindo-se assim de se viver numa construção permanente do bem comum, isto é que custa pois exige de mim uma preocupação pelo outro.

Onde diz corpo pode dizer a própria vida da pessoa. Ora este individualismo nem sequer parece mais acentuado hoje do que em tempos anteriores. Trata-se da questão decisiva da moral: amar o outro ou centrar-me exclusivamente em mim? Nem sequer percebo onde entra aqui o relativismo.

Citação:
Sérgio
Muitas vezes com opções dificeis, por muito que me custe para bem da nossa filha tenho de lhe apresentar as dificuldades e tentar com ela supera-las.

Mais uma razão para não criar dificuldades desnecessárias e artificiais. A vida encarrega-se de criar dificuldades suficientes.

Citação:
Sérgio
Também sei que hoje colocam-se problemas que que ha 50 anos não existiam, mas ha que ver estas dificuldades com olhos de crescimento e não responder pelo mais fáci, pelo mais comodo.

Estou totalmente de acordo. É cómodo repetir sempre a mesma posição sem se ver sequer que a posição não tem qualquer fundamentação.

Citação:
Sérgio
Não acredito, ao contrario do que por aqui se diz, que o Vaticano, enfim a Igreja, procure a infelicidade dos seus Filhos, todos queremos da "agua Viva" que nos leve "à vida em abundância".

O que o Vaticano procura só Deus saberá. A Igreja, Povo de Deus, não quer certamente a infelicidade. Mas no que diz respeito à sexualidade o Vaticano tem andado muito mal. Sugiro a leitura desta carta ao Papa João Paulo II de um dos maiores moralistas católicos do século XX.

pontosvista

Página actual: 4 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.