Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14
Padres precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 22:31

Há em Portugal perto de 3 mil e duzentos sacerdotes com média etária acima dos 60 anos, para 4370 paróquias e os mais variados serviços desde as associações e organizações diocesanas até aos serviços confiados à Igreja: na assistência, na educação e na catequese.

A Igreja católica portuguesa decidiu criar um serviço nacional de vocações (SNV) com o objectivo de mobilizar os jovens na apetência por causas nobres, entre elas o desafio de aceitarem ser padres.
A campanha terá de passar por uma mobilização pessoal, pela família, pela comunidade paroquial e diocesana. Só num ambiente que estimule o compromisso cristão da vida toda é que poderão surgir vocações sacerdotais.
Pessoalmente o jovem sente-se desmotivado pelo ambiente de comodismo, pela vida fácil, pela falta de valores éticos e morais, por uma cultura do vazio, pelo medo de falhar.
A família que devia ser a "Igreja doméstica" e a grande escola da fé encontra-se muitas vezes desunida, está enferma, não é coluna duma vida social equilibrada. Como poderão nascer vocações de serviço e de opção para a vida inteira, quando os pais não são capazes de viver num clima familiar de amor, de respeito, de carinho e de paz?!
Na comunidade se reforçam as vocações, numa catequese bem sólida, numa assembleia paroquial que reza e canta, num ambiente comunitário em que há entreajuda e espírito de verdadeira reconciliação.
No dia 11 de Maio data universalmente dedicada na Igreja à oração pelas vocações, surgia a primeira acção da campanha vocacional. "Rezai para que o Senhor da messe mande os operários necessários".
A Igreja não é como uma empresa com falta de quadros. A vocação de serviço é uma opção voluntária por toda a vida.
Não podemos esquecer todos os ingredientes que entram no nascer e desenvolver de uma vocação sacerdotal: capacidade da pessoa para aceitar grandes ideais, família com fé profunda, comunidades que estimam e estimulam seus sacerdotes, padres que testemunham a felicidade de o serem. O apreço dos meios de comunicação social, rádio, TV, imprensa, pelas vocações de serviço à comunidade como o sacerdócio e o voluntariado. Temos assistido, geralmente, ao desprezo destes meios.
E não esqueçamos que no caso do sacerdote exige-se o apelo do Espírito como elemento essencial.
Ninguém deve ter medo de falhar, porque a força do Espírito não abandonará, com a sua presença, os chamados que responderem generosamente ao apelo de Deus e dos imãos.
Padres precisam-se! Porque não tu?!

Armando Soares
Revista BOA NOVA

Fonte Ecclesia

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 22:32

Porque não eu?

Mesmo que não houvesse outro motivo, porque sou casado!

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 22:47

Tozé,

Como homem casado que és, neste momento, não te é permitido ser padre (católico), mas tens a possibilidade do diaconado permanente. Já pensaste nisso?

Luis

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 27 de March de 2003 00:49

Deixa-me criar os filhos...

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 19:54

ordenem mulheres

Re: Padres precisam-se
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 20:12

Acabem com o celibato .

Já não tiveram mais do que provas que o celibato é uma tortura chinesa?
para religiosos que viviam afastados de mulheres sem TV , sem revistas ,sem publicidade e sem ver mulheres ainda acredito que conseguissem manter--se castos e mesmo assim martirizavam-se porque o pensamanto lhes fugia para as mulheres e para o desejo natural de terem um pouco de afecto. Com muita disciplina era possivel e mesmo assim havia muita gente que prevaricava. As leis eram rigorosas , por exemplo os padres não confessavama as mulheres a sós , nem de noite ...etc e tal.

Agora ? Coitadinhos . As mulheres vão à missa de mini-saia e altos decotes , calças justas com o rabo a dar a dar , chegam a casa ligam a TV lá vem mais uma serie delas todas descascadas. Na rua então devem ficar estrabicos, os padres andam por todo o lado sempre a receberem estimulos de ordem sexual, querem que eles façam o quê? Fazem maluqueiras e enlouquecem depressa. Homossexualidade e outras coisas mais. E depois o povo desculpa o Padres e pensa : se o Padre pecou e representa Cristo , quanto mais eu que nem Padre sou. E é uma festa ninguém cumpre, todos pecamos , mas não faz mal vamos todos para o céu.

E se calhar vamos...Mas Jesus tem tanto que perdoar à gente .

Mas afinal o que é pecado quando falamos de sexualidade ou de sexo ?

Fornicação . Prostituição . Adultério. Alguém se lembra demais algum pecado ? Não tarda muito o pessoal vai todo para o inferno mesmo. E agora as masturbações on -line ? O sexo virtual ? A pornografia virtual? Ena que festa , os padres podem fazer visitas à vontade que já ninguém os vê entrar para o bordel...:)


Acho que já percebo porque dizem que os anjos n têm sexo. Se tivessem o pecado continuava no céu :)

Cristina

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de May de 2003 15:06

Cristina,

Concordo que não há fundamento teológico na Sagrada Escritura que justifique a não ordenação de mulheres, nem a existência de padres casados, creio que nenhuma destas alterações iria trazer mais sacerdotes à Igreja Católica. Senão, porque razão os nossos irmãos Anglicanos queixam-se também de falta de vocações?

O que falta na Igreja não são Padres mas sim Leigos empenhados!

Luis

Re: Padres precisam-se
Escrito por: milene (IP registado)
Data: 25 de May de 2003 23:06

o que falta na Igreja é um maior amor a Cristo..


um amor que se expressa em mais famílias santas

mais leigos empenhados

mais e mais santos padres

mais e mais santos religiosos e religiosas

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 11:19

Concordo plenamente com a opinião do Luis.

O que faz falta são mesmo os leigos empenhados, formados e com a sua fé sustentada em pedra, não em areia.

Porque se os leigos fossem assim, então eles nas suas famílias já eram fermento de Cristo e da sua palavra, o que poderia fomentar a acção do Espirito Santo nos seus filhos e em tudo o que rodeia as suas famílias.

Pensem nisto,

Que a paz esteja convosco,


Fernando Cassola Marques

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 17:27

Luís,

Discordo das conclusões que tiras.

No que se refere aos celibato dos padres, dizer que retirar a exigência do celibato não traria mais padres é tentar esconder o sol com a peneira.

Esquecem-se dos 600 (SEISCENTOS) padres que terão renunciado ao sacerdócio para se casarem, só em Portugal?

Factos são factos.

João (JMA)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 17:31

Ah, e sem esquecer o Tozé (mensagem de 11/03/03 22:32) :o))

João (JMA)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 17:57

Cada vez me parece mais que o elemento fundamental para a existência de cristãos empenhados e a sua participação activa na Igreja é a Família.

De facto é em família que se dá (deve dar) o 1º contacto com a Fé; e é aí que se encontram os modelos de comportamento das crianças.

As crianças vão para a catequese pelos sete anos; até aí já se foram apercebendo da valorização ou não da fé em família.

Se uma criança vai à catequese mas não vê em casa a valorização da Fé como elemento integrante da conduta dos pais, começará por duvidar da validade daquilo que lhe é ensinado.

Tendencialmente irá escolher o caminho mais fácil: se os meus pais não vão à missa porque hei-de ir eu?

Se o meu pai ou a minha mãe dizem que "a minha religião é entre mim e Deus" porque é que hei-de ir à missa, à catequese, 1ª comunhão e mais esssas "coisas" todas?

E depois surge-me a mim - criança - a dúvida: afinal o domingo é dia de Deus - e os meus pais não vão à missa - ou do futebol - a que o meu pai assiste "religiosamente"?

João (JMA)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 27 de May de 2003 09:36

Olá a todos!


Como respondi ao Mário, no tópico "Deus e sofrimento", existe uma diferença abismal entre o ser-se cristão por educação e o ser-se cristão por escolha.
Pelo que me tem sido dado a verificar, um cristão que o é apenas porque os pais o são (ou pretensamente são) às vezes dificilmente cresce na Fé.
Se lhe perguntarmos porque vai à missa, provavelmente responde: porque é assim que deve ser para se ser cristão.
Um cristão por escolha (ou conversão, como preferirem), é todo aquele que colocou as suas crenças pessoais em dúvida, para depois as fortalecer. É todo aquele que optou por seguir efectivamente a Cristo, percebendo e interiorizando a sua mensagem, numa atitude de abertura e de disponibilidade.
Concordo com aqueles que dizem que a religião é uma escolha e não uma imposição.
E não é tanto aquilo que possamos dizer acerca de Cristo, mas sim aquilo em que podemos dar testemunho.

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 14:54

Ana,

Ou estás a responder a outra mensagem ou tiraste conclusões erradas do que eu escrevi.

Eu não defendi, nem defendo, que a religião venha com a família. Os teus pais eram assim logo tu terás de ser.

A religião é sempre uma escolha pessoal, mesmo porque a Fé é uma caminhada pessoal para Deus, não sendo suposto ser uma viagem de automóvel, autocarro ou comboio, com um condutor e os restantes como passageiros, ou à boleia.

Mas o que é que tal facto impede que os pais ensinem o caminho que acham correcto?

Ou que se comportem de molde a que a criança valorize o seu exemplo e também ela o siga?

Ou defendes que o melhor é dizer à criança: deixa-te estar para aí, que quando achares que é tempo logo te decides quanto à religião?

Uma última questão: caso alguém não tenha tido uma crise de fé que o levasse a colocar tudo em questão é o quê? Um cristão de segunda?

João (JMA)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 16:20

JMA

Eu não te estava a responder, apenas estava a dar a minha opinião acerca do assunto.


Anna

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 16:47

JMA:

Quanto a mim, o exemplo dos pais vale ouro, tanto em termos de religião como em tudo o resto.
Concordo contigo quando dizes que se uma criança vai à catequese, mas em casa não tem grandes exemplos, a coisa não irá longe e depressa a criança se irá desinteressar.
As coisas têm de ser coerentes.

Não, não acho que uma pessoa que não tenha crises acerca da sua fé seja um cristão de segunda. Não foi isso que eu disse. O que eu quis dizer é que a fé reforça-se de muitas formas e que a dúvida é uma dessas formas. É que, infelizmente, todos nós temos a tendência para pensar que a dúvida pode destruir e baralhar, quando a mesma é necessária para construir e reconstruir.


Anna

Re: Padres precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 17:13

Eu diria mais: Será que é possível ser-se Cristão sem alguma vez se ter tido dúvidas ou crises de fé?

Aplico esta minha questão a todos incluindo padres, religiosas, leigos...

Luis

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 17:41

Ana,

Então fui eu que não tinha percebido o sentido das tuas afirmações.

Concordo que a dúvida é importante para a Fé e reforça-a. Por um lado questionando e expurgando o acessório para se centrar no fundamental.
Por outro porque a dúvida nos obriga a uma resposta e para cada resposta somos forçados a ir mais além na busca da "nossa" Verdade.

A "nossa" Verdade porque a Fé de cada um é diferente do parceiro do lado na medida em que a resposta a Deus é sempre pessoal, não vem em pacotes.

Ana e Luís,

Eu sempre tive e tenho dúvidas sobre muitos assuntos importantes para a Fé mas nunca estive "em crise". Questionei e continuo a questionar um grande número de "assuntos" e a minha opção religiosa é uma opção pensada, meditada, pesada, analisada. Sem crise.

Tive a sorte dos meus pais já terem encontrado esse mesmo caminho e mo transmitirem e é aquilo que pretendo transmitir aos meus filhos.

Agora se consideram que colocar sistematicamente dúvidas - por exemplo ao que vem escrito na Bíblia - é estar "em crise", então de facto desde o início da catequese que estou em crise. E tenciono continuar.

João (JMA)

Re: Padres precisam-se
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 30 de May de 2003 23:31

A mim chegam-me os numeros e os factos.

Maus testemunhos são aos milhares. Parece aquela historia de quando descobriram que a terra era redonda a Igreja teve um colapso porque pensava que era plana.

A ciencia já descobriu à seculos que o Homem precisa de mulher , de ser tocado , acariciado , desejado , para se manter em equilibrio. Um toque produz uma quantidade de endomorfinas que se alojam no cerebro e dão prazer. Prazer natural , prazer necessario. Quem se martiriza ao ponto de n desejar ser tocado fica doidinho em pouco tempo e depressa entra em descompensação afectiva e arranja outros meios de obter prazer: comida , bebida , homossexualidade , amantes , empregadas , pornografia, adulterio ou pedofia. Os Padres estão fartos de saber isto e prepetuam a pouca vergonha. Acredito que alguns consigam ser fieis , mas tem de ter uma disciplina super rigorosa e têm de ser muito vigiados. Mas os pensamentos , os desejos do seu coração , quem os controla? Jesus diz que tudo começa no coração . Desse desejo ( o de tocar mulher ) nunca serão livres porque Deus a fez para eles e controlam , controlam , até que um dia descontrolam e demais.
Pode ser que esteja enganada. Não me parece , basta ler as confissões de santo Agostinho os vai -vem de conflitos emocionais para ver que era uma pessoa desiquilibrada. Quem abanadona o seu filho para a vida de religioso? Hoje era punido por Lei. Quem promoveu estes avanços? O protestantismo . Os catolicos tentam acertar o passo , mas estão a andar muito devagar. Muitos só colhem o fruto da hipocrisia em que viveram . Sacramentos? Estou a ver os sacramentos...se o fossem não haveria divorcios. Bastava ir à missa e ficava tudo na Paz do Senhor. Fala-se muito muito ...mas quem tem uma vida Santa afinal ?

Eu com este discurso pareço a Maria Imaculada. Eu ? Eu sou a mais vil das pecadoras. Quem sou eu para julgar? retiro-me , falei de coisas que li. Deus julgará a cada um pelo que fez e pelo aquilo que acredita. Eu acredito , na verdade , acredito que amor sempre vencerá . Na justiça . Esses valores nunca um verdadeiro cristão os abandonará esteja onde estiver. se todos os Padres admitissem os seus desejos com sinceridade e se confessassem aos fieis , e n tivessem medo de perder o seu emprego , se lhes dessem liberdade e se n tivessem vaidade , estavam todos casados , pk efectivamente as mulheres são lindas e foram feitas de encomenda para os atrair. O ceçlibato põe por em causa a propria natureza por Deus criada. è querer ser Deus , é querer ser Jesus Cristo , é uma grande falta de humildade. O espirito santo , onde anda?

Mas quem sou eu para falar assim ? Uma verme pecadora que espera pela verdade , vou observando , lendo e vendo e fico muito triste com muita coisa que se passa na igreja.
cristina

Re: Padres precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de June de 2003 10:40

Cristina,

Os padres são essencialmente homens que abdicam de muita coisa para se colocarem ao serviço de uma comunidade de fiéis.

É injusto colocá-los no mesmo saco de alguns que se comportam ou comportaram erradamente.

Se te faz confusão que eles não sejam "santos", deixa-me dizer-te que a "vocação" para a santidade todos a recebemos pelo baptismo. Pelo que a questão se coloca em relação aos baptizados e não apenas aos padres.

Quanto aos sacramentos não são "passes de mágica" que produzem um qualquer comportamento positivo mesmo contra a vontade do próprio.

Se bastasse comungar para passar a ter uma vida santa, onde andava a minha livre escolha?

Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança. Livre para escolher o caminho que quer percorrer.

João (JMA)

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.