Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Excomunhão!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de April de 2009 19:16

Deves estar a brincar... relê e repara como tudo começou. Se não vês também não vai valer de nada estar a bater no ceguinho.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 08 de April de 2009 19:26

Olá Cassima,


Citação:
Cassima
A penitência pública podia levar a uma certa exclusão do penitente, mas não se fala de anátema.

Por não se falar, não quer dizer que não fosse aplicado. Já não me lembro de ouvir falar na excomunhão pelo aborto à anos, até este Bispo ter ido buscar esta penitência.

Citação:
Cassima
Mas a verdade é que aquele penitenciário revela que a Igreja, localmente ou não, já teve uma atitude mais tolerante. Após cumprir a penitência, em qualquer dos casos, podia-se voltar para a comunhão com o resto da comunidade. Hoje em dia, creio que só o bispo ou algum padre mandatado para o efeito pelo primeiro pode dar a absolvição dum pecado que tenha provocado a excomunhão.

Atenção que estás a comparar duas situações diferentes. Numa penitência não existe excomunhão, em princípio. Porque havendo excomunhão teria que ser o Bispo designado ou o superior monástico a levantar tal pena.

Cumprimentos

Alpha

Re: Excomunhão!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 08 de April de 2009 19:32

Olá Lena,

Citação:
Lena
Deves estar a brincar... relê e repara como tudo começou. Se não vês também não vai valer de nada estar a bater no ceguinho.

Mais do que reler, aqui está como tudo começou, pela quarta vez:

Citação:
Alpha
O acto duma mulher que aborta porque tem real medo do sofrimento que possa vir a ter a criança não é igual ao duma mulher que mata o filho no ventre por causa dos incómodos que lhe possa causar.

Cumprimentos

Alpha

Re: Excomunhão!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de April de 2009 10:03

Citação:
Alpha
Citação:
Cassima
A penitência pública podia levar a uma certa exclusão do penitente, mas não se fala de anátema.

Por não se falar, não quer dizer que não fosse aplicado. Já não me lembro de ouvir falar na excomunhão pelo aborto à anos, até este Bispo ter ido buscar esta penitência.

Alpha

Se fosse aplicada, tendo em conta a gravidade dessa pena e o impacto que tinha na vida das pessoas nesses tempos, tenho a certeza que o autor da citação que apresentei não se ia esquecer de a apresentar à frente e em grande evidência, dos outros exemplos de restrições que deu.

Não precisas de ouvir falar na excomunhão pelo aborto, porque não é por decreto, é automática! Qualquer mulher que aborte, desde que se verifiquem as condições estipuladas pela Igreja, é excomungada, assim como qualquer pessoa que contribua para isso.

Citação:
Alpha
Citação:
Cassima
Mas a verdade é que aquele penitenciário revela que a Igreja, localmente ou não, já teve uma atitude mais tolerante. Após cumprir a penitência, em qualquer dos casos, podia-se voltar para a comunhão com o resto da comunidade. Hoje em dia, creio que só o bispo ou algum padre mandatado para o efeito pelo primeiro pode dar a absolvição dum pecado que tenha provocado a excomunhão.

Atenção que estás a comparar duas situações diferentes. Numa penitência não existe excomunhão, em princípio. Porque havendo excomunhão teria que ser o Bispo designado ou o superior monástico a levantar tal pena.

Ou eu não me soube exprimir ou tu não me soubeste compreender. Não comparei situações diferentes. Quis apenas salientar o seguinte. Numa situação de aborto, segundo aquele penitenciário, após cumprir a penitência a mulher podia retornar à comunhão da comunidade.
Hoje em dia, na mesma situação, só o bispo ou um padre por ele mandatado a pode absolver.
Ou seja, o processo de absolvição tornou-se mais complicado. Um padre encontra-se em qualquer lado. Bispos já não!

Cassima

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.