Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Excomunhão!
Escrito por: BrunoYR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:24

Senhores,


Gostaria de um esclarecimento, sobre como ser EXCOMUNGADO legalmente.

Qual o processo?

Quais os documentos?


Bruno, São Paulo, Brasil

Re: Excomunhão!
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:42

Não percebi bem. Tu queres saber o que fazer para ser excomungado? Geralmente ou é algo que as pessoas não querem, ou em relação ao qual se estão nas tintas.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:09

Bom, se quer ser excomungado chegue à beira do Bispo, para se confessar, e blasfeme. Pode ser que funcione...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:18

queres que alquém seja excomungado ? delatar ?ser o acusador ?ser o que separa, põe muros e barreiras?
Pode o homem separar o que Deus uniu?
Apenas o seu não a Deus te tira da comunhão, o pecado contra o Espírito Santo!

Re: Excomunhão!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:24

Dão licença?

é assim... o Bruno só deve estar a querer saber quais os procedimentos, passos, que decorrem num processo de excomunhão.
Eu não percebo nada disto mas não vejo lá vontade nenhuma de ser excomungado nem de denunciar nenhuma situação...

Se eu estiver errada, peço antecipadamente desculpa por me meter onde não sou chamada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:28

Ah, sendo assim, passo a explicar:

Existem dois tipos de excomunhão: automática e processual (os termos podem não estar 100% correctos).
A excomunhão automática ocorre quando se pratica algo que a faça acontecer automaticamente, como o aborto. No entanto, esta excomunhão é provisória e pode ser retirada por bispos e cónegos habilitados.
A excomunhão processual é a que resulta de um processo. Imagine um filósofo e teólogo que atenta contra a fé. A Congregação para a Doutrina da Fé pode instaurar um processo e pedir a excomunhão da pessoa como castigo.
Lamentavelmente, este tema está pouco próximo do público em geral e como o CDC não é das coisas que eu mais gosto...

Espero ter ajudado.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:43

POde o homem separar o que Deus uniu?

Re: Excomunhão!
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:55

Não. Ou pelo menos não deve.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Excomunhão!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 23:09

ora Lena ele escreveu em maiusculo ... me pareceu um tanto agressivo...
se errei me desculpe Bruno, expresse o que tens em mente ...

Re: Excomunhão!
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 23:44

Já agora, há excomunhões ilegais?
É assim tipo coisa que se adquira no mercado negro?

Eu cá parece-me que patrocinar um aborto em plena mesa de altar deve resultar no objectivo pretendido. Se, nesta situação, a excomunhão é legal ou ilegal, face à nova lei vigente, deixo aos mais doutos para decidir.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 16:25

Luis , sabes o que é pecado contra o Espírito Santo?

A tua união com a Trindade é rompida quando não aceitas o dom de Deus, quando se fechas á ação de Espírito.
È claro que os atos concretos que pratica é sinal de sua comunhão ou excomunhão com a Trindade.
Porém quem pode realmente dizer-te ... está em comunhão...participas da vida da Trindade...e quem pode dizer-te que não estás ?

Re: Excomunhão!
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 05 de April de 2007 16:11

para seres escomungado basta seres herege e estares contra o concílio como o prof (de ginástica) Fedelhi.

Re: Excomunhão!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2007 19:50

O Fedeli É professor de ginástica?
Está explicado tanto contorcionismo.. teológico.

E ó Todeto , essa repetição duma frase dum discursilho salazarento é um bocadito rançosa.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 07/04/2007 19:51 por catolicapraticante.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 13 de April de 2007 16:39

catolica praticante devias confessar-te antes de falar no Santo Homem

Re: Excomunhão!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de April de 2007 20:41

Estes salazaristas já enjoam... ;))

Um criminoso não é um santo. Muito menos um tarado que passava o tempo livre em concuspicência com tudo o que lhe aparecia.. Santo? Pois sim.

[...]
________
Editado por Alef. Retirada frase imprópria.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 18/04/2007 19:32 por Alef.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 16 de April de 2007 02:32

catolicapraticante,
parece-me que o seu discurso agressivo e pouco tolerante é sim uma manifestação salazarista!

Re: Excomunhão!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de April de 2007 20:21

Gustavo:

Muito folgo por você associar a agressividade e a intolerãncia ao salazarismo de má memória.

Significa que está minimamente bem informado.

Limitei-me a referir factos históricos sobre Salazar ao nosso amigo todeto, uma pessoa obviamente mal (in)formada.

SE você acha que esses factos históricos como a tortura durante o Estado Novo e a concupiscência sexual de salazar são factos agressivos, concordo consigo.

Dizer a verdade em público não é uma manifestação salazarista - é precisamente por o botas e o seu regime não existirem que podemos dizer a verdade livremente .

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 16/04/2007 20:23 por catolicapraticante.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 15:58

Estas comunistas já enjoam...;))

O Senhor Professor Antonio de Oliveira Salazar é um verdadeiro Santo. Era solteiro e se teve casos amorosos foi com mulheres e maiores de idade. Nao como uns quantos politicos vermelhos conhecidos...

[...]

_________
Editado por Alef. Retirada frase imprópria.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/04/2007 16:03 por Alef.

Re: Excomunhão!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 18:02

O botas era um femeeiro...[casadas, outras solteirinhas...duas e três ao mesmo tempo...um pinga amor, o santinho do botas... ò santa moral de virtudes publicas e viciozinhos privados... dos ballets roses e assim...
Mais grave que isso foi o ser responsável pela tortura, exílio, perseguição política e homicídio de tantos e por uma guerra infame...
Santinho?

Tá bem...

"Era criança no dia em que Salazar foi enterrado e houve tolerância de ponto. As praias encheram-se e, pela primeira vez, fui a Tróia. Demorámos, por veredas e buracos, quatro horas, desde Sintra. Nesses tempos, metade dos meus colegas iam descalços para a escola primária, levando, para o lanche, a «ciganita» cheia de vinho. Uma população de pé descalço, literalmente descalço, percorria os caminhos de cabras do País. Esta é a primeira imagem de criança que tenho do Estado Novo. Nunca me interroguei sobre isso. Era normal haver gente descalça.

A segunda imagem é a do homem barbudo que batia à nossa porta todas as sextas-feiras. Rezava o Padre-Nosso e recebia a sua moeda de dez tostões brancos. Era o nosso pobre. Todas as famílias tinham um pobre por conta.
A terceira imagem trago-a de um regresso de uma viagem a Espanha. Depois de Salamanca, a estrada estreitava-se. Entrava-se em Portugal e começavam os buracos, as curvas, a poeira. Uma velhinha, carregada de lenha, arrastava com dificuldade, pela arreata, um burro mais carregado ainda. Dizem que Salazar, confrontado por uma imagem idêntica, por um jornalista estrangeiro, respondeu que esses casos se deviam a «sentimentalismo». As pessoas gostavam do seu burrinho. E de carregar lenha para o lume.

A quarta imagem é a das mulheres de lenço na cabeça. Só vi mulheres destas, muitos anos depois, na Albânia ou no Kosovo.
A quinta imagem é a da candeia, dos candeeiros a petróleo, dos bois a puxar os carros, da charrua medieval, das mulheres a lavar roupa no rio e a corá-la ao sol (como na «Aldeia da Roupa Branca!»), das casas sem quarto de banho, do balde comum, o «bispote».
A sexta imagem é a dos livros da escola primária. A ceifa. A monda. O luar de Agosto - um país rural. E a última «lição» do livro da 4.ª, «O Pai da Nação». O Pai da Nação era Américo Tomaz, o Presidente da República. Meu Pai, indignado, ensinou-me que eu só tinha um Pai – ele próprio. Fui dizê-lo à professora e ela chamou a entidade que hoje se designa por «encarregado de educação», para o avisar, de cenho carregado: «Tenha cuidado com as conversas lá em casa...»

A sétima imagem é a das mensagens televisivas de Natal dos soldados em combate, no Ultramar: «Adeus, até ao meu regresso». Era o meu programa favorito. Nunca percebi porque não havia soldados em Goa, Damão e Diu que, dez anos depois de passarem para União Indiana, ainda estudava como pedaços de Portugal. Mas lembro-me que tinha o destino marcado pelos meus país: a França. «Filho meu nunca vai dar com os costados na Guiné», repetia meu Pai.

Quero prestar o meu tributo a Salazar: graças a ele, eu ainda conheci a Idade Média. Ao vivo e... a preto e branco."


católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 18/04/2007 18:15 por catolicapraticante.

Re: Excomunhão!
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 18:34

Gostei do texto!

Em comunhao

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.