Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de March de 2007 19:38

Como Maria , mãe de Deus , incluiu a mulher na Aliança ?
Até Maria apenas os homens eram incluidos na estrutura da Aliança , porque eram circuncidados, sendo assim as mulheres excluidas.
Hoje dia internacional da mulher, devemos repetir Ave Maria , cheia de Graça!

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de March de 2007 21:45

"O encontro de duas mulheres pobres e oprimidas dá início ao anuncio de um novo éon, e assumem a dianteira da nova história , que começa com o encontro de Deus com a natureza humana ( união hipostática) na pessoa de Jesus." Irmã Lina

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 16:19

. encontro da Mãe de nosso Senhor com a mãe de João, o Batista.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de March de 2007 15:05

Como entender os dogmas Marianos?
O que é um dogma e como amadurece?

Re: Ave Maria !
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 01:19

Para mim os Dogmas são revelações de Deus a todos nós. No caso dos Dogmas Marianos, não vejo qual será o problema. Para Deus nada é impossível. E Maria é uma peça fundamental na fé da Igreja. Ela que foi concebida sem pecado original, teve sempre a Graça de Deus com ela, e no final Deus não a abandonou. Ela teve a sua recompensa merecida. A Mulher que esmaga a cabeça da cobra.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ave Maria !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 03:52

A GRANDEZA E A BELEZA DA VIRGEM MARIA


Texto escrito na época para refutar as heresias de pessoas protestantes que
desvirtuavam a Palavra de Deus e a figura santa da Santíssima Virgem Maria!

Talvez pode servir para a Evangelização. Espero que lendo este texto todas
as dúvidas sejam esclarecidas e descubra mais e mais que a Virgem Maria é
Mãe de Jesus Cristo e nossa santa e boa Mãe.

TEXTO SOBRE A GRANDEZA E A BELEZA DA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA!
Toda grandiosidade de Maria realmente nasce do facto de ela ser a Mãe do
Redentor e do nosso único Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nós cristãos
católicos acreditamos na Santíssima Trindade e no único senhorio de Cristo,
verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

A Igreja fundada por Cristo, quando disse: "Pedro tu és pedra e sobre esta
pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18) desde o princípio venerou a sua
Mãe, nossa irmã, companheira na fé. Por ser a mãe de Jesus Cristo, Filho de
Deus feito homem, o Bom Deus pôde criar para o seu Filho Jesus a mais
perfeita e santa de todas as mulheres, e a maior dignidade de Maria é ela
ser, de fato, Mãe de Cristo, Mãe do Verbo de Deus encarnado e a Igreja a
ama porque o próprio Jesus a honrou com tanto amor e respeito.

No Novo testamento se fala pouco de Maria (153 versículos de cunho mariano),
mas devemos ver que se fala nas partes centrais da nossa fé: na encarnação,
graças ao seu Sim ao Anjo Gabriel, o verbo se fez carne (Lc 1,38); na Cruz,
onde o próprio Cristo, como sinal do seu amor e como seu testamento, nos
deu além do seu Espirito, a sua Mãe: "Eis aí tua Mãe" (Jo 19,27): João
Evangelista simbolizava toda a Igreja que acolhia a Virgem Maria. Se Maria
tivesse outros filhos, ela não iria ficar com João até a sua morte. Em
Pentecostes, Maria ora com a comunidade dos discípulos implorando o dom do
Espírito (At 1, 4), ela que já o tinha recebido em plenitude desde a
Anunciação (Lc 1, 35).

A Igreja Católica, fiel ao seu Senhor e Cristo, e fiel à Palavra de Deus,
nestes 2000 anos de caminhada continua fazendo ecoar a bem-aventurança
profetizada por Maria de Nazaré: "Sim! Doravante todas as gerações me
chamarão de bem-aventurada" (Lc 1,48).

No próprio texto da anunciação, podemos ver que o Anjo Gabriel, quando se
dirige à Virgem Maria, não a chama pelo nome, mas a saúda Cheia de graça,
usando a palavra grega "Kekaritomene", cujo o verbo no tempo chamado
aoristo" significa que este favor de Deus, este olhar benévolo de Deus para
a Virgem de Nazaré, não é uma graça só naquele momento, mas que começa no
passado e continua no presente.

Eis o novo nome que Deus por meio do Anjo dá à Virgem Maria,
"Kekaritomene", Cheia de graça, repleta do favor de Deus. Este novo nome indica sua missão.
Porque Maria é cheia de Graça, a Igreja foi percebendo desde o princípio,
auxiliada pelo Espírito Santo, que Maria não poderia ser uma mulher
qualquer.

Ela foi preparada por Deus para ser a Mãe do Cordeiro de Deus sem mácula,
sem pecado. Esta crença na pureza e santidade de Maria já podemos ver desde o século II, no início da caminhada eclesial, sobretudo quando Melitone de Sardes na sua homilia de Páscoa em 180 d.C, se exprime dizendo: "é Ele, que em uma Virgem se encarnou, que sobre o lenho foi suspenso, que na terra foi sepultado, que dos mortos foi ressuscitado...é Ele cordeiro morto, é Ele que nasceu de
Maria, cordeira pura, bela". Por isto a Igreja declarou o dogma da Imaculada
Conceição de Maria.

Graças aos méritos da paixão de Cristo ela foi redenta, salva por
antecipação, ela foi preservada da mancha do pecado original,
porque ela deveria ser a Mãe do Redentor Jesus. Repetimos: isso se pode
afirmar por causa do nome que ela recebeu do anjo. Maria não é cheia de
graça porque está acima dos outros seres humanos, mas porque foi preparada
por Deus para poder gerar, em seu corpo santo, o Salvador Jesus.

Maria é a concretização do sonho de Deus para a humanidade: que seus filhos não sejam
mais escravos do pecado, mas livres de toda mancha de pecado em vista da
comunhão com Jesus Cristo, pois "nele ele (o Pai) nos escolheu para sermos
santos e imaculados diante dele no amor" (Efésios 1, 4).


Voltemos para a Palavra de Deus, que é verdade.

A própria Isabel repleta, movida, inspirada pelo Espírito Santo faz um elogio a Maria.
Quando ouviu a sua saudação, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do
teu ventre! Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite. Feliz aquela
que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1
42-45).
Maria é louvada por Isabel como Bendita entra todas as mulheres da terra,
da humanidade, e ela é bendita porque acolheu pela fé, a Palavra Eterna de
Deus que se fez carne em seu útero, fruto bendito, o Salvador.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:33

Mas seven amadurecer o entendimento de dogma evita certas polêmicas.

cito Irmã Lina Boff que explendidamente explicou :

"A experiência da fé da comunidade faz um movimento de baixo para cima, isto é
a experiência das primeiras comunidades chegou aos ouvidos do Magistério oficial da Igreja,percorreu séculos, através da cultura e alimentada pela fé das pessoas.
Teve então seu conteudo examinado, confrontado e fundamentado nas escrituras Sagradas, sendo então, sistematizado e proclamado como " crença oficial".Dogma não é imposição desde que vem da experiência feita na base , é experiência de fé que a comunidade cultivou e cultuou, tradição."



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 23:37 por Chris Luz BR.

Re: Ave Maria !
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:57

Chris,

os Dogmas passam sempre por um grande período de amadurecimento. Não aparecem só porque apetece ao Papa. Não o referi na minha resposta em cima. Não reparei nessa parte. E ainda bem que passam por esse período de reflexão. É preciso deixar que Deus fale calmamente à Sua Igreja.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 11:56

Para mim um «dogma» é uma imposição de uma autoridade eclesiástica para satisfazer os seus fins.
Será Deus o culpado pelas crises do passado, que causaram derramamento de sangue humano, entre correlegionários e que por fim deram origem aos dogmas.

Não sei se os dogmas "marianos" tiveram derramamento de sangue, mas penso que foram mais o aproveitamento clerical de crenças populares.

Eu, pessoalmente, não dou qualquer valor a nenhum deles. Fazem parte de uma exploração da «fé» ou melhor «ingenuidade» popular e não levam ao cumprimento dos desígnios de Deus, mas envolvem as mentes numa espécie de magia e adormecimento. Contudo, podem degenerar numa espécie de auto-punição como por exemplo a dos peregrinos a Fátima que fazem, em vão, centenas de km a pé.

Os «dogmas», infelizmente, desviam a atenção do que é importante, para o que é secundário.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 12:15

Caro Manuel:

Dizes que
Citação:
«Os «dogmas», infelizmente, desviam a atenção do que é importante, para o que é secundário.»

Do ponto de vista teológico, é exactamente ao contrário, muito embora exista também uma hierarquia de verdades ao nível dos dogmas. Os dois últimos dogmas marianos têm um valor teológico muito grande ao nível da escatologia, mas são, evidentemente, menos importantes que os dogmas sobre Deus-Trindade ou sobre Jesus Cristo.

Os dogmas correspondem a um centrar-se em algo essencial, porque são a garantia de quais são os conteúdos fundamentais da fé que partilhamos. E, como já disse muitas vezes, mais do que «ponto final», são «balizas» e «ponto de partida» para uma maior compreensão da nossa fé. Por isso, podemos dizer, num certo sentido, que hoje sabemos mais sobre Jesus Cristo que os primeiros cristãos. É claro também que as formulações dogmáticas são (necessariamente) históricas, mas elas correspondem a aproximações progressivas do mistério. Não para o explicar, mas para o tornar mais «patente».

E antes que repitas os teus habituais anátemas contra os teólogos (e isto não constitui uma defesa pessoal, porque não sou teólogo), faço-te notar, mais uma vez, que a tua mensagem é tão «teológica» como a dos teólogos, porque também tu buscas a «inteligência» da fé e da revelação. A grande diferença está no «método».

Alef

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 12:55

Do ponto de vista teológico talvez seja verdade o que dizes.
Mas do ponto de vista prático nem sempre é assim !

Nos nossos dias as pessoas necessitam uma explicação para tudo, mesmo para a fé.
O dogma não resolve nada agora. Mas antigamente era o fruto de muitas contendas desnecessárias.

Dizes que hoje sabemos mais acerca de Jesus Cristo que os primeiros Cristãos. As T.J. também dizem isso (os seus chefes as levam a dizer isso; chamam-lhes «nova LUZ»).
Eu não penso assim. Os que viram Jesus, com ele conviveram, falaram etc tinham melhor conhecimento acerca D'Ele que nós que nunca o vimos; mas apenas ouvimos falar d'Ele.
Senão peço-te para leres em Actos cap 1 a eleição de Matias.
A condição mais importante para a eleição era:
Citação:
Actos 1
21Portanto, de entre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, 22*a partir do baptismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto, é indispensável que um deles se torne, connosco, testemunha da sua ressurreição.»

Quanto à teologia não penso o mesmo que tu.
Ora vê o exemplo de Paulo.
Antes de ser cristão era teólogo (discípulo de Gamaleel. Depois considerou como que esterco (lixo) tudo o que aprendeu desse grande teólogo, para conquistar a Cristo.
Os argumentos de Paulo não são teológicos, no meu ponto de vista, mas saem-lhe do coração que é conduzido pela acção do Espírito. Os seus argumentos nem são lá muito lógicos, mas verdadeiros.

Mas não pretendo fazer calar os teólogos. Cada um dá o que tem. Apenas não me convencem. Estou apenas a ser sincero.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 21/03/2007 12:55 por Manuel Pires.

Ave Maria !
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 13:08

Desculpa lá Manuel, mas quase tudo em Paulo é Teologia. Teologia viva e vivida mas mesmo assim não o deixa de ser.

Tens muitos teólogos a escrever sobre influência do Espírito Santo como terás outros tantos que acreditando que o fazem, estão a escrever para defender outros interesses.

Como separar o Trigo do Joio?

Consegues tu fazer essa separação?

Em comunhão

Re: Ave Maria !
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 13:17

Caro Manuel:

Vejo que não captaste o que eu disse no que diz respeito ao «maior» conhecimento de Jesus Cristo. Nada do que eu disse tem a ver com a «nova luz» a que se referem as Testemunhas de Jeová.

Evidentemente, o dogma não é tudo na fé. Como eu costumo dizer em tom de brincadeira, o Diabo sabe tudo sobre Deus e nem por isso se salva. O Diabo sabe «tudo» sobre Deus, mas não tem fé.

Contudo, faço-te notar que tu mesmo vives com uma base dogmática: a de que a Bíblia é palavra de Deus, que te merece todo o crédito. E esse dado vem-te pela Igreja, comunidade dos crentes em Jesus Cristo.

Em relação a Paulo, creio que te enganas a vários níveis. O ser discípulo de Gamaliel não o fazia, por si só, ser teólogo.

De qualquer forma, Paulo é um grande teólogo, com elaborações muito pessoais e às vezes bem difíceis, como reconhece Pedro (2 Pe 3:15). São teológicas todas as suas cartas e particularmente alguns temas respeitantes à interpretação do mistério pascal, do mistério de Jesus Cristo, da Igreja, etc. (e algo parecido se pode dizer sobre os próprios evangelhos). Tudo isto é teológico.

O facto de tu dizeres que os pontos de vista de Paulo não são teológicos não muda a sua realidade. Apenas mostra que vives com um preconceito em relação à teologia, ficando numa posição paradoxal, a de negar a teologia, emitindo juízos teológicos a toda a hora.

Alef

Re: Ave Maria !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 14:18

Avé Maria Ó Cheia de Graça!


Que bom ver no cimo de todos os tópicos "Avé Maria"

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 16:08

Alef,

Está mais que provado que temos opiniões diferentes a respeito do significado de teologia e do uso dessa «ciência». Usamos vocabulário diferente.

Então porque é que o meu coração figurativo fica preso com os ensinos bíblicos, mas rejeita as opiniões dos teólogos (dos que eu considero teólogos)?!

E conheço apenas os dogmas qu não me convencem, e não me sinto atraído pela conjecturas dos teólogos que ao fim e ao cabo deram origem aos dogmas.

Quanto a chamar "dogma" à aceitação da Bíblia acho isso exagerado. Ora vê; O dogma é -nos imposto externamente (muitas vezes contrariando a nossa consciência) ao passo a que a aceitação da Bíblia é voluntária.

Mais: A bíblia não me explora a consciência nem força nada. O dogma impõe: Ou «acreditas no tem obrigamos a acreditar ou és excomungado».

Um «dogma» é como que o «valor acrescentado» à verdade. Um produto, que é trabalhado industrialmente, perde algumas das suas propriedades, e passa a ser vendido mais caro. É mais ou menos assim que me parecem os «dogmas».

Ao comparar o «maior» conhecimento de Jesus com a doutrina das T.J. não queria dizer que as estavas a apoiar, pois as doutrinas são também diferentes, mas há um método análogo de convencer. O que sabemos a mais de Jesus que os Apóstolos?!Nada!
Eles não só tiveram um conhecimento ocular e vivencial como foram a partir daí guiados pelo Espírito Santo prometido.
Quanto a nós, penso que o nosso conhecimento é muito inferior, sem dúvida, pois o tempo envelhece e sepulta o conhecimento inicial. O que existe a mais são especulações humanas.
Quanto ao eu reconhecer a Bíblia como a Palavra de Deus é aquilo que está além do «dogma» na fé, não é o próprio «dogma», mas o que o ultrapassa. O crédito na Bíblia vem-me do coração figurativo, não vem do «Magistério» clerical. Quanto às comunidades de crentes, está claro que não fui eu que inventei a Bíblia. Ela chegou acidentalmente (ou melhor providencialmente) às minhas mãos. Não foi o «padre» da freguesia que ma mostrou sequer. Ele limitava-se a traduzir os textos em latim que tinha no missal. Também não fui eu que a procurei. Foi um acidente, um bonito acidente involuntário.

Quanto a argumentos peço o favor de chamar à baila mais uma vez as T.J. Eles disseram-me que Abel foi a 1ª testemunha de Jeová e que Jesus é uma Testemunha de Jeová. Está claro que eles querem que eu inconscientemente fique com a ilusão de que tanto Abel, como Jesus pertenceram à sua seita, o que é mentira. O mesmo posso dizer que «Paulo» embora possa parecer, nunca pertenceu ao grupo dos teólogos. É hábito ir buscar aquilo que é aceitável do passado, para valorizar o que não tem esse valor do presente, tentando convencer que é a mesma coisa, mesmo que não seja. Também é verdade que nem tudo o que luz é ouro.
Eu não chamaria de "preconceito" mas de "impressão" o que tenho em relação à teologia. Eu nem sequer tento definir essa «ciência». Também não chamo de juízos teológicos o que emito, mas sim o que me diz sinceramente a minha consciência, sem ter que mentir.
"Tilleul" tem a mesma impressão que "Alef" em relação às doutrinas de Paulo e à teologia. Sois dois contra um, mas isso é insuficiente para abafar a minha consciência. Se um dia vir as coisas de modo diferente que agora, mudarei de opinião. Não ligo nenhuma importância às minhas conveniências pessoais, mas à minha consciência. Na verdade tenho perdido muito (materialmente falando) por
ser assim, mas estou bem com Deus e a minha consciência, no juízo final.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 17:57

Ora Manuel , então qual o significado de virgindade no Antigo Testamento ?
Havia algum valor na virgindade feminina no Antigo Testamento ?
e no EStoicismo ?
Lembre-se que Maria Mãe e Mestra naasceu no mundo do AT.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 18:18

Interessante.
É certo que Jesus nasceu sem que a sua mãe tivesse relações sexuais com um homem.
(penso que não é preciso mostrar os textos bíblicos, muito conhecidos)

A irmã de Absalão foi violada pelo seu meio-irmão e isso desvalorizou-a, apesar de ela não ter culpa. [www.paroquias.org]

Também posso citar o caso da filha de Jefté (veja Juízes cap 11) que morreu virgem devido a uma promessa do pai. Veja nos versos 37 a 40 o choro dela e das moças futuras que choravam a sorte dela por ter morrido VIRGEM (sem casar).

Portanto, a virgindade tinha valor, sim, mas para o casamento.

Para mais esclarecimentos faça uma pesquisa no chamado A.T. com a palavra virgem e encontrará matéria suficiente para o ser esclarecido acerca de qual era o valor da virgindade no A.T.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 18:54


Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 19:20

"No mundo do AT no qual nasceu Maria , virgindade + esterilidade ( atributo da mulher que não pariu) e mulheres sem filhos provocavam desprezo.
Em júizes cap. 11, 29-40.Sua filha pede a Jefté um tempo para ir ás colinas com as amigas, não para chorar a perda da sua vida, todavia , não ser mãe o que significava não se realizar como mulher.
Nestew sentido a virgindade biológica de Maria não encerraria qualquer valor em si no AT. O que engrandece Maria são as grandes coisas que o Poderoso fez nela.
A virgindade de Maria não é uma técnica de subjugação das pulsões do corpo, para poder ascender á divindade.
* não é uma virtude moral como no estoicismo que faz da continencia um ideal para ter perfeito controle sobre o corpo.
* não é dotada de nenhum cárater cultural como no caso das vestais que se consagravam á deusa Vesta em virgindade.
*não supõe valor algum proclamada pela sociedade e pela religião de seu tempo.

A virgindade biológica de Maria :

*pertence á estrutura da Kénose ( humilhação ), da qual participou também seu filho, nosso Senhor.
* pode ser suporte para um valor inapreciável de humildade e DISPONIBILIDADE À VONTADE DE DEUS." irmã Lina



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 19:22 por Chris Luz BR.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 19:34

Centrei no dogma virgindade pois nunca entendem a profundeza do dogma Mariano.
Dogma este uma profissão de fé acerca do caráter único da origem de Jesus nosso Deus e Senhor que não poderia ser fruto do esforço humano , mas DOM DE DEUS, iniciativa exclusiva de Deus e aceitação de Maria.

"Se Jesus fosse originado totalmente de "baixo" , a partir da história humana , seria portador das " taras - defeitos transmitidos pela hereditariedade" desta história e precisava ele mesmo ser libertado.
Se viesse somente do "alto" , não pertenceria a nossa história , somente a tangenciaria.
Jesus é o sacramento do encontro:
- vem de " baixo" , de Maria,
- vem de " cima ", de Deus
conferindo evolução semântica ao terno virgindade : humanidade divinizada, que pratica atos puros, fecundos, solidários." curso de mariologia irmã Lina



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 19:39 por Chris Luz BR.

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.