Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Cristianismo e o Aquecimento Global...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de March de 2007 21:05

Não sei se este tópico faz parte deste fórum mas acho que vale a pena falarmos disto.

Temos andado todos entusiasmados com o aborto para aqui, a contracepção para ali e com coisas que são realmente importantes se vivermos neste mundo.

O que parece à partida uma verdade demasiado óbvia, parece não ter afectado a generalidade das pessoas e em particular a Igreja e os cristãos. Estou a falar de um problema que se chama aquecimento global e que se calhar como muitos até recentemente para mim não passava de uma coisa distante e cinematográfica, tipo filmes do Armagedão ou de invasão de extraterrestres.

Este fim-de-semana fui ver o filme com o Al Gore, Uma Verdade Incoveniente. E se já filmes muito bons e que me assutaram um bocadinho, o ditado não ficou a trás e a realidade é bem mais assustadora que a fantasia.

Todos nos damos contas que algo está errado com o tempo. Isto já não são coisas de exagerados ou lá o que sejam que falam do buraco do azono nos confins do Polo Norte.

O Fim-do-Mundo como o conhecemos pode estar ao virar da esquina e simplesmente andamos todos dormentes com outras coisas.

Provavelmente, muitos vão dizer que esta reacção é exagerada ou que daqui uns dias vai desaparecer mas a verdade é que se me ponho a pensar em termos cristãos, se o Chefe me levar e perguntar se pus arrender os talentos e eu para além de não fazer nada ainda ignoro e desleixo-me com que os outros estraguem a casa dEle, não sei se estarei a fazer um bom serviço.

Por isso faço uma série de perguntas. Como cristãos que devemos fazer face a este problema? Para além de uma postura responsável em casa e com os amigos que mais podemos fazer? Se a Igreja toma posições sobre tanta coisa qsobre a nossa vida, porque é que não se ouve nada sobre este assunto de tanta importância? Alguém conhece movimentos de cristãos também empenhados emn questões ambientais?

Em comunhão

Re: Cristianismo e o Aquecimento Global...
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 04 de March de 2007 21:55

Caro Tilleul, lançaste um óptimo tópico.

Quanto ao alegado silêncio da Igreja, cito aqui extractos de textos que integram a chamada Doutrina Social da Igreja, extraídos do site http://www.thesocialagenda.org/portugues/artigo9.htm#1

"
III. A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

319. Chamado a cultivar e guardar o jardim do mundo (cf. Gn 2, 15), o homem detém uma responsabilidade específica sobre o ambiente de vida, ou seja, sobre a criação que Deus pôs ao serviço da sua dignidade pessoal, da sua vida: e isto não só em relação ao presente, mas também às gerações futuras. É a questão ecológica- desde a preservação do “habitat”natural das diversas espécies animais e das várias formas de vida, até à “ecologia humana”propriamente dita-que, no texto bíblico, encontra luminosa e forte indicação ética para uma solução respeitosa do grande bem da vida, de toda a vida. Na realidade, “o domínio conferido ao homem pelo Criador não é um poder absoluto, nem se pode falar de liberdade de “usar e abusar”, ou de dispor das coisas como melhor agrade”(SRS, n. 34). (Evangelium Vitae, n. 42)

320. Os responsáveis pelas empresas têm perante a sociedade a responsabilidade econômica e ecológica pelas suas operações. Têm o dever de considerar o bem das pessoas e não apenas o aumento dos lucros. Entretanto, estes são necessários, pois permitem realizar os investimentos que garantem o futuro das empresas, garantindo o emprego. (Catecismo da Igreja Católica, n. 2432)

321. Relacionado com a promoção da dignidade humana está também o direito a um meio ambiente saudável, já que o mesmo põe em evidência a dinâmica das relações entre o indivíduo e as sociedade. Um conjunto de normas internacionais, regionais e nacionais sobre o meio ambiente está gradualmente a dar forma jurídica a tal direito. Todavia, as medidas jurídicas sozinhas não bastam (...). O presente e o futuro do mundo dependem da salvaguarda da criação, porque existe uma interação constante entre a pessoa humana e a natureza. Colocar o bem do ser humano no centro da atenção pelo meio ambiente é, na realidade, a maneira mais segura para preservar a criação. (Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1999, n. 10) "

Cristianismo e o Aquecimento Global...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 09:33

Afinal enganei-me existe alguma documentação e textos bastante interessantes.

Encontrei a Mensagem de Ano Novo de 1990 do Papa João Paulo II, que fala neste assunto de forma esclarecedora.

Também um site em Inglês com bastante informação sobre ecologia e cristianismo.

Vou ler um pouco mais e tentar trazer mais informação.

Em comunhão

Re: Cristianismo e o Aquecimento Global...
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 10:23

A CNBB todo ano faz na Quaresma a campanha da fraternidade , este ano é sobre a Amazônia em 2005 foi sobre a água ... todos temos que pensar em atos concretos para solucionar na medida do possível o problema proposto.
Estas campanhas conscientizam os fiéis e não fiéis de importantes problemas sociais , ambientais, etc.

Acredito que a ONU poderia fazer um trabalho para estimular o reflorestamento
de todos países no mundo.
Cada país em proporção de sua área , deveria ter no mínimo 20% de flora e fauna , se não tem que se esforce para repor...com a ajuda de todos.

Quanto dinheiro se gasta com armas para destruir a vida ...e o que se gasta para
replantar, preservar as espécies em risco de extinção , manter a vida na Biosfera?
Quanto se gasta para explorar o cosmo ?
Quanto de floresta e vegetação virou pasto de animais ?
Poderiámos aderir ao vegetarianismo?
Ouvi dizer que o rebanho mundial lança gases ( flato) demais na atmosfera ?Parece piada , mas não é ...
Estimular o biodísel... energia de fontes vegetais..?
O que posso concretamente fazer ?
Primeiro esclarecer-me, informar a todos na medida de minhas possibilidades , mudar a opinião pública, e cobrar ações governamentais.

O que de concreto posso fazer, na minha casa, na minha vizinhança, no meu bairro, na minha cidade, no meu estado, no meu país, no mundo?



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.