Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
a pratica dominical em portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 11:15

segundo o recenseamento da pratica dominical (é o criterio que tem sido seguido para aferir o que é um catolico praticante) é de aproximadamente 21%:

[www.ecclesia.pt]

64% destes mulheres.
70% comungaram mas o recenseamento fez-se perto da Pascoa, 11 de Março de 2001, o que inflaciona este valor.

Entre os que participam na missa dominical há aqueles que vão apenas para fazer a vontade a alguem, esposa, marido, pais, etc.
Há tambem os que desejariam ir mas não podem, por doença ou trabalho.

No entanto nas sondagens 30% dizem-se catolicos praticantes. Ou seja 20 a 30% dos que se dizem praticantes não participam da missa dominical.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 21:57

Prática dominical ?!

Cristo (o Messiah) e os seus discípulos tinham uma prática sabática.

Não compreendo o motivo da mudança da santificação do sábado (de instituição de YHWH DEUS) para o domingo, uma dia de tradição humana (e romana).

Uma forte possibilidade (mas apenas possibilidade) de Jesus ter ressuscitado já no dia de domingo (os dias contavam-se a partir do pôr do sol, e não a partir da suposta e legal meia-noite), não justifica a mudança que se opõe à expressa vontade de YHWH, junto de Israel. Todos os dias são bons para louvar a Deus, mas o atrevimento de mudar uma Lei de Deus representa uma oposição à Sua vontade e isto não é NADA louvável, por mais piedosos que sejam os motivos evocados.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 23:24

Citação:
Manuel Pires
Não compreendo o motivo da mudança da santificação do sábado (de instituição de YHWH DEUS) para o domingo, uma dia de tradição humana (e romana).
Uma forte possibilidade (mas apenas possibilidade) de Jesus ter ressuscitado já no dia de domingo (os dias contavam-se a partir do pôr do sol, e não a partir da suposta e legal meia-noite), não justifica a mudança que se opõe à expressa vontade de YHWH, junto de Israel.

Suspeito que vc seja adventista do sétimo dia, então não vou me estender nessas infindáveis discussões.

A celebracao do domingo não é a mesma do sábado, no domingo os cristãos celebram a ressurreiçao, eles não estão mais presos pela lei mosaica. Nada mais natural, portanto, do que se reunirem no dia da ressurreição para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte. A propósito, antes de nos metermos a discutir sobre dias, leia os ensinamentos do apóstolo Paulo contra as práticas judaizantes:

Col 2:16-17 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.

Jesus mesmo foi perseguido por não se prender a um ritualismo sabático, e os primeiros cristãos já se reuniam nos domingos. Há até, no livro dos Atos, uma celebração da partilha do pão (leia-se eucaristia) no domingo: Atos 20:7. Se não gostou das celebrações nos domingos, lamento, aprendemos com os apóstolos.

Paz e Bem.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de March de 2007 19:08

No II Concílio do Vaticano falou-se muito em ler os sinais dos tempos.

A Cúria Romana e os senhores Bispos têm de aprender a ler.Senão correm o risco de estar só a ver os bonecos.

E o mais absurdo é querer saber quem é ou não católico pela prática dominical.

Quem terá sido o burocrata que inventou tal método?

João (JMA)

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 09:15

A prática dominical continuará a descer continuamente até que a hierarquia consiga entender que a Igreja não é dos santos mas dos pecadores.

Apesar da insistência de muitos tradicionalistas de que a culpa é da mudança de rito, enquanto a missa permanecer como um ritual e não uma partilha, as pessoas sentir-se-ão afastadas, inseridas num ritualismo que Jesus insistia em criticar. Cristo não precisa de sacrificios, principalmente aqueles que são ritualizados.

Sim, a Eucaristia é o ponto fundamental da nossa fé, onde partilhamos as nossas vidas com os outros. Esta partilha deveria ser não só material mas acima de tudo uma partilha do que somos, de pôr os nossos talentos ao serviço dos outros.

A Eurcaristia é comunidade. Uma comunidade não se faz só de eleitos, de ungidos, daqueles que ordenados de um poder, se arreigam o direito de serem possuidores das artes mágicas que permitem consagrar e confessar. Ainda mais um direito descriminado à nascença pelo género e confirmado mais tarde pelo celibato.

Eucaristia, show de um homem só, mais cedo ou mais tarde vai implodir porque é contra a natureza da sua origem em que Jesus e os seus discipulos, se reuniem para partilhar.

Fazendo um paralelo com a última ceia, Cristo não é o sacerdote desse momento mas o centro fulcral em que tudo gira e engrena para que a mudança seja completa. Nas nossas Eucaristias que ou quem é o centro das atenções, Cristo ou o Padre? Quantas vezes temos dificuldade em encontrar um crucifixo por entre a panóplia de santos e nossas senhoras?

Nesse momento único da história da humanidade, não há presidentes ou sacerdotes. Há um homem que é Deus, que mesmo sabendo da fraqueza dos que o rodeiam os encarrega de continuarem a espalhar o que ouviram. Onde é que nas nossas eucaristias se entrega aos outros lugar para partilhar e confiar o que se sabe? Quantas homilias ouvimos nós que não nos dizem nada? Onde há o espaço à partilha fraterna e o convívio? Será que o Espírito Santo desce apenas e só sobre os padres para fazerem homilias? Será que um pai de família lê pior o Evangelho que um celibatário?

Naquela refeição, não há cadeiras mais altas, lugares de destaque ou altares onde se entregam sacrificios. Há partilha, há vida real que se explica por si própria vivendo. Há perguntas, há explicações. O único sacrfício é o do amor até ao limite, o de dar a vida pelos outros.

Há ainda o escândalo de ter o Mestre e Senhor a servir os outros...

Sem qualquer ponta de tristeza, peço a Deus que as vocações sejam cada vez menos, que haja cada vez mais gente a deixar a Igreja... pode ser que daí possa renascer uma Igreja mais de serviço e pobre.

Em comunhão

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 11:18

talvez me possam explicar a razão pela qual as igrejas protestantes estão a perdem ainda mais praticantes do que a catolica.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 11:33

Onde estão os números?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 11:34

Por duas razões óbvias:
1 - segundo Bakunin "o mundo protestante é uma anarquia de seitas. E sem um entusiasmo grande só podem existir seitas...".
Não concordo com as expressões de Bakunin, mas ao que ele se referia era a falta do sentido do sagrado existente em grande parte das denominações protestantes.
As pessoas precisam de ritos que lhes transmitam paz e as celebrações protestantes têm pouco de "centelha divina".
2 - também porque lhes faltou um momento de reflexão e adequação ao presente como o 2º Concílio do vaticano. Muita análise bíblica protestante está onde estava no início do século passado.

Com isto não quero dizer que não existam elementos muito positivos a retirar de modelos protestantes: mas não são um modelo a seguir.

A matriz menos imperfeita e com maior capacidade de resposta ao mundo contemporâneo é a católica. Apesar dos inúmeros problemas que tem.

João (JMA)

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 12:36

Camilo,

Diz o povo e com razão, "Com o mal dos outros, estou eu bem." A crise de vocações/frequência dominical é atravessada transversalmente pelo que acontece na sociedade.

No protestantismo, uma das queixas que os jovens fazem é o de falta de sentido de missão. Um pastor ou mesmo padre católico alemão ganham muito bem. Para além disso quase não fazem nada porque tem pessoal profissional para quase tudo, desde catequistas a coros e organistas, passano por gestores paroquiais e animadores de grupos de jovem. Tudo é profissionalizado.

Não é que seja mau receber um pagamento pelo bem que se faz, mas perde-se o se ntido de missão, de gratuitidade e principalmente de comunidade.

Distribuir tarefas é envolver, é criar laços, no fundo fazer vivo o que se acredita.

As paróquias e dioceses eram no seu início, comunidades locais que se organizavam à volta de um bispo. Haveriam poucos profissionais religiosos, provavelmente apenas e só o necessário para assegurar a burocracia e pouco mais.

Hoje a máquina cresceu, ganhou peso que a afunda como uma mó atada ao pescoço. A não ser possível desprender os padres desse peso, pelo menos dêm-lhes quem os possa ajudar.

As chamadas comunidades de base na América Latina, funcionaram assim durante muito tempo. Ainda hoje muitas das paróquias mais activas são herdeiras desse movimento condenado quer por João Paulo II quer pelo actual Papa.

O futuro dirá senão será esse o trilho que teremos que voltar seguir mas desta vez dentro da Europa laica e consumista.

Em comunhão

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 13:28

Tilleul,

A "condenação" que falas foi e é a "alguma teologia da libertação" e não à Teologia da Libertação, cujos elementos essenciais foram já absorvidos pela Igreja.

A Teologia da Libertação tem muito de válido e as comunidades que se criaram sob esse espírito têm muito a dar à Igreja e ao mundo.

João (JMA)

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 13:54

Para mim a Teologia da Libertação tem muitissimas coisas válidas. Mas cuidado não falemos muito alto senão vão já chamar-nos de comunistas e modernistas.

Tenho alguns amigos quer no Chile quer no Brasil que são filhos das comunidades de base.

Irmão Roger era muito amigo do D. Helder da Camara. Alguns dos irmãos de Taize andaram envolvidos nestas lutas latino americanas.

Em comunhão

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 16:48

Gostava que fossem ver esta notícia e me dissessem alguma coisa.



[www.portugaldiario.iol.pt]

Um abraço

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 19:28

Noutro topico:

[www.paroquias.org]

escrevi resumidamente o que penso sobre isso:

Antigamente a cultura das pessoas de determinado local era bastante uniforme. Actualmente não, existem pessoas de diferentes proveniencia, diferentes graus de instrução, as diferenças de idades provocam diferenças de sensibilidade maiores que antigamente.

Mas as eucaristias, e toda a paroquia, raramente têm em atenção essas diferentes culturas. Vá lá que fazem missas para crianças. Mas numa cidade porque não existir uma coordenação que tenham em conta estas diferenças culturais. No porto existe uma missa para a comunidade alemã. Muito bem. Mas porque não missas que se orientem claramente e intencionalmente para quem tiver um nivel de instrução maior e não se importem de demorar um pouco mais para terem uma homilia mais aprofundada, ou para os jovens, etc.



Ou seja acho que devem existir diversidade para adaptar às diferentes culturas dos cristãos. Deve existir sempre dignidade da celebração mas dignidade não significa que se tenha de ser sombrio.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 22:53

Grande inspiração o Concílio Vaticano II que resgatou a " festa da Eucaristia".
Temos 40 anos da Constituição “Sacrosanctum Concilium” sobre a Sagrada Liturgia (SC)publicada no dia 03.12.1963 e estamos tentando mudar a mentalidade do segundo milênio no qual perdemos o sentido da festa , do comer e beber juntos em ação de graças, de percebemos a presença de Jesus na palavra, na assembléia, nas espécies do pão e do vinho...do símbolo,da memória ... não apenas recordação, mas fazer memória...


[www.cnbb.org.br]



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 22:57 por Chris Luz BR.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:06

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM*
cnbb.org.br/documento_geral/02AREFORMA_EUCARISTICA.doc

1. A EUCARISTIA, SUA CELEBRAÇÃO E COMPREENSÃO NO PRIMEIRO MILÊNIO:
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

...1.2. A presença real de Cristo era vivenciada (sentida) na globalidade da celebração (na assembléia reunida, na Palavra proclamada, na presidência da celebração e, sobretudo, nas espécies de pão e vinho).

1.3. A Eucaristia como celebração memorial da Páscoa é que constituía a principal fonte de espiritualidade cristã. O “lugar” onde os cristãos encontravam força para levar adiante a missão de Jesus era precisamente a celebração da Eucaristia como memorial pascal.

1.4. Outra característica: a centralidade da Palavra proclamada. Esta, como presença viva do Senhor falando para o seu povo, era levada a sério, com leitores qualificados, ambão, lecionário, homilia.

1.5. Prevalecia a consciência de que a Liturgia da Palavra (como momento do diálogo da Aliança) e a Liturgia eucarística (como momento do selo da Aliança) constituíam um só ato de culto

e por aí vai...

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:09

Riparius é no silêncio que encontramos a Trindade, deve haver um silêncio antes de iniciar a celebração, nada de ruídos desnecessários ,nada de fazer da Liturgia show ... se leres o texto da CNBB compreenderás.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 13:00

Firefox

A sua suspeição é infundada. Não pertenço à igreja dos Adventistas.

Eu não condeno as práticas dominicais, mas a mudança do mandamento.
Pelo menos havia uma mudança no catecismo que eu estudei quando era pequenino.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 18:52

Citação:
Manuel Pires
Firefox
A sua suspeição é infundada. Não pertenço à igreja dos Adventistas.

Certo. Perdoe-me pela confusão.

Citação:
Manuel Pires
Eu não condeno as práticas dominicais, mas a mudança do mandamento.
Pelo menos havia uma mudança no catecismo que eu estudei quando era pequenino.

Muitos daqueles catecismos antigos continham uns resumos que considero bem ruins, não sei qual vc leu mas sugeriria não tomá-los como referência de teologia católica. Além do que o Vaticano II esclareceu muita coisa de modo bem melhor. Se te interessar, posso indicar fontes mais interessantes, uma delas poderia ser a "Teologia Sistemática - perspectivas católico-romanas" de Fiorenza & Galvin, que tem uma linguagem bem acessível e uma visão bem alinhada com o Vaticano II.

Paz e Bem.

Re: a pratica dominical em portugal
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 11:42

Ora bem !
Mas era isso que era ensinado!

Eu não me quero incluir no grupo dos doutos teólogos.
São Paulo era um desses teólogos, mas quando se converteu a Cristo considerou esterco tudo isso!
Citação:
Fl 3, 8
Sim, considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo
Eu quero incluir-se no grupo do povo humilde, que se sente ignorante, mas que se esforça por procurar a verdade, usando a sua linguagem humilde e não a linguagem de insígnes doutores.
Citação:
Cor 4, 13
caluniados, consolamos! Tornámo-nos, até ao presente, como o lixo do mundo e a escória do universo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.