Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456789Próximo
Página actual: 1 de 9
A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de February de 2007 19:44

Tem cada vez mais dificuldade em se fazer ouvir na sociedade actual.
Estamos imersos em informação e opiniões diversas.
Torrentes de mensagens bombardeiam-nos todos os dias e vão formatando as mentalidades do modo como convem aos mais variados interesses.

A igreja tem meios proprios que servem como voz da igreja para chegar ao Homem e Mulher de hoje.
Para além dos variados grupos catolicos, das escolas catolicas, da homilias dominicais, existem jornais e radios mas todos somados só chegam a uma minoria da população. E sendo o Homem e a Mulher de hoje muito solicitados pelos meios comunicação torna-se muito dificil passar uma mensagem minimamente complexa.

Em Portugal o media mais importante da Igreja é a Radio Renascença. Fora dos meios de comunicação da Igreja a presença de uma voz da igreja é residual.


Isto é apenas um esboço para dar um pontapé de saida para quem quiser fazer um reflexão sobre o tema.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de February de 2007 19:45

Já agora uma noticia que me enviaram sobre a radio renascença:

"A Renascença passou a ter um novo produto: Página 1, um documento em PDF, que às 12h e às 17h nos põe a par do essencial antes do almoço e antes do regresso a casa. A inscrição pode ser feita por e-mail: www.rr.pt e procurar Página 1 no cabeçalho, deixando os nossos dados. É uma inovação em rádio."

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de February de 2007 23:03

A Igreja tem voz.

Penso que muitos a querem calar. Porquê?

Porque a voz da Igreja, dos cristãos, se são discípulos de Cristo, em minha opinião, é para alguns incómoda.

Estou a pensar não apenas na Igreja Católica. Penso também em Igrejas Evangélicas.

Veja-se a posição que tomaram em defesa da vida. Foi dado um maior destaque à Igreja Católica mas, no meu caso,que recolhi algumas assinaturas, foram várias pessoas de uma Igreja Evangélica que assinaram a petição do "Não Obrigada". Fui eu que pedi a um dos seus membros.E esse por sua vez pediu a outros.

Quer-se silenciar, muitas vezes, quem diz a verdade.

Eu acredito que há verdade. Cristo disse de Si próprio que era a Verdade.
Lembram-se do que disse Pilatos?

Disse e não escutou. Algo parecido se tem passado ao longo da história.

As diferentes ditaduras querem impôr, a todo o custo, a sua opinião e os fins justificam, para eles, os meios.

Cada vez mais a Igreja (Católica) está empenhada em divulgar a sua mensagem. Está interessada na união de todas as Igrejas Cristâs.

Mas que vemos? algumaspessoas que se dizem católicas chamarem carneiros a quem actua de acordo com a Lei de Deus. Porque, que eu saiba, se são Católicas acreditam em Deus. E há os mandamentos da Lei de Deus. E há tantos ensinamentos de Cristo.

A Rádio Renascença está ligada à Igreja Católica.

O facto de estar, segundo parece, a ser pioneira nesta divulgação via internet, das notícias da sociedade é bom sinal.
É um sinal de que não lhe alheia das novas tecnologias.

Mas, para mim a voz da Igreja Católica é a voz dos seus membros. Membros que o são de facto, não de infiltrados nas suas fileiras, que se autoproclamam o que não são.

Viu-se, claramente, isto nas posições contra a vida de alguns... veja-se a propósito o comunicado da CEP.

Este é apenas um dos aspectos de quando se fala de "A voz da Igreja".

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de February de 2007 21:22

"Sejamos confiantes". Se a Igreja usar a correcta pedagogia de presença, não faltará quem a escute.

*=?.0

Novo Bispo do Porto
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 23 de February de 2007 01:10

Foi com imensa alegria que tomei connhecimento da nomeação de D. Manuel Clemente para Bispo do Porto.
Sem desprimor para ninguém, penso que D. Clemente é o Bispo da actual geração mais santo e maus sábio. O Porto terá um Bispo à altura do grande D. Ferreira Gomes.
Parece-me que mais nenhum Bispo mereceria tão grande consenso como D. Clemente para presidir aos destinos da Igreja Portuense. Certamente, com ele, esta Igreja nunca mais será a mesma.
Parabéns, Porto!

Cursos !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 00:30

Pe. Alem




Aviso importante Acesse aqui: [www.pio.unisal.br]




Acesse o endereço: www.pio.unisal.br e selecione Extensão. Há uma série de cursos de extensão muito interessantes e úteis. Pe. Alem

Na área de Comunicação estou oferecendo os seguintes cursos:
23. Criatividade e Convivência;
24. Comunicação Essencial;
25. Laboratório de leitura, redação e fala;
26. Vida e Sentido;
27. Artes, espiritualidade e comunicação litúrgica.


Ajude a divulgar esses cursos. Eles poderão ajudar muitas pessoas e comunidades.


Atenciosamente,

Pe. José Alem

"Nós acreditamos no amor" (1 Jo 4,16)

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 535 - 13070-050 -
Campinas - SP - Fone: (19) 32 42 22 58 (11) 98 44 90 21

Visite meu espaço: www.josealem.com.br


Rita

Re: Cursos !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 15:41

Caros Cibernautas


A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Edmonton, Canadá está a oferecer um curso gratuito para a comunidade portuguesa "CRISTO DA FÉ E JESUS HISTÓRICO" às terças-feiras após a missa das 19:00 horas durante o mês de Março, pelos jovens padres "Roberto Nentwig e Alexsander Cordeiro Lopes" vindos do Brasil.

"CRISTO DA FÉ E JESUS HISTÓRICO"


Rita

Re: Cursos !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 19:50

Caros Cibernautas


A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Edmonton, Canadá está a oferecer um curso gratuito para a comunidade portuguesa "CRISTO DA FÉ E JESUS HISTÓRICO" às quartas-feiras após a missa das 19:00 horas. Ontem dia 28 de Fevereiro iniciámos o primeiro encontro, foi maravilhoso; os próximos encontros serão nos dias 7 e 14 de Março, pelos jovens padres "Roberto Nentwig e Alexsander Cordeiro Lopes" vindos do Brasil.



Este convite é também para os jovens da nossa Comunidade....De padres jovens, para jovens "Jovens vós sois o Sal da Terra....Vós sois a Luz do Mundo"



"CRISTO DA FÉ E JESUS HISTÓRICO"



Rita

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 16:20

–– JESUS CRISTO ––


CATEQUESE PARA A PARÓQUIA OUR LADY OF FÁTIMA, CANADÁ. (Portuguese Parish)


Pe. Roberto Nentwig e Pe. Alexsander Cordeiro Lopes


Quem é Deus?


Eis a pergunta crucial que as religiões tentam responder. O cristianismo tem uma resposta singular: Deus é revelado em Jesus Cristo. Compreender quem é Jesus Cristo é o ponto de partida para compreendermos a nossa fé. Trata-se do núcleo de nossa experiência de fé, o centro de nosso anúncio, do que se transmite na catequese.

Para nós Jesus de Nazaré, o homem que viveu na Palestina há dois mil anos é o Cristo Senhor, glorificado e louvado pelo séculos. O mesmo homem é para nós o nosso Deus. Por tanto, o Jesus histórico é para nós o Cristo da Fé. Em sua história humana, Deus se revela como o Deus-Conosco!

Há pessoas que supervalorizam somente a natureza divina de Jesus, outras apenas a natureza humana. Isto não está correcto. O pensamento unilateral leva a uma distorção de fé, de seguimento, de prática religiosa, de vivência. Quando se valoriza somente o Cristo da fé ou somente o Jesus histórico, chega-se facilmente a equívocos:

· Só Cristo da fé pode nos levar: cristianismo de louvor ("aleluismo"), liturgia desencarnada da vida, exaltação religiosa, ausência do anúncio do crucificado (ou redução do significado da cruz), Cristo como algo distante e abstrato, valorização da adoração em detrimento da prática, espiritualismo que se descuida da transformação do mundo, sacramentalização dos poderes deste mundo: político, económico, evita-se o comprometimento com a justiça.

· Só o Jesus histórico pode nos levar: Jesus reduzido a um revolucionário ou a um simples sábio, cristianismo sem mística, cristianismo reduzido a prática e confundido com militância política ou ativismo, põe-se de lado a experiência transformadora do Ressuscitado, esquece-se da força do Espírito de Cristo que age na história. Não se pode esquecer de que é o encontro pessoal com o Ressuscitado que nos transforma e nos move; é o Senhor que age em nós com sua graça!

O equilíbrio da genuína fé cristã decorre da correta compreensão do mistério da Encarnação do Senhor. No ventre de Maria Santíssima, a natureza humana foi plenamente assumida, não aniquilada; e a divindade não foi diminuída, mas revelada na carne.

Por isso, ao longo dos séculos, a Igreja tem sido levada a confessar a plena realidade da humanidade de Cristo – tudo o que é legitimamente humano está presente em Jesus e foi asumido pela Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A natureza humana de Cristo pertence à pessoa divina do Filho de Deus que a assumiu. Ao mesmo tempo, devemos professar que naquele homem Jesus, Deus verdadeiramente está connoco. Ele é verdadeiro Deus, com todos os atributos da divindade; e verdadeiro homem, com todos os tributos humanos.

Professemos a nossa fé no Jesus Humano, e adoremos nele a divindade que se revela! Vivamos a nossa fé valorizando o louvor a Deus, mas também o compromisso na transformação das realidades terrenas!


Em Cristo!



PE. ALEXSANDER CORDEIRO LOPES

Vice-Reitor do Seminário São José
Coordenador da Comissão Juventude
Assessor da PJB
Diretor Espiritual do TLC



RESIDÊNCIA:
Seminário São José
Fone : (41) 3285-4097
Endereço: Rodovia BR 277 Curitiba Ponta Grossa Km 99. Número 4505.
Bairro Órleans. Curtiba, PR.
CEP: 82305-200.


CENTRO PASTORAL (SECRETARIA DA COMISSÃO JUVENTUDE):
(Atendo terças e quintas das das 8hs às 12hs)
Fone: (41) 2105-6368
Endereço: Av. Jaime Reis. Número 369.
Alto São Francisco. Curitiba, PR.
CEP 80510-010.


E-MAIL:
pe.alexcordeiro@gmail.com


CELULAR:
(41) 9655-1121




Por Rita

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:52

PRECEITO PASCAL !

**********

Refere-se ao Terceiro Preceito da Igreja "Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição".

Antes da revisão do Direito Canónico, os fiéis, por preceito eclesiástico, eram obrigados a confessar-se e a comungar, pelo menos uma vez no ano, dentro do período pascal e, por isso se chamava o Preceito Pascal.

Foi nos séculos XII e XIII que este Preceito foi mencionado pela Igreja.

Nessa altura, até os Religiosos comungavam apenas seis ou sete dias por ano e os leigos estavam anos sem se confessarem nem comungarem.

A comunhão era tão rara que o Concílio de Trento (1545-1563), decretou que se devia comungar pelo menos uma vez por ano.

E foi a isto que se chamou o Preceito Pascal.

Pio X depois insistiu na Comunhão frequente.

O Direito Canónico estabelece :

Cân.920/1. - Todo o fiel que tenha sido iniciado na santíssima Eucaristia está obrigado a receber a sagrada comunhão, ao menos uma vez por ano.

Cân. 920/2. - Este preceito deve cumprir-se durante o tempo pascal a não ser que, por justa causa, se cumpra noutra ocasião durante o ano.

Por tempo pascal, para o efeito, deve entender-se desde o 1º Domingo da Quaresma até ao Domingo da SS. Trindade.

O Terceiro Preceito da Igreja anda ligado ao Segundo que manda "Confessar-se ao menos uma vez em cada ano", na medida em que, para se receber a Comunhão é necessário estar em graça de Deus.

Cân,989. - Todo o fiel que tenha atingido a idade da discrição, está obrigado a confessar fielmente os pecados graves, ao menos uma vez ao ano.

Com esta lei a Igreja não pretende impor uma nova obrigação para a confissão; simplesmente prescreve o tempo em que se devem confessar os pecados graves; pretende sobretudo regular a vida espiritual dos católicos.

Embora o Segundo Preceito se possa cumprir em qualquer altura do ano, todavia, se houver consciência de pecado grave, para se cumprir o Terceiro Preceito dentro do tempo Pascal, também durante esse tempo se deve cumprir o Segundo.

Cân.960. - A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja; somente a impossibilidade física ou moral o escusa desta forma de confissão, podendo neste caso obter-se a reconciliação também por outros meios.

O não cumprimento dos Preceitos da Igreja, consciente e deliberadamente, pode ser um pecado grave.

Estamos exactamente dentro do tempo da Quaresma, durante o qual se deve cumprir o Preceito da Comunhão Pascal e todas as Igrejas fazem arranjamentos oportunos para que os fiéis possam cumprir este preceito.

Aparentemente parece também que o Preceito Pascal, à luz do Direito Canónico (que quase ninguém sabe o que é), também faz parte do panorama da ignorância de muito boa gente que frequenta habitualmente a Igreja.

Normalmente, hoje em dia, procura-se uma Religião que não exija muitas coisas, (uma Religião de conveniência), mas que deixe a consciência tranquila, sem ter em conta o nosso destino eterno, que é pregado por muitas seitas religiosas, (que as há com muita fartura), como certa, uma vez que Cristo morreu por todos, como se nós não tivéssemos que fazer alguma coisa para nos tornamos merecedores da visão beatífica e como se não houvesse pecado e castigo.

Nesta altura do Ano Litúrgica – a Quaresma – não faltam recomendações de todas as partes para que renovemos os nossos compromissos com Deus e com a Igreja, sobretudo através da prática do Preceito Pascal.

A principal fonte de instrução religiosa é a Liturgia da Igreja que nos prepara para celebrarmos a Festa mais importante que é a Páscoa, centro do Mistério da Redenção pelo qual ficou garantida a salvação para quem estiver interessado e se esforce por a alcançar.

Temos que completar em nós o que falta à Paixão e Ressurreição de Cristo.



(John Nascimento)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 20:30

Daniel grava sua participação no Cd oficial da visita do Papa ao Brasil - 09/03/2007 - 10:15

Um presente de Deus. Foi assim que Daniel definiu sua participação no CD Bendito o que vem em nome do Senhor, álbum oficial da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. O cantor gravou nesta quarta-feira(9), em São Paulo, a música Mãe Aparecida, composição de Izaías Luciano, da Comunidade Católica Shalom.

Bem humorado, Daniel expressou sua alegria de participar do CD que dá boas vindas ao Papa Bento XVI. "Eu estou muito honrado e muito feliz. Fiquei surpreso com o convite e tentei colocar toda a minha emoção nessa gravação", disse o artista.

Sobre a música que interpretou, o cantor se disse surpreso com a qualidade da composição e revelou: "acho que essa é uma das maiores obras que eu já gravei na minha carreira, uma música que expressa tudo aquilo que eu penso de Nossa Senhora Aparecida, ela tem tudo a ver comigo. Quero parabenizar o Izaías Luciano, que é um grande compositor e um ótimo cantor também", afirmou. Após a gravação, Daniel concedeu entrevista à imprensa e posou para fotos.

A próxima a gravar participação no disco será a cantora Joanna, que teve a gravação antecipada para esta sexta-feira(9). Ela interpreta a canção Virgem Mãe Aparecida, que faz parte do cancioneiro popular religioso do Brasil.

O CD traz ainda duas versões do Hino Oficial, interpretadas pela dupla Gian e Giovanni e pelos Cantores e Organistas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a canção Viva a Mãe de Deus e nossa, na voz de Elba Ramalho, e Daí-nos a bênção, com a banda Anjos de Resgate, considerada um dos maiores fenômenos de público da música católica brasileira.

O disco está sendo produzido pela gravadora CODIMUC, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e com aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O lançamento está previsto para o dia 25 de março. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do CD será revertido para as obras do Santuário de Aparecida.

Codimuc entrevista o cantor Daniel


Daniel fala sobre participação no Cd oficial da visita do Papa e diz que foi presente de Deus


O cantor Daniel gravou nesta quarta-feira (9), em São Paulo, sua participação no Cd Bendito o que vem em nome do Senhor, álbum oficial da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Ele intepretou a música Mãe Aparecida, composição de Izaías Luciano, da Comunidade Católica Shalom.

Bem humorado, Daniel conversou com a equipe de jornalismo da CODIMUC. Ele expressou sua alegria de participar do Cd que dá boas vindas ao Papa Bento XVI e falou sobre a sua ligação com a Igreja Católica.

Daniel, como foi que você recebeu esse convite para gravar uma canção no Cd Oficial da Visita do Papa ao Brasil, que importância esse projeto tem para você?

Daniel – Acima de tudo, tenho muita fé, sou fiel a Nossa Senhora Aparecida, tenho essa crença junto comigo já há muitos anos. Fui coroinha, fui freqüentador assíduo da minha paróquia, na cidade de Brotas-SP, onde nasci e fui criado. Então para mim foi uma surpresa e uma grande honra. Fui comunicado ontem pelo meu empresário que havia essa possibilidade. Prontamente já me dispus e agendamos rapidamente a gravação. Fiquei muito contente quando ele me falou que possivelmente eu estaria gravando uma canção para ser colocada no disco oficial em homenagem à visita do Papa ao Brasil.

Para nós, que somos fiéis, lógico que é motivo de satisfação e de alegria. Espero ter passado, na minha interpretação, aquilo que o público espera. Embora tenha tido pouco tempo para conhecer a música, tentei dar tudo de mim e, através da minha fé, tentei passar a emoção que essa linda canção exige.

Para mim foi um grande presente, com certeza. E se tiver a oportunidade de estar diante do Papa, vai fechar com chave de outro, vai ser uma honra e um prazer ainda maiores.

Você interpretou a canção Mãe Aparecida, de um compositor de Fortaleza-CE, chamado Izaías Luciano. Fala um pouquinho sobre essa canção, o que você achou dela, qual foi a emoção de cantar essa música em homenagem a Nossa Senhora?

Daniel - É uma canção maravilhosa, muito bem feita, tanto letra quanto melodia são muito bonitas. Além de compor bem, o Izaías Luciano canta muito bem, achei até essa música já estava pronta com a voz dele. Espero que ele goste da versão que eu fiz, porque é muito complicado essa coisa do compositor criar, com a identidade dele, e a gente tentar colocar a voz de uma forma diferente. Mas eu tentei fazer em cima basicamente do que ele mandou para mim.

Eu acho que essa música é uma das grandes obras que eu já gravei na minha vida. Eu já gravei Nossa Senhora, do Roberto Carlos, numa homenagem a todos os fiéis, inclusive a mim mesmo, que sou devoto. E ter agora essa obra fazendo parte da minha história é realmente muito gratificante.

Você falou da música Nossa Senhora, do Roberto Carlos, e eu ia te perguntar justamente isso. Esse não é o primeiro projeto voltado para o público religioso que você participa, não é?

Daniel - Não, eu gravei Nossa Senhora, inclusive com o maestro Eduardo Lages, que faz a produção musical para Roberto Carlos. A gente fez uma versão piano e voz, depois ele colocou cordas. Inclusive, quando eu fiz a base dela, a emoção foi tanta, foi um momento tão iluminado por Deus, que, embora a minha voz não estivesse muito legal naquele dia, nós resolvemos deixar aquela gravação mesmo, não precisei gravar voz novamente.

Depois eu gravei, em Botucatu-SP, uma canção também do Roberto Carlos, chamada Quando eu quero falar com Deus, que já fazia parte do repertório de um show que eu fazia. E nós a gravamos novamente no meu DVD mais recente. Foi gravada em frente à catedral de Botucatu, em homenagem aos 150 anos da cidade.

No início da entrevista, você falou que já foi coroinha, que participava da sua paróquia. Como é a sua história pessoal de fé, qual a sua ligação com a Igreja e com Nossa Senhora?

Daniel - Eu sempre fui muito presente na Igreja. Hoje talvez eu não seja uma pessoa que tenha oportunidade de estar freqüentando as missas, mas sempre que tenho oportunidade quero participar. Sempre que vamos a uma cidade que não tínhamos ido ainda eu faço questão de conhecer as igrejas.
Eu acho que a fé cada um tem dentro de si e eu sempre a tive dentro de mim, sempre fui muito fiel a Deus, acima de tudo. Tive meu grupo de oração, na cidade de Brotas. Eu meio que encabeçava a parte musical do grupo, tínhamos um padre, na época, que era fabuloso, cantava e tocava muito bem, aprendi muito com ele. Eu tocava no grupo e acompanhava o padre nas missas.

Inclusive, naquela época, tinha uma coisa muito legal, que era a missa sertaneja, com vários violeiros, inclusive o João Paulo e o irmão dele faziam parte também. Éramos cerca de vinte violeiros tocando. A missa era muito bem ensaiada e todo muito queria participar, era muito legal.

Então esse contato sempre existiu na minha vida, essa coisa de ser fiel a Nossa Senhora Aparecida, que sempre foi uma força maior para mim. Todos os nossos trabalhos nós levamos para a sala dos milagres, lá em Aparecida do Norte, para ofertar a ela, e sempre que possível visitamos o Santuário.

Para a gente concluir, deixa uma mensagem para todos os seu fãs e para todo o público que vai ouvir e apreciar esse trabalho.

Daniel - Bom, acima de tudo, quero dizer novamente da satisfação de estar com vocês nesse projeto e desejar paz, saúde e fé cada vez mais para todo mundo, porque creio que ela move montanhas realmente e é através dela que a gente consegue chegar onde deseja e espera.

Que todos tenham fé no coração sempre. É o que eu posso fala para todo mundo. Espero, através dessa música e da minha carreira, passar coisas boas para vocês: amor, carinho, paz, que é o que eu sempre busco através do meu trabalho e desse dom que Deus me deu.

Por fim, quero agradecer mais uma vez esse grande presente. Que o Papa seja bem vindo e que realmente ele santifique o povo brasileiro, que precisa de muita oração, de muita luz, de muita paz, porque a gente atravessa momentos difíceis. Nada melhor do que se apegar a Deus, e o Papa vindo aí, nesse momento tão importante, com certeza é um presentão para todos nós.

Entrevista feita por Alexandre Santos


www.catolicanet.com.br

Fonte: Codimuc
Local:São Paulo (SP) Inserida por: Administrador

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 01:29

Sandy e Júnior vão cantar para o papa em São Paulo - 01/03/2007 - 14:20

A dupla Sandy & Júnior foi convidada pela igreja para se apresentar diante do papa Bento 16 no encontro que ele terá com os jovens, em São Paulo.

O evento acontecerá no estádio do Pacaembu, no dia 10 de maio, e faz parte da programação do papa na visita ao Brasil --que começa no dia 9 de maio em São Paulo e termina no dia 13, em Aparecida (SP).

A dupla foi convidada em fevereiro. Segundo a Folha apurou, os cantores estão dispostos a se apresentar.

O anúncio oficial virá depois de uma reunião entre um membro da Igreja Católica, Sandy e Júnior, que deve acontecer em meados deste mês.

O representante da igreja será d. Tomé Ferreira da Silva, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Ele chefia a comissão responsável pelo evento no Pacaembu e explicará como será o evento aos cantores.

A assessoria da dupla confirma que houve o contato e que o encontro com o bispo está marcado para este mês.

Essa não será a primeira vez que Sandy, 24, e Júnior, 22, participam de um evento religioso. Em 2000, cantaram em uma "showmissa" que o padre Marcelo Rossi celebrou no autódromo de Interlagos, diante de 1 milhão de pessoas.

A obra da dupla também contempla temas religiosos. Em seu segundo CD, de 1992, há uma canção chamada "Criança, Vida e Luz (Papai do Céu)". Em 1999, gravaram um CD apenas com músicas natalinas junto com o pai Xororó e o tio Chitãozinho.

O encontro no Pacaembu colocará a dupla na galeria de cantores brasileiros que já se apresentaram diante da maior autoridade católica. Em 1997, Fafá de Belém e Roberto Carlos cantaram para João Paulo 2º no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o brasileiro entoou "Jesus Cristo" e o papa tentou acompanhar a canção. "Fiquei tão emocionado que não sei o que posso falar depois dessa experiência", disse Roberto Carlos à época.

O papa Bento 16 gosta de música. No seu quarto, no Mosteiro de São Bento, em SP, haverá um piano. Seu compositor preferido é Mozart.

Encontro com os jovens

O evento no Pacaembu não será uma missa. O sumo pontífice deve chegar no final da tarde para ler uma mensagem aos 30 mil jovens presentes.

Embora gratuito, o encontro não será aberto. A CNBB enviará convites às 269 dioceses brasileiras, que, por sua vez, vão escolher os presentes. O número de convites é proporcional ao tamanho da diocese.

Haverá telões do lado de fora do Pacaembu para quem não obtiver um convite.

A juventude tem sido prioridade para o papa Bento 16. No dia 10 deste mês, por exemplo, ele deve participar de uma teleconferência que vai reunir universitários da Ásia e da Europa.



www.catolicanet.com





Fonte: Folha online
Local:São Paulo (SP)

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 20:45

Papa diz que celibato é benção e segundo casamento, 'praga' - 13/03/2007 - 13:58

Documento do Vaticano afirma que celibato é benção para sociedade
O papa Bento 16 reafirmou a necessidade do celibato para os sacerdotes e a proibição de divorciados de receber a comunhão no Sacramentum Caritatis, documento divulgado pelo Vaticano, nesta terça-feira, que rege a celebração de missas.
"O celibato sacerdotal, vivido com maturidade, alegria e dedicação, é uma bênção enorme para a igreja e para a própria sociedade", diz o texto na primeira parte da exortação sobre Eucaristia, Mistério Acreditado.

Ainda no documento, Bento 16 classificou como "uma verdadeira praga" o segundo casamento de pessoas já divorciadas.

"Trata-se de um problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira praga do ambiente social contemporâneo que vai, progressivamente, corroendo os próprios ambientes católicos", diz o documento.

Ele defendeu também o uso do latim em grandes celebrações e pediu que se valorize o canto gregoriano na liturgia.

"É necessário que se valorize adequadamente o canto gregoriano como próprio da liturgia romana... é necessário evitar a improvisação genérica ou a introdução de gêneros musicais que não respeitem o sentido da liturgia", diz o documento.

Recado a políticos

Na exortação apostólica pós-sinodal sobre Eucaristia Sacramentum Caritatis – O Sacramento do Amor, o papa fez recomendações para algumas das questões mais discutidas na Igreja, tendo como base recomendações do último Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2005.

No documento divulgado nesta terça-feira, Bento 16 deu ênfase a sua contrariedade com políticos e legisladores assumidamente católicos que defendem leis em desacordo com a posição da Igreja.

O Papa disse que eles não devem votar a favor de leis que vão contra a natureza humana e a família construída sobre o matrimônio entre homem e mulher.

Segundo vaticanistas, Bento 16 deu um claro recado aos governantes europeus que discutem leis a favor da eutanásia, do casamento entre homossexuais e do aborto.

Confirmando recomendação do Sínodo dos Bispos, os divorciados católicos continuarão sem o direito de receber a comunhão.

Com relação à falta de padres nas paróquias, o papa manteve a mesma recomendação dos bispos: uma distribuição mais eqüitativa do clero e um trabalho efetivo com os jovens para favorecer a vocação sacerdotal.

No texto do documento oficial do Vaticano, Bento 16 reforça a necessidade do fiel católico de confirmar publicamente sua própria fé, principalmente, em momentos em que deve tomar decisões de valores fundamentais e para a promoção do bem comum em todas as suas formas.


www.catolicanet.com.br





Fonte: BBC Brasil
Local:Cidade do Vaticano

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 22:02

Tudo como antes, quartel-general em Abrantes.

pontosvista

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 22:03

Coitados.

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 22:06

Desculpem-me a ignorância mas...

de que forma o "impedir divorciados de receber a comunhão" promove "o bem comum em todas as suas formas"?
Já nem falo do resto.

O que é isso de "bem comum"?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de March de 2007 22:36

A ideia de bem comum Deve ser ficarem a falar sózinhos, de igrejas esvaziadas.
Coitados,que falta de liberdade!

católica praticante

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 00:15

Para a Igreja o casamento sempre foi considerado para sempre.

Ninguém é obrigado a casar pela Igreja mas quando o faz deve fazê-lo para sempre.

Claro que há situações limite e a Igreja deve ter uma solução para essas.Mas uma solução que se enquadre no principio que o sacamento é para sempre.

Os segundos casamentos sem dissolução do primeiro não são reconhecidos pela Igreja e bem.

Não sei qual é a novidade e porque é que se faz notícia sobre um ponto que foi desde sempre o ensinamento da Igreja.


Cristina

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 00:35

Cristina

Há uma diferença entre casamentos reconhecidos pela Igreja e casamentos válidos. Conheço casos em que muito provavelmente não existiu casamento por falta das disposições próprias de pelo menos um dos noivos. Contudo isso é quase impossível de provar. Se após o divórcio essas pessoas voltarem a casar estarão no seu direito porque o casamento inicial não foi válido. Contudo a Igreja hierárquica insiste numa medida exterior de excluir essas pessoas da comunhão. Se não é possível determinar exactamente em que condições as pessoas estão ou não vinculadas por um casamento anterior deveria haver menos rigidez. Infelizmente mais depressa se dá a comunhão a um ditador sanguinário que enriquece à custa do país que governa do que a uma pessoa que está casada depois de uma experiência anterior relativamente à qual não pode provar a nulidade do sacramento.

pontosvista

Re: A "voz" da Igreja
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 00:40

Cristina

li, mas não vi resposta às minhas questões.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: 123456789Próximo
Página actual: 1 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.