Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
“É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 20:41

"Etty Hillesum, a mulher que morreu em Auschwitz e não sabia ajoelhar Judia mas pouco religiosa, de esquerda mas não alinhada, vincadamente livre, com
um comportamento sexual que escandalizava os seus amigos mais liberais – amante de vários homens, fez um aborto. Mesmo com tal cartão de identidade, Esther (Etty)Hillesum, holandesa, autora de um diário intenso nos dois últimos anos da sua vida,antes de morrer em Auschwitz, exprime uma religiosidade radical, entre a descoberta pessoal de Deus e a experiência limite do sofrimento e da morte num campo de concentração.

É nesse limite de quem é voluntariamente deportada e recusa as ofertas de fuga,
que Etty redige 700 páginas densas do diário (mais as cartas, escritas no campo de Westerbork, onde Etty trabalha entre 1942 e 43. O diário, iniciado em 9 de Março de 1941, aos 27 anos, e as cartas de Etty Hillesum não são apenas mais um belo testemunho ao jeito de Anne Frank. Neles há também uma profunda reflexão sobre a tragédia, em paralelo com um percurso interior único, no qual Etty encontra Deus: “Há em mim um poço muito profundo. E nesse poço está Deus. Por vezes consigo chegar-lhe. Mas a maior parte das vezes, pedras e entulhos obstruem esse poço, e Deus permanece enterrado. Então é preciso pô-lo a descoberto.”Não sou capaz de ajoelhar-me bem. Porquê? Há em mim uma inclinação crítica, racionalista e inclusivamente ateia. Contudo, sinto em mim, de vez em quando, uma profunda aspiração a ajoelhar-me, com as mãos no rosto, e a encontrar assim uma paz profunda,pondo-me à escuta de uma fonte escondida no mais profundo de mim mesma.”

Etty nem sempre convive bem com esse apelo da transcendência.

Etty, como outros judeus, não podia comprar comida em muitas lojas (a dada
altura, nem sequer podia comprar comida, de todo), tinha que se deslocar a pé (mesmo abicicleta era proibida), o seu quotidiano, mesmo antes de internada em Auschwitz, era um inferno.

Mas, para ela, o mal não eram os alemães – mesmo se também ela alinha em provocar e irritar os seus amigos alemães.

“O mal que está nos outros está também em nós e não vejo outra solução senão recolhermo-nos em nós mesmos e deitar fora onosso mal. (...) A barbárie nazi pode despertar em nós outra barbárie, que poderia utilizar os mesmos métodos se pudéssemos fazer hoje o que quiséssemos. Devemos extirpar esta barbárie de nós mesmos. Não nos é permitido alimentar este ódio em nós;se o fizermos, o mundo não dará um só passo para sair deste atoleiro em que nos ncontramos.”

O olhar de Etty que mais nos desconcerta é quando ela se confronta com esse
território do mal absoluto.

Onde muitos vêem o silêncio de Deus, Etty diz: “É necessário que alguém sobreviva para testemunhar que Deus estava vivo, mesmo num
tempo como este. E porque não haveria de ser eu essa testemunha?”

Texto integral de António Marujo, aqui.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 13/02/2007 20:44 por catolicapraticante.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 19:25

Sua questão é sobre o aparente silencio de Deus na história?
Ou como interpretar os sinais Dele no tempo?
Ou sobre as sombras que temos que iluminar dentro de nós?
Ou sobre a barbárie humana?

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 19:28

POis chris.. tenho pensado muito nisso.. Na nossa barbárie interior...

católica praticante

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 15 de February de 2007 10:58

Ao ler o texto sou invadido por esta frase

É necessário que alguém sobreviva para testemunhar que Deus estava vivo, mesmo num tempo como este. E porque não haveria de ser eu essa testemunha?”

Acho q é um belo convite a todos os que participam neste forúm!:-p

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de February de 2007 11:25

Havia um cântico de Manuel Neto que dizia assim:
Pelos olhos de salvação que pomos sobre as coisas...
dá-nos, Senhor a tua Paz.

*=?.0

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de February de 2007 20:33

Cp aqui no Rio de Jameiro , apesar de imensa beleza da paisagem ... a barbárie
abre uma chaga na cidade...
grupos armados fechando e queimando homens, mulheres e crianças dentro dos ônibus... esta semana uns assaltantes arrastaram por 7 kilometros uma criança
de uns 5 anos que ficou em pedaços pois estava presa pelo cinto de segurança do lado de fora do carro ... temos presenciado uma geração de excluidos que como não damos valor á eles, estes em resposta não dão valor algum á vida humana.
Estamos com uma chaga social que gera a bárbarie de forma tão gritante que
quase não consigo me sondar e procurar as sombras que ainda tenho dentro de mim.
A nível planetário vemos a ameaça do aquecimento global que vislumbra a destruição de muitas formas de vida, quiça todas...
A tão frágil Biosfera que contém a vida ... pelo menos a vida que conhecemos no Universo... será que o homem fracassou no projeto do criador? Estamos fadados à
extinção?
Não ouvimos o grito da Terra?

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 00:03

Nao se preocupe cara Chris... Aqui a barbarie tambem já chegou desde dia 11. As mulheres passam a dispor da vida dos outros.
Até uma jovem esposa "dondoca" resolveu fazer uma interrupção voluntária do matrimonio ao assassinar o seu esposo.
Mas cuidado cara amiga "Nem mais uma mulher para a cadeia" Elas sabem o que fazem.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 09:58

Luís o das lembranças amorosas



(Agostinho da Silva*, in "Uns Poemas de Agostinho", Ulmeiro, 1989)





Luís o das lembranças amorosas

devolvidas do céu pois do céu vinham

talvez tenha entendido as valiosas

mensagens de esperança que continham



que todos nossos passos se encaminham

por caminhos de espinhos ou de rosas

ao único real em que detinham

seu pensamento as almas mais ditosas



o do lugar que espaço não contém

o do tempo que marca hora nenhuma

o do sem nome algum que é mal e bem



esse puro não ser que é todo ser

em que eu inteiro por já livre assuma

a vida que se ganha em se morrer.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 11:34

Chris,

o Homem esconde-se de Deus porque Deus incomoda muita gente com o Seu projecto de vida. Refugia-se nos seus projectos e deixa os de Deus ao abandono. E depois só pode dar confusão. Tenho muita pena do que se passa aí no Brasil. Peço a Deus que vos ajude a retomar a vida com muita paz.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 15:06

Este texto (o integral) é muito bonito. Obrigada, catolicapraticante.

Para mim o que mais me saltou à vista é o facto de pequenos gestos poderem fazer uma diferença incrível. Gestos que qualquer um de nós pode fazer no dia-a--dia. Foi o caso da avó do irmão Roger que por ir à Igreja ctaólica e à Protestante (apesra dos riscos que corria) levou o seu neto a fundar um acomunidade que tem feito tanto a diferença neste mundo, foi o caso da Rosa Parks que não deu lugar a um branco na camioneta e com isso iniciou uma mudança radical na sociedade, com o reconhecimento na lei de que os negros também tinham direitos...

Todos nós podemos mudar, pelo menos, um pouco deste mundo. Não tem é de ser logo. Se calhar nem temos de ser nós a dar o grande passo. Se calhar, o nosso mal é esse: pensarmos que queremos ver o fruto das nossas obras. Só que nem sempre tem de ser assim.

O texto também em fez pensar como os nossos gestos e palavras podem ter um lado negro na vida dos outros...

Gostei. Leiam o texto todo. Pode parecer longo, para quem não goste tanto de ler, mas continuem. Vale a pena.

beijos em Cristo

"Deus em tudo e sempre"
S. Vicente Pallotti

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 17:37

Não é apenas no Brasil ...
Vejamos :
teremos apenas mais 40 anos de energia proveniente de fósseis, pouco mais do carvão mineral...com a energia nuclear não sabemos o que fazemos com o lixo nuclear ...
bom não dá para sempre por num navio e depejar num país do dito 3º mundo ...Como vamos manter o estilo de vida principesca de uns poucos? O luxo
dos principes do mundo ? quem pagará a conta ? Não importa ?

O momento urge para que todos se posicionem.

O arleta da ciência não é algo hipotético, apocalíptico, profético.É real.

Temos urgentemente que usar fontes de energia que não liberam Co2.

No Brasil nossa energia provém 77% das limpas hidroeletricas e 17% das termoeletricas sendo apenas 2% de usina nuclear. Agora estamos construindo uma que usa a força das marés...e olha que não somos uma nação que possa ser chamada de industrial!
Pagamos assim como outros países ,historicamente a conta do hemisfério norte...
isso gera uma degradação social histórica , desde a escravatura ...
Não conseguimos incluir os descendentes dos negros, índios e pardos dignamente na sociedade. A exclusão é evidente. A pobreza uma chaga sem solução...daí voltarmos a barbárie é um pulo !
E a terra aquecendo ...e nós qual sapos fervendo dentro da panela , impassíveis ...

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 17:51

Somos piores que as rãs que se pôe um cigarro na boca e elas continuam a chpar fumo até explodir.

Pelo menso as rãs não percebem o que se está a passar...

Em comunhão

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 21:11

eu só digo isto!Se o ambiente desse dinheiro!De certeza que o mundo andava limpo!:-p Mas infelizmente...

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de February de 2007 22:46

Chris, esses dados estão errados. Agora não tenho tempo para escrever mais mas se abrirem um topico sobre o tema quando tiver tempo darei dados mais corretos.

E o ambiente dá dinheiro. Na alemanha cerca de 1 milhão de empregos estão ligados à ecologia e ao ambiente.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/02/2007 22:47 por camilo.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 17 de February de 2007 00:14

Será que dá?!E é assim tão linear!É óbvio que apostar no ambiente trás os seus beneficios!mas também não é menos verdade!Que se poderia ter colocado à mais tempo em prática!Não se fez!Porque não interessava!É um assunto muit complicado!E não se pode pegar nele de animo leve!

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de February de 2007 11:43

Crhis:

Tens toda a razão. Uma cultura de vida passa por tudo o que referiste - Abraços

católica praticante

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de February de 2007 19:40

A GÉNESE DO AMOR
(Ana Luísa Amaral)


Talvez um intervalo cósmico

a povoar, sem querer, a vida:

talvez quasar que a inundou de luz,

retransformou em matéria tão densa

que a cindiu,

a reteve, suspensa,

pelo espaço —



Eram formas cadentes

como estas:

Imagens como abóbadas de céu,

de espanto igual ao espanto em que nasceram

as primeiras perguntas sobre os deuses,

o zero, o universo,

a solidez da terra, redonda e luminosa,

esperando Adamastores que a domestiquem,

ou fogos-fátuos incendiando olhares,

ou marinheiros cegos, ávidos de luz,

da linha que, em compasso,

divide céu e

mar


Quasar é pouco, porque a palavra rasa

o que a pele descobriu. E a pele

também não chega:

pequeno meteoro em implosão

Estátua em lume, talvez,

à espera, a paz (ainda que haja ausente

crença ou fé), e, profano, o desenho

desses estranhos bichos,

semi-monges, malditos,

deslumbrados,

e uma visão, talvez,

na penumbra serena de algum

claustro

Talvez assim tivesse algum

sentido

a génese do amor

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de February de 2007 12:05

Camilo realmente não tenho conhecimento da realidade alemã, apesar de ter uma jovem alemã morando conosco a mais de 6 meses por intercâmbio...
ela fala um pouco de ecologia mas seu comportamento não traduz suas palavras.
Não observo separação de lixo para reciclagem, preocupação em gasto de energia elétrica e água , em comprar coisas reclicadas, etc...
Aliás só ouço falar da Amazônia, o que virou o vilão da história.
uma manipulação ideológica para justificar um desrespeito a soberania nacional sobre a amazônia brasileira.
Mas como os jovens geralmente só pensam em seu mundinho, pois ainda estão a descobrir que existe algo além de seu grupo de amigos ... não posso avaliar o comportamento de todos pelo exemplo de 1.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de February de 2007 16:17

Há muito que me interrogo sobre o que a amor tem a ver com a Ciência e com a eficácia dos nossos gestos. Será que o amor também nos pode salvar de catástrofes reais? De que maneira? Por telecinésia? Se tiver pachorra e alguns conhecimentos de Inglês vá ao link abaixo e vote.

[www.poetry.com]

Versão portuguesa deste poema:

[mailx.fe.up.pt]

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 23/02/2007 16:21 por Albino O M Soares.

Re: “É o olhar que salva. O amor é o olhar da alma.”S.Veill
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de February de 2007 20:09

ha,ha ... votei com nota 10... mas essa bola de fogo não é necessária não, já temos muitas causas intra terrenas para o fim dos tempos.

Telecinética -Alguns dizem : se todos sonharmos o mesmo sonho ele se torna realidade.
Mas e se Deus estiver no comando o tempo todo ...e se o fim do tempo fazer parte do plano de Deus?
E se nós não tivermos domínio da situação cósmica ... porque o homem se acha
tão no domínio, tão poderoso?Não basta um grupo mentalizar para mudar algo pré definido.
Haverá ambiguidade entre fim do tempo e compaixão ?
Podemos des-cobrir os designios do Criador?
Teremos a coragem de Abraão a interceder pelos justos de Sodoma?
ou devemos chamar MARANAThÁ assumindo as consequencias da volta do Cristo?



Editado 1 vezes. Última edição em 23/02/2007 20:26 por Chris Luz BR.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.