Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Mensagens apagadas
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:38

Citação:
Camilo
Bem, quando se apaga uma mensagem ocasionalmente dá para explicar porquê. Agora quanto elas se sucedem por várias horas... francamente há coisas mais uteis para fazer.

Se as razões do apagamento estiverem padronizadas (recorrendo, por exemplo, às alíneas das regras do fórum) a "explicação" pode ser muito fácil.

Compreendo que tenhas coisas mais úteis para fazer do que moderar estes fóruns, mas podes deixar aos outros moderadores essa tarefa.

pontosvista

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:43

Caro pontosvista:

Os critérios são as regras do fórum. O que pode ser mais subjectivo é a sua interpretação neste ou naquele caso. Por esta razão, habitualmente escondo as mensagens que me parecem desrespeitar as regras do fórum e deixo a palavra final ao Luís.

De qualquer forma, é verdade que não é mero apagar mensagens o que mantém o nível, por si mesmo. Mas muitas vezes pode-se com isso evitar que a coisa se torne pior. Evidentemente, bom seria que não fosse nunca necessário apagar ou esconder mensagens. Não tenho qualquer gosto nisso; muito pelo contrário.

Alef

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:49

Embora concorde que é mais transparente o moderador deixar no lugar da mensagem que apagou a razão pela sua acção, creio que isso traz uma grande desvantagem: é diferente eu chegar a um fórum e ver um conjunto de mensagens fruto de uma discussão de vários interlocutores, ou encontrar no meio dela um meia dúzia de mensagens dos moderadores a dizer que apagaram as respectivas mensagens de alguns participantes.

Por outro lado, o facto de ficar explícito que um utilizador viu uma sua mensagem apagada, parece que os moderadores lhe mostraram um cartão amarelo. É como andássemos na estrada e vissemos o número de multas ou infracções que os outros condutores incorreram.

Na minha opinião, só faz sentido estes "cartões amarelos" ficarem no fórum se instituirmos um "cartão vermelho": um utilizador que tenha cinco (ou outro número a definir) mensagens apagadas, fica suspenso do fórum. Nesse caso, as explicações dos moderadores farão sentido para se perceber porque razão o utilizador acabou por ficar suspenso.

Como tem sido nossa vontade não excluir ninguém desta comunidade, temos optado por uma moderação mais discreta. Mas estamos sempre receptivos a melhorar a forma de funcionamento da comunidade.

Obrigado,
Luís

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:57

Alef,o inquisidor-mor revelou a sua face verdadeira.

Na sua senha, Esqueceu-se de apagar uma mensagem do Tilelul tão abjecta que nem tem classificação, mas é capaz de avaliar a bondade consciência da alheia sem hesitações!

Termina o sermãozinho com um inevitável lema da Opus Dei.

EStá tudo explicado. Isto e mais algumas coisas que eu não percebia.

Nomeadamente a alteração de título de tópicos no índice geral.

Pobre Alef.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 06/02/2007 23:01 por catolicapraticante.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 23:36

Seria bom não apagar os posts....como o caso deste ultimo a insultar o Alef.
Seria igualmente bom impedir os foristas de editarem o seu texto depois de alguem escrever novo post.
Ja varias vezes, verifico que a autora de alguns posts, depois de obter resposta, vem e modifica os seus de forma a aparecerem outra coisa.
Ha necessariamente que tomar providencias.
Rezo por todos.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 00:48

Bem

paira muito ressentimento antigo no ar, questões passadas mal resolvidas. Assim não dá.

Voltarei ao paroquias dia 12 só para ver o ambiente, pois as chispas deverão estar ao máximo nesse dia. Lá terei de dar mais um tempo ou desistir.
Gosto de dialogar, de debater e não de andar a assistir a cenas tristes.

Se eu estiver errada, ainda bem, sinal que todos revelam a maturidade necessária para entender que um resultado em democracia é para ser respeitado, mesmo que este não nos agrade.

Por favor, parem de se atacar tanto. Ataquem o que está mal, mas não à pedrada.
O ricochete é lixado.

Um forum deve ser um locar de aprendizagem, de troca, de partilha, e não uma fonte de stress.

Podem não me conhecer, mas garanto-vos que ainda guardo bem vivas as feridas de ver um forum que amava, e ajudei a construir, definhar por "guerras" causadas pela teimosia e orgulho. O abandono nem sempre é sinal de derrota, pode bem ser o gesto mais sensato.

Espero que a moderação reflicta profundamente e ache um caminho eficaz. Se tiver de optar por medidas mais duras que se mostre unido e isento. Isto não é uma crítica, apenas um conselho.

Fiquem na paz

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 01:17

Cara Lena
Certamente que respeitaremos o resultado. Não creio que o Sim ganhe. Contudo, ainda que remotamente essa hipotese pudesse acontecer, não mudaria muita coisa. Não deixa de ser um pecado gravissimo. Não deixa de quem o faz de se colocar fora da comunhão da Igreja.
Uma cois posso afirmar. Qualquer que seja o resultado, ha que trabalharpara que nenhuma mulher tenha de abortar.
Mas qualquer que seja o resultado nada muda no essencial. Apenas o estado consente em ser ele a matar um feto ou não.
Apenas o estado nao tem nada para oferecer a uma mulher mais nada que ver-se livre da criança.
Por mim continuarei a fazer o que sempre fiz, apoiar as mulheres que ao se verem gravidas necessitam de ajuda, pois o estado nada lhes faz.
Com amor e serenidade.
QUalquer que seja o resultado.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 07:31

Em todos os chats, foruns, newsgroups existem limites e regras de conduta.

Apesar de se estar a tentar passar a mensagem de que as mensagens são censuradas quanto ao conteúdo, é bastante claro que as mensagens que são e deverão ser apagadas, são aquelas que visam um objectivo de atacar ou insultar.

Já vi algumas mensagens minhas serem apagadas e compreendo que apesar de algumas terem ideias válidas, a linguagem que utilizei ou a forma como o fiz não foi o mais correcto. Das vezes que aconteceu, pedi aos moderadores que me enviassem as mensagens para que pudesse reflectir no que escrevi e depois com mais sangue frio admito que havia razões para o fazerem.

Utilizando o meu exemplo, já por mais de uma vez utilizei as mensagens privadas quer para pedir desculpas quer para rectificar ou perguntar alguma coisa que não percebi tão bem.

Assim, talvez este tópico possa servir de ponto de partida para uma reflexão mais atenta do como e em que linguagem andamos a escrever. Porque o está em causa não é o conteúdo mas a forma e a linguagem do discurso. Recordo para aqueles que andam por aqui à mais tempo que não seria a primeira vez que um forista teria que ser excluido pela forma como se comportava.

Eu acho que até agora o trabalho dos moderadores tem sido bastante acima da média, e felizmente não sou moderador porque seria muito mais rigoroso.

Em comunhão

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 08:30

O que fazer num Forum quando uma voz incómoda apresenta arguemtações sobre um tema, a que não conseguimos responder?

a) Apagam-se os posts.

b) Cria-se um fait divers, de preferência com um discursilho de vitimização, de forma a descredibilizar o mensageiro, em vez da mensagem.

c) Expulsa-se esse forista alegando elevados os princípios morais de todos os outros do forum versus o bode expiatório.
(A esse propósito leia-se novamente, se ainda estiver on line, o último posts do tilleul sobre métodos naturais nomeadamente as frase sobre higiene feminina ou avaliação de temperatura , e veja-se até onde roça a boçalidade quando não se consegue ser civilizado na argumentação)

d) Insulta-se simplesmente ou diaboliza-se o outro.
Assim, o seu discurso que não conseguimos rebater, perde credibilidade.

Nada de novo nesta estratégia de calar o outro.
Recentremos a questão.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 07/02/2007 08:35 por catolicapraticante.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 08:37

Caro Tilleul:

Há algumas limitações importantes no trabalho do moderador. Uma delas é a impossibilidade de «vigilância perene»... Que, em princípio, não é necessária, mas... Às vezes basta que nenhum moderador passe por cá durante umas horas em tempo de discussões mais acaloradas para que se produzam grandes estragos. Não deveria ser assim, nem deveria ser necessário este «ofício» de «cortador de grama».

De resto, quando aceitei ser moderador, não tinha propriamente em mente ser o «homem-do-lápis-azul», muito embora estivesse bem avisado pelo «fenómeno taliban». Não tenho feitio para andar de tesoura na mão.

Estive ausente durante bastante tempo e quando regressei tornou-se-me impossível ler todas as mensagens; mas confesso que depressa me senti bastante enfastiado com o tom de muitas delas. Não as podia apagar, porque já tinham respostas, réplicas e contra-réplicas. E em alguns casos fiquei muito supreendido com o que se escreveu e com quem escreveu. Mas era perfeitamente previsível o partir da corda, já que vários foram os que a esticaram ao máximo.

Parece-me que o que importa agora é que cada um compreenda um pouco «as linhas com que se cose», identifique os próprios pontos fracos e procure tomar as devidas medidas. Cada um deveria saber parar antes de «descontrolar-se» na forma de tratar os demais.

Também é verdade que todos nos excedemos alguma vez. Mas, quando isso acontecer, é necessário saber refazer as coisas, saber pedir desculpa, apostar no essencial. Também -- porque não? -- saber afastar-se por algum tempo para «arejar».

Cada um de nós vale mais que as próprias ideias e não temos que «aniquilar» os outros por não gostarmos das suas ideias, desbaratando energias, ganhando inimizades. Se cada um de nós pudesse impor a si mesmo a regra de NUNCA DESQUALIFICAR O NOSSO INTERLOCUTOR, tudo seria mais fácil. Ora, a desqualificação do interlocutor é certamente a falha mais frequente. No final, todos estão ofendidos, gastos, vazios.

E não digo isto apenas «para os outros», mas para todos nós, onde me incluo. Oxalá renovemos o nosso propósito de resgatar o que é realmente importante.

Alef

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 09:32

O que fazer num Forum quando uma voz incómoda apresenta arguemtações sobre um tema, a que não conseguimos responder?

Nada e nada foi feito. Se moderasses a forma como escreves seria o mínimo que as pessoas te exigem. A tua voz não é mais incómoda que outras, não te queiras em pôe em bicos dos pés e atribuires-te um papel que realmente não te assenta. Volto a repetir que as tuas ideias são tão válidas como as minhas.

Por estas bandas são mais os que têm posições incómodas do que opiniões de acordo com a norma.

Que me mostres um par de posts que tenham sido apagados por razões que não sejam a linguagem e darei-te razão. Mais, convido cada um dos foristas a escrever se alguma das mensagens foram apagadas pelo conteúdo ou pela linguagem.

Cria-se um fait divers, de preferência com um discursilho de vitimização, de forma a descredibilizar o mensageiro, em vez da mensagem.
- Tens passado os últimos dias a queixares-te que andam a censurar e que te apagam mensagens. Lembra-te para que sejas coerente que qualquer referência a nomes ou mensagens apagadas foram iniciadas por ti. Chamei-te atenção por mensagem privada que não gostei o que escreveste. Não fiz nenhuma referência às mensagens em causa até voltares a tocares no assunto.
- Não me vitimizo, simplesmente não gostei da forma como utilizaste um facto da minha vida para utilizares nas tuas argumentações para conseguires alcançar uma vitória argumentativa. Para além disso num post anterior fizeste acusações e disseste coisas muito feias. Lembras-te o que escrevestes?

Expulsa-se esse forista alegando elevados os princípios morais de todos os outros do forum versus o bode expiatório.
- Não te faças passar por bode expiatório e de vitima porque é um papel que te fica mal. Lembra-te que eu próprio admiti que exagerei em certas alturas. Não me reconheço moralmente superiormente a ti da mesma forma que não te reconheço essa superioridade. Será que és capaz esse exagero de linguagem e dizer nem que seja em privado, tens razão ou realmente não devia ter dito isso?

Insulta-se simplesmente ou diaboliza-se o outro
Gostava que me mostrasses onde te insultei ou diabolizei. A frase sobre higiene feminina ou avaliação de temperatura não foi a mais feliz e bonita que escrevi na minha vida mas garanto-te que não te visava pessoalmente. Se quiseres posso explicar em profundidade o assunto.

É pena que tenhamos este diálogo em publico e que se ande a lavar roupa suja em público mas não é lícito que passes uma imagem de que estás a ser perseguida. Já te escrevi 2 vezes por mensagem privada mas respostas nem ve-las!

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 09:55

Não acho vergonha nenhuma este tópico e acho até importante que se esclareçam estas matérias em público.

Há que ter sempre presente uma linha máxima até onde pode ir a opinião.

Pelo que tenho observado os moderadores - os demais, que eu tenho estado ausente - têm sido bastante flexíveis e moderados na moderação (passe o pleonasmo). Felicito-os pelo trabalho.

Mas há limites que têm de ser observados.

João (JMA)

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 10:15

Bom dia

Encontrei este fórum há mais de dois anos e gostei muito dele. Tanto que me inscrevi e comecei a participar. Havia participantes de cujas opiniões gostei muito, outras com as quais não concordei, como é normal.

Deixei de participar porque não me agradou o nível de algumas intervenções. Como não gosto de participar na defensiva, achei por bem sair.

Acho que ser moderador é uma tarefa muito ingrata. E pelo que tenho observado, têm tido um papel justo. Penso que, às vezes, foram inclusive, muito tolerantes.

Sobre o assunto em causa, deixar uma referência a dizer que a mensagem foi apagada, embora possa parecer desagradável, acho que é preferível a fazê-la pura e simplesmente desaparecer.

Não tenho abandonado o Paróquias.org, pelo muito que tem. Espero sinceramente que se resolva a situação.

Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 07/02/2007 10:16 por Cassima.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 11:47

Say It's Possible

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 12:30

Toquinho - Aquarela

Em comunhão

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 14:25

Acho um grande favor apagar mensagens que por um motivo ou outro impensadamente escrevemos.
Sempre voltamos aos nossos defeitos de raíz... é algo acima de nós...
é uma vergonha quando nos escapa, quando dormimos, esquecemos de vigiar, de identificar a mulher velha ou o homem velho agindo...isso é trabalho pra toda vida e apenas conseguimos com a luz do Cristo.
Não esqueçamos da mulher e do homem novo...não julguem.
Suportemo-nos na caridade.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 12:21

Eu, moderador, também me confesso: as poucas vezes que já apaguei mensagens, foi porque de facto me pareceram absolutamente desnecessárias para o debate. E peço que não pensem que o fiz (e tenho a certeza que nenhum dos moderadores o fez) na óptica de um qualquer lápis azul ou de censura de opiniões diferentes das nossas. Se assim fosse, seria eu prório que sairia do forum, porque, como aqui já afirmei, um forum serve mesmo para conversar com ideias diferentes, e não para debitar placidamente o catecismo. Não acredito que os moderadores tenham utilizado esta opção de apagar mensagens para controlo de nada, nem de discussões, nem de opiniões. Falando por mim, tratou-se naquelas vezas de afirmar discretamente que este, antes de mais, é um forum cristão. Admite pluralidade de opiniões, mas SEMPRE no maior respeito/Amor uns pelos outros. E é isso que importa que fique claro, embora muitas vezes, muitos de nós pareçamos esquecer. Não é cristão o sistemático desqualificar dos outros, com argumentos ou juízos de opinião ad hominem. Não se trata de utilizar o lápis azul: trata-se de tentar recentrar o debate de forma discreta, sem chamadas explícitas de atenção. Trata-se também de tentar que olhem para nós, neste forum, e pensem: vejam como eles se amam, apesar de pensarem de forma diferente. O que a Cassima aqui disse, que se afastou por causa dos excessos de alguns, deve também fazer reflectir, e a mim magoa-me, enquanto moderador, não o ter percebido. E isso também devia fazer reflectir a todos. De qualquer modo, quando achar que alguma mensagem deverá talvez ser apagada, direi por mensagem privada às pessoas em causa a razão. Fi-lo uma ou outra vez, mas, da minha parte, passa a ser regra.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 09:57

Citação:
Luis Gonzaga
Embora concorde que é mais transparente o moderador deixar no lugar da mensagem que apagou a razão pela sua acção, creio que isso traz uma grande desvantagem: é diferente eu chegar a um fórum e ver um conjunto de mensagens fruto de uma discussão de vários interlocutores, ou encontrar no meio dela um meia dúzia de mensagens dos moderadores a dizer que apagaram as respectivas mensagens de alguns participantes.
Por outro lado, o facto de ficar explícito que um utilizador viu uma sua mensagem apagada, parece que os moderadores lhe mostraram um cartão amarelo. É como andássemos na estrada e vissemos o número de multas ou infracções que os outros condutores incorreram.

Na minha opinião, só faz sentido estes "cartões amarelos" ficarem no fórum se instituirmos um "cartão vermelho": um utilizador que tenha cinco (ou outro número a definir) mensagens apagadas, fica suspenso do fórum. Nesse caso, as explicações dos moderadores farão sentido para se perceber porque razão o utilizador acabou por ficar suspenso.

Como tem sido nossa vontade não excluir ninguém desta comunidade, temos optado por uma moderação mais discreta. Mas estamos sempre receptivos a melhorar a forma de funcionamento da comunidade.

Obrigado,
Luís



Desculpe caro homónimo mas não concordo.


O valor da transparencia de regras e objectivos é o um valor fundamental num forum deste tipo que deve ser preservado a cima de todos os "mas".

Apagar uma mensagem é sempre um acto de censura que deve ser bem explicado ou arriscamo-nos a ser mal interpretados.

E se não é bonito ver um conjunto de mensagens censuradas, menos bonito é ver o rumo de ofensa pessoal e total desrespeito pela opinião e crenças alheias que certos foristas impõem às respostas. Na minha opinião isto só acontece porque o efeito pedagógico que se pretende com o apagar das mensagens não é conseguido.
E como poderia sê-lo?

Como é que um árbitro, que tenta segurar um jogo que está a descambar para a violência, poderá alguma vez consegui-lo se, em vez de mostrar os amarelos publicamente e bem levantados, o fizesse pela socapa, em particular e sem que os outros jogadores o soubessem?

É por isto que também não concordo com a polícia escondida à espera da infracção do condutor incauto. Muito bom para os cofres do estado. Zero no que toca ao efeito pedagógico.

Também me parece aliás muito forçado a admissão de que um conjunto de censuras imponham uma expulsão ao estilo do futebol. Até porque neste esquema de coisas "um amarelo" pode muito mais ser dirigido ao rumo que as coisas estão a tomar do que a um indivíduo em particular. Como diz o adágio: São precisos dois para dançar o tango.

Mas mesmo nos casos excepcionais, normalmente bem delimitados, em que se justificasse uma expulsão, o facto de publicamente ter existido uma censura, por certo continuada, dá um peso publico e democrático, à decisão que doutro modo pode ser interpretada como:

- Aquele moderador expulsou-me porque não gostava do modo como formatava os parágrafos.


Em casos de vida publica: Não basta sê-lo é também preciso parecê-lo.

Transparente subentenda-se.


PS: Aliás o facto de estas coisas acontecerem no domínio público também permite a vocês moderadores acertarem agulhas em relação à condução do forum e aos critérios de uniformidade que devem presidir a estes actos.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/02/2007 10:22 por luis.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 11:55

Concordo em absoluto com o Luís.

católica praticante

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 09:25

Respondendo à Cassima:

Lamento a tua opção. Tenho tendência a não intervir mesmo em debates mais acesos. Para mim é natural a discussão e não me afectam os ataques mesmo que mais despropositados. Pelo que desvalorizei a questão e, no teu caso, deu mau resultado. Lamento.

No entanto, estarei mais atento às mensagens. Peço que tu e os demais que se sintam chocados com qualquer mensagem, que a reportem. Não se trata de uma prática de delação, mas há tópicos que habitualmente não leio, pelo que as discussões me passam ao lado.

Das vezes que apaguei mensagens comuniquei aos intervenientes o que tinha feito por mensagem privada, o que continuarei a fazer. E nesses casos, estive e estou aberto ao diálogo com os intervenientes.

Mas a minha tónica geral será sempre a de permitir a discussão o mais extensa possível.

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.