Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Mensagens apagadas
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:27

Citação:
Camilo no tópico: Pela vida
Um esclarecimento. A maior parte das mensagens que foram apagadas ultimamente não foram apagadas por mim.
Já tinha informado a CP disso mas ela continua a acusar-me de ter sido eu a apaga-las. Não li as mensagens apagadas mas confio que quem as apagou tenha feito bem e apenas se limitou a fazer cumprir as regras do forum.

Já tinha notado o desaparecimento de mensagens. Parece-me que seria adequado que quando uma mensagem é apagada ou editada pelos moderadores fosse deixada uma referência explícita ao apagamento e aos motivos desse apagamento. A supressão discricionária de mensagens dá um tom negativo quanto à liberdade de expressão no fórum. Não defendo a balda mas sim que quando a liberdade de expressão tem que ser cerceada isso seja deixado claro, bem como as suas razões. Quando isso não é feito parece que estamos perante um tipo de censura diferente: aquele que quer fazer desaparecer toda a memória da existência daquilo que acha incorrecto.

pontosvista

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:32

Apenas uma nota sobre a moderação: existe um registo de todas as acções de moderação, nomeadamente, apagar ou esconder mensagens, entre outras. Não tenho registo que outros moderadores tenham apagado mensagens deste tópico.

Peço a quem tenha colocado mensagens e as mesmas não apareçam, que me contacte por e-mail ou mensagem privada.

Luís Gonzaga

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:40

"existe um registo de todas as acções de moderação, nomeadamente, apagar ou esconder mensagens"

Seria interessante consultá-lo.

Parto então do princípio que a partir de agora és o único neste Forum a eliminar mensagens?

De qualquer forma, penso que não bastará apagar sumariamente mensagens, como já tem acontecido, sem qualquer explicação, no meio de um debate, apenas porque não se tem resposta articulada para elas.

Parece-me pouco sério.

E sei que nunca farias isso.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 06/02/2007 14:40 por catolicapraticante.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:46

Houve duas mensagens de um forista que quer pela forma ofensiva e mal criada, quer pelo contudo que visava a minha vida pessoal, que eu pedi que fossem removidos.

Em comunhão

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:52

Penso que é razoável estabelecermos entre os moderadores que sempre que tomemos uma acção de moderação informemos o seu autor. Pessoalmente, prefiro o aviso pessoal ao autor que deixar uma mensagem no fórum, por ser um meio mais discreto, embora esteja receptivo a que seja de forma diferente.

Luís

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 14:56

Suponho que ninguém considera insultuosas as felicitações porque vais ser pai.


Apesar de dizeres aqui no forum que usas um método contraceptivo altamente eficaz, vais ser pai!

A informação pessoal sobre o método contraceptivo usado foi dada por ti aqui no forum ; a informação sobre a gravidez da tua mulher foi dada num sítio igualemnte público - num blogue da net por ti linkado neste forum.

Não se trata portanto de nenhuma informação privada ou pessoal ou de um segredo de polichinelo.

E corrobora as minhas observações sobre a eficácia conceptiva dos métodos ditos natuarais.

;))

E Se ficaste ofendido por te dar os parabéns, ( a tal mensagem que foi apagada) as sinceras minhas desculpas.
E os votos de que a gravidez corra o melhor possível...

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 06/02/2007 15:02 por catolicapraticante.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:01

Paciencia, muita paciência. É preciso muita paciência.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:02

Que se esclareça ainda os 2 posts que foram apagados foram denunciados por mim pela forma inqualificável que se pode chegar para fazer passar os pontos de vista pessoais.

Que se saiba ainda que não foi e não será a última vez que mensagens assim serão removidas pela forma insultuosa e má quando alguém refere contasntemente às pessoas, sem ter em consideração nada mais que a sua própria satisfação e uma suposta vítória argumentativa.

Como te disse numa mensagem privada a essa pessoa, não lhe darei o gosto de descer o nível ou de insultar, mas de perseguição ou de censura pelo conteúdo essa pessoa não se pode queixar.

Mais digo eu, que haja limites à boa educação e ao respeito. Citando o rmcf

Talvez fosse bom moderar, de todas as partes, a linguagem. Somos cristãos, pelo menos a maioria. Nem seriam preciso regras do forum para que sempre fosse apenas o Amor a mover-nos nestas intervenções. Eu sei que custa, e eu próprio já perdi as estribeiras aqui. Eu sei que há exageros de parte a parte, e basta ler o que por aqui está escrito.

Em comunhão

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:09

Concordo inteiramente com o Tilleul:

È realmente inqualificável que se pode chegar para fazer passar os pontos de vista pessoais.

Por isso mesmo a censura de mensagens não pode er usada como forma de limitar a livre expressão do pensamento alheio, mas como forma de evitar o abandalhamento di discuros em que alguns, por sistema, caem.

Por falta de argumentos, regra geral.

católica praticante

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:09

Não CP,

Ser Pai é uma alegria que me enche o peito. Mas já que insistes em usar o assunto de forma pouco bonita que seja ao menos utilizado para demonstrar o má que és!

Primeiro não tens que envolver na minha vida. Ninguém te concede o direito de escreveres num fórum sobre a minha privada.

Segundo utilizas esse argumento para fazeres passar as tuas ideias da ineficácia do método natural sem saberes se eu queria a gravidez é planeada ou não.

Não fico ofendido pelos parabéns, mas antes triste pela forma como os dás. Se fosses uma pessoa de bem e fosse realmente essa a tua inteção uma vez bastaria, visto o já teres feito antes no meu blogue. Por isso os teus parabéns não são honestos, são uma forma escamoteada de queres passar as tuas ideias nem que seja recorrendo a utilizar algo que espectacular e fantástico como se fora um acidente ou um azar.

Esqueceste ainda que na mensagem anterior conseguiste o fantástico feito de não dizer nada e em cada segunda frase utilizares um insulto ou uma mentira.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:15

Não estou nem espera desculpas tuas e provavelmente o que vai acontecer é que vais estar um dias sem cá vires e depois voltas ou mesmo.

Já o disse quer em público quer em privado que até simpatizo com algumas ideias tuas mas a forma baixa que consegues chegar faz-te perder qualquer pingo de boas intenções que possas ter.

Num cristão praticante, os meios para atingir os fins são importante e fazem a diferença.

Não te acusaria de impolgares ou de usares uma ou outra expressão mais sarcástica ou de gozo mas onde não te reconheço autoridade e te recremino é forma indescriminada como recorres ao insulto mais puro.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 15:17

Má??

Okey tilleul é uma opinião, mas olha pronto há quem diga que sou mesmo boa!! ;))

Digo-te que fico sinceramente feliz com a notícia, que te desejo do fundo do coração o melhor do mundo!! Se isto para ti é um insulto...

católica praticante

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 16:32

Pessoal!

Não acham que estas discussões só dão mau aspecto? Caramba, isto é um fórum cristão ou não?

Desculpem-me, mas sinceramente estou a perder a vontade de participar. Vamo-nos respeitar uns aos outros!

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 16:58

Apoiado.

Adiante.

Em comunhão

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 20:20

Citação:
Luís Gonzaga
Penso que é razoável estabelecermos entre os moderadores que sempre que tomemos uma acção de moderação informemos o seu autor. Pessoalmente, prefiro o aviso pessoal ao autor que deixar uma mensagem no fórum, por ser um meio mais discreto, embora esteja receptivo a que seja de forma diferente.

O apagamento de mensagens não envolve apenas o autor mas todos aqueles que viram inicialmente a mensagem e voltam a ela. Penso que deveria ficar a entrada com uma mensagem a identificar quem a removeu e uma causa genérica tipo: "não respeita a alínea 2.f) das Regras de funcionamento do fórum" ou "mensagem recolocada no tópico x".

pontosvista

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 20:37

Cara catolicapraticante:

Tencionava escrever-te mais longamente sobre este assunto em mensagem privada, mas uma vez que ele se tornou objecto de discussão, escrevo aqui, pela sua importância.

Deixa-me muito triste este episódio, por várias razões.

Em primeiro lugar, o teu «post» dirigido ao Tilleul é inqualificável, grosseiro, de extrema gravidade. Custou-me a crer no que lia. Fiquei pasmado ao ver até onde se pode chegar.

Em segundo lugar, a tua reacção, agora. Sabes muito bem o que sente e pensa o Tilleul sobre o assunto e não foste capaz de exprimir um decente pedido de desculpas; achas simplesmente que «é uma opinião» e dizes isto no meio de um texto que desdenha ou «assobia para o lado» (não és má, pois dizem que és mesmo boa...) e distorce (como se o insulto fosse o desejar ao Tilleul o melhor do mundo...).

Cara catolicapraticante: NÃO é uma opinião! Mesmo que não tenhas tido uma intenção subjectivamente maldosa, a mensagem transparece uma intenção maldosa, pessoalmente ofensiva, e o Tilleul manifestou-se ofendido. A única atitude aceitável da tua parte era um sincero pedido de desculpas.

Nota bem: mesmo quando eu não quis ofender alguém, se esse alguém está ofendido comigo, eu não posso dizer que «é uma opinião». Não! Pedir desculpa torna-se então um imperativo!

Em tempos escrevi-te longamente, por e-mail, sobre este assunto do saber pedir desculpa, mesmo quando não tivemos a intenção de ofender. Comentava então um texto do evangelho, que volto a lembrar: Mateus 5:23-24:
Citação:
23Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.
Nota: o texto não diz: «Se tiveres alguma coisa contra o teu irmão», mas diz: «Se [...] te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti». Portanto, que o irmão se sinta ofendido NÃO «é uma opinião».

Desculpa-me a insistência, mas considero que este episódio, uma vez que veio à discussão, merece ser seriamente reflectido. Deves ler com muita atenção as duas mensagens do Tilleul, das 15:09 e 15:15.

Se tudo nos é possível, nem tudo nos convém.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 06/02/2007 21:53 por Alef.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 20:43

Eu fui uma das pessoas que viu uma mensagem apagada, não recebi qualquer informação sobre as razões. Nem sei mesmo quem o fez.
Já agora se quiserem investigar foi um pequeno comentário à pergunta do Cunha (da primeira vez q a fez) no tópico Pela Vida.

Acho bem que sejam definidas entre os moderadores e administração critérios e métodos de actuação. Também considero que haver clareza quanto a quem foi moderado e porquê mais adequado que a descrição.
Todos nós podemos errar, se percebemos o pq do castigo evitar-se-ão especulações sobre as razões. Assinalar erros pontuais tem também uma vertente pedagógica que não deve ser descurada.
Penso que todos nós gostamos de saber o chão que pisamos.

Este tópico não é vergonha nenhuma, é bem pertinente face ao clima de suspeita.
Costuma dizer-se que quem não deve, não teme. Coloque-se as cartas na mesa, às claras. Evitar conflitos é muito lindo, mas corre-se o risco de não resolvê-los e, até, alimentá-los.

Pelas respostas que recebi de alguns moderadores às minhas colocações via MP, estou certa que a serenidade e bom-senso prevalecerão.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 21:23

Cara Lena:

Normalmente eu não apago mensagens. O que faço é esconder as mensagens que, a meu ver, violam as regras do fórum e deixo ao Luís a palavra final.

Se não me engano, fui eu quem escondeu duas mensagens tuas, juntamente com outras. Se quiseres, dir-te-ei em privado por que razão as escondi. Se o Luís quiser aprová-las, pode fazê-lo, pois continuam disponíveis (embora não visíveis).

É verdade que se poderia justificar o apagamento das mensagens. Várias vezes justifiquei a edição de mensagens, por exemplo, apagando partes que considerei insultuosas, e deixando o resto que se podia salvar. Contudo, o aparecimento de algum forista de tiques meramente boicotadores (isto deu-se há já algum tempo e não me refiro a nenhum dos actuais intervenientes neste tópico), levou-me a ter que esconder e/ou apagar, sem mais. Também me recordo de uma noite em que estive durante várias horas à espera que a «guerra das pedras» terminasse... Eu ia escondendo várias mensagens de baixo nível e os respectivos autores insistiam... Devo ter escondido e/ou apagado quase vinte mensagens nessa noite. Claro, poderia ter optado por simplesmente bloquear tais foristas, mas não quis fazê-lo. O tema era o aborto e apaguei as mensagens não em função do ser a favor ou contra o aborto, mas em função do modo como se escrevia. Uma das pessoas que interveio na contenda foi a catolicapraticante, a quem escondi/apaguei várias mensagens e com quem troquei várias mensagens privadas sobre o assunto. Ela é testemunha do que escrevo e sabe que tanto escondi/apaguei mensagens a favor como contra o aborto e mostrou-se satisfeita pelo meu «trabalho».

De qualquer forma, que fique bem claro, que, da minha parte não escondo/mensagens simplesmente por não concordar com tais mensagens. E a verdade é que, em consciência, se há algo de que me penitencio é de não ter podido esconder/apagar mais mensagens. Não estou aqui a tempo inteiro, e às vezes quando venho é difícil decidir por onde começar... Há sempre alguém que já antes começou a subir o tom e a baixar o nível...

Por outro lado, embora considere que este tópico tenha o seu lugar, fico algo desiludido, porque parece que funcionamos na base da suspeita mútua. Por outro lado, fico muitas vezes com a impressão de que várias pessoas não escrevem responsavelmente, ficando os moderadores com o «ónus» da censura... Não seria melhor que cada um fizesse auto-censura e visse o que é conveniente e o que não é, que percebesse que certas mensagens, mesmo não sendo insultuosas, vão pôr o outro em posição de auto-defesa, porque se estão a fazer insinuações pessoais?

Enfim, já escrevi mais do que esperava.

Se acharem que o que tenho feito está errado, o meu «cargo» está sempre à disposição! E ficamos amigos na mesma.

Alef

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:13

Bem, quando se apaga uma mensagem ocasionalmente dá para explicar porquê. Agora quanto elas se sucedem por várias horas... francamente há coisas mais uteis para fazer.

Re: Mensagens apagadas
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 22:33

Alef

Não imagino os moderadores a "manter o nível" apagando mensagens mas a apagar com base em critérios mais objectivos. A qualidade da discussão ficará sempre da responsabilidade dos intervenientes.

pontosvista

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.