Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
a alegria cristã
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de January de 2007 02:14

a alegria deve ser uma sinal distintivo do cristão.
Pelo menos parece-me que assim deve ser.

A alegria da fé, a esperança da ressurreição e da comunhão no amor mutuo, no amor de e para Deus deviam encher de alegria os cristãos.

No entanto creio que existe um defice de alegria no modo como é vivida e celebrada a fé cristã.

Não que os cristãos me pareçam mais tristes que o resto da população. Basta olhar para os rostos que connosco cruzam na rua ou nos transportes publicos para perceber uma falta de alegria de viver que parece agravar-se com a idade.

Re: a alegria cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de January de 2007 21:16

A alegria contagia. É tão bom ter ao nosso lado uma pessoa que está alegre.
A tristeza também contagia.

Há momentos difíceis para todos onde parece que a alegria não pode ter lugar. Mas acho que todos devemos fazer um esforço para que a tristeza não tome conta de nós.

Acho que fazemos um bem à sociedade quando procuramos dar um ponta-pé à tristeza.

Penso que todos temos responsabilidade nesse bom ou mau contágio.
Dá gosto ver pessoas que mesmo com problemas grandes os enfrentam de um modo sereno e com um sorriso nos lábios.

Dou-me conta que circulam na Net muitos e-mails, muito giros, que apelam a um comportamento alegre.

Acho que nos deveríamos perguntar: ajudo as outras pessoas a sentirem-se bem?
Procuro contagiá-las com a minha alegria?

Re: a alegria cristã
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de January de 2007 14:38

Um sorriso abre muitas portas.

Engraçado como muito poucas são as pessoas que se consideram alegres. A alegria ao contrário do que se possa pensar não depende não só depende de factores exteriores mas conta com uma grande percentagem de treino e educação. Durante os muitos anos que passei no escutismo, ouvi muitas vezes que sorrir, estar bem disposto, alegre eram caracteristicas de um bom escuteiro.

No entanto na Igreja, pelo menos numa esmagadora maioria da cabeça dos crentes, ser Cristão é uma coisa séria, tão séria que mal se pode sorrir na missa e se se canta uma música um pouco mais para o aberta, já lá vem o senhor prior ou aquele senhor mais conservador que festivais é noutro sítio.

Hoje em dia, a alegria muitas vezes é vista como coisa de tontos ou de sonhadores, embora eu acredite que nós cristão temos que ter um pouco de tontos e sonhadores. Tontos no sentido de olharmos para as coisas com inocencia e pureza e sonhadores por acreditarmos num mundo melhor, por acreditarmos que Ele existe.

Ser alegre não é ser indiferente à dor dos outros, mas nos momentos mais dificeis, um sorriso de alguém ajuda-nos a lembrar que há esperança.

Ser alegre não é ser tolo, mas é antes procurar o melhor de todos em todas as coisas.

Ser alegre não é estar sempre feliz, mas fazer por procurar a felicidade para si e para os outros.

Em comunhão

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de February de 2007 19:06

Não vejo como seja possível transmitir alegria acusando e ameaçando os outros. A imagem que a igreja apresenta agora é tudo, menos alegria...

Não vamos falar sobre abusar das famílias e meterem papelitos com textos estúpidos nas mãos das crianças.

Ouvi dizer que as igrejas católicas estão mais vazias nesse período pré-referendo. Quando as ovelhas não encontram mais alimento vão procurar outras pastagens. Até as missas se tornaram lugar para transmissão de uma ideologia, são os palanques para comícios de uma facção do clero, que de outra forma correria o risco de não ser ouvido ou até ser contradito. Na missa podem falar de cima para baixo sem terem o risco de terem que ouvir outra versão. O anúncio do evangelho mesmo é esquecido. Alegria? E como isso seria possível?

Eu gostaria muito de escrever sobre esse tema, que já me interessou muito e sobre o qual já orei bastante. O mais triste é que não sinto aqui clima para isso.

Não sinto alegria, sinto vergonha e tristeza pelo papel que minha igreja está fazendo. Quem não ouve o outro, quem não acolhe, quem não perdoa, nunca vai ser capaz de transmitir alegria. Talvez outra coisa, alegria certamente não!

Re: a alegria cristã
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de February de 2007 19:30

Foxy

tem esperança, depois da ressaca de dia 11, pouco a pouco as pessoas irão retomar o bom-senso.

É que estes momentos de tensão que criam tanta clivagem, até entre amigos, fazem desabrochar o que de mais animal há em nós. Sinal que o assunto é vital e não nos deixa indiferentes.

Haja discernimento suficiente para pedir perdão enquanto a poeira assenta e, posto o orgulho de lado, caminhar para a reconciliação.

jokas e votos de muita alegria

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: a alegria cristã
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 00:32

Bem, já eu sentiria tristeza e vergonha se a igreja fosse um cão mudo, se ficasse calada.
Perdoar acho que a igreja deve perdoar, deve anunciar o perdão. Mas perdoar não é condescender. Jesus perdoou à mulher adultera, ao paralitico, ao cobrador de impostos (que roubava com a sua cobrança), não condescendeu com eles, disse "vai e não voltes a pecar", não lhes disse "não fizeste mal algum". O pior que se pode fazer a quem peca é precisamente apoia-lo no pecado.

Se as igrejas estão mais vazias ou mais cheias não é tão importante como a fidelidade a Deus. Jesus não retirou uma letra da sua Boa Nova para agradar fosse a quem fosse. A igreja deve ser alegre e fiel à Boa Nova que lhe foi confiada. A igreja deve estar mais atenta à fidelidade ao Evangelho que às modas populares. Mesmo que essa fidelidade lhe custe adesões.

Adiante, agora sobre o tema:

[www.paroquias.org]

D. Albino, Bispo de Coimbra esteve presente no início dos trabalhos, “deu um grande incentivo a todos os presentes a desenvolverem novos métodos de conhecimento”, afirma o responsável nacional pelo Alpha. “A Igreja de Portugal precisa de uma linguagem nova, expressões novas que chamem à fé os que estão afastados”, sublinha.

Por exemplo, na america latina, tem tido grande sucesso o renovamento carismatico. Têm uma linguagem e liturgias alegres e uma doutrina muito conservadora.
Isto mostra que a ligação entre celebrações e vivencia religiosas alegres e cultura religiosa mais liberal ou mais conservadora está longe de ser linear.

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 01:20

Citação:
camilo
Bem, já eu sentiria tristeza e vergonha se a igreja fosse um cão mudo, se ficasse calada.

Entendo que compare a igreja com um cão, parece que segundo a sua visão ela tem que latir muito para assustar e tem que morder as pessoas. Já eu não entendo assim.

Citação:
camilo
Perdoar acho que a igreja deve perdoar, deve anunciar o perdão.

Será? Não vejo vc falando nem de uma coisa nem de outra. Vejo vc falar de castigar, de prisão, de negar sacramentos, de expulsar da igreja. Isso eu vi nos seus posts, já o perdão não apareceu lá!

Citação:
camilo
Mas perdoar não é condescender. Jesus perdoou à mulher adultera, ao paralitico, ao cobrador de impostos (que roubava com a sua cobrança), não condescendeu com eles, disse "vai e não voltes a pecar", não lhes disse "não fizeste mal algum". O pior que se pode fazer a quem peca é precisamente apoia-lo no pecado.

Jesus não era católico, era um egoísta, falso, injusto, e não foi a favor de mandar nenhum desses para a prisão.

Citação:
camilo
Se as igrejas estão mais vazias ou mais cheias não é tão importante como a fidelidade a Deus.

Na minha opinião pode bem ser a fidelidade que manteve as pessoas longe da igreja e dos comícios dos fanáticos. Se não se encontra evangelho na igreja então não os culpo de ficarem em casa para orar e se encontrar com Deus na solidão do seu quarto.

Citação:
camilo
Jesus não retirou uma letra da sua Boa Nova para agradar fosse a quem fosse.

Sabemos disso. Essa foi a razão pela qual qual ele aborreceu muito os legalistas doutores da lei.

Citação:
camilo
A igreja deve ser alegre e fiel à Boa Nova que lhe foi confiada.

Já vimos que de alegria a igreja não tem muito para falar, esse inclusive foi o motivo que o levou a abrir esse tópico. A boa nova passou longe, e ódio e paranóia tem de sobra. Pessoas sob a canga não são livres e sem liberdade não há alegria! Ao retirarem das pessoas o poder de discernir e escolher não fazem delas melhores cristãos, fazem delas capachos, autômatos, pessoas dependentes na fé e pseudo-cidadãos. Não esperem que sejam depois colaboradores para a construção do Reino nem protagonistas de nada.

Não tem coragem de confiar na igreja? São todos imberbes incapazes que tem que votar de cabresto? Vc se julga melhor do que os outros? É esse tipo de alegria que vc imagina para a igreja de Cristo? Pelo visto não entendeu nada do que foi dito até agora, nem sequer conseguiu ainda entender a distinção entre punição legal e preceito moral. Seus argumentos são todos baseados em vingança, não em perdão. Acha mesmo que Jesus ia mandar uma jovem que abortou para a cadeia?

Citação:
camilo
“A Igreja de Portugal precisa de uma linguagem nova, expressões novas que chamem à fé os que estão afastados”

Por que será? Já foi a época que os fiéis eram um bando de paus-mandados e a igreja podia mandar para a fogueira quem não a obedecia pela força. A época do terror já acabou, embora uma parte do clero imagine que não.

Citação:
camilo
Por exemplo, na america latina, tem tido grande sucesso o renovamento carismatico. Têm uma linguagem e liturgias alegres e uma doutrina muito conservadora.

Esqueceu que eu vivo cá? Vc está muitíssimo enganado sobre a doutrina ensinada aqui, não é essa truculência que vc imagina. Vc deve ter visitado sites da TFP, só pode.

...........

Re: a alegria cristã
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 01:25

O facto de nao viver em Portugal explica a ignorancia sobre a Igreja Portuguesa.
A alegria cristã tem necessariameente a ver com a fidelidade. Senão não há fé comum. Cada qual acredita numa coisa qualquer.
Quem passa pelas comunidades cristãs ve a alegria dos jovens, dos escuteiros, dos convivas. Dos movimentos.
Quando vier cá a gente conversa.... ficará maravilhado firefox



Editado 1 vezes. Última edição em 04/02/2007 01:31 por Paulo.

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 01:34

Citação:
Paulo
O facto de nao viver em Portugal explica a ignorancia sobre a Igreja Portuguesa.
Quando vier cá a gente conversa.

A julgar por esse fórum, pelas declaracoes do clero, e pela panfletagem que fazem com as crianças nas escolas, não é uma igreja muito animadora que eu estaria ansioso por conhecer.

Re: a alegria cristã
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 01:45

Firefox, uma coisa é-me clara, vc se considera muito melhor que eu.

Responda-me, Jesus mandaria para a prisão uma mulher que tivesse morto outra?

E já agora que tem isto a ver com o tema do topico? Já agora peço que se mantenha dentro do tema do topico. Estou um bocadinho farto de falar do mesmo em todos os topicos.

Na minha ideia o cão não servia tanto para amedrontar mas para avisar, dar o alerta.

Não sei o que seja o TFP mas conheço razoavelmente bem o renovamento carismatico.

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 02:34

Citação:
camilo
E já agora que tem isto a ver com o tema do topico? Já agora peço que se mantenha dentro do tema do topico. Estou um bocadinho farto de falar do mesmo em todos os topicos.

Acho que tem tudo a ver com o tema do tópico. Como querer falar de alegria num lugar onde todos andam se acusando e de cara amarrada? Enquanto vc estiver tentando colocar gente para fora da igreja, não haverá ambiente para falar de alegria.

Tudo bem... o assunto não agradou. Continuem falando da "alegria", a alegria distante, dos discursos abstratos, que não convence ninguém, pq não é real.

Re: a alegria cristã
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 03:25

Eu na igreja sou um leigo sem responsabilidades de relevo. Não tenho poder para colocar ninguem dentro nem fora.
Mas a igreja tem regras, tem uma doutrina. Ninguem é obrigado a segui-la mas tambem ninguem pode impor os seus pontos de vista à igreja. Quem não concorda com eles, enfim depende dos temas em questão, coloca-se a si mesmo fora da igreja.

Sobre a liberdade na igreja e a sua relação com a alegria e a responsabilidade uma palavra breve. Estive numa paroquia em que o paroco estava bastante doente e dava a liberdade praticamente absoluta aos leigos. Estes assumiram realmente bastante responsabilidade dentro da igreja, sentiam a igreja como sua e que pertenciam à igreja. Enfim, isto aqueles que não se afastaram da participação na vida paroquial por causa dos graves conflitos entre alguns leigos. A falta de alguem com autoridade clara, a ausencia de regras bem definidas levou a um nivel elevado de conflitualidade.

Por isso para existir um ambiente de saudavel harmonia na igreja parece-me bom que existam regras claras e uma direcção que não asfixie a iniciativa dos leigos. Mas que saiba evitar as fogueiras de vaidades em que algumas dessas iniciativas podem cair.

Re: a alegria cristã
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 03:26

Mas devia caro firefox...
Se ligasse ao que fala aqui do brasil nunca la iria. Não ligue ao que aqui dizem. É so vontade de falar mal.
Nos tambem aqui temos muita comunicação da Igreja do Brasil. De grandes bispos como Dom Lucas Moreira das Neves. COmo D. Paulo, agora em roma.
Conhecemos os Cds do Padre Marcelo, Joãzinho, Luizinho e outros.
Conhecemos cá bem o Bispo Edir Macedo, que vai explorando aqui os pobres.
Venha cá que verá muita alegria no ar. Fomos nós que vos evangelizamos, e povoamos. Algo de bom fizemos.

a alegria cristã
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 07:39

Firefox,

Acho que estás a confundir tudo. Uma coisa é discussão de um tópico, que aqui neste fórum têm conduzindo a discussões acesas.

Embora ausente de Portugal, a todos os níveis sociedade, alimentado covenientemente por uma imprensa que faz maz o papel de ctalizador e destabilizador do que informador, as coisas ainda têm andado mais impolgadas.

Eu pessoalmente não vou falar mais sobre o aborto. A minha opinião está formada, os argumentos que me foram apresentados estão em contradicção com a minha forma de ver a solução para o problema, pronto final.

É verdade que a alegria neste fórum tem andado um bocadinho às malvas por estes últimos dias, mas acho que estarás a ser injusto se tirares uma sentença final de dizer que aqui é só cara de pau, que é só falar de alegria em abstracção e tudo mais.

Tem havido extremismos, insultos e abusos, os suficientes para eu ter que pedir aos moderadores para retirar 2 posts que me insultavam bastante.

Como comentei com a minha mulher, só queria que acabsse rápido isto do aborto para que se passasse a frente a outros temas também importantes.

Servindo-me do exemplo do teu post com comparação com o da Lena, ela está a demonstrar uma laegria muita mais cristã que todos nós.

Ao conseguir analisar as coisas e dizer que estas clivagens, até entre amigos, fazem desabrochar o que de mais animal há em nós, sinal que o assunto é vital e não nos deixa indiferentes., ela está o passo que deveria ser o primeiro de todos os cristão, que é o do perdão e o da reconciliação.

Haja discernimento suficiente para pedir perdão enquanto a poeira assenta e, posto o orgulho de lado, caminhar para a reconciliação.

Aqui está algo que deveriamos todos fazer, incluindo tu, eu e muitos outros neste fórum.

A alegria cristã nasce do perdão e da paz interior que se sente por estar de bem com Deus e com os outros.

Em comunhão

Re: a alegria cristã
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 07:51

Soube no dia mas esqueci-me de falar aqui no fórum.

O Pe Anselmo Borges, dedica a sua crónica a este Homem de Deus ímpar, que era conhecido no mundo inteiro como Abbé Pierre.

Fica aqui o link para se puder reflectir.

Em comunhão

Re: a alegria cristã
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 12:12

Eu sei que o meu amigo fox tem sido duro com alguns de vós, mas também têm de reconhecer que não lhe dão grandes hipóteses. Decididamente não tem havido santos nestes debates.

Vcs não o conhecem a não ser daqui, eu felizmente tenho a alegria de já conviver com ele há bastante tempo.

Podem não querer acreditar, mas ele é um acerrimo defensor do mundo católico em ambientes hostis - foruns evangélicos por exemplo.

É natural que se sinta liberto de defender a cara da igreja católica quando está entre iguais na fé (eu não conto, ele sabe bem que não sou ameaça). Afinal quem gosta de estudar o pensamento, a filosofia e a história da sua igreja é natural que tenha críticas a fazer.

Assim, quando leio o que para aqui vai, não deixo de esboçar um sorriso, pois vejo lançar pedras ao alvo errado. Ele não é inimigo, não mesmo. E não esmorece assim tão fácil.

Aproveitem para reflectir um pouco. Vejam nele uma espécie de advogado do diabo. Dêem uma espreitadela a outros tópicos onde ele já postou.
O fox pode ser muita coisa, mas é sem dúvida uma mais valia na vida daqueles que se abrem.
Ele dá-me muita paz, algo meio estranho pois não sou por natureza agressiva, mas é uma paz diferente, viva e bonita. Ah, e embora não crente adorava ir com ele um dia a Taizé. Porque será?

Fica o desafio: ajudem-me a descobrir.

Esta agora é para todos, para mim inclusive:

Usem de doçura e serão retribuidos.


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/02/2007 12:20 por Lena.

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 16:11

Oi Paulo,

Já andei a pensar em me afastar do fórum pelo menos até o dia 11... mas seria triste achar que não havia outra forma.

Citação:
Paulo
Venha cá que verá muita alegria no ar. Fomos nós que vos evangelizamos, e povoamos. Algo de bom fizemos.

Sei que a igreja de Portugal deu muitos santos ao mundo, cometeria uma injustiça enorme se não reconhecesse isso. Conheço alguns, e muitos não canonizados tb. Particularmente tenho admiração por S. Joao de Brito, mas conheço uns outros. Aqui no Brasil são muito queridos o Pe. Anchieta e o Pe. Antonio Vieira.

Acho que todos falamos a mais.

Re: a alegria cristã
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 17:11

Tilleul,

Citação:
Eu pessoalmente não vou falar mais sobre o aborto. A minha opinião está formada, os argumentos que me foram apresentados estão em contradicção com a minha forma de ver a solução para o problema, pronto final.

Tudo bem. Entendo. Lembro-me que evitei entrar no tema aborto por um longo tempo, mas acabei entrando. Não vou nem explicar a razão. Também acho que chega.

Citação:
É verdade que a alegria neste fórum tem andado um bocadinho às malvas por estes últimos dias, mas acho que estarás a ser injusto se tirares uma sentença final de dizer que aqui é só cara de pau, que é só falar de alegria em abstracção e tudo mais.

Está certo, seria injustiça. Não acho mesmo que "aqui é só cara de pau". Se pareceu que eu quis dizer isso estou corrigindo agora.

Citação:
Servindo-me do exemplo do teu post com comparação com o da Lena, ela está a demonstrar uma alegria muita mais cristã que todos nós.
Ao conseguir analisar as coisas e dizer que estas clivagens, até entre amigos, fazem desabrochar o que de mais animal há em nós, sinal que o assunto é vital e não nos deixa indiferentes., ela está o passo que deveria ser o primeiro de todos os cristão, que é o do perdão e o da reconciliação.

Haja discernimento suficiente para pedir perdão enquanto a poeira assenta e, posto o orgulho de lado, caminhar para a reconciliação.

A Lena é ótima. Vou seguir os conselhos dela e me desarmar.

Citação:
Aqui está algo que deveriamos todos fazer, incluindo tu, eu e muitos outros neste fórum.

Fiquei mais chateado pelos amigos, costumo tomar as dores deles. Será que chegamos a um ponto em que queremos a paz? Acho que vc tem toda razão.

Citação:
A alegria cristã nasce do perdão e da paz interior que se sente por estar de bem com Deus e com os outros. Em comunhão

Muito bem dito, recordei-me do Tilleul que eu gostava de ler. Perdoe-me pelas não poucas vezes que fui rude contigo, provavelmente vc não merecia ler algumas coisas que escrevi.

Em comunhão.

Re: a alegria cristã
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de February de 2007 23:42

Pois é caro firefox. voce catologou as pessoas. Por isso a sua rudeza, a sua agressividade. Nao importa o que se diz. Mas quem diz.
Assim meu caro, a Igreja nao vai longe.
Tiros nos pes

Re: a alegria cristã
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de February de 2007 00:32

Ai Paulo

e ele foi o único a catalogar? Olhe que não...nem sequer foi o primeiroa fazê-lo...

E se não importa o que se diz, porquê ficar ofendido?
O importante é quem fala? Essa para mim é nova. O Paulo considera que há vozes humanas mais importantes que outras? Não devem ser todas dignas de atenção?
Estranho...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.