Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 14:21

A propósito dos julgamentos que não existem e das condenações que não existem e das penalizações que não existem, relatos em primeira mão:

"Sentia-me tão pequena"

E.F., agora com 34 anos, estava grávida de quatro semanas.
Há-de "amenizar" a dor "um dia", mas "jamais" esquecerá o julgamento da Maia. "Foi um julgamento conhecido em todo o mundo" e ela estava lá, a responder pelo crime de aborto. "É das piores coisas que podem acontecer... Foi a maior humilhação... Ainda hoje me custa falar... Tentei mesmo... aquela estupidez que se faz quando não se consegue ver mais nada..."
O seu nome constava na agenda da parteira. A polícia chamou-a para a interrogar. E ela descoseu-se. Ao receber a notificação para comparecer no tribunal, "nem queria acreditar". "Fiquei burra para a minha vida!"
O advogado oficioso, com quem nunca chegou a trocar duas frases, não apareceu no julgamento. Um causídico, ali presente, ofereceu-se para tomar conta do seu caso (e do de outras que, como ela, não tinham quem as representasse). Aconselhou-a a guardar silêncio. "Esse silêncio matou-me um bocado. Queria falar. Só pensava: "Já não basta o que aconteceu?""
Não diz aborto nem interrupção voluntaria da gravidez (IVG). Protege-se com termos pretensamente neutros, como "aquilo" ou "isso". Ia fazer 30 anos, tinha três filhos, um emprego "incerto". O companheiro aguentava "dois trabalhos e perdeu um". "Não tinha escolha".
Quando, "meio anestesiada", saiu da casa da enfermeira, "só queria esquecer". Mas roía-se o sentimento de culpa e a culpa agudizou-se com o julgamento. "Sentia-me tão pequena e não cabia em lado nenhum. Os juízes, ali sentados, a acusarem todas por igual. Puseram-nos todas juntas, como se fôssemos animais, para dizer: "Fizeram um pecado". Não nos conheciam de lado algum e julgaram-nos por uma coisa tão séria, tão íntima. Porque fazem isto às mulheres?"

A mágoa

Depressa se concentrou, à porta do improvisado tribunal, um grupo do Direito de Optar - Plataforma pela Despenalização do Aborto, empunhando cartazes com os dizeres "Aborto: O crime está na lei". Houve um inicial erro de interpretação, talvez pela fraca literacia de umas tantas. "Algumas achavam que elas queriam dizer que nós tínhamos cometido um crime", lembra. "Duas até lhes fizeram frente, armaram zaragata". Depois, "entenderam". "Acho bem que tenham estado ali. Tinham voz, diziam o que nós não podíamos dizer, o que era de direito".
Passaram cinco anos, o julgamento ainda a assombra. "Há um clique que, de vez em quando, dispara.
Há aquela mágoa. Quando me lembro daquelas pessoas a olharem para nós, a apontarem o dedo. Às vezes, apetecia-me dizer: "Tenho crianças em casa!" Outras vezes: "Fi-lo! E agora? Vão-me prender?"
Mas, se abrisse a boca, ia mesmo presa e o que ia ser dos meus filhos?".
Não repudia a enfermeira - "Ela ajudava as pessoas que a procuravam. Enriqueceu? O nosso Estado obriga a isso. Isso não acontecia se o Estado legalizasse [a IVG]". E "se o Estado apoiasse" a maternidade, E.F. não teria abortado.
O seu sentido maternal é denso - "Acho que tive mais três filhos para compensar. Se não os tivesse, acho que não conseguia suportar isto." Só ao engravidar do sexto, agora com 15 meses, laqueou as trompas.
A.C.P.

"Cresci sem pai e sei quanto isso custa"
D.R., agora com 23 anos, estava grávida de dez semanas

Encarou o julgamento como "uma invasão da privacidade".
Não acredita que antes das dez semanas haja vida humana - "Se há mazela, é em nós. Tinha vergonha de estar ali a ser acusada de um crime que para mim não existe".
E aquilo acabou por ser menos pesado do que supunha no início, "graças" a quem se mobilizou para a porta do tribunal para as "apoiar", para lhes dar "força".

Ultrapassado o mal-entendido do princípio, "sentimos um apoio enorme de todo o mundo", lembra.

Ainda guarda "um livro com assinaturas de pessoas de todo o mundo". Noam Chomsky e Pierre Bourdieu estão entre os 1104 subscritores dessa declaração de solidariedade.

E outro com "versos, poemas, frases, testemunhos".
O interrogatório policial não a "assustou muito".

"Ainda não sabia o que vinha a seguir". Tinham fotos suas a entrar em casa da enfermeira, o seu nome figurava na agenda da grande protagonista do megaprocesso, e havia uma carta de agradecimento assinada por si. "Eles falavam e eu dizia: "sim", "não". Só no fim me disseram que eu tinha sido constituída arguida".
Em frente ao seu nome não constava qualquer referência a dinheiro.
A enfermeira comoveu-se. Como acontecia com outras mulheres que, tal como ela, ali entraram pela mão de um assistente social e que ali pagavam menos do tabelado ou nada (ver texto ao lado).

Morava numa roulotte com a mãe e quatro irmãos (um com paralisia cerebral e outro com insuficiência renal). A mãe estava desempregada, ela também.

A família sobrevivia a custo com o Rendimento Mínimo Garantido. "Não tinha dinheiro para abortar, quanto mais para criar um filho sozinha...". A sua estrutura emocional também não a encorajava - "Estava triste. E desde miúda que tenho depressões".

Como engravidara? "Quando uma pessoa de 16 anos se apaixona, pensa que é amor para toda a vida".

O namorado tinha 15 anos e perdera o pai havia pouco, queria "muito ter um filho".

E ela, embalada pela sua "ilusão", decidira fazer-lhe a vontade. Ao sabê-la grávida, o rapaz anunciou-lhe que não iria "acompanhar o crescimento do filho", porque, afinal, "não estava preparado".

"Cresci sem pai e sei quanto isso custa, decidi interromper a gravidez". Se fosse hoje, "faria o mesmo". Magoou-a mais o fim da relação amorosa do que o abortamento.

Refez a vida com outro rapaz com quem tem já dois filhos. "Correu bem.... Já não basta a minha vida ser um down!?"

No julgamento, a rapariga tinha vontade de falar - "Não para me defender, para defender a parteira, para dizer:

"Isto é ridículo! Tudo bem que há coisas para evitar [uma gravidez indesejada], mas pode acontecer a qualquer uma!" Não o fez, seguindo a orientação da advogada oficiosa que a representou. "Sabia que falar me prejudicava e a prejudicava...". A.C.P. "

Da edição do Público de ontem.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 14:39

SE eu morrer antes do dia 11, não quero missinhas, tá?

Por uma questão de solidariedade para com todos os católicos que morrerem depois desse dia e vão votar SIM.

Ah... e para que conste, não vou comprar outro telemóvel no dia 12 de fevereiro.


É isto a igreja portuguesa?

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 19/01/2007 15:07 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 18:05

Olá CP,

Não poderá entender a dor dessas mulheres quem pratica o "cristianismo de gabinete", para um cristao de gabinete é fácil julgar as pessoas segundo "a Bíblia", "a lei", "a igreja", "a verdade". O cristianismo de Emaús exige o contato pessoal com o próximo, com as pessoas que sofrem esses dramas. Só aquele que caminhou junto poderá falar de amor e ser entendido, o restante soará hipocrisia. É bastante fácil condenar alguém e depois ir para casa ver TV no sófa, mas o drama do outro que sofre continua 24h por dia, muitas vezes pela vida toda. Cada vez que morre um bom samaritano e cresce um fariseu católico, a igreja parece menos a comunidade de irmãos em Cristo para se aproximar mais e mais da imagem do sinédrio.

Tinha prometido e vou escrever um texto sobre o assunto sob o olhar da teologia. Depois posto aqui.

Um abraço.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:04

Firefox

Não respondeste. Dá-te jeito baralhar... e não responder.
Se é isso que pretendes não contes comigo.
Perder tempo?!!! Não, obrigada.

Mª José

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:22

Caro firefox, aí está um texto que eu subscrevo na íntegra!

Madre Teresa de Calcutá, que lutou como se sabe, incansavelmente, contra o aborto, contra as leis dos países que legalizaram o aborto, e não contra as mulheres que o praticavam (nunca ninguém lhe ouviu uma palavra contra essas mulheres e muito menos a exigir a condenação penal dessas mulheres), não era uma "cristã de gabinete", não se arvorou em paladina da verdade, de lei, da ortodoxia. Ela foi um dos exemplos máximos do cristianismo de Emaús: passou a vida a contactar directa e pessoalmente com o próximo, entrando, toda inteira, nas suas circunstâncias dolorosas, nas suas penosas vivências, nos seus dramas e tragédias pessoais, compreendendo, amando, amando incondicionalmente, sem julgar, sem condenar, sem excomungar, sem proscrever. Amou, amou, amou!

Eu sim, sou cristão de gabinete, alapardado comodamente no sofá a ver TV e a perorar sobre tudo e mais alguma coisa, sem nada fazer. Curvo-me, no entanto, perante o exemplo dessa mulher e concordo, sem hesitação, com a sua estratégia para combater o aborto, estratégia que muitos outros seguem, em silêncio, fora dos holofotes dos media - amar, apoiar de todas as formas as mulheres tentadas a abortar, dissuadi-las de o fazer, e acolher as crianças salvas procurando dar-lhes uma vida digna.

A estratégia de amor da Madre Teresa está errada? Quem ousará dizê-lo?



Editado 1 vezes. Última edição em 19/01/2007 19:23 por Ovelha Tresmalhada.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:23

Bem , quanto a mim está.

O que é natural - nunca teve filhos.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:33

E a estratégia de amor das mulheres que foram e são mães, que imitam o que Madre Teresa fez e que também não querem que a lei consagre o direito a abortar?

Essas mulheres são o quê? Desprezam as outras mulheres? Estão alienadas pela concepção machista dominante? Precisam de alguma vanguarda esclarecida que as liberte da alienação em que se encontram?

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:38

CP,

O Louçã do Bloco de Esquerda teve uma tirada igualzinha à católica praticante: "Ó Sr. Dr. Paulo Portas, o senhor não fale do aborto porque não sabe o que é ser pai!..."

Portanto, quem não é mãe não está em condições de avaliar o assunto? É isso que pensas? Tenho a certeza absoluta que não - mas o teu comentário não foi muito feliz!

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:50

Citação:
Ovelha.
Portanto, quem não é mãe não está em condições de avaliar o assunto?

Quanto amim, não está . Não tem condições para estar.
Nisso, concordo com o Miguel Sousa Tavares.
Acho até que quem nunca pariu não devia votar.
Não deve legislar sobre acapacidade alheia de procriar quem não a utiliza..

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/01/2007 19:55 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:56

seria excelente. As sondagens indicam que as mulheres são mais contra o aborto que os homens, as mais velhas também são mais contra o aborto e são o grupo em que há maior taxas mulheres que já foram mães para além disso há estudos que indicam que pessoas mais liberais, portanto mais favoraveis à liberalização do aborto, têm menos filhos.

Restringir a votação às mulheres que já foram mães aumentaria significativamente as hipoteses do NÃO vencer.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 19:59

ùltima sondagem:

Entre os que votam, encontram-se mais mulheres do que homens: 45,2 por cento contra 40,8 por cento.
Pelo contrário, entre os que assumem desde já que não votam, as mulheres são ultrapassadas pelos homens.

No desdobramento dos resultados por sexo, conclui-se que são mais as mulheres que votam "Sim", mas a diferença é de apenas dois pontos.

Quanto ao "Não", tem maioria de apoio masculino, 42 por cento, em contraste com 38 por cento dos votos das mulheres.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 20:03

Citação:
firefox
Olá CP,
Não poderá entender a dor dessas mulheres quem pratica o "cristianismo de gabinete", para um cristao de gabinete é fácil julgar as pessoas segundo "a Bíblia", "a lei", "a igreja", "a verdade". O cristianismo de Emaús exige o contato pessoal com o próximo, com as pessoas que sofrem esses dramas. Só aquele que caminhou junto poderá falar de amor e ser entendido, o restante soará hipocrisia. É bastante fácil condenar alguém e depois ir para casa ver TV no sófa, mas o drama do outro que sofre continua 24h por dia, muitas vezes pela vida toda. Cada vez que morre um bom samaritano e cresce um fariseu católico, a igreja parece menos a comunidade de irmãos em Cristo para se aproximar mais e mais da imagem do sinédrio.

Tinha prometido e vou escrever um texto sobre o assunto sob o olhar da teologia. Depois posto aqui.

Um abraço.

fiquei comovido. Com a lagrima no canto do olho.

Não com o texto mas com a incoerencia de quem prega contra a chantagem emocional e depois escreve estes textos zarolhos (vendo só um lado da questão) e maniqueistas.

Quer maior chantagem emocional que a que fez? A roçar o insulto para quem tem opiniões diferentes de si.
Tambem fiquei preocupado. Não sabia que existiam cristãos com informações secretas sobre a minha vida.
Mas uma coisa me alivia, quem tem essas afirmações não é um fariseu como eu, é um bom samaritano. A humildade é uma coisa encantadora.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 20:12

E ò camilo, olha que te esqueceste de apagar um post da ovelha...e apagaste só os meus..
DEve ser um esquecimento de samaritano...um bocadito pidesco, mas pronto..
Já estamos habituados.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/01/2007 20:14 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 20:19

Citação:
CP

CP,
O Louçã do Bloco de Esquerda teve uma tirada igualzinha à católica praticante: "Ó Sr. Dr. Paulo Portas, o senhor não fale do aborto porque não sabe o que é ser pai!..."
Portanto, quem não é mãe não está em condições de avaliar o assunto? É isso que pensas? Tenho a certeza absoluta que não - mas o teu comentário não foi muito feliz!

Este foi o meu post que despoletou a baixaria. Se a CP o considera insultuoso, menos respeitoso, achincalhante ou infeliz, peço veementemente aos moderadores que o eliminem e peço-te desculpas sinceras, cara CP

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 20:20

Bem, há agora 2 sondagens que indicam maior apoio ao sim por parte das mulheres.

Mas a maior parte delas indica o contrario.
Até porque as mulheres tendem a ser mais conservadoras que os homens.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 20:28

As mulheres mais conservadoras???

Hum... Só se forem as maiores de 65 anos...

E todas as sondagens indicam que as mulheres em idade de procriara apoiam mais o sim que os homens.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de January de 2007 21:22

Citação:
catolicapraticante
SE eu morrer antes do dia 11, não quero missinhas, tá?
Por uma questão de solidariedade para com todos os católicos que morrerem depois desse dia e vão votar SIM.

Li a notícia.
Para pena de muitos, vivemos em democracia e o voto é secreto!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 20 de January de 2007 02:05

AO chegar ao fim da pagina 5 deste tema, da para ver com clareza que não querem discutir de forma seria o assunto. 5 paginas de acusações mutuas, e nenhum esclarecimento.
Não admira que o Não venha a subir nas sondagens...Os defensores do sim só atacam. Nada explicam.
Triste...

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 20 de January de 2007 02:38

[url=http://dn.sapo.pt/2007/01/19/nacional/quem_votar_sim_fica_funeral_religios.html][/url]

De facto, bela imagem da Igreja portuguesa. Nem tenho palavras. Esta é uma chantagem intolerável. Porque a ninguém com maiores responsabilidades ouvi dizer estas coisas.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de January de 2007 20:54

A Igreja tem o dever de aconselhar e avisar os fieis. Se bem que essa mensagem é forte. Mas é esclarecedora. É que o acto de matar um ser humano e ser-se cúmplice é algo muito grave para Deus. A vida e para ser respeitada na sua totalidade. E não desprezada quando não nos convém. Não é isso que Deus nos pede.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.