Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 02:31

Dum aborto resultará:
Uma mulher viva
Um feto com 10 semanas morto.
Isto é claro.
Como a ciencia -no dizer do firefox nao pode afirmar se estamos na presença de uma pessoa - arrisca-se?
É razoavel pensar que o melhor é não arriscar.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 02:44

Mas Podemos sempre arriscar e deixar que as mulheres morram.

È mais católico.

Aliás há que duvide que as mulhes sejam pessoas. Morrer uma ou duas mulheres por ano por aborto clandestino em Portugal , é pouquito.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 17/01/2007 02:45 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 02:57

Se nenhuma abortar não morre ninguém.
Isso é ser catolico.

Mas a questão aqui é o embrião ser ou nao pessoa. Voltemo-nos para a dita questão.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 02:57

"Teólogo católico diz que aborto não é sempre homicídioAntónio Marujo
Público 18/12/2003

O padre Anselmo Borges, teólogo e professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pensa que "dizer que o aborto é sempre um homicídio é uma inverdade". Entrando no debate sobre o aborto pela via filosófica e teológica, Anselmo Borges propõe a necessidade de distinguir entre vida, vida humana e pessoa humana. Autor de "Corpo e Transcendência" (ed. Fundação Eugénio de Almeida), este membro da Sociedade Missionária da Boa Nova faz questão de vincar três ideias: "A vida humana deve ser garantida e respeitada; o aborto é objectivamente um mal e não pode ser encarado como algo de leviano; e é necessário atender às circunstâncias de cada caso, que são por vezes verdadeiros dramas."

Anselmo Borges propõe, depois, distinguir vida, vida humana e pessoa humana: "Nas primeiras fases, não temos uma pessoa em acto. Até à nidação, quando ainda é possível haver gémeos - ou seja, duas pessoas -, quer dizer que não temos um indivíduo." O teólogo português cita ainda o pensador católico espanhol Pedro Laín Entralgo que, na sua obra "Alma, cuerpo, persona", afirma: "Só a partir de um determinado momento do seu desenvolvimento - desde a configuração da blástula e a nidação? - [o zigoto humano] cumprirá o dilema próprio do modo incondicionado de 'ser em potência': chegar a ser homem em acto ou sucumbir."

O padre Anselmo propõe um caminho de saída: "Se com a morte cerebral a pessoa acabou, porque não se toma, como ponto de partida, a ideia de que enquanto não há cérebro não há vida?"
"

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 17/01/2007 02:59 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:00

Mais uma opinião. Seguindo o raciocinio do firefox de que a ciencia nao pode determinar se ha pessoa ou não.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:03

Citação:
Paulo
Em caso de duvida acha meu caro firefox que se deve dar o beneficio da duvida ao embrião ou matá-lo? Em caso de duvida não deve o estado proteger o mais fraco que neste caso é o embrião?

Eu acho que vc deveria ler o post que escrevi! Hehehe.... Vc está considerando um embrião um javali, e a mulher um caçador com uma espingarda. Ficou claro?

Um breve minuto de silencio, rs. É melhor!!!!



Editado 3 vezes. Última edição em 17/01/2007 03:13 por firefox.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:03

Nunca mais chega dia 11!!

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 17/01/2007 03:10 por catolicapraticante.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:08

Aborto é contra a dignidade e a paz

Bento XVI, na mensagem para a Jornada Mundial da Paz, divulgada no dia 12 p.p., denuncia que há também as "mortes silenciosas", provocadas "pela fome, pelo aborto, pela experiência com embriões e pela eutanásia". Reconhece que, em muitas ocasiões, "a dignidade (da mulher) não é respeitada".

No mesmo dia, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, foi lançada a reimpressão da actual publicação Vida e Direito. Reflexões sobre um Referendo. Porque a Vida é um Direito!, (1998), que contém 50 estudos notáveis e foi prefaciada por António de Sousa Franco.

Apresento uma súmula da intervenção que fiz a propósito do aborto.

No texto que apresentei na Assembleia da República, em 19 de Outubro p.p., como Declaração de Voto aquando da votação do referendo do aborto, expliquei que tenho profunda discordância quanto a este assunto. Fui a única deputada a votar contra (com um deputado do Partido da Terra).

Cito um pouco da Declaração de Voto. O aborto "é sobretudo uma questão de consciência, mas até um assunto pragmático, porque, como nos avisou José Gil: "Portugal arrisca-se a desaparecer na medida em que demograficamente pode haver uma diminuição da população...". José Vera Jardim, a propósito de O Papel da Religião no Mundo Contemporâneo, edição da Fundação Marquês de Pombal, Oeiras, 2001, disse que "o Estado deve criar condições legais e condições materiais para este fenómeno" (religioso em geral). Tais afirmações estão de acordo com o que proponho: adequada prevenção do aborto, apoio à maternidade, agilização da adopção (existem muito mais pedidos de adopção do que crianças adoptáveis), etc... O referendo não vai sequer resolver graves problemas das mulheres. Não quero ver mulheres nos tribunais e, para isso, é necessário alterar em profundidade a legislação... Ao longo dos séculos, Portugal... (foi) pioneiro nas abolições da escravatura e da pena de morte, vanguardista no apoio a crianças, na defesa e valorização das mulheres e nos cuidados para com os mais fracos em geral. Voto contra este Projecto de Resolução, inclusivamente porque gostava que, mais uma vez, Portugal se distinguisse agora por ser pioneiro mundial do Humanismo, numa renovada cultura a favor dos Valores e da Vida".

Depois de eu ter escrito a Declaração de Voto, a Comissão Europeia recomendou políticas pró-natalidade, insertas em Cinco maneiras de desactivar a bomba de relógio demográfica. A Alemanha apressou-se a fazê-lo. No Primeiro Fórum sobre o Futuro Demográfico da Europa, realizado em 30 de Outubro p.p., Vladimir Spidla, membro da Comissão Europeia responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, disse: "uma Europa que promove renovação demográfica é uma Europa em que se procuram criar as pré-condições para que os Europeus estejam aptos a atingir os seus objectivos familiares".

Estas políticas europeias pecam por tardias. Entretanto, nos países onde se liberalizou o aborto diminuíram em largos milhares os nascimentos, aumentando o total de abortos (legais+clandestinos), o que contribuiu para o gravíssimo problema do envelhecimento da Europa, tendo-se seguido outras leis atentatórias da Vida, da Dignidade e da Paz.

O nosso País tem um défice de 47 mil nascimentos/ano. Desde 1983 verifica-se diminuição contínua do número de partos, tendo nascido menos 900 mil crianças.

Portugal, como pioneiro moderno da Vida, concretizaria afinal o sonho do Pe. António Vieira. Está na hora de votar Não ao aborto e de colocar Portugal no mapa mundial do Humanismo do século XXI.

Matilde Sousa Franco

Deputada do PS

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:10

SEgundo a regras do forum é proibida a repetição obssessiva de posts.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:18

Apague-se o Dr Anselmo que eu apago a Drª Matilde.
Até la que julguem os moderadores.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:23

"O Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim considerou este domingo que a actual legislação relativa à interrupção voluntária da gravidez é "ineficaz" porque não evita o aborto e é "injusta" porque persegue criminalmente as mulheres.


Segundo a psicóloga Milice Ribeiro dos Santos, do Movimento, que falava numa conferência de imprensa em Matosinhos para apresentação do "Argumentário" do movimento, a actual legislação "empurra as mulheres para o aborto clandestino e inseguro com grave risco para a sua saúde".

Recorrendo a dados de um estudo recentemente divulgado pela Associação para o Planeamento da Família (APF), a psicóloga lembrou que em Portugal recorre m, em média, por dia aos hospitais três a cinco mulheres com complicações pós-aborto e cerca de meia centena são infecções graves que podem levar à morte.

O mesmo estudo, apresentado a 13 de Dezembro de 2006, na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, e disponível do site da APF, revela que 14,5 por cento das mulheres entre os 18 e os 49 anos já fez uma interrupção voluntária de gravidez, tendo no último ano sido realizados cerca de 18 mil abortos em Portugal.

O estudo revela ainda que cerca de 73 por cento das mulheres que realizaram aborto, fizeram-no até às 10 semanas de gravidez e que das mulheres que abortaram, 21 por cento engravidou em consequência de uma falha do método contraceptivo.

"Uma gravidez não pode ser encarada como um castigo por um erro cometido", considerou Milice Ribeiro, sublinhando que "são as mulheres provenientes dos meios socio-económicos mais desfavorecidos que correm mais riscos, abortando em condições de miséria, humilhantes, indignas e perigosas".

Há contudo, mulheres que abortaram em "boas condições", afirmou Milice Ribeiro, referindo que "só numa cidade fronteiriça de Espanha, em 2005, foram assistidas cerca de duas mil mulheres portuguesas".

No entender desta psicóloga, colaboradora da APF, "a sujeição das mulheres a processos de investigação, acusação e julgamento pelo facto de fazerem aborto atenta contra os valores da sua autonomia e dignidade enquanto pessoas humanas".

O que está em causa, frisou, "não é ser a favor do aborto, mas antes o respeito pelas mulheres que decidem interromper uma gravidez até às 10 semanas, por, em consciência, não se sentirem em condições para assumir uma maternidade".

"Somos a favor de uma maternidade e paternidade plenamente assumidas e responsáveis antes e depois do nascimento", afirmou.

Os argumentos a favor do "Sim" no referendo de 11 de Fevereiro incluem também a afirmação de que "penalizar o aborto não faz com que a sua prática acabe e a existência de uma lei que despenalize não obriga nenhuma mulher a abortar" porque "o que está em causa é a despenalização do aborto e não a sua liberalização".


católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:31

Citação:
Paulo
nos avisou José Gil: "Portugal arrisca-se a desaparecer na medida em que demograficamente pode haver uma diminuição da população...".

Isso é um argumento?

Sexo, sexo, sexo. Existem outras soluções além de transformarem as mulheres em chocadeiras. Abram as fronteiras para os estrangeiros. Descongelem embriões. Vão passear na Disney. Qualquer coisa.

Por favor.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:32

È pena ser uma redonda mentira. A pergunta a referendo destina-se a liberalizar e nao a descriminalizar. A mulher, a pedido, pode abortar livremente. Para ser uma descriminalização a pergunta seria se concorda que nao seja punivel com prisão a pratica de aborto ate as 10 semanas.
Isto para nao se falar dos numeros e da sua falsidade porque sendo o aborto ilegal não ha numeros fiaveis como demonstraram as varias comissoes parlamentares que se debruçaram sobre o assunto.
Os numeros que a APF apresenta, sao de mulheres que usaram as urgencias hospitalares com sintomas pos-abortivos e muitas sofreram abortos naturais e nao provocados.
Como a verdade é tão linda.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 03:34

Ainda nem leu a pergunta do referendo, coitado, e farta-se de escrever disparates sobre o assunto.

católica praticante

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 04:25

Citação:
Paulo
Isto para nao se falar dos numeros e da sua falsidade porque sendo o aborto ilegal não ha numeros fiaveis como demonstraram as varias comissoes parlamentares que se debruçaram sobre o assunto. Os numeros que a APF apresenta, sao de mulheres que usaram as urgencias hospitalares com sintomas pos-abortivos e muitas sofreram abortos naturais e nao provocados.
Como a verdade é tão linda.

vc que é tao correto, tao defensor da pureza da igreja, tao preocupado com o cumprimento da verdade, poderia esclarecer uma questão? A imagem da igreja não está muito boa com a sociedade nesse assunto da sexualidade. Vc vai ter que procurar muito para encontrar quem acredite em coelhinhos da páscoa e castidade dos padres; pupulam os escandalos de pedofilia, pederastia, vidas duplas etc. Claro que todos sabemos que isso é mau, é errado, é escandaloso. Não seria bom se existisse uma lei para meter esses tarados, sepulcros caiados, safados, para atrás das grades? Por que para uns o discurso é misericórdia, tem que acolher, ajudar, etc... e para as mulheres é sempre ferro e fogo! Por que? É de novo o velho ditado: pimenta no dos outros é refresco? Ou há alguma explicação mais "evangélica"?

[]s



Editado 1 vezes. Última edição em 17/01/2007 04:55 por firefox.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 13:21

Meu caro Firefox
Alem de não ter analizado e crticado o texto de Daniel Serrão - o objectivo do post - parte para a desvalorização facil do meu discurso.
Não é o ataque pessoal que esta em causa.
Por isso enquanto nao regressarmos ao essencial não lhe vou responder. O que esta aqui em causa nao e a minha correção, ou nao, nem as minhas defesas. Nem se ataca um tema quando ja nao ha argumentos, disparando tiros. É baixo.

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 19:10

Citação:
Paulo
Meu caro Firefox
Alem de não ter analizado e crticado o texto de Daniel Serrão - o objectivo do post - parte para a desvalorização facil do meu discurso.
Não é o ataque pessoal que esta em causa.
Por isso enquanto nao regressarmos ao essencial não lhe vou responder. O que esta aqui em causa nao e a minha correção, ou nao, nem as minhas defesas. Nem se ataca um tema quando ja nao ha argumentos, disparando tiros. É baixo.

Por acaso eu já critiquei o texto do Daniel Serrão! É o segundo post neste tópico, vc até ficou todo indignado e pedeu a compostura. Esqueceu?

Qto ao seu discurso, não vi. Vc até agora fugiu da questão, só andou a dar tiros para cima e reclamar que eu não disse amém ao texto que trouxe, de outro autor. Texto seu, não vi nenhum.

Sobre ataques pessoais, vc se acha no direito de dizer barbaridades sobre as mulheres, pq não mostra que é um pouco melhor do que elas e responde ao post anterior?

.......

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 22:15

Citação:
pontosvista
Citação:
Notícia trazida pelo Camilo
o embrião é «um organismo individual da espécie Homo Sapiens, certamente em estado incipiente de desenvolvimento, mas não por isso merecedor de um estatuto biológico distinto do adulto».

Pois! A palavra chave é "estatuto biológico". Só que o estatuto biológico é interessante para os biólogos e pode mudar como Plutão pode perder o seu estatuto astronómico de planeta. Feliz ou infelizmente a questão do aborto não é biológica mas sim ética (além de todas as outras dimensões: legal, social, etc.)

Nem de perto. O distinção entre planeta e asteroide ou planetoide é bastante artificial, a classificação do embrião como ser humano, biologicamente falando é extremamente consistente. Não é minimamente razoavel classifica-lo doutra forma.
Já a distinção entre pessoa humana e ser humano parece-me uma falacia para abrir uma brecha por outra passe a possibilidade de matar um ser humano. Sendo irrefutavel que o aborto mata um ser humano anestesia as más consciencias o pensamento de que aquele ser humano não é ainda uma pessoa humana, viria a ser amanhã mas hoje é apenas um ser humano que ainda não é pessoa.
Sendo esta falacia aceitavel para um não cristão é-o para um cristão?

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 23:07

Camilo

Insistes na confusão.

O que está em causa não é a consostência de cada classificação no interior de cada ciência. Planeta define-se (melhor ou pior) em Astronomia. Organismo da espécie Homop Sapiens define-se (melhor ou pior) em Biologia. Ser humano enquanto distinto de pessoa humana são conceitos filosóficos. Distintos, como reconheces com a distinção do 14.º dia. Pode-se considerar que qualquer ser humano já é pessoa humana ou que deve pelo menos ser tratado como tal. Mas isso é uma posição filosófica. O que é pouco adequado é trazer um texto sobre o estatuto biológico do embrião como se devesse decidir a discussão filosófica.

pontosvista

Re: O Embrião é um Ser Humano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 23:45

Há uma anedota que corre no meio cientifico sobre os filosofos.

Um varredor de uma universidade admira-se de ver as imensa maquinaria que os fisicos usam. Um dia interroga o director do departamento:

- Para que precisam os fisicos de tantos intrumentos, tantas maquinas? Porque que não podem os fisicos ser como os matematicos, eles para fazerem as investigações deles só precisam de papel, esferografica e um cesto de papeis. Ou como os filosofos, esses só precisam de papel e esferografica.

A reflexão filosofica têm de apoiar-se solidamente sobre os dados cientificos. Exige um conhecimento profunda da realidade. Sem isso caimos no relativismo e na alienação.

Aproveitando a resposta para dizer ainda outra coisa. O argumento da autoridade não é um argumento que se possa desprezar facilmente. Todos o usamos no dia a dia. Quando a decisões envolvem conhecimentos que não dominamos bem confiamos em alguem com creditos de competecia.

Num debate deste genero ou a pessoa domina realmente bem o tema ou então fará melhor confiar em quem tem competencia cientifica para se pronunciar apesar de esse alguem não se alongar muito sobre os pormenores da sua opinião que confiar em alguem que até mostra saber alguma coisa mas que manifestamente não é nenhum especialista no assunto. É o que fazemos quando consultamos um especialista medico. Ele não nos explica todos os pormenores sobre o assunto mas prefirimos confiar nele que no nosso tio enfermeiro que até tem umas luzes sobre o assunto e nos tenta explicar extensamente tudo o que sabe.
Não sendo o argumento da autoridade o melhor argumento não pode ser neglegenciado.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.