Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Falta de fé + doença
Escrito por: Jose Manuel Miranda (IP registado)
Data: 11 de January de 2007 18:49

Venho partecipar neste forum pois encontro-me neste momento com dois problema padeço de doença e padeço de falta de fé...
Fui educado a ser bom cristão, rezar todos os dias enfim todos os valores cristãos e que minimamente cumpri até uma dada altura.
Com o passar dos anos esqueci completamente Deus, ao ponto da fé se extinguir de uma forma "total".
Neste momento estou muito doente e nestas ocasiões viramo-nos para Ele,infelismente nós humanos só nos viramos para Deus nestes momentos, é um defeito (espero ser perdoado).
Entretanto andei pela internet á procura de grupos de apoio, forums de apoio, etc e não encontrei nada a não ser este forum bastante interessante e que apresentava varias questões interessantes.
Assim ganhei coragem e resolvi partecipar colocando tambem as minhas duvidas , desabafos.
Deste vosso amigo
Jose Miranda

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de January de 2007 05:02

José Manuel Miranda.....encontrei isto para você ! Ajudei?

******

Como podemos viver esta Palavra de Vida?

Rompendo a nossa “surdez” e fazendo calar, dentro de nós e ao nosso redor, os rumores que nos impedem de escutar a voz de Deus, da nossa consciência, dos nossos irmãos e irmãs.
De muitos lados chega, em geral silenciosamente, um pedido de ajuda: uma criança que pede atenção, um casal em dificuldades, um doente, uma pessoa idosa, um presidiário com necessidade de assistência. Atinge-nos o grito de cidadãos que anseiam por uma cidade com mais qualidade de vida, de trabalhadores que reclamam por mais justiça, de povos inteiros aos quais é negada a existência… Distraídos por uma infinidade de interesses e atrações, é muito freqüente que não estejamos de coração aberto àqueles que estão ao nosso redor. Ou então, concentrados nas nossas necessidades, fazemos de conta que não os ouvimos.
A Palavra de Vida nos pede a capacidade de “escutar”, para carregarmos junto com os outros as preocupações e as dificuldades, bem como para partilharmos as alegrias e esperanças, numa renovada solidariedade. Ela nos convida a não ficarmos “mudos”, mas a encontrarmos a coragem de falar, para comunicar as experiências e as convicções mais profundas; para intervir e defender aqueles que não têm voz; para realizar obras de reconciliação; para propor idéias, soluções, novas estratégias…
E quando a impressão de não estarmos à altura das situações fizer com que nos sintamos embaraçados, seremos sustentados pela certeza de que Jesus nos abriu os ouvidos e a boca:


[www.josealem.com.br]

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Jose Manuel Miranda (IP registado)
Data: 12 de January de 2007 09:16

Obrigado Rita, é bom ouvir algumas palavras que nos transmitam força para lutar.

Deste teu amigo
Jose Miranda

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de January de 2007 10:24

Olá, JOsé Miranda!

Antes de mais, felicito-te (aqui tratamo-nos todos por tu) por teres vindo a este fórum. Não é fácil estar doente de saúde e de fé, digamos assim, e dar este passo.

Não te aflijas por teres vindo ter com DEus nesta altura. Ele sabe como, às vezes, só O ouvimos nestes momentos. Se teve de ser agora, DEus lá sabe por que assim teve de ser.

Quanto à falta de fé... Diz isso a DEus. Entrega-lhe essa falta de fé. Diz-lhe exactamente o que sentes. Para se falar com DEus, não é preciso recorrer-se sempre às orações já conhecidas. O simples desabafo já é uma oração. DEus é misericordioso. Ele tem estado à tua espera. Esquece o passado. Lembra-te apenas do passado para veres onde podes melhorar no presente e no futuro.

Basta abrires um bocadinho a porta. DEus faz o resto e vai ajudar-te na tua fé. S. Paulo perseguia os cristãos, fazia parte da morte deles e agora é santo. Quantos não fizeram tanta asneira, não tiveram tanta falta de fé e agora louvam a DEus... Também já estive muitos anos sem conhecer bem DEus. Nunca cheguei ao ponto de me esquecer totalmente Dele, mas uma coisa é certa: o afastamento permite-me, neste momento, conhecê-Lo melhor. Conhecê-lo e aceitá-lo com amor e não por que estava habituada, em pequena, a ir a Fátima todos os anos, a rezar o Pai-NOsso e a Avé-MAria, a ir à missa todos os domingos... Há pessoas que têm de se afastar para conhecerem melhor DEus.

Muita força para a tua saúde e bem-vindo ao fórum.
Sempre que quiseres desabafar, questionar coisas, cá estamos... Nem que seja por mensagem privada...

Um abraço em Cristo

[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Jose Manuel Miranda (IP registado)
Data: 12 de January de 2007 15:50

Obrigado Maria João.
Obrigado pelas tuas palavras e apoio.

Deste teu amigo
jose Miranda

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de January de 2007 22:50

dizes que esperas ser perdoado. Claro que és perdoado.
Jesus disse que se um amigo nos ofender 7 vezes ao dia e 7 vezes nos vier pedir perdão devemos perdoa-lo. Jesus não nos disse para fazer algo que Ele não faça na sua infinita misericordia.

Jesus disse:

«Um homem tinha dois filhos. 12O mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.' E o pai repartiu os bens entre os dois. 13*Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada. 14Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações.
15*Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos. 16Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
17*E, caindo em si, disse: 'Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! 18Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; 19já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros.' 20*E, levantando-se, foi ter com o pai.
Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos. 21O filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.'
22Mas o pai disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. 23Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, 24*porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.' E a festa principiou.
25*Ora, o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se de casa ouviu a música e as danças. 26Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. 27Disse-lhe ele: 'O teu irmão voltou e o teu pai matou o vitelo gordo, porque chegou são e salvo.'
28Encolerizado, não queria entrar; mas o seu pai, saindo, suplicava-lhe que entrasse. 29Respondendo ao pai, disse-lhe: 'Há já tantos anos que te sirvo sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos; 30e agora, ao chegar esse teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, mataste-lhe o vitelo gordo.' 31O pai respondeu-lhe: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32*Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado.'

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 08:43

José Miranda,
É grande a tua confiança. Força amigo!

*=?.0

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Jose Manuel Miranda (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 22:38

Obrigado Amigos Albino soares e Camilo pelas vossas palavras, ainda que seja muito dificil por vezes lutar, irei tentar faze-lo dentro dos possiveis.
Obrigado pelas vossas palavras.

JOse Miranda

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 13:01

Uma anedota:
O médico recebeu a visita de um delegado de informação médica, que lhe veio falar de um novo ansiolítico (comummente designado por calmante). Aconteceu que o doente que entrou depois se queixava de diarreia. Por distracção o médico prescreveu-lhe como tratamento o tal ansiolítico. Uma semana depois encontraram-se e o médico perguntou:
Então como vai?...
- Sr Doutor, continuo com a diarreia, mas sinto-me óptimo.
Moral da anedota: confiança e calma são importantes nos momentos de doença.

*=?.0

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de January de 2007 19:07

Olá a todos!

Quem é que nunca vacilou na fé? Todos! E Deus, que é Pai, perdoa-nos e ampara-nos, e chama-nos ao caminho recto! Quem sabe se a doença, os momentos de dificuldade não são a forma que Deus encontra para nos acordar, para nos despertar para o Seu Amor! É certo que Deus não quer o nosso sofrimento... mas temos que reconhecer que por vezes precisamos de um puxãozito de orelhas! Conheço um senhor que esteve às portas da morte. A esposa fazia o que uma pessoa em desespero faz... recorrer a Quem tudo pode! Rezava e rezava! O certo é que o senhor superou a doença, dedicou-se de novo à Igreja e é hoje uma pessoa sem graves problemas de saúde! Fica aqui este testemunho José. Que ele o ajude a voltar-se para Deus! Passe a frequentar a Igreja (perdoe-me a ousadia dos conselhos), os Sacramentos e una o seu sofrimento ao sofrimento de Cristo, que tudo padeceu por nosso amor! Ele tudo consegue e se essa for a vontade do Pai, superará este mau momento!

Espero que tenha podido ajudar!
José, fico a rezar por si!

Gustavo

Re: Falta de fé + doença
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 25 de January de 2007 19:15

Deixo só uma reflexão que fiz há pouco tempo, quando fui convidado a integrar uma equipaa de Pastoral da Saúde!

Abraços

Doença? O que é a doença do ponto de vista cristão, melhor, como deve o cristão entender a doença?

Creio que a partir das respostas a estas questões possamos lograr perceber como lidar com a doença, aceitá-la e mesmo ultrapassá-la.

A primeira ideia que tive e que logo repeli foi a de castigo de Deus. Sabemos hoje que Deus não castiga, mas quantas vezes escutamos expressões como “ não faças/digas isso que Deus castiga-te” ou “ que mal fiz eu a Deus para merecer um castigo destes”. São expressões que deixam perceber uma catequese anterior ao Concílio Vaticano II, quando se tinha presente a ideia de um Deus mais castigador que Amor. Por ainda hoje se ouvir frases como as que citei faço aqui referência a esta ideia.

Como tenho a ideia, muito vincada no meu espírito, de que Deus é Pai, um Pai muito especial porque Amor, e que não quer o nosso sofrimento parti, mentalmente, à descoberta de outra resposta.

Cheguei assim à ideia de que a doença, como de resto as dificuldades no geral, são como um teste à fidelidade de Deus. Se acreditarmos muito em Deus superamo-las. Contudo esta ideia soou-me a chantagem, como se Deus nos estivesse a dizer tens que acreditar em Mim ou então sofrerás. Concluí que esta ideia não se coadunava com outra certeza que também tenho que Deus nos dá total liberdade de adesão ao Seu Amor. Vemos isto claramente nos milagres operados por Jesus nos quais interveio sempre o próprio Homem: “levanta-te e anda”, “vai lavar os olhos”, “traz a água”…

Ainda que haja algo de verdade nesta ideia, pois a doença e as dificuldades são mais facilmente superadas tendo Deus presente, talvez em virtude da minha formação em Direito, onde tentamos aproximarmo-nos de ideias claras, de teorias com sentido, quis encontrar algo que eu considerasse mais correcto, que preenchesse mais completamente o vazio das minhas incertezas.

Estas respostas logrei encontrá-las pouco depois, partindo do início como manda a lógica. A meu ver o fim último de Deus (se é que é correcto dizer-se assim) é que se implante definitivamente o Reino dos Céu. Este Reino só pode ser de Amor, Paz, Humildade, Concórdia, Paciência… um poucas palavras – um Reino cheio de Deus.

Se nesta vida passamos dificuldades, entre elas a doença, não é que Deus, reforço Deus-Pai, queira a nossa dor, o nosso sofrimento, ou até que consinta com eles, quer sim que através deles encontremos o Seu Amor.

Mas como podemos encontrar o Seu Amor? Encontramo-lo através da comunhão do nosso sofrimento com a Paixão de Jesus. Também Jesus disse: “Pai afasta de Mim este cálice”, mas logo de imediato acrescentou: “mas não se faça a Minha vontade mas sim a Tua”.

Assim, creio que devemos aceitar estes momentos de sofrimento para contemplarmos a alegria da Ressurreição, ponto onde termina a Via Sacra de Jesus. Fazemos um iter até contemplarmos o rosto de Deus, pela Ressurreição, tal como fez Jesus.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.