Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 15:24

Calma, riparius... Limbo e purgatório são hipóteses. A Trindade é não é um Faitdivers, isto claro se te quiseres considerar cristão. Ser cristão implica acreditar que Desu é uno e trino.

Durante muito tempo tive dificuldades entender muitos conceitos e muitos deles continuam-me "atravessados". Posso ter as terorias mais descabidas deste mundo mas isto não as faz como válidas. Comparares por exemplo o Código da Vinci com a Suma Teológica de S. Tomás de Aquino é difícil não se encontrar honestidade intelectual como também encontrares fundamentos.

Depois não podes confundir outra coisa. Uma teoria teológica explica uma mesma religião com uma aproximação diferente mas o seu fundamento, o essencial é o mesmo. Por norma considera-se o Credo de Niceia como o essencial da Fé cristã. Este credo abrange todos expectro cristão.

Santo Ireneu dizia que Deus se fez homem para que o Homem se fizesse Deus.

Enganaste também que a teologia tente unificar o pensamento da Igreja. Em pleno século XXI, a Igreja continua a ter muitas correntes teológicas. Como já se disse antes, os dogmas não são pontos finais, mas o travessão donde deve começar o parágrafo.

Em comunhão

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 16:26

Riparius, boa tarde.

Antes de dizer outra coisa, quero esclarecer que se vc entendeu o evangelho como uma mensagem de amor então não creio que vc esteja "perdido", "afastado", nem nada do tipo. Acho que o principal vc já sabe. No mais, vc tem mesmo uma boa parte de razão qdo explica que certos dogmas podem acabar confundindo se nos afastam daquele principal que é a caridade. Tenho acompanhado muitos dos teus posts com atenção, sem fazer julgamentos, pq até onde notei revelam uma pessoa que está na busca. Não estamos todos? Posso estar enganado, mas nessa busca não me surpreenderia se vc tiver tb se machucado... digo, por não aceitar um padrão aqui ou ali, provavelmente alguém já te jogou um "herege", "infiel", ou algum outro título. Ainda assim vejo uma pessoa paciente, tranquila. As feridas não te tornaram alguém amargurado, e isso é fruto do Espírito. Esteja em paz, amigo.

No resto, tocaste, na anterior, no assunto dos dogmas. Retorno a eles. Acho que é uma visão reducionista imaginá-los como tipo de "teoria" imposta, algo que alguém de fora, um grupo, uma instituição, ou um homem, obriga outros a aceitarem, sob pena. Creio que já percebeu isso, que encontrará mais amigos nos católicos pós-vaticano-segundo - abençoado concílio! Considere um dogma como um luzeiro, não como uma cerca de arame farpado. De certa forma é um tipo de declaração: "nisso cremos". Uma certeza tb, como uma aposta de que se buscar acabará se aproximando da mensagem expressa no dogma.

Citação:
riparius
Limbos, purgatòrios e trindades são fait divers. a mensagem è tâo simples. dificil de executar, mas extremamente simples de entender. Amai-vos e confiai em MIM.

Agora, penso eu, vc está sendo muito simplista. Assim desiste da busca bastante cedo, se não pretende ir além desse ponto. Sabemos que temos que amar, mas amor se manifesta em atos mais que em palavras. Isso, aliás, tb está no evangelho. Como então agir bem, de modo a amar em verdade? Vc educaria um filho assim? Dizendo: vc tem que amar, não precisa de escola, não precisa aprender valores, não precisa de nada mais? O modo como pensa, o modo como vê o mundo, o modo como se relaciona com Deus, tudo afeta o modo como alguém se relaciona com os outros, e portanto condiciona o modo como uma pessoa entende o amor e ama.

Citação:
riparius
Para mim a santissima trindade è uma excelente justificaçäo para um aparente politeismo. Deus ser unico com tres manifestaçôes? !e tem tres manifestaçoes pode ter um numero infinito delas. Se calhar todos nos somos uma manifestaçao de Deus? Se calhar, mas esta minha afirmaçao è apenas uma teoria. Tao valida como a da trindade.

Acho que o amigo ainda não foi bastante fundo. Penso que achará natural eu dizer isso, já que falo com base na minha visão e não na sua, mas considere comigo. Politeismo seria o reconhecimento de muitos deuses, e parece simples entender que se Deus for o Absoluto, o Criador, então não pode haver mais de um. Caso contrário estaremos de volta ao paganismo e ao comércio com os deuses, regateando para ter o favor de um enquanto se esconde do outro deus diferente. Bem, vc usou o termo "aparente politeismo", então acho que reconhece que isso só poderia ser mesmo na aparência.

Sobre a Trindade ser tres manifestações e não mais, teríamos que considerar o que entendemos por "manifestação". Pela sua pergunta percebi que não entendeu o significado de Trindade: "Se calhar todos nos somos uma manifestaçao de Deus?" A sua pergunta não vai contra o dogma, é quase ao contrário, pois tb cremos que qdo alguém age com grande amor, um amor que parece lhe ultrapassar, age movido pelo Espírito Santo - Deus é amor - ou seja, é Deus agindo nele. Vc sem querer reafirmou a Trindade em uma de suas tres pessoas: o Espírito Santo. É um mesmo grande amor agindo em todos os homens, tornando-os irmãos, filhos de um mesmo Pai - outra pessoa do mesmo e único Deus. Seguindo por essa via acabaremos falando do Filho - a terceira pessoa. Isso é normal para um cristão.

Se me perguntar, entretanto, sobre outras religiões, pq não creem que Cristo é Deus, por exemplo - parece que isso te incomoda - só posso te responder o seguinte: sou cristão e encontrei, na verdade creio que fui encontrado, por Deus assim. Creio na encarnação do Verbo, creio que Deus é amor, é Pai, veio e habitou entre nós na pessoa de Jesus, o Filho, que continua conosco no seu Espírito. Isso é valioso para mim, alegra-me, e por isso gosto de partilhar com outros. Posso alegrar-me tb com pessoas de outras religiões, percebendo como o Pai misericordioso age para salvar a todos, independente de credo, percebendo nos que amam como o Espírito sopra muito além dos jardins. Seria soberba sempre que alguém acredita que carrega um presente? Assim nunca poderia haver uma festa. Tenho que deixar de ser eu mesmo para reconhecer que o outro tem algum valor? Se deixar de ser eu mesmo então não terei valor nenhum, nem nenhum presente, e não existirá a festa. É na diferença que existe a festa, no encontro do diferente que convive alegremente pq pode se encontrar na presença do UM.

Ecumenismo é festa, mas não é coquetel :)

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 17:39

não foi rispido não riparius, não precisa se preocupar com isso... quero chegar numa unidade com o pensamento do Albino.. são questionamentos antigos, he,he...
Vamos refletindo e amadurecendo idéias que inicialmente não compreendemos.
Nessa troca vamos enriquecendo nosso conhecimento e amor pela Trindade...
pois só queremos conhecer para amar... não posso amar o que não conheço...

Albino então você concorda que a santa humanidade de Jesus coroou a criação, isto é a levou a consumação?
" A criação existe para acolher dentro de si a Trindade. A Trindade quer acolher dentro de si a criação. "
Com a encarnação do Filho e sua Ressurreição fomos de certa forma inseridos na Trindade?



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2007 17:44 por Chris Luz BR.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 18:05

Então vivendo a mensagem evangélica e com amor comprometido somos inserido no corpo da Trindade, isto é somos Igreja...
ès igreja riparius?

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de February de 2007 09:17

Chis,
Responderei sim à tua pergunta.

*=?.0

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 15 de February de 2007 10:26

Olá riparius...primeiro quero-te agradecer pela tua partilha profunda e da qual muitas vezes me identifico!Muito obrigado.

Vou-te partilhar a minha vida e a minha relação com Deus... há medida que ia lendo o que tu escreveste...veio-me um sentimento de inquietação que com o tempo se vai tornando maior...daí sinto que estás muito preso...Um factor que te impede de analisar ajustadamente a própria Igreja católica. Disseste muitas coisas que são verdade, das quais eu partilho...mas estás muito preso...só falas da Igreja que acredita nos dogmas...no culto mariano...e não olhas também para a Igreja que é feita por homens que tem os seus variadissimos dons... Dos quais está presente o Deus que procuras e encontras!A Igreja tem falhas pois é humana!Como tal temos que olhar para ela assim!

Para mim a essencia da Igreja é Deus e Jesus Cristo...O resto são meios para alcançar um caminho forte e sólido... Sinto que por questionares a fé...te sentes "presseguido" o que não te dá paz dentro de ti!Mas que fé?Que Deus?! Perguntaste se o teu filho vai ser condenado? Mas porquê?! Por não ser baptizado?! Não tem sentido! Deus não castiga!Deus não quer o teu mal! Desafia-te a fazeres caminho com ele!Ele está à tua porta a bater p tu O deixares entrar!E acolhe à tua maneira como o tens acolhido!Pois tens feito muito bem o teu caminho!:-p

Os sacramentos é como uma "ferramenta"... se quiseres convido-te a analisar com olhos livres e abertos...Pois são frutos da vida de Cristo...todos os sacramentos bebem do fruto de Cristo... E pensar porque tem que ser assim...por isto ou por aquilo...é ficar preso, não me interessa que a eucaristia é assim ou assado!Ou porque temos que nos levantar ou sentar como está proposto!O fundamental é sentir o que a eucaristia é!Tal como o baptizado!A comunhão...etc...

Eu cinjo-me no essencial e tu já o disseste, amai-vos uns aos outros...somos feitos para amar, para nos darmos, não somos feitos p vivermos na nossa ilha...Somos feitos para nos entregarmos com sentido!Humildade e verdade! A Igreja à sua maneira professa isto mesmo...Quando te digo que a Igreja tem vários dons...é como se de um jardim se trata-se!Tem vários canteiros onde cada pessoas se identifica mais! A Igreja é rica, porque é muito diversa...há os que vivem de uma maneira mais radical, outros mais aberta...outros mais livres...Outros mais presos... Mas todos tem um só meio!Deus

Os Santos são a prova disso!Se olharmos para a vida deles!Vêmos q algumas vidas são bem distintas!Mas todos apontam para Deus! E talvez há muitas dúvidas acerca dos santos e como a Igreja os vê... tal como disseste e muito bem...talvez haja um exagero...mas isso é porque muitas pessoas não se ajustam a eles!

Questiona tudo!Eu também questiono...não dúvides disso! E acredita que tenho encontrado respostas...Olhando com outros olhos, mais ajustados...Mas nunca perdendo o meu norte!Deus e Cristo...são eles a minha fonte!São eles que me guiam e me estendem a mão sem eu pedir nada.

Convido-te a olhar para uma pequena comunidade...não se conheces...ninguém falou até agora dela, comunidade de Taizé. Se és de Lisboa eu até te posso dizer quando há orações!:-p Acho que te irias sentir bem. Por falar nisto!Deixo-te com um cantico de Taizé!

Deus é amor!Atreve-te a viver esse amor!Deus é amor!Nada há a temer!

Peço desculpa o tamanho do texto e pelo facto de talvez não ter conseguido dar a entender por meio de palavras o que te quero transmitir!

Deixa o Espírito Santo iluminar os teus passos!E contra aquilo que não aceitas...ou não lides bem...não hesites em falar...mas também que escutes e acolhas o que o outro tem para dar!:-p

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.