Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 09 de February de 2007 07:20

Eu acho que as relações sexuais entre namorados fazem parte do seu crescimento. Deve-se incutir aos jovens a responsabilidade e o respeito pelo outro mas as realações sexuais para além de inevitaveis acho que podem ser produtivas. Na adolescência as hormonas falam muito alto, e o desejo é mais forte é por isso que entre jovens existe uma inevitabilidade latente para o sexo. Por outro lado as expriências sexuais nessa idade vão ajudar a formar o caracter.

Eu penso que o ser humano é poligamo por natureza. Eu próprio sinto que faço um esforço diario para me manter monogamo. Foram as experiencias sexuais que tive antes de me casar e com diversas namoradas que me ajudaram a desmistificar o sexo e a encara-lo como uma coisa normal. É com essa experiência, e constatando que o sexo furtuito não é compensador que actualmente consigo refrear os meus impetos naturais. Se eu não tivesse sentido o vazio que se sente de manhã quando se acorda com uma mulher que nada nos diz, agora por certo achava mais tentadora essa possibilidade.

Eu vejo rapazes e raparigas da minha idade, que levaram uma juventude de castidade e que actualmente, já casados não se conseguem conter.

Acho que há uma idade para tudo, e se passarmos a juventude sem experimentar, vamos sentir essa falta na idade adulta. Penso sinceramente que os excessos dos jovens podem ser um factor de equilibrio na idade adulta.

Não me culpo por aquilo que fiz, apenas acho que não passam de momentos pouco compensadores, e que nada têm em comum com a plenitude da vida em casal. Uns momentos foram divertidos, outros frustrantes, mas em nenhum dos casos sinto que pratiquei o mal.

Vivi.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 09 de February de 2007 23:17

riparius


O senhor apenas encontrou mulheres sem qualquer fundamento em Cristo. E se tiver uma filha, concorda que ela tenha a atitude do paizinho?

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 08:18

Se tiver uma filha vou educa-la na moderação, responsabilidade e respeito pelos outros. Se for responsavel será livre de fazer as suas opções.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 08:42

Será que aqui alguém defende que a educação que se dá a um filho deve ser diferente da que se dá a uma filha?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 10:58

Estou muito satisfeito com o rumo que tomou este tópico. Posso dizer que a minha caminhada se tornou menos solitária. Li opiniões que espelham a ortodoxia que me afastou da igreja, mas li outras que tendo a certeza que são de pessoas que estão dentro da igreja me mostraram que ela está a mudar para melhor.

Peço desculpa se com os meus posts eu estava a tornar este tópico numa espécie de confessionário, mas o relativo anonimato proporcionado por este meio permite-nos que nos esponhamos de uma maneira mais aberta. Posso considerar que deixei um testemunho. Notei que foi condenado por alguns e que foi compreendido por outros. Gostei da forma bastante pedagógica como foram ditos alguns conselhos.

O meu conflito interno entre as minhas origens e o caminho que pertendo seguir vai continuar, mas de uma forma diferente. A admiração e a repulsa que simultaneamente sinto pela igreja católica vão continuar a atormentar-me.

Mas tenho estado a gostar dos posts que tenho lido. Sinto a preocupação de todos, dos que me compreendem e dos que não. Vejo que todos estão mais motivados em ajudar-me que em censurar-me, e isso é que deve ser a verdadeira pedagogia cristã.

Espero que esta discussão tambem tenha ajudado alguns que se encontram na mesma situação que eu.

Não estou a por um ponto final no tópico, estou só a fazer um balanço.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 16:34

Leninha


Falei numa filha para o "riparius" reflectir melhor.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 18:39

Augustinho

por isso mesmo fiz a minha pergunta.
Por acaso educar uma filha é diferente de educar um filho?
"Reflectir melhor" por ser filha?!?

A resposta do riparus foi boa e é válida para ambos os sexos, ou não?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 18:57

Cara Lena



Com certeza para quem tem uma filha, requer muitos cuidados, como tenho uma filha falo por mim, quem tiver um filho pode expressar-se.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de February de 2007 20:37

Cuidados que decerto devem ser os mesmos que se tem para um filho...
Eu tenho um rapaz, se fosse miuda era igual.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 18:04

A fé cega é passível de abandono.
O cristianismo é muito rico, e tem vários degraus a subir.
A Igreja é portadora da mensagem e da espiritualidade cristã.
Riparius vc não compreende a noção de corpo místico do Cristo. Não é a hóstia...
Seria útil ler e compreender o Evangelho. Refletir , pesquisar ...
descobrir duas linhas de pensamentos ... uma é franciscana, toda criação divinizada por Cristo.. irmã água, irmã lua, irmão sol, todos filhos e filhas adotivas no Cristo, no Filho assim como a humanidade...
A questão da Capitulação ...
Mas se é só a curisiodade que o traz aos mistérios do Cristo, desista... pois
Ele te pede tudo.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/02/2007 18:06 por Chris Luz BR.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 05:54

Cris

Eu já li o evangelho todo,várias vezes, já reflecti muito sobre ele. Mas para mim o evangelho é um relato da vida de Cristo. Nada mais que isso. É uma biografia feita muito depois de Cristo ter morrido. Foium livro que me deixou impressionado, que mostra um homem exttraordinario em todos os sentidos. Que mostra alguém que nos deve servir de inspiração.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:05

Não é um livro , é uma carta de amor...

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:21

se você tivesse tido um momento de comunhão com Ele...se fizesse o silêncio da mente para escutá-lo ou apenas senti-lo...
Albino lhe perguntou se voce estava no deserto...
Ele não falava sobre o Saara, mas sobre algo Carmelita , a noite escura.
Temos primeiro que conhecer o amanhecer, ter mel nos lábios durante a oração,
ver a Luz, para perder tudo na provação e se manter firme.

Albino , como conhecer o amargo sem ter vivenciado o doce antes?
para alguns o leite , para os outros a carne!
Albino me explique novamente seu entendimento do prólogo de São João... em relação á Trindade.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2007 11:27 por Chris Luz BR.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:45

Riparius,

O Evangelho não é um relato da vidade um homem. Se fosse assim era um relato muito mau porque muitas vezes têm informação contraditória e para além disso é pouco abrangente porque só fala de uma parte de uma pequena da vida desse "homem".

Se vires o evangelho como apenas um livro, recomendo-te a leitura de outros que falando da mesma coisa são mais rigorosos, empolgantes e escritos em melhor estilo.

Para além de tudo isto, os evangelhos são 4, a Bíblia são muitos mais. Se leres só os Evangelhos não consegues entender o porquê de Cristo se "deixar" morrer sem mexer uma palha.

Se assim fosse, ele não passaria dum Sócrates mais pobre e menos mediatismo na sua época.

A chave do Evangelho da interpretação da Bíblia reside naquela declaração de Tomé...

Meu Senhor e Meu Deus!

Em comunhão

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:49

Chris,
A questão pode ser sabermos se Jesus Cristo é causa ou razão. A Fé humana é sempre trinitária: tem uma origem, uma fonte de revelação e uma dimensão comunitária. Vejo Jesus Cristo como a excelência da condição humana, o ponto de convergência do sentido e propósito da criação, sendo, portanto, singularidade de Deus que irrompe na História, para nos apontar a verdade de que somos geração que brota do amor de Deus. O seu ensinamento é mais universal do que é habitualmente considerado. Mas devemos reconhecer que a diversidade de pensamento é uma questão incontornável.

*=?.0

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 10:59

Temos unidade na diversidade...
Você pode me explicar a Pericórese: isto é a interprenetração das Três Divinas Pessoas..
e o que significa dizer que o Filho verbifica, faz participar de sua natureza de Verbo a todo o universo, torna a todos os seres da criação(reino mineral, vegetal e animal), principalmente os humanos, filhos e filhas.

o que podemos concluir quando se afirma que Já dentro da Santíssima Trindade está a criação como projeto.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2007 11:04 por Chris Luz BR.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 11:30

Vocês falam muito de coisas que não conhecem, que estão vedadas ao conhecimento humano e que acima de tudo não interessa nada que sejam conhecidas. Basta saber que temos de amar a Deus e ao próximo. Todas os outros meandros da teologia são puras teorias insustentáveis e não producentes.

Haveremos um dia de conecer Deus e os seus designios, até lá sejam bons e felizes.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 14:04

espero não ter ofendido ninguem com o post anterior. sò depois de o enviar è que notei que o tom poderia parecer rispido. mas juro que não era essa a minha intenção. o que eu queria dizer è que quanto mais se reflete sobre Deus menos se sabe dele. Aquilo que Ele queria que nos sou bessemos ja nos foi revelado. Tentar saber mais sobre ele para alem de ser um acto de soberba, distrainos da sua mensagem primordial: amai-vos. 7ma prova do que eu digo foi a recente aboliçao do Limbo pelo Papa. Limbos, purgatòrios e trindades são fait divers. a mensagem è tâo simples. dificil de executar, mas extremamente simples de entender. Amai-vos e confiai em MIM. Para mim a santissima trindade è uma excelente justificaçäo para um aparente politeismo. Deus ser unico com tres manifestaçôes? !e tem tres manifestaçoes pode ter um numero infinito delas. Se calhar todos nos somos uma manifestaçao de Deus? Se calhar, mas esta minha afirmaçao è apenas uma teoria. Tao valida como a da trindade.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 14:45

Eu costumo pensar que Deus ama a diversidade, o que se estende às teorias teológicas.

*=?.0

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 14:52

As teorias teologicas tem como missâo unificar o pensamento da igreja, como tal è contra a diversidade e contra aquilo que Deus ama, isto usando as tuas pròprias palavras.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.