Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Apresentação no fórum
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 03:12

Cara Lena:

Não deixa de ter a sua piada que para quem não gosta de Filosofia, cites sempre Agostinho da Silva. Que também é criticável, sob pena se se contradizer nessa mesma frase! ;-) Espero que, mesmo dizendo que não gostas da Filosofia, não percas o gosto de pensar.

É que, se nos recusarmos a pensar, tornamo-nos perigosos. E o pensamento, levado ao fundo, acaba por se encontrar sempre com a Filosofia, mesmo que se lhe chame outra coisa...

A ausência de pensamento é o caminho mais curto para o fanatismo, qualquer que seja a sua cor.

E, já agora, a única forma de refutar a Filosofia é filosofando.

Nem a Biologia, levada ao fundo escapa à Filosofia. Lá dizia Kant: «Sapere aude!», «ousa saber», «ousa pensar»!

E lá cantava o nosso António Aleixo:

«Eu não tenho vistas largas
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de Filosofia».

O problema é que, certamente, «Pensar incomoda como andar à chuva» (Alberto Caeiro). Mas vale a pena. Se o fórum nos ajudar a pensar mais e melhor, certamente já podemos dar-nos por contentes.

E... bem-vinda!

Alef

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 05:04

Oi Maria J.

Citação:
Maria José Ribeiro
Isto pode ser pelo adiantado da hora mas parece-me que já os vi em qualquer lado. Aqui no fórum. antes de se inscreverem. Só que falando em Português de Portugal.

Acho difícil. Chegou a essa conclusão ao ler um único post?

Citação:
Maria José Ribeiro
Mas agora gostava que os nossos novos colegas (pelos vistos 2, que se conhecem há 2 anos) nos dissessem como vieram aqui parar.
Como conheceram o paroquias?

Eu já tinha lido alguns tópicos aqui a muito tempo atrás, mas só agora me animei a postar.

Citação:
Maria José Ribeiro
Deve ser do adiantado da hora mas encontrei-me com um fenómeno estranho: ambos se inscreveram a 5/12/06. A hora do fire.fox foi às 23. 38 h e a da Lena às 23. 46 h. Exactamente 8 m depois. E o 1º provavelmente estando no Brasil e a 2ª em Portugal.
Outra coisa estranha: no que sabem, complementam-se... um gosta muito de filosofia e a senhora detesta; o senhor é católico romano e fala da ICAR e a senhora está em pólo oposto; um é das letras e outra da biologia.

Correção, não sou das letras, apesar de tb ter formação nas humanas, mas ainda acho cedo para entrar nestes detalhes.

Citação:
Maria José Ribeiro
Estou convencida que já vos conhecia. Ia dizer mesmo: eu conheço a Lena...e tb o fire.fox até porque acho que são a mesma pessoa

Ainda vai ter tempo para mudar de opinião. Eu costumo não me chatear com essas coisas de início, demoro mais para esquentar, mas, conhecendo a Lena um pouco, ela não vai acolher bem ter sido injustamente acusada de falsidade.

Citação:
Maria José Ribeiro
Detesto a sigla ICAR.

Eu a uso com frequência, não vejo problema com ela.

Citação:
Maria José Ribeiro
Sou católica mas não sou a católica praticante. Sou apenas uma católica.

Ainda é cedo para eu colocar público tudo que penso sobre o assunto, provavelmente ia assustar alguém. Vc detesta a sigla ICAR, já para mim "apenas católica" não diz quase nada e não gosto do termo "católico praticante". Se eu posso acolher o que não gosto, vc tb pode. Em tempo, nada contra o fato de uma forista ter o login catolicapraticante, pois com certeza para ela tem uma carga semântica diferente.

Citação:
Maria José Ribeiro
Gosto de filosofia e digo o que penso.
Reporto mensagens quando entendo que o devo fazer.

Não ligo que digas o que pensas, até prefiro, mas quem fala demais às vezes dá bom dia a cavalo. Espero que não ligues de ouvir muito tb.

Paz e Bem.

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 12:29

Citação:
Alef
Cara Lena:
Não deixa de ter a sua piada que para quem não gosta de Filosofia, cites sempre Agostinho da Silva. Que também é criticável, sob pena se se contradizer nessa mesma frase! ;-) Espero que, mesmo dizendo que não gostas da Filosofia, não percas o gosto de pensar.

Caro Alef

não sei qual a estranheza de, no fim dos meus posts, aparecer sempre a mesma frase - há uma coisa chamada "Meu Centro de Controle" na página inicial do fórum que permite a cada um colocar uma assinatura. Para assinatura escolhi essa frase do Agostinho, porque me agradou. Acho-a de facto muito significativa.

O meu primeiro contacto com o Agostinho da Silva foi nos tempos de faculdade, quando um dia ele falou na FCUL. Fiquei encantada com a singeleza sincera das suas palavras.

Gosto de pensar, de outro modo não me daria à trabalheira de entrar num fórum de discussão.
Quanto à Filosofia, o que não me agrada nada é quando vejo tentarem carimbar a argumentação de alguém como sendo seguidora desta ou doutra escola filosófica.
As definições que os filósofos dão sobre o que é ético, o que é moral, o que é vida, não me diz nada. Prefiro nem saber o que eles pensam e construir, através da reflexão pessoal sobre a experiência, o meu próprio quadro de valores. É o meu jeito, não espero que aceitem.
Agora o facto de não apreciar a especulação filosófica não me impede de concordar ou discordar quando deparo com algum tipo de argumentação.
Na verdade não tenho uma visão estanque de quase nada nesta vida e sempre me pautei por tentar entender o outro. Assumo com orgulho o meu estatuto de eterna aprendiz.

Sei que é um bocado confuso entender como uma ateia pode valorizar a Fé de um crente. Por isso gostaria que não me encaixassem no estereótipo 2534/A de uma qualquer norma ISO, nem me julgassem por um único post ou dois. Nós somos sempre mais do que aquilo que afirmamos num contexto específico.
Tanto é assim, que não me faz confusão nenhuma, mesmo sendo ateia, deixar-lhe mais um pensamento de Agostinho onde surge o conceito de Deus:

“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.”
(Agostinho da Silva, "Cartas a um jovem filósofo")


Citação:
Alef
E... bem-vinda!

Alef

Obrigada

Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 12:50

A nossa salada de frutas, está mesmo boa, cheia de vitaminas, comam! :)

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 14:55

Firefox e Lena

Obrigada pela vossa resposta.

Vamos, de certo, encontrarmo-nos no debate.

Adeus

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 15:25

Firefox e Lena:

Bem-vindos e abraços para os dois. E ainda bem que apareceram.

Re: Apresentação no fórum
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de December de 2006 17:26

Boa tarde, catolicapraticante:

Depois de ter escrito que não gosto muito do termo, senti-me curioso de ler mais uns posts teus. Gostei do que li. Mesmo. Obrigado pelos abraços. Será um prazer e uma honra debater contigo. Mas dá-me um desconto se no andar de uma discussão acontecer de eu me descuidar e criticar o termo "catolicopraticante", estarei a pensar noutras coisas, não em ti. 0:-)

Abraços.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.