Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 19:04

Citação:
Seven
quem faz campanhas em favor do aborto, a favor do SIM, a favor da anarquia do aborto até às 10 semanas, fica impedido de comungar

Seven

Parece-me que anda a pregar uma grande confusão. Há várias coisas:
1) fazer campanha a favor do aborto;
2) fazer campanha a favor da despenalização do aborto;
3) fazer campanha a favor do sim neste referendo;
4) fazer um aborto com sucesso.

Que eu saiba só 4) conduz à excomunhão "automática". Quanto a 3) é óbvio que não implica qualquer tipo de excomunhão.

Quanto à recusa da comunhão, espero que algum bispo ou padre tome uma atitude de recusar a comunhão a um católico que tenha feito campanha pelo sim para apreciar as razões que invoca. Nomeadamente espero para ver a reacção dos bispos em relação ao padres que apoiaram o sim.

pontosvista

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 19:40

Pontosvista,

parece-me que baralhaste-te todo agora. Então mas eu ameacei alguém com a excomunhão? Disse que quem votasse SIM era excomungado? Não disse nada disso. É melhor releres o que eu escrevi para não dizeres coisas destas.
Não percebi para que foram essas alíneas mas da 1 à 3 é a mesma coisa. Não aceito que se digam contra o aborto quando o querem tornar legal. Isso a meu ver é enganar os outros.
Citação:
Quanto a 3) é óbvio que não implica qualquer tipo de excomunhão.
Mas eu referi alguma coisa a esse respeito?? Continuo a não perceber. Talvez me queiras elucidar.
Citação:
Quanto à recusa da comunhão, espero que algum bispo ou padre tome uma atitude de recusar a comunhão a um católico que tenha feito campanha pelo sim para apreciar as razões que invoca. Nomeadamente espero para ver a reacção dos bispos em relação ao padres que apoiaram o sim.
Está escrito mas na prática não se verifica. Não dá para irmos saber que é que votou sim ou não e acusar um e outro. Penso que o mais importante é formarem-se boas consciências daquilo que é o aborto, e aquilo que a Igreja pensa sobre o Aborto. É mau e não se deve oferecer aos outros. Por isso não se deve legalizar numa anarquia desenfreada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 21:07

Citação:
Seven
Não percebi para que foram essas alíneas mas da 1 à 3 é a mesma coisa.

Ser a favor do aborto é achar que ele é uma solução boa ou neutra. Ser a favor da descriminalização pode ser achar que o aborto é mau mas que a criminalização também é má. Ter votado sim pode ter sido por se achar que nas circunstâncias em causa (até às 10 semanas e em condições adequadas, a criminalização é pior do que a não criminalização.

Citação:
Seven
Está escrito mas na prática não se verifica.

Podias citar rigorosamente os escritos em que te baseias, por favor?

pontosvista

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 21:21

Então já te esqueceste? Foste tu que barafustaste e tudo.

[www.paroquias.org]

Post das 20:37

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 22:18

Caro s7v7n:

Possivelmente «barafustar» não é um termo muito amistoso nem rigoroso, não te parece?

Alef

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 00:04

Seven

Já me tinha esquecido. Mas na verdade trata-se de um documento dirigido a um contexto específico. E tem um defeito: especifica-se que um dado comportamento é um pecado objectivo, de modo a exigir aos católicos que adoptem uma posição política pré-determinada pela hierarquia. Não se faz um enquadramento geral. Se isto fizesse sentido dever-se-ia alargar o princípio a outras questões éticas: fazer campanha a favor de uma guerra? deixa de poder comungar! aumenta os impostos sobre os pobres? deixa de poder comungar! e por aí fora.

Aliá, já o tenho dito, a hierarquia a fazer política dá asneira. Este referendo poderia nem ter existido ou ter tido uma história diferente se se tivessem acabado os julgamentos durante o tempo da maioria PSD/CDS. Mas nessa altura a CEP quis tudo: escreveu na meditação sobre a vida que as mulheres deviam ir a julgamento. Resultado: haverá muitíssimo mais abortos agora do que se a CEP tivesse ficado calada e tivesse incentivado uma solução de mal menor. Será que a CEP e os católicos fundamentalistas não chegam a entender que são os melhores aliados dos movimentos que defendem o aborto livre? Ficam em geral muito tranquilos porque repetiram o que a doutrina dizia, sem pensarem no impacto real que isso acaba por ter na vida e na morte de muitos fetos. Será isto amor?

pontosvista

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 00:49

Luis obrigada pelos esclarecimentos. Realmente me expressei mal quando disse que a democracia rolou ladeira abaixo. Já que democracia é a vontade da maioria "mesmo que esta vontade seja errada".

Sobre a excomunhão todos sabemos que quem o comete está automaticamente excomungado, já quem não o pratica mas defende tal coisa também está em pecado, pois caso esta pessoa saiba que isto incorre em excomunhão e mesmo assim defende que a mulher faça isto´, está virando pedra de tropeço para com o próximo. Pois ao invés de lhe instruir corretamente o que significa aquele ato contrariamente o defende.
Pelo que entendi o referendo foi feito para que as mulheres que abortem até às 10 semanas não sejam punidas. Mas isto é dúbil, pois a partir de agora abre-se a porta para a prática deste ato por qualquer motivo. Se uma mulher descobre que está grávida mas não quer o filho pois vai atrapalhar a sua vida ou ela vai engordar isto já passa a ser um motivo, pois ela poderá abortar por qualquer razão, mesmo a mais fútil e egoísta.
Não seria melhor punir as clínicas clandestinas? Punir as pessoas que ganham com isso?
Só que este tipo de punição é mais trabalhosa a legalização do aborto é mais fácil....
Então é isso, quem comete o aborto está excomungado e quem o apóia tb peca por saber que isto é um pecado mortal e não fazer nada para que, quem o vai cometer desista. Ou seja, é um pecado de omissão.
Não quero causar polêmicas neste tópico, mas só esclarecer que não estou sendo radical, só estou dizendo a realidade.

Fiquem com Deus

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de February de 2007 22:48

Depois de nos termos dado o nosso testemunho porque votamos NÃO, convido-vos a participarem no tópico Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários .

Luís Gonzaga



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2007 22:54 por Luis Gonzaga.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.