Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 28 de November de 2006 01:24

Nao!
Mas há mundo sem Igreja? Onde dois ou tres estiverem reunidos.....

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 17:43

Cristina o que você prefere .... por todos ou por muitos???
chris



Editado 1 vezes. Última edição em 06/12/2006 17:44 por Chris Luz BR.

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 00:46

"Jesus foi dando a sua vida ensinando, caminhando, curando, acolhendo ..enfim servindo."
Dar a vida é abraçar a missão , o serviço.
" todo dia é dia de dar o sangue pelo Evangelho ... servindo ."

Dar a vida, dar o sangue , não significa apenas ser assassinado ou enforcado ...
mas se doar pro inteiro na missão.

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 00:47

Dado, oferecido para a salvação de todos, Chris...

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 12:06

Sim, por todos os homens e não apenas por alguns ( 'inda que esses alguns sejam muitos)



Editado 1 vezes. Última edição em 10/12/2006 12:07 por catolicapraticante.

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 21:27

Posso-vos remeter para o meu texto no meu blog? Vejam aqui.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 11 de December de 2006 02:55

Faço minhas as palavras do eu s7v7n, «sei que morrer por todos não quer dizer que estejamos todos salvos e que não precisemos de praticar o amor que Deus nos pede. O que é sabido é que as coisas vão mudar em relação ao "para todos" por "para muitos". Faz ou não sentido fazer esta mudança?»…mas mais do isso intriga-me a orientação…que mudanças se seguem, que Igreja alguns querem para os muitos outros…ou será para todos os outros?

Ehehehehe. (dá com uma mão a uns e tira com a outra a outros, mas felizmente a doutrina também ensina, «que não saiba a tua esquerda o que fazes com a direita»…e assim lá se vai andando…pois todos, (leia-se: conservadores, liberais, tradicionalistas e progressistas e mais alguns fora do baralho) continuam à espera de que um dia as coisas sejam como eles querem e desejam…! Pois é meus amigos,… esperem sentados… será que ainda não compreenderam que não é possível agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo e que as coisas vão continuar assim,…«no toca e foge» ora com uma mão, ora com a outra…numa secular gestão diplomática …

Sabem, eu não quero chocar ninguém, mas muito sinceramente, acho que Jesus Cristo foi um homem radical, que abanou “o templo” judeu. Foi incompreendido no seu tempo, e não foi aceite, porque enfrentou o poder instalado e por isso teve de lutar contra as resistências à mudança. Chocou e comoveu as massas pelo seu radicalismo. Hoje, tanto a esquerda como a direita reconhecem, que ele foi o primeiro a defender o colectivo, no seu todo, sem olhar aos muitos que não o aceitaram. «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei», disse e fê-lo, com o radicalismo integral de corpo, mente e espírito. Passado 2 mil anos verifica-se que as resistências à mudança persistem, como pilhas duracel ……e duram e duram…… será que não entendem que não interessa se é para todos, para muitos ou só para alguns o que importa, verdadeiramente, é que o coração de cada um de nós esteja aberto à sua palavra de AMOR, tanto em actos, palavras, pensamentos e omissões…será assim tão difícil viver em paz e em comunhão com Deus?

Boa Natividade, para os que a quiserem aceitar

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 22 de December de 2006 03:09

aticano altera tradução litúrgica da fórmula de consagração do Vinho
Sangue de Cristo derramado «por muitos» e não «por todos»
.
O Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, dirigiu uma missiva às Conferências Episcopais de todo o mundo todo, na qual se ordena que a expressão “pro multis” seja traduzida como "por muitos" em todas as novas traduções da Oração Eucarística. A expressão aparece quando o sacerdote consagra o vinho, dizendo (na tradução actual) “...será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”.

O texto original do Missal Romano apresenta o texto “...qui pro vobis et pro multis effundetur in remissionem peccatorum”. Em várias línguas, incluindo o português, a expressão “pro multis” era traduzida como "por todos". Traduções equivalentes (für alle, for all, per tutti) são usadas diversas outras línguas.

O Cardeal Arinze explica as razões da decisão do Vaticano, lembrando que os Evangelhos Sinópticos (Mt 26,28; Mc 14,24) fazem referência específica a "muitos" pelos quais o Senhor oferece o Sacrifício. Segundo a missiva, "por muitos" é uma tradução fiel de pro multis, ao passo que "por todos" está mais para uma explicação do tipo que cabe mais propriamente à catequese.

De acordo com a instrução Liturgiam Authenticam, de 2001, deve ser feito um esforço para uma maior fidelidade aos textos latinos nas edições típicas do Missal. Por outro lado, ao contrário do que defendem alguns tradicionalistas, o Vaticano deixa claro que “não há absolutamente qualquer dúvida sobre a validade das Missas celebradas com o uso de uma fórmula devidamente aprovada contendo a fórmula equivalente a ‘por todos’, conforme a Congregação para a Doutrina da Fé já declarou”.

.
Internacional | Octávio Carmo| 19/12/2006 | 12:56 | 162

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de December de 2006 22:27

Acho engraçado falar sobre dúvidas na validade disto ou daquilo ...
Não dizemos fórmulas mágicas que se trocar uma vírgula tira o efeito da mágica..
Estranho falar disto sobre os sacramentos de Nosso Amado.
Não é Jesus que administra os sacramentos através do sacerdote?
Imagina se errar uma vírgulA ... SEM EFEITO???
Não entendi bem isso .
Fiquei com dúvidas...
Como é isso ?

Re: "Por muitos" ou "por todos"? ("Pro multis" ou "pro omnibus"?)
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 24 de December de 2006 15:50

Jesus deixou-nos, da sua missão transcendente, duas marcas indeléveis:
- A Cruz, sinal da sua liberdade perante todos os poderes
- E o pão e o vinho repartidos e partilhados, sinal do seu amor.
É com esta liberdade e este amor que temos de contaminar o mundo, para salvação de todos e todas, pelo menos de todos os que o quiserem.
Feliz natal para todos.

*=?.0

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.